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Substituiçao dos F-16's

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3180 em: Dezembro 15, 2021, 12:07:22 am »

Apesar de achar que mandar levantar um F-16 já é um exagero!...


Tendo em conta a velocidade para interceptar, velocidade para fazer o acompanhamento, altitude de voo... Se calhar até não.

No entanto as interceptações não são planeadas e tanto podem ser de aeronaves comerciais, avionetas da droga ou... um Tupolev...
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3181 em: Dezembro 15, 2021, 07:38:53 am »
Boa noite.

Em caso de a FAP comprar 12 (ou 24) F-35, os F-16 seriam vendidos?...
Em caso de ser necessário fiscalizar um avião comercial, mandava-se levantar um F-35?
Apesar de achar que mandar levantar um F-16 já é um exagero!...
Cumprimentos,

Jean-Pierre.

Boas JP,

Mas se não fosse um F que tipo de acft usavas como interceptor para, por exemplo, um turbo Hélice ??

Claro que tem de ser um F e até bem armado pois não se sabe as intenções de quem na altura do scramble, está ao comando da aeronave a interceptar.
Para ser outro tipo de interceptor obrigaria a FAP a possuir outro tipo de acft para essa finalidade, a ter o dobro dos pilotos em Alerta permanente, e, só em termos de custos, se já agora é o que é imagina mais uma ESQ, também, para essa finalidade, caía o Carmo e a Trindade.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3182 em: Dezembro 15, 2021, 09:26:32 am »
Muito sinceramente, acho que a FAP não vai propôr o upgrade dos F-16 para V, já que isso poderia dar uma desculpa para não comprar o F-35…

Não, não vai propôr. Se a modernização para o F-16V vier a acontecer, arrisco a afirmar que tal será exclusivamente uma decisão política. A FAP continua a nem sequer considerar o Viper como uma solução interina viável, vendo o Lightning II como única opção. 

De acordo com o quadro de intenções da FAP, que até agora permanece inalterado, o plano de operação simultânea de duas frotas de aviões de combate será similar ao dos nossos aliados da EPAF, ou seja, entrada ao serviço do F-35A (IOC até à FOC) e gradual phase-out do F-16 MLU. Nada mais do que isso.

Resumindo e concluindo (tendo em conta os dados actuais): constante actualização, e consequente sustentação, da frota MLU até à chegada do F-35A Block 4, frota abatida no início da próxima década, e possível aquisição de segundo lote de Panthers a partir de 2035. Ou seja, aquilo que se perfilava já há algum tempo.
« Última modificação: Dezembro 15, 2021, 09:59:37 am por Charlie Jaguar »
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3183 em: Dezembro 15, 2021, 12:51:08 pm »
Muito sinceramente, acho que a FAP não vai propôr o upgrade dos F-16 para V, já que isso poderia dar uma desculpa para não comprar o F-35…

Não, não vai propôr. Se a modernização para o F-16V vier a acontecer, arrisco a afirmar que tal será exclusivamente uma decisão política. A FAP continua a nem sequer considerar o Viper como uma solução interina viável, vendo o Lightning II como única opção. 

De acordo com o quadro de intenções da FAP, que até agora permanece inalterado, o plano de operação simultânea de duas frotas de aviões de combate será similar ao dos nossos aliados da EPAF, ou seja, entrada ao serviço do F-35A (IOC até à FOC) e gradual phase-out do F-16 MLU. Nada mais do que isso.

Resumindo e concluindo (tendo em conta os dados actuais): constante actualização, e consequente sustentação, da frota MLU até à chegada do F-35A Block 4, frota abatida no início da próxima década, e possível aquisição de segundo lote de Panthers a partir de 2035. Ou seja, aquilo que se perfilava já há algum tempo.

Uma modernização completa parece que está fora dos planos, mas uma modernização parcial ainda pode acontecer.

Mas claro depende sempre das verbas e das cativações.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3184 em: Dezembro 15, 2021, 01:01:44 pm »
Ou seja a FAP aposta as fichas todas em ter, a partir de 2030, verbas para comprar F35; até os ter fica com os F16 MLU e apenas com modernizações pontuais... vão ser uns longos 15 anos.   
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3185 em: Dezembro 15, 2021, 01:54:54 pm »
Ou seja a FAP aposta as fichas todas em ter, a partir de 2030, verbas para comprar F35; até os ter fica com os F16 MLU e apenas com modernizações pontuais... vão ser uns longos 15 anos.

Existem processos de modernização e de reativação de frota a decorrer, o pós 2024 é que é muito inseguro.

Mas tem de haver uma decisão ate 2025. É preciso começar a pagar o antes possível, porque o impacto no défice de um negocio destes vai ser muito grande.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3186 em: Dezembro 15, 2021, 02:29:29 pm »
Uma modernização completa parece que está fora dos planos, mas uma modernização parcial ainda pode acontecer.

Mas claro depende sempre das verbas e das cativações.

Salvo qualquer alteração drástica àquilo que neste momento continua a estar planeado, não há sequer a intenção de haver uma modernização ligeira ou parcial do sistema de armas F-16 MLU. Continuarão a haver as constantes actualizações de software e/ou OFP (que neste último caso dificilmente passará da S2), e porventura a aquisição de novo ou mais armamento, que assim mais tarde poderá transitar para a frota F-35A; por exemplo, AIM-9X Block II, AIM-120C-7/8, SDB I/II, eventualmente o Raytheon JSOW/JSOW-ER, o JHMCS II, etc.

Convictos deste "course of action" estão a Força Aérea, o Ministério da Defesa e a Presidência da República; o Executivo logo se verá, dada a óbvia incerteza relativa aos próximos tempos.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3187 em: Dezembro 15, 2021, 02:38:04 pm »
e possível aquisição de segundo lote de Panthers a partir de 2035. Ou seja, aquilo que se perfilava já há algum tempo.

Panthers?
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3189 em: Dezembro 15, 2021, 02:41:05 pm »
e possível aquisição de segundo lote de Panthers a partir de 2035. Ou seja, aquilo que se perfilava já há algum tempo.

Panthers?
É a alcunha do F-35 porque é um caçador furtivo… os pilotos também nunca chamaram Fighting Falcon ao F-16 e sim Viper, os B-1 são Bone e os B-52 são BUFF…
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3191 em: Dezembro 15, 2021, 08:51:00 pm »
Uma modernização completa parece que está fora dos planos, mas uma modernização parcial ainda pode acontecer.

Mas claro depende sempre das verbas e das cativações.

Salvo qualquer alteração drástica àquilo que neste momento continua a estar planeado, não há sequer a intenção de haver uma modernização ligeira ou parcial do sistema de armas F-16 MLU. Continuarão a haver as constantes actualizações de software e/ou OFP (que neste último caso dificilmente passará da S2), e porventura a aquisição de novo ou mais armamento, que assim mais tarde poderá transitar para a frota F-35A; por exemplo, AIM-9X Block II, AIM-120C-7/8, SDB I/II, eventualmente o Raytheon JSOW/JSOW-ER, o JHMCS II, etc.

Convictos deste "course of action" estão a Força Aérea, o Ministério da Defesa e a Presidência da República; o Executivo logo se verá, dada a óbvia incerteza relativa aos próximos tempos.

Estão os rádios e a TAPE em modernização. E já foi comprado um RWR digital e anda em testes.
E existe a vontade de modernizar o SATCOM, mas falta verbas. Existe sempre a vontade de substituir o radar, mas vai ser muito difícil.

Sem termos de participar numa guerra NATO vai ser difícil ir dinheiro para os F-16.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3192 em: Dezembro 15, 2021, 11:59:35 pm »
Mas tem de haver uma decisão ate 2025. É preciso começar a pagar o antes possível, porque o impacto no défice de um negocio destes vai ser muito grande.

O impacte no défice só ocorre no ano de entrada em serviço do equipamento. Ou já te esqueceste da tourada dos submarinos?
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3193 em: Dezembro 16, 2021, 09:55:38 am »
Estão os rádios e a TAPE em modernização. E já foi comprado um RWR digital e anda em testes.
E existe a vontade de modernizar o SATCOM, mas falta verbas. Existe sempre a vontade de substituir o radar, mas vai ser muito difícil.


Sem termos de participar numa guerra NATO vai ser difícil ir dinheiro para os F-16.


Continuarão a haver as constantes actualizações de software e/ou OFP (que neste último caso dificilmente passará da S2)...

Faltou apenas o seguinte:

"Continuarão a haver as constantes actualizações de software [de equipamento entretanto adquirido] e/ou OFP (que neste último caso dificilmente passará da S2)..."


Radar podes esquecer, OFP já foi mencionado, actualização dos pods AN/ALQ-131(V) e Litening G4 a ser cogitada, mas o principal será de facto o RWR digital SPS-45(V)5 e o MIDS.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #3194 em: Dezembro 16, 2021, 10:46:59 am »
Mas tem de haver uma decisão ate 2025. É preciso começar a pagar o antes possível, porque o impacto no défice de um negocio destes vai ser muito grande.

O impacte no défice só ocorre no ano de entrada em serviço do equipamento. Ou já te esqueceste da tourada dos submarinos?

Desculpe se vou dizer alguma asneira, mas penso (Não tenho totalmente certeza) depois da trapalhadas da crise da divida soberana, acho que passa a contar para despesa no ano em que o guito sai dos cofres do estado.

De qualquer forma acho que a questão do défice seria um não problema, pois o mais importante é o défice estrutural (divida que se repete todos os anos e não aquela que é pontual).

Acho que os KC390 são um exemplo em que o custo vai ser diluído ao longo de vários anos.