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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4020 em: Setembro 09, 2023, 12:07:46 am »
Por acaso fico um pouco confuso com essa opção. Só se a ideia deles é carregá-los de mísseis, e mantê-los no ar durante muito tempo, como interceptor de elevada altitude, já que de resto, em combate BVR, o F-35 terá vantagem face aos adversários.

A não ser, que já estejam a pensar 2 passos à frente dos outros, e a aquisição dos F-15 ser já a pensar em futuras armas hipersónicas que não caibam no F-35?

Vantagem como?
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4021 em: Setembro 09, 2023, 01:19:30 am »
Porque consegue obter uma solução de tiro muito antes do adversário?
Talent de ne rien faire
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4022 em: Setembro 09, 2023, 01:22:49 am »
Porque consegue obter uma solução de tiro muito antes do adversário?

Se lá chegar.

 :mrgreen:
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4023 em: Setembro 09, 2023, 10:57:55 am »
Porque consegue obter uma solução de tiro muito antes do adversário?

Se lá chegar.

 :mrgreen:

O F-35 tem um RCS de quê? 0,01 m2
O F-15 tem um RCS de +/- 25 m2

Mesmo o F-15 tendo um radar muito maior (em dimensões físicas) não vai detectar o oponente antes de ser detectado.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4024 em: Setembro 09, 2023, 12:30:40 pm »
Porque consegue obter uma solução de tiro muito antes do adversário?

Se lá chegar.

 :mrgreen:

O F-35 tem um RCS de quê? 0,01 m2
O F-15 tem um RCS de +/- 25 m2

Mesmo o F-15 tendo um radar muito maior (em dimensões físicas) não vai detectar o oponente antes de ser detectado.

Estamos a falar de interceptadores, em missões de interceptação.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4025 em: Setembro 09, 2023, 12:43:30 pm »
Porque consegue obter uma solução de tiro muito antes do adversário?

Se lá chegar.

 :mrgreen:

O F-35 tem um RCS de quê? 0,01 m2
O F-15 tem um RCS de +/- 25 m2

Mesmo o F-15 tendo um radar muito maior (em dimensões físicas) não vai detectar o oponente antes de ser detectado.

Estamos a falar de interceptadores, em missões de interceptação.

Para interceptação é diferente porque muitas das vezes os radares terrestres até já identificaram os intrusos. Aí velocidade, altitude e capacidade bruta de carregar mísseis são mais relevantes.

 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4026 em: Setembro 09, 2023, 02:28:45 pm »
Porque consegue obter uma solução de tiro muito antes do adversário?

Se lá chegar.

 :mrgreen:

A única coisa que impediria o F-35 de lá chegar, era se fossem destruídos em terra. De resto, tem virtualmente as mesmas chances de lá chegar (são é mais lentos), e uma chance consideravelmente maior de voltar para casa.

Estamos a falar de interceptadores, em missões de interceptação.

A questão da intercepção, será sempre um pau de dois bicos, porque depende daquilo que vais interceptar e em que contexto. Intercepção em tempo de paz, onde tens que te aproximar da aeronave interceptada, ou intercepção em tempo de guerra, onde tentas abater tudo à distância? O que está a ser interceptado? Caças, bombardeiros, mísseis de cruzeiro, drones de elevada altitude? Onde se dá esta intercepção, sobre o próprio território (da Polónia neste caso), sobre o mar ou perto da fronteira/território inimigo/contestado?

Onde vejo muito potencial no F-15EX, é ser um "missile truck", com uma ou duas parelhas constantemente no ar, carregados de mísseis ar-ar, e apoiados por um AWACS, com o objectivo de interceptar por exemplo vagas de mísseis de cruzeiro (isto num contexto de conflito).

Por outro lado, para interceptar uma ameaça vinda da Bielorrússia ou Kaliningrado, onde haverá baterias S-300 ou S-400, o F-15 não se pode aproximar muito destes territórios, correndo o risco de ser abatido. Nesse aspecto, o F-35 tem a clara vantagem.

Depois há a questão do armamento. Se os F-15 e os F-35 vão ter o mesmo armamento, ou se irão optar por ter também armamento "oversized" para o F-15, que não caiba na baía interna do F-35, como uns SM-6 adaptados a ar-ar, ou até SM-3 para BMD também adaptado ou outra coisa qualquer.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4027 em: Setembro 09, 2023, 05:01:30 pm »
Porque consegue obter uma solução de tiro muito antes do adversário?

Se lá chegar.

 :mrgreen:

A única coisa que impediria o F-35 de lá chegar, era se fossem destruídos em terra. De resto, tem virtualmente as mesmas chances de lá chegar (são é mais lentos), e uma chance consideravelmente maior de voltar para casa.

Estamos a falar de interceptadores, em missões de interceptação.

A questão da intercepção, será sempre um pau de dois bicos, porque depende daquilo que vais interceptar e em que contexto. Intercepção em tempo de paz, onde tens que te aproximar da aeronave interceptada, ou intercepção em tempo de guerra, onde tentas abater tudo à distância? O que está a ser interceptado? Caças, bombardeiros, mísseis de cruzeiro, drones de elevada altitude? Onde se dá esta intercepção, sobre o próprio território (da Polónia neste caso), sobre o mar ou perto da fronteira/território inimigo/contestado?

Onde vejo muito potencial no F-15EX, é ser um "missile truck", com uma ou duas parelhas constantemente no ar, carregados de mísseis ar-ar, e apoiados por um AWACS, com o objectivo de interceptar por exemplo vagas de mísseis de cruzeiro (isto num contexto de conflito).

Por outro lado, para interceptar uma ameaça vinda da Bielorrússia ou Kaliningrado, onde haverá baterias S-300 ou S-400, o F-15 não se pode aproximar muito destes territórios, correndo o risco de ser abatido. Nesse aspecto, o F-35 tem a clara vantagem.

Depois há a questão do armamento. Se os F-15 e os F-35 vão ter o mesmo armamento, ou se irão optar por ter também armamento "oversized" para o F-15, que não caiba na baía interna do F-35, como uns SM-6 adaptados a ar-ar, ou até SM-3 para BMD também adaptado ou outra coisa qualquer.

Um F-35 em full afterburner deixa de ser stealth se tentar interceptar pelos 180º da frente de um avião moderno.

E um F-15 por exemplo faz o dobro da velocidade de um F-35. Defesa aérea é diferente de interceptação.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4028 em: Setembro 09, 2023, 06:00:56 pm »
Citar
Um F-35 em full afterburner deixa de ser stealth se tentar interceptar pelos 180º da frente de um avião moderno.

E um F-15 por exemplo faz o dobro da velocidade de um F-35. Defesa aérea é diferente de interceptação.

Um F-35 também só pode fazer afterburner por 30 a 40 segundos antes de começar a deteriorar a parte traseira.

Um F-35 vai e volta com regularidade mas não esperem que chegue lá rápido.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4029 em: Setembro 09, 2023, 06:12:50 pm »
dada a "cultura" por cá, esses F15 andavam "vazios". Se compraram 18 mísseis AIM9 X para toda a frota de F16. iam comprar o quê para F15?

Tomara que os F16 sejam actualizados, o resto é devaneio

O BRic luso não quer saber
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4030 em: Setembro 09, 2023, 07:05:47 pm »
Um F-35 em full afterburner deixa de ser stealth se tentar interceptar pelos 180º da frente de um avião moderno.

E um F-15 por exemplo faz o dobro da velocidade de um F-35. Defesa aérea é diferente de interceptação.

O dobro da velocidade não faz, se tiver que carregar depósitos externos e um payload decente de mísseis.  :mrgreen:

E também não me parece que, face à dimensão da Polónia, e da origem das ameaças a interceptar, seja necessário fazer mach 2. Mach 1.2 (o máximo teórico do F-35 sem afterburner) deve chegar para a maioria das situações previstas na clássica missão de "intercepção". Situações extremas em que seja preciso acelerar, o F-16 devia dar conta do recado, tendo ainda a vantagem de um RCS mais reduzido que o F-15.

De resto, vai ser sempre contextual. Precisas de interceptar bombardeiros no meio do Atlântico antes que consigam lançar a sua carga de mísseis de cruzeiro: F-15EX. Precisas de interceptar caças de geração 4.5 ou 5, que se aproximam da fronteira: F-35.
Relembro que dado o RCS do F-15, e o facto do potencial adversário ter baterias S-300 e S-400, este não pode (ou é muito arriscado) ir fazer uma intercepção a menos de 50km da fronteira. Com o F-35, consegues interceptar até ao limite, com risco comparativamente reduzido.

Agora, se me disserem, que o F-15 na Polónia, terá como principal finalidade a intercepção de mísseis de cruzeiro e até mísseis hipersónicos, já faz mais sentido. Hoje o uso de armas stand-off, faz com que um adversário já não tenha sequer que aproximar os seus meios do território inimigo para o atacar. Aí sim, usar o F-15, devido à sua performance, radar mais poderoso e maior quantidade de mísseis para dar resposta a vagas de mísseis, faz mais sentido.

E sim, intercepção está incluída dentro do conceito (mais abrangente) de defesa aérea.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4031 em: Setembro 09, 2023, 07:33:10 pm »
Mais duas esquadras de caça para a Polónia. Vou rir e chorar quando chegar o dia em que vamos ter os polacos a fazer policiamento aéreo na república das bananas.



Citação de: António Luís / Pássaro de Ferro
«Termina amanhã, dia 30 de Novembro de 2035, a rotação de 5 caças ingleses F-35 na Base Aérea nº 5, em Monte Real, no âmbito de mais um "Portugal Air Policing".
Estes aparelhos, relembra-se, permaneceram os últimos três meses em Portugal no âmbito do programa da NATO de patrulhamento aéreo nos países que não tem essa capacidade – Países Bálticos, Islândia e agora Portugal, iniciado no nosso caso no princípio deste ano, com a presença de 5 caças Eurofighter espanhóis modernizados, de Janeiro a Abril e depois, de Maio a Agosto, por quatro caças F-35 da Bélgica.

(...)

Para agravar a situação, foi-se registando uma forte saída de pilotos militares para a aviação civil, desmotivados pelas fracas condições no meio militar, pelo próprio definhar e decadência das operações e horas de voo, aliciados igualmente pelo "boom" da aviação comercial, situações cuja resolução foi sendo sempre adiada, como já se aludiu, por sucessivos governos.
Até final deste ano de 2035, não haverá caças em território nacional, sendo  que a capacidade mínima de defesa aérea, mais uma vez, será assegurada pelos nossos vizinhos do lado.
A partir de Janeiro de 2036, e durante quatro meses teremos a patrulhar os nossos céus caças F-35 da Noruega e, depois de Maio a Agosto, quatro caças F-35 da Polónia
Fonte: http://www.passarodeferro.com/2017/11/futurologia-pesadelo-ou-provavel_29.html

A previsão do futuro notícia fictícia acima colocada («FUTUROLOGIA - PESADELO OU PROVÁVEL REALIDADE? (M1938 - 75/2017)» foi publicada a 29 de Novembro de 2017.

E notem como o post do António Luís até previu/faz menção a um acontecimento recente: «Empresa neerlandesa assedia militares dos caças F-16 para trabalhar na Roménia» (26 de Agosto de 2023).

É sempre bom lembrar essa "notícia"/post porque depois quando chegar a altura não virem dizer que foi devido à situação económica/social nessa altura mas que sim, independentemente dos interesses do generalato da FAP no F-35 ou outro, foi sempre este o caminho que o governo deixou seguir.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4032 em: Setembro 09, 2023, 08:52:59 pm »
Mais duas esquadras de caça para a Polónia. Vou rir e chorar quando chegar o dia em que vamos ter os polacos a fazer policiamento aéreo na república das bananas.



Citação de: António Luís / Pássaro de Ferro
«Termina amanhã, dia 30 de Novembro de 2035, a rotação de 5 caças ingleses F-35 na Base Aérea nº 5, em Monte Real, no âmbito de mais um "Portugal Air Policing".
Estes aparelhos, relembra-se, permaneceram os últimos três meses em Portugal no âmbito do programa da NATO de patrulhamento aéreo nos países que não tem essa capacidade – Países Bálticos, Islândia e agora Portugal, iniciado no nosso caso no princípio deste ano, com a presença de 5 caças Eurofighter espanhóis modernizados, de Janeiro a Abril e depois, de Maio a Agosto, por quatro caças F-35 da Bélgica.

(...)

Para agravar a situação, foi-se registando uma forte saída de pilotos militares para a aviação civil, desmotivados pelas fracas condições no meio militar, pelo próprio definhar e decadência das operações e horas de voo, aliciados igualmente pelo "boom" da aviação comercial, situações cuja resolução foi sendo sempre adiada, como já se aludiu, por sucessivos governos.
Até final deste ano de 2035, não haverá caças em território nacional, sendo  que a capacidade mínima de defesa aérea, mais uma vez, será assegurada pelos nossos vizinhos do lado.
A partir de Janeiro de 2036, e durante quatro meses teremos a patrulhar os nossos céus caças F-35 da Noruega e, depois de Maio a Agosto, quatro caças F-35 da Polónia
Fonte: http://www.passarodeferro.com/2017/11/futurologia-pesadelo-ou-provavel_29.html

A previsão do futuro notícia fictícia acima colocada («FUTUROLOGIA - PESADELO OU PROVÁVEL REALIDADE? (M1938 - 75/2017)» foi publicada a 29 de Novembro de 2017.

E notem como o post do António Luís até previu/faz menção a um acontecimento recente: «Empresa neerlandesa assedia militares dos caças F-16 para trabalhar na Roménia» (26 de Agosto de 2023).

É sempre bom lembrar essa "notícia"/post porque depois quando chegar a altura não virem dizer que foi devido à situação económica/social nessa altura mas que sim, independentemente dos interesses do generalato da FAP no F-35 ou outro, foi sempre este o caminho que o governo deixou seguir.

Cumprimentos,

Importante é a "influencia" em África.
Qual influencia c.........? Que batanetes

Nem de casa conseguem tomar conta
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4033 em: Setembro 09, 2023, 09:07:29 pm »
Nem de casa conseguem tomar conta
Vamos a ver e o interesse nos ST nem é África (sim, já sabemos que realmente o interesse é as negociatas €€€ para os amigos). Vamos a ver e eles querem é os ST para cá no caso destas situações que temos assistido de "tempos modernos" e "preferências" forçadas, fora a corrupção, derem para o torto e acontecer é uma insurreição. Afinal não é essa verdadeira missão secundária dele? COIN e não propriamente CAS.

Cumprimentos,
« Última modificação: Setembro 09, 2023, 09:08:18 pm por Get_It »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #4034 em: Setembro 09, 2023, 11:47:38 pm »
Um F-35 em full afterburner deixa de ser stealth se tentar interceptar pelos 180º da frente de um avião moderno.

E um F-15 por exemplo faz o dobro da velocidade de um F-35. Defesa aérea é diferente de interceptação.

O dobro da velocidade não faz, se tiver que carregar depósitos externos e um payload decente de mísseis.  :mrgreen:

E também não me parece que, face à dimensão da Polónia, e da origem das ameaças a interceptar, seja necessário fazer mach 2. Mach 1.2 (o máximo teórico do F-35 sem afterburner) deve chegar para a maioria das situações previstas na clássica missão de "intercepção". Situações extremas em que seja preciso acelerar, o F-16 devia dar conta do recado, tendo ainda a vantagem de um RCS mais reduzido que o F-15.

De resto, vai ser sempre contextual. Precisas de interceptar bombardeiros no meio do Atlântico antes que consigam lançar a sua carga de mísseis de cruzeiro: F-15EX. Precisas de interceptar caças de geração 4.5 ou 5, que se aproximam da fronteira: F-35.
Relembro que dado o RCS do F-15, e o facto do potencial adversário ter baterias S-300 e S-400, este não pode (ou é muito arriscado) ir fazer uma intercepção a menos de 50km da fronteira. Com o F-35, consegues interceptar até ao limite, com risco comparativamente reduzido.

Agora, se me disserem, que o F-15 na Polónia, terá como principal finalidade a intercepção de mísseis de cruzeiro e até mísseis hipersónicos, já faz mais sentido. Hoje o uso de armas stand-off, faz com que um adversário já não tenha sequer que aproximar os seus meios do território inimigo para o atacar. Aí sim, usar o F-15, devido à sua performance, radar mais poderoso e maior quantidade de mísseis para dar resposta a vagas de mísseis, faz mais sentido.

E sim, intercepção está incluída dentro do conceito (mais abrangente) de defesa aérea.

Não é verdade.