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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3255 em: Janeiro 01, 2022, 10:17:41 am »
Bom dia, e um excelente 2022 para todos. :)

Continua a "derrocada" do Gripen. Agora é a Tailândia a manifestar interesse na compra do F-35A, alegando que o custo da aquisição e operação é inferior ao dos JAS-39C/D que já possui ao serviço.

https://www.bangkokpost.com/thailand/general/2240091/air-force-eyes-f-35-stealth-jets
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3256 em: Janeiro 01, 2022, 11:29:02 am »
Bom dia, e um excelente 2022 para todos. :)

Continua a "derrocada" do Gripen. Agora é a Tailândia a manifestar interesse na compra do F-35A, alegando que o custo da aquisição e operação é inferior ao dos JAS-39C/D que já possui ao serviço.

https://www.bangkokpost.com/thailand/general/2240091/air-force-eyes-f-35-stealth-jets

Bom 2022!
Pelo andar da carruagem vamos ser os últimos a fazer pedido para F-35A.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3257 em: Janeiro 01, 2022, 12:29:38 pm »
https://www.bangkokpost.com/thailand/general/2240091/air-force-eyes-f-35-stealth-jets
Pelo andar da carruagem vamos ser os últimos a fazer pedido para F-35A.

ANALYSIS: How Gripen became prize Thai fighter (Craig Hoyle, 7 de Janeiro de 2019)

Já parece que a história se está a repetir, quando no final dos anos 70 o Carter proibiu a venda de caças com tecnologia superior (à excepção de países NATO, Israel e Japão), permitindo assim que o Mirage e companhia tornarem-se casos de sucesso, e depois veio o Reagan e começou a exportar tudo praticamente sem restrições e deu cabo de muitos negócios a empresas estrangeiras.

Será que a história vai mesmo voltar a repetir-se e vamos também ver uma repetição do que passamos com a substituição dos Sabre e Fiat, perda de capacidade aérea anti-submarina antes da vinda dos P-3 e obsolescência durante décadas da frota de superfície?

Citação de: Craig Hoyle
The outcome of free elections currently expected to be conducted in the first or second quarters of this year is likely to influence potential future business opportunities for Saab and other Western suppliers. Faced with restrictions on sales due to its period of military rule, the nation has since 2014 ordered equipment including submarines, tanks and air-defence missile systems from China and Russia.

Algo interessante, é o impacto que as relações da Tailândia com a China terão na aquisição de F-35. É que o exército e a marinha têm vindo a adquirir equipamento chinês e russo enquanto a força aérea real tailandesa tem estado é a adquirir praticamente exclusivamente equipamento norte-americano.

Bom ano novo,
« Última modificação: Janeiro 01, 2022, 12:37:10 pm por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3258 em: Janeiro 02, 2022, 11:16:09 pm »
https://www.bangkokpost.com/thailand/general/2240091/air-force-eyes-f-35-stealth-jets
Pelo andar da carruagem vamos ser os últimos a fazer pedido para F-35A.

ANALYSIS: How Gripen became prize Thai fighter (Craig Hoyle, 7 de Janeiro de 2019)

Já parece que a história se está a repetir, quando no final dos anos 70 o Carter proibiu a venda de caças com tecnologia superior (à excepção de países NATO, Israel e Japão), permitindo assim que o Mirage e companhia tornarem-se casos de sucesso, e depois veio o Reagan e começou a exportar tudo praticamente sem restrições e deu cabo de muitos negócios a empresas estrangeiras.

Será que a história vai mesmo voltar a repetir-se e vamos também ver uma repetição do que passamos com a substituição dos Sabre e Fiat, perda de capacidade aérea anti-submarina antes da vinda dos P-3 e obsolescência durante décadas da frota de superfície?

Citação de: Craig Hoyle
The outcome of free elections currently expected to be conducted in the first or second quarters of this year is likely to influence potential future business opportunities for Saab and other Western suppliers. Faced with restrictions on sales due to its period of military rule, the nation has since 2014 ordered equipment including submarines, tanks and air-defence missile systems from China and Russia.

Algo interessante, é o impacto que as relações da Tailândia com a China terão na aquisição de F-35. É que o exército e a marinha têm vindo a adquirir equipamento chinês e russo enquanto a força aérea real tailandesa tem estado é a adquirir praticamente exclusivamente equipamento norte-americano.

Bom ano novo,

https://www.cavok.com.br/custo-de-hora-de-voo-do-f-35-fica-abaixo-do-super-hornet

Cps,
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3259 em: Janeiro 04, 2022, 11:17:57 pm »
Antes de mais, um bom ano a todos.  :G-beer2:

Este tema ainda me deixa um pouco dividido. Por um lado o lado do bom-senso/realista, por outro o lado que acha que mais vale resolver já esta questão em vez de adiar mais uma vez o inevitável.

Neste momento só vejo duas opções em cima da mesa: upgrade dos F-16 para V (aguentando-os até 2040) ou aquisição atempada dos F-35. Em alternativa, um misto de ambos (F-16V do PA I + 12 F-35).

A primeira opção faz muito mais sentido olhando para a generalidade das FA. Tanta coisa por resolver, que investir tudo em F-35 pode ser um tiro no pé, portanto a escolha do upgrade Viper, traria um maior equilíbrio, partindo do princípio que o diferencial (face ao valor necessário para os F-35), seria investido nas restantes necessidades das FA. E creio que é aqui que o grande debate reside. Entre investir, por exemplo, 3000 milhões em F-35, e não mexer em mais nada, ou investir esse mesmo valor, no upgrade dos F-16, novas fragatas e MPAs... esta última oferece maior equilíbrio.

Se realmente se cumprisse os 2% do PIB na Defesa (anualmente), esta questão nem se colocaria, que dava para quase tudo.

Já a segunda opção, de saltar directamente para F-35, é obviamente a ideal, para quem quer ser levado a sério. A questão da fusão de dados, é importante, e apesar de pertinentes as dúvidas face à nossa capacidade de tirar proveito disso, convém lembrar que os F-35, a virem, seriam operados até 2060 no mínimo, e até lá, já se espera que tudo o que é fragatas, P-3 e outros meios mais antiquados, tenham sido substituídos por meios mais capazes e que tirem partido da dita capacidade. E não me parece que a mais provável utilização dos "nossos" F-35 em conflito, seja contra a China ou Rússia, mas sim para reequilibrar as contas na nossa área, já com olho posto na possível aquisição de F-35 por parte de Espanha e Marrocos, e de um caça 5G pela Argélia (apesar de para isso, ser necessário bem mais que F-35).

Convém é lembrar que F-35 desarmados, valem praticamente zero, apenas para passear. Convém que venham com pacote completo de armamento, incluindo armas stand-off e mísseis anti-navio.
Outro detalhe que me parece importante, se queremos tirar o máximo partido das capacidade do F-35, e sabendo de antemão que nunca compramos em grande quantidade, nem teremos uma quantidade infindável de pilotos, era crucial pensar seriamente nos "loyal wingman" como forma de multiplicar as nossas capacidades a um custo relativamente reduzido.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3260 em: Janeiro 05, 2022, 10:12:39 am »
Antes de mais, um bom ano a todos.  :G-beer2:

Este tema ainda me deixa um pouco dividido. Por um lado o lado do bom-senso/realista, por outro o lado que acha que mais vale resolver já esta questão em vez de adiar mais uma vez o inevitável.

Neste momento só vejo duas opções em cima da mesa: upgrade dos F-16 para V (aguentando-os até 2040) ou aquisição atempada dos F-35. Em alternativa, um misto de ambos (F-16V do PA I + 12 F-35).

A primeira opção faz muito mais sentido olhando para a generalidade das FA. Tanta coisa por resolver, que investir tudo em F-35 pode ser um tiro no pé, portanto a escolha do upgrade Viper, traria um maior equilíbrio, partindo do princípio que o diferencial (face ao valor necessário para os F-35), seria investido nas restantes necessidades das FA. E creio que é aqui que o grande debate reside. Entre investir, por exemplo, 3000 milhões em F-35, e não mexer em mais nada, ou investir esse mesmo valor, no upgrade dos F-16, novas fragatas e MPAs... esta última oferece maior equilíbrio.

Se realmente se cumprisse os 2% do PIB na Defesa (anualmente), esta questão nem se colocaria, que dava para quase tudo.

Já a segunda opção, de saltar directamente para F-35, é obviamente a ideal, para quem quer ser levado a sério. A questão da fusão de dados, é importante, e apesar de pertinentes as dúvidas face à nossa capacidade de tirar proveito disso, convém lembrar que os F-35, a virem, seriam operados até 2060 no mínimo, e até lá, já se espera que tudo o que é fragatas, P-3 e outros meios mais antiquados, tenham sido substituídos por meios mais capazes e que tirem partido da dita capacidade. E não me parece que a mais provável utilização dos "nossos" F-35 em conflito, seja contra a China ou Rússia, mas sim para reequilibrar as contas na nossa área, já com olho posto na possível aquisição de F-35 por parte de Espanha e Marrocos, e de um caça 5G pela Argélia (apesar de para isso, ser necessário bem mais que F-35).

Convém é lembrar que F-35 desarmados, valem praticamente zero, apenas para passear. Convém que venham com pacote completo de armamento, incluindo armas stand-off e mísseis anti-navio.
Outro detalhe que me parece importante, se queremos tirar o máximo partido das capacidade do F-35, e sabendo de antemão que nunca compramos em grande quantidade, nem teremos uma quantidade infindável de pilotos, era crucial pensar seriamente nos "loyal wingman" como forma de multiplicar as nossas capacidades a um custo relativamente reduzido.

Para aguentar até 2040 tinham de levar motores novos. Vale a pena investir assim tanto dinheiro num avião ultrapassado?

Mas se no contrato para os F-35 tivessem la uns radar AESA e uns SATCOM SATURN, com canibalização de peças ainda dava para ter o F-16 como o melhor que existe em missões CAS até 2040.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3261 em: Janeiro 05, 2022, 10:48:54 am »
Na perspectiva "low cost", mesmo com motores incluídos, mais armamento, o upgrade Viper fica a menos de 1/3 do custo dos F-35. Daí que numa perspectiva mais conservadora, F-16V até 2040 seria o menor dos males. Se a FAP está tão segura nos F-35, é importante que, apesar do investimento necessário, se garanta também investimento nos restantes programas, como serão os MPAs, novos hélis navais, fragatas, etc. E é aqui que tenho dúvidas, se com a compra dos F-35, sobrará dinheiro para o resto, o que se a resposta for sim, venham F-35, se for não, mais vale optar pelos Viper e resolver também os outros problemas,
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3262 em: Janeiro 05, 2022, 11:08:22 am »
Escangalhei-me a rir no "avião ultrapassado". Aliás, a USAF alem de o usar, ainda conta com a LM com a linha aberta. Mais, acreditam tanto nas "torradeiras" com motor, que até mantêm peças de museu a voar, tipo B52 quando o B2 e B1 são muito mais modernos. Mas engraçado vai ser o B21 substituir o B2 e B1, deixando novamente o ultrapassado B52 na activa (não me admirava nada que o mister "72 horas "para trocar uma porra de um motor, qualquer dia seja substituído por algo melhor e mais simples de operar. Por enquanto a sombra dos f16, 15 e 18, é garantida, com este último a ter novos EF.).  :mrgreen:





Saudações  :mrgreen: :mrgreen:

P.S. Uma coisa é um avião ser muito bom no papel, outra é a realidade. E o f16, f18 e f15, entre outros já nada tem a provar.

P.S.1 - A superioridade dos Stealth. Mas depois compram-se novos aparelhos de EW, para acompanhar a formação. Dos outros... claro, claro...  ::)
P.S.2 - Estou em pulgas para ver a torradeira a fazer Cas tipo A10 (como o tal Cas da usaf, com até B1b). Aliás, pena é que o biplace  ou pelo menos parte das suas inovações não tenham sido colocadas no A10c. :mrgreen:



P.S.3 - Só por curiosidade, nós metidos numa ponta da Europa vamos ter um "abre latas" (partindo do pressuposto que funciona e vem mas simples de manter e operar), para que? Mandar para os Estados Bálticos? Perante a Nato, não deveríamos garantir as rotas marítimas abertas' Para isso a lógica era ter até o F16 com Harpoon, digo eu. O F35 leva misseis anti navio?



P.S.4 - Um f35 funcional venha ele. Mas venha com um número decente e com o orçamento de jeito. 12 a 14 com as reduções de orçamento que estamos habituados é claramente estarmos lixados com f.... grande.
« Última modificação: Janeiro 05, 2022, 11:11:00 am por mafets »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3263 em: Janeiro 05, 2022, 01:20:12 pm »
Leva, ou vai levar, o NSM.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3264 em: Janeiro 06, 2022, 11:35:02 am »
Acho que a hipótese dos f-35 me parece cada vez maior. A Lockeed Martin planeia estar a produzir 3 por dia em 2027. Uns 900 ao ano (descontando fins de semana e tal). Os EUA com os custos que tiveram vão querer impingi-los aos aliados a torto e a direito e claro que os custos de aquisição também serão menores.
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3265 em: Janeiro 06, 2022, 11:43:28 am »
Leva, ou vai levar, o NSM.

No caso dos F-35, será o JSM.

Mas no nosso caso, a seguir a "doutrina" dos F-16, vai fazer ASuW com bombas.  :mrgreen:
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3266 em: Janeiro 06, 2022, 07:57:32 pm »
De facto, se foi coisa que nunca percebi, como tanto mar para controlar os acessos, foi porque não temos Harpoon para os F-16… eventualmente teremos que substituir os Harpoon nas fragatas e nos submarinos e há um míssil em três variantes que cobriria todas as necessidades… NSM para as fragatas, JSM para os eventuais F-35 e NSM-SL para os submarinos (entrará ao serviço em 2025)…
 
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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3267 em: Janeiro 06, 2022, 11:47:20 pm »
Citar
The US Marine Corps (USMC) has deployed the carrier variant (CV) Lockheed Martin F-35C Lightning II Joint Strike Fighter (JSF) to sea for the first time.

Announced by the corps on 4 January, the deployment has seen Marine Fighter Attack Squadron (VMFA) 314 ‘Black Knights' based at Marine Corps Air Station (MCAS) Miramar in California embark aboard USS Abraham Lincoln (CVN-72) as part of Carrier Air Wing 9.

“Our ability to operate the F-35C in the Pacific greatly increases the [US] Marine Corps' naval expeditionary force capabilities by providing us the capacity to employ the most advanced electronic warfare capabilities on any aircraft today in support of fleet operations,” Lieutenant Colonel Brendan Walsh, VMFA-314 commanding officer, was quoted as saying.

News of the milestone came about seven months after the USMC declared full operating capability (FOC) for the F-35C, with VMFA-314 being cleared to operationally deploy with the 3rd Marine Aircraft Wing (MAW).

Começa a operação de F-35C abordo de porta aviões. Lições aprendidas podem ser muito importantes para o futuro do F-35. c56x1

 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3268 em: Janeiro 07, 2022, 02:18:20 pm »
Já corrigiram o gancho. Nem isso acertaram à primeira...  :mrgreen: :mrgreen:

https://theaviationist.com/2012/01/09/f-35c-hook-problems/

Citar
During specific tests conducted at NAWC-AD (Naval Air Warfare Center – Aircraft Division) Lakehurst, the F-35C failed to engage the MK-7 arresting gear with a disappointing score of 0 successes in 8 attempts. Considered that arrestment testing takes place on a normal airport, without the thrill of bad weather, pitching deck, nearby obstacles, low fuel, lack of alternate airfields and all those factors that make a trap on an aircraft carrier the scariest kind of flying.

Root cause analysis points to some AHS (Arresting Hook System) design issues




Cumprimentos
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Red Baron

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3269 em: Janeiro 07, 2022, 03:00:19 pm »
Citar
Norway has retired the Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, with the Lockheed Martin F-35 Lightning II Joint Strike Fighter (JSF) officially taking over all combat aviation duties from the beginning of 2022.

The Royal Norwegian Air Force (RoNAF) announced the milestone on 6 January, noting that its 57 remaining F-16AM/BM aircraft, first received in 1980, had been fully replaced by the F-35A, the first 52 of which were received in 2015.

“In dense snow drifts on Evenes, the F-35 started today the job of looking after Norwegian airspace. At the same time, the F-16 was thanked for 42 years of service for Norway and NATO,” the RoNAF said.

As noted by the RoNAF in its announcement, the handover sees two F-35As placed in 15-minute Quick Reaction Alert (QRA) readiness. Although the F-16 performed this mission from Bodø, the F-35 will do so from Evenes.

Prior to standing up for their national QRA role, the RoNAF F-35As have flown on the NATO Icelandic Air Policing mission during 2020–21.

Afinal parece que o F-35 faz bem QRA. 8)