Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 737365 Visualizações
*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3465 em: Março 19, 2022, 08:09:50 pm »
O pessoal continua a dizer que não temos radar nos Açores. Não me sigam que as Lages não têm uma estação de radar?

Os Açores ainda devem de estar mais protegidos que Portugal Continental.


Os Açores só tem radares metereologicos. E dado a dispersão das ilhas o mais indicado lá seria o Selex RAT 31, que tem um alcance instrumentado de 500km e conseguiria cobrir todo aquele espaço aereo.
Ou teria de ser instalado um sistema multi radar, que não me parece.....
 :-P

Quase que nem isso.
Havia um meteorológico dos EUA mas com as novas obrigações pela utilização da BA4 e redução de efectivos desativaram.
Ficou operacional há pouco tempo o primeiro "português", de 3 necessários.
Por isso quando ouço falar de defesa aérea no território nacional... nem sei que diga.
Venham lá esses 50 F35 com armas como o NRP Sines... faz de conta.
João Pereira
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2497
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3146 vez(es)
  • +599/-75
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3466 em: Março 19, 2022, 09:52:55 pm »
Presumo que a NAV tenha um radar na RAA  :mrgreen:
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10047 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3467 em: Março 19, 2022, 10:31:29 pm »
Acho que a NAV tem um em Santa Maria, mas isso é no extremo oriental do arquipélago.
Talent de ne rien faire
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8573
  • Recebeu: 3919 vez(es)
  • Enviou: 724 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3468 em: Março 20, 2022, 12:09:17 am »
Não é preciso complicar muito. Era instalar um radar fixo no Grupo Central, igual ao instalado na Madeira, e nos grupos externos dos Açores, instalar radares móveis. Sempre sai mais barato do que construir uma estação radar do zero.

Deixo aqui uns exemplos:
Ground Master 200


Ground Master 400


Giraffe 4A ou Giraffe AMB seriam outros exemplos.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3469 em: Março 20, 2022, 12:43:20 am »
Não sei se esses sistemas táticos são adequados para funcionar 24/7 365 dias por ano.
Ainda mais dependentes de um gerador e assentes na plataforma de uma viatura.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8573
  • Recebeu: 3919 vez(es)
  • Enviou: 724 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3470 em: Março 20, 2022, 01:25:11 am »
Os mais adequados continuariam a ser radares fixos, sem dúvida. A questão é mesmo o custo de cada estação. Tecnicamente, nos Açores consegue-se ter um radar no grupo central que cobre todas as ilhas, mas a partir de certas distâncias, mesmo um bom radar terá limitações sobre aquilo que poderá detectar. No entanto, 1 estação na Ilha das Flores e outra na ilha de São Miguel já davam para cobrir tudo.

Ainda assim, levanta-se a necessidade de radares complementares, que em caso de danos (causados por alguma catástrofe natural) ou destruição (em caso de um conflito), permitam substituir as funções dos radares fixos. Sistemas móveis, transportáveis por C-130/KC, que pudesse ser colocados onde necessário.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10047 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3471 em: Março 20, 2022, 05:47:13 am »
E depois há aquelas ideias “estúpidas”, típicas de países pobres, como substituir os DA08 das VdG e utliizá-los como radares fixos para colmatar as estações principais, em locais como os Açores. Países estúpidos e pobretanas fazem isso com alguma regularidade: a Dinamarca utilizou as OTO Melara 76 dos nossos Tejo nas IV; ou a Holanda que adquiriu ao Canadá as OTO Melara 127 dos Iroquois para as suas DZP.
Talent de ne rien faire
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4080
  • Recebeu: 2651 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +5704/-2816
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3472 em: Março 20, 2022, 08:19:35 am »
E depois há aquelas ideias “estúpidas”, típicas de países pobres, como substituir os DA08 das VdG e utliizá-los como radares fixos para colmatar as estações principais, em locais como os Açores. Países estúpidos e pobretanas fazem isso com alguma regularidade: a Dinamarca utilizou as OTO Melara 76 dos nossos Tejo nas IV; ou a Holanda que adquiriu ao Canadá as OTO Melara 127 dos Iroquois para as suas DZP.


Isso dá dinheiro?
Não

Então não se mexe e espera-se.

É assim em muita coisa.

Vemos outros reutilizar sistemas, mas sem descurar as capacidades, até lhes associam outros sistemas que modernizam o sistema final.
Por exemplo uma peca mais antiga reutilizada mas depois integrada num sistema de tiro mais moderno.

Mas por cá basta umas  .50 com miras de ferro  e um par de binóculos num navio de 1800 toneladas, porque é efetivamente para turismo e protocolo, e a intenção de "combater alguma coisinha" é vaga. Nomeadamente combater pirataria com slogans  woke e atirando confettis
Noutros exemplos que temos, basta uns toques de modernidade, ou seja meter uns ESSM numa fragata a ficar quase irrelevante,. ou então esta definição para os F16: " A configuração MLU, alem de novos equipamentos e integrados com novo software operacional, permite um aumento significativo das capacidades operacionais relativamente à antiga configuração OCU. Alem disso o próprio layout do cockpit foi redefinido, aproximando-se das versões mais atuais do F-16, como é o caso dos Blocos 40/42 e 50/52."
Ou seja uma aproximação para poder usar uns misseis mais actuais mas....sempre no rasto, na rectaguarda do que devia ser e se esperaria que fosse.

Uma espécie de segunda linha para alguns poderem "aparecer" , quais vip de terceira classe nas festas



« Última modificação: Março 20, 2022, 08:41:24 am por Pescador »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3473 em: Março 20, 2022, 09:12:36 am »
O pessoal continua a dizer que não temos radar nos Açores. Não me sigam que as Lages não têm uma estação de radar?

Os Açores ainda devem de estar mais protegidos que Portugal Continental.

Não tem.
Isso é ponto assente.

Não posso acreditar que os EUA não tenham lá um radar. É impensável.

Aquilo para os americanos é uma bomba de gasolina no meio do Atlântico, é abastecer e ir embora (para um lado ou para o outro), é território português, a responsabilidade de defesa é nossa, não é dos americanos, claro que algum tipo de acordo podia ter sido feito nesse sentido, mas para estar lá um radar americano, operado por americanos, de algum modo teriamos que pagar isso.

Para nós os Açores estão protegidos pelo próprio isolamento, além da teoria, "ninguém vai atacar os Açores pois corre o risco de matar americanos".
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10367
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8479/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3474 em: Março 20, 2022, 09:18:31 am »
Acho que a NAV tem um em Santa Maria, mas isso é no extremo oriental do arquipélago.

Tanto  RIV de Lisboa como a de S. Maria estão devidamente apetrechadas de Cobertura Radar.

Não entendo é esta questão sobre colocar radares militares nos Açores.

Nas salas de controlo/radar de ambas as FIR estão operadores civis e Mitares, sempre assim foi, para quê duplicar os custos com os Radares se eles já existem e cobrem todo o Espaço Aéreo Nacional ?

Quando muito ter, em standby um par de Estações  Móveis para o continente e nos Açores concordo mas mais que isso é esbanjar dinheiro.

Abraços

« Última modificação: Março 20, 2022, 09:47:35 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3475 em: Março 20, 2022, 09:27:58 am »
Acho que a NAV tem um em Santa Maria, mas isso é no extremo oriental do arquipélago.

Tanto  RIV de Lisboa como a de S. Maria estão devidamente apetrechadas de Cobertura Radar.
Não entendo é esta questão porque nas salas de radar de ambas as FIR estão operadores civis e Mitares para quê duplicar os custos com os Radares ?
Pelo que vejo continua a existor neste forum quem sobre todos os temas bote faladura mas saber do que fala, isso é que é mais complicado.

Abraços

Tenente, esse radar em Santa Maria é 2D ou 3D, e se consegue detectar aeronaves com o transponder desligado?
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10367
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8479/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3476 em: Março 20, 2022, 09:28:56 am »
Presumo que a NAV tenha um radar na RAA  :mrgreen:

Se nao tivesse como se fazia o controle aereo na FIR/RIV de Santa Maria ?

Há aqui alguém que me consegue explicar como era possivel ?

Parece me que não!!

Cumprimentos
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10367
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8479/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3477 em: Março 20, 2022, 09:32:04 am »
Acho que a NAV tem um em Santa Maria, mas isso é no extremo oriental do arquipélago.

Tanto  RIV de Lisboa como a de S. Maria estão devidamente apetrechadas de Cobertura Radar.
Não entendo é esta questão porque nas salas de radar de ambas as FIR estão operadores civis e Mitares para quê duplicar os custos com os Radares ?
Pelo que vejo continua a existor neste forum quem sobre todos os temas bote faladura mas saber do que fala, isso é que é mais complicado.

Abraços

Tenente, esse radar em Santa Maria é 2D ou 3D, e se consegue detectar aeronaves com o transponder desligado?


Diz me uma coisa de onde viria essa aeronave com o transponder desligado ?

E como deves calcular essa info sobre 2/3D não a divulgo, por motivos mais que óbvios.

Abraços



« Última modificação: Março 20, 2022, 09:37:54 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3478 em: Março 20, 2022, 09:40:09 am »
Presumo que a NAV tenha um radar na RAA  :mrgreen:

Se nao tivesse como se fazia o controle aereo na FIR/RIV de Santa Maria ?

Há aqui alguém que me consegue explicar como era possivel ?

Parece me que não!!

Cumprimentos

Se calhar estás enganado...
Pelo que sei não há qualquer radar no centro de controlo oceânico de Santa Maria.  Nem cobertura civil ou militar.
O controlo é feito por outros meios e por isso, por exemplo,  o distanciamento entre aeronaves é maior do que noutras zonas.
João Pereira
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10367
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8479/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3479 em: Março 20, 2022, 09:42:54 am »
O pessoal continua a dizer que não temos radar nos Açores. Não me sigam que as Lages não têm uma estação de radar?

Os Açores ainda devem de estar mais protegidos que Portugal Continental.

Não tem.
Isso é ponto assente.

Negativo !!!
Os Açores, melhor, a FIR de Santa Maria tem cobertura radar !!

Cumprimentos
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!