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Substituiçao dos F-16's

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3330 em: Fevereiro 13, 2022, 02:50:49 pm »
Contras tecnicamente não há, pois é um melhoramento substancial face ao modelo que possuímos, a um preço bastante acessível e que a própria aeronave têm custos de operação reduzidos. O F-16V também tirou partido de muitas das lições do F-35. Agora face a caças de nova geração, mais concretamente o F-35, as desvantagens são sobretudo contextuais/de missão para missão.

Por exemplo, em espaço aéreo seguro, isto é, sem caças opositores nem defesas anti-aéreas, acabam por fazer os dois praticamente o mesmo, dependendo sobretudo do armamento que tenham. Neste caso, o F-35 carrega mais, mas o F-16 é muito mais barato de operar, logo, mal por mal, compensa mais usar o F-16. Para patrulhamento do nosso espaço aéreo e intercepção de aeronaves civis, o F-16, pelos seus custos e também por ser mais rápido, é superior.

Por outro lado, em espaço aéreo contestado, o F-35 acaba por ter maiores chances de sobreviver, fruto da sua furtividade. E isto aplica-se tanto perante a defesas anti-aéreas, como contra outras aeronaves, como contra navios: se queres atacar antes sequer de ser detectado, o F-35 tem clara vantagem. Em combate BVR (para lá do alcance visual) entre caças, o F-35 tem vantagem, mais uma vez devido à sua furtividade (já dentro do alcance visual, o F-16 é teoricamente melhor, por ser mais manobrável).

Idealmente, terias ambos os tipos de aeronave, pois ambos são bons em cenários específicos. 20 de cada na FAP e ficávamos todos contentes, mas obviamente que dificilmente aconteceria.

Eu francamente nunca entrei naquela conversa de "perdermos o comboio" dos nossos aliados. O F-16 usa praticamente o mesmo armamento que o F-35, e nem todas as missões requerem furtividade, portanto cada meio teria inevitavelmente a sua necessidade. O que faz a diferença para nós, é o peso dissuasivo que o F-35 teria. Mais concretamente, quando Espanha e Marrocos equacionam o F-35, e a Argélia o SU-57, nós ficávamos aqui sozinhos numa desvantagem tremenda face aos nossos vizinhos, não tendo nem a vantagem da qualidade, nem da quantidade. O F-35 pelo menos tentaria equilibrar um pouco a balança. Também de frisar que todos estes países que mencionei, têm poderosas defesas anti-aéreas (ao contrário de nós), por isso nisso o F-35 poderia ser crucial.

Mas lá está, cada caso é um caso. Em tempo de paz o F-16V faz o trabalho. Em guerra convencional, a coisa complica.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3331 em: Fevereiro 13, 2022, 03:12:19 pm »
Até que ponto seria inviável avançar para o F-16V e adquirir 4 a 6 F-35 que seriam mantidos num país aliado (Dinamarca, Holanda) por forma a fugir com o cu à seringa em termos dos custos de adquirir e construir toda a infra-estrutura necessária para os operar?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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PTWolf

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3332 em: Fevereiro 13, 2022, 03:17:19 pm »
Obrigado pela resposta e pelo resumo incisivo.

Se para as missões de defesa do espaço aéreo e patrulhamento o F-16 com o upgrade para a versao Viper é mais barato e com um custo/beneficio maior acho que se deveria seguir essa opção.

A mais valia do F-35 é a opcção de ataque stealth, o que é giro mas em que caso iriamos realmente usa-los em função do investimento que iriam acarretar?
Na minha opinião era preferível optar pela versão Viper e investir o dinheiro que sobraria na aquisição de meios de defesa anti aereos. De que nos servia uns belos F-35 se as bases estão totalmente indefesas e portanto poderiam ficar fora de combate em pouco tempo? 
Com sorte ainda sobrava algum para uns belos campos de golfe em Monte Real  c56x1

Acho que é uma questão de definição de prioridades, mas eu volto a realçar que sou só um civil que ha 2 semanas nem sabia o que era um F-35 e que tenho vindo a aprender graças as vossas contribuiçoes  ;)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3333 em: Fevereiro 13, 2022, 04:34:07 pm »
Já disse e repito. O melhor uso de dinheiro era fazer upgrade de um esquadrão para Viper e equipar o outro com F-35 (ideal seriam 2 esquadrões para perfazer 36 células). Um ficava encarregado de defesa aérea e outro para as missões NATO. Em 2035 ou 2040 ou se adquiria o outro esquadrão de F-35 ou se houvesse mais-valia poder-se-ia falar em adquirir um dos caças de 6ª geração europeus.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3334 em: Fevereiro 13, 2022, 06:53:41 pm »
Já disse e repito. O melhor uso de dinheiro era fazer upgrade de um esquadrão para Viper e equipar o outro com F-35 (ideal seriam 2 esquadrões para perfazer 36 células). Um ficava encarregado de defesa aérea e outro para as missões NATO. Em 2035 ou 2040 ou se adquiria o outro esquadrão de F-35 ou se houvesse mais-valia poder-se-ia falar em adquirir um dos caças de 6ª geração europeus.

Os EPAF não seguiram essa opção porque ao que consta fica mais caro do que operar apenas uma frota
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3335 em: Fevereiro 13, 2022, 09:05:29 pm »
Já disse e repito. O melhor uso de dinheiro era fazer upgrade de um esquadrão para Viper e equipar o outro com F-35 (ideal seriam 2 esquadrões para perfazer 36 células). Um ficava encarregado de defesa aérea e outro para as missões NATO. Em 2035 ou 2040 ou se adquiria o outro esquadrão de F-35 ou se houvesse mais-valia poder-se-ia falar em adquirir um dos caças de 6ª geração europeus.

Os EPAF não seguiram essa opção porque ao que consta fica mais caro do que operar apenas uma frota

Acho isso uma grande falácia. A diferença de custos não tem comparação com quanto se poupava na aquisição. E mesmo assim, se passássemos a fazer os centros de armazenamento de peças com a Roménia, a Polónia e a Turquia em vez da Bélgica, Holanda e Noruega se calhar ainda fazíamos dinheiro pq a OGMA está certificada para reparar os F-16.
 

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wyldething

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3336 em: Fevereiro 14, 2022, 12:05:11 am »
Já disse e repito. O melhor uso de dinheiro era fazer upgrade de um esquadrão para Viper e equipar o outro com F-35 (ideal seriam 2 esquadrões para perfazer 36 células). Um ficava encarregado de defesa aérea e outro para as missões NATO. Em 2035 ou 2040 ou se adquiria o outro esquadrão de F-35 ou se houvesse mais-valia poder-se-ia falar em adquirir um dos caças de 6ª geração europeus.

Os EPAF não seguiram essa opção porque ao que consta fica mais caro do que operar apenas uma frota

Acho isso uma grande falácia. A diferença de custos não tem comparação com quanto se poupava na aquisição. E mesmo assim, se passássemos a fazer os centros de armazenamento de peças com a Roménia, a Polónia e a Turquia em vez da Bélgica, Holanda e Noruega se calhar ainda fazíamos dinheiro pq a OGMA está certificada para reparar os F-16.

Caro amigo, isto foi dito por quem fez a análise de custos da RNLAF. Os outros 3 países chegaram à mesma conclusão, pelo que se calhar é verdade.
Segundo o mesmo estudo, só compensa ter duas frotas em forças aéreas grandes como a USAF ou IAF, fora disso não.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3337 em: Fevereiro 14, 2022, 02:52:15 am »
Claro que para esses países não fazia sentido efectuar mais upgrades aos seus F-16, porque os mesmos foram adquiridos em 1980 e nem sequer eram compatíveis com os reforços estruturais da versão Viper. Os nossos (PA I) são muito mais recentes.
Talent de ne rien faire
 
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asalves

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3338 em: Fevereiro 14, 2022, 09:16:00 am »
Já disse e repito. O melhor uso de dinheiro era fazer upgrade de um esquadrão para Viper e equipar o outro com F-35 (ideal seriam 2 esquadrões para perfazer 36 células). Um ficava encarregado de defesa aérea e outro para as missões NATO. Em 2035 ou 2040 ou se adquiria o outro esquadrão de F-35 ou se houvesse mais-valia poder-se-ia falar em adquirir um dos caças de 6ª geração europeus.

Os EPAF não seguiram essa opção porque ao que consta fica mais caro do que operar apenas uma frota

Acho isso uma grande falácia. A diferença de custos não tem comparação com quanto se poupava na aquisição. E mesmo assim, se passássemos a fazer os centros de armazenamento de peças com a Roménia, a Polónia e a Turquia em vez da Bélgica, Holanda e Noruega se calhar ainda fazíamos dinheiro pq a OGMA está certificada para reparar os F-16.

Também já ouvi da parte de um Piloto da FAP (Numa conferencia sobre caças de 5ª Geração) que operar os 2 tipos em simultâneo fica mais caro do que operar 1 ou outro. Provavelmente tem a ver com manter 2 estruturas de manutenção/apoio em simultâneo (equipamentos, licenças, formação, consumíveis, ... o tal custo de horas de voo que secalhar numa escala mais pequena aumenta, não sei)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3339 em: Fevereiro 14, 2022, 10:23:28 am »
Mas nós já temos as células. "Só" precisamos de fazer upgrade para V. Fica muito mais barato. E certamente compraríamos muito menos armamento.

No nosso caso particular sim, ficaria substancialmente mais barato. O upgrade giraria sobretudo em torno dum novo radar, comunicações, sensores e actualização de equipamentos de protecção, e algum armamento ar-ar e ar-solo.

que já poderia e deveria estar a ser implementado na actual frota !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3340 em: Fevereiro 14, 2022, 12:33:03 pm »
Mas nós já temos as células. "Só" precisamos de fazer upgrade para V. Fica muito mais barato. E certamente compraríamos muito menos armamento.

No nosso caso particular sim, ficaria substancialmente mais barato. O upgrade giraria sobretudo em torno dum novo radar, comunicações, sensores e actualização de equipamentos de protecção, e algum armamento ar-ar e ar-solo.

que já poderia e deveria estar a ser implementado na actual frota !!!

Abraços

Tirando o Radar até está, mas a um ritmo muito lento devido a falta de verbas.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3341 em: Fevereiro 14, 2022, 01:14:31 pm »
A situação portuguesa é, de facto, um pouco surreal, senão vejamos: enquanto os nossos aliados e parceiros migram para o F-35A, nós ainda estamos a completar a conversão das 28 aeronaves para a versão MLU. Ou seja, o primeiro F-16M foi entregue em 2003, os dois últimos que faltam arriscam-se a ser entregues 20 ou mais anos depois. É verdade que entrámos no clube de operadores do F-16 dezena a dezena e meia de anos mais tarde que os restantes parceiros da EPAF, tal como é verídico que a alienação das células à Roménia iria atrasar ainda mais todo o programa, no entanto se as coisas tivessem sido bem pensadas e planeadas, estes últimos MLU que irão sair da OGMA podiam ser já os Viper "lead-the-fleet", pese embora façam parte do Lote PA II.

Se a opção F-35A parece ser o único caminho credível e a querer ser trilhado, é também verdade que o salto tecnológico, embora desejável, é extremamente oneroso e ambicioso para umas Forças Armadas que se encontram num fraco estado e privadas de conveniente dotação orçamental. O Viper pode perfeitamente ser uma solução de compromisso, sobretudo se pensarmos na frota PA I, o que poderia relegar a escolha do novo caça para meados da próxima década, depois da execução de outros programas também considerados prioritários. Será isso que irá acontecer? Provavelmente não, mas novidades deverão ser conhecidas ainda este ano.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3342 em: Fevereiro 14, 2022, 01:25:26 pm »
Eu não estou a dizer que é mentira que operar dois tipos de aeronaves fica mais caro. Estou a dizer que é uma falácia porque a diferença de valores não será assim tão significativa se levarmos em consideração a diferença de preços na aquisição das células.
 

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Visitante123

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3343 em: Fevereiro 14, 2022, 01:55:35 pm »
Mas também não se preocupem muito que com a capacidade de produção programada pela Lockheed Martin os F35 vão chegar cá e não deve faltar muito porque vão ser "empurrados" forte e feio pelos EUA para reaver parte dos custos astronómicos do programa. Os preços vão baixar bastante. Qt ao custo/hora que eles indicam acho que é "letra". E mt gente vai ter uma surpresa.
 

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MATRA

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3344 em: Fevereiro 14, 2022, 02:49:44 pm »
A situação portuguesa é, de facto, um pouco surreal, senão vejamos: enquanto os nossos aliados e parceiros migram para o F-35A, nós ainda estamos a completar a conversão das 28 aeronaves para a versão MLU. Ou seja, o primeiro F-16M foi entregue em 2003, os dois últimos que faltam arriscam-se a ser entregues 20 ou mais anos depois. É verdade que entrámos no clube de operadores do F-16 dezena a dezena e meia de anos mais tarde que os restantes parceiros da EPAF, tal como é verídico que a alienação das células à Roménia iria atrasar ainda mais todo o programa, no entanto se as coisas tivessem sido bem pensadas e planeadas, estes últimos MLU que irão sair da OGMA podiam ser já os Viper "lead-the-fleet", pese embora façam parte do Lote PA II.

Se a opção F-35A parece ser o único caminho credível e a querer ser trilhado, é também verdade que o salto tecnológico, embora desejável, é extremamente oneroso e ambicioso para umas Forças Armadas que se encontram num fraco estado e privadas de conveniente dotação orçamental. O Viper pode perfeitamente ser uma solução de compromisso, sobretudo se pensarmos na frota PA I, o que poderia relegar a escolha do novo caça para meados da próxima década, depois da execução de outros programas também considerados prioritários. Será isso que irá acontecer? Provavelmente não, mas novidades deverão ser conhecidas ainda este ano.

Boas noticias CJ  :G-Ok:, quando dizes este ano, e´o caminho a seguir para a frota F16 (upgrade ou não) ou para o substituto? Estava convencido que antes de 2025 era o diabo na cruz :)
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain