Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 737415 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2970 em: Julho 02, 2021, 12:39:02 pm »
Acho que comprar um caça que leva 36 horas só a desmontar o motor, é de facto a direção certa. Sobretudo em Portugal e num universo de 12 a 14 unidades.  :mrgreen:

https://www.aereo.jor.br/2019/01/05/retirada-do-motor-do-caca-f-35a-leva-36-horas/



Cumprimentos

P.S. O Rafale é 60 minutos não é?  :mrgreen:


Citar
How quick? Refueling the Rafale can be completed in four to seven minutes, depending on type, and the time between missions can be as brief as 15 minutes. Even an engine change takes just 60 minutes. Status checking of the flight controls and weapons system is automatic, and easy access to the stores stations, gun and missile launchers allows fast re-arming. The Rafale is, indeed, resourceful.

https://www.aviationtoday.com/2000/09/01/resourceful-rafale/



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

JohnM

  • Especialista
  • ****
  • 963
  • Recebeu: 524 vez(es)
  • Enviou: 318 vez(es)
  • +80/-25
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2971 em: Julho 02, 2021, 12:40:48 pm »
Acho que comprar um caça que leva 36 horas só a desmontar o motor, é de facto a direção certa. Sobretudo em Portugal e num universo de 12 a 14 unidades.  :mrgreen:

https://www.aereo.jor.br/2019/01/05/retirada-do-motor-do-caca-f-35a-leva-36-horas/



Cumprimentos

P.S. O Rafale é 60 minutos não é?  :mrgreen:


Citar
How quick? Refueling the Rafale can be completed in four to seven minutes, depending on type, and the time between missions can be as brief as 15 minutes. Even an engine change takes just 60 minutes. Status checking of the flight controls and weapons system is automatic, and easy access to the stores stations, gun and missile launchers allows fast re-arming. The Rafale is, indeed, resourceful.

https://www.aviationtoday.com/2000/09/01/resourceful-rafale/
Claramente os suíços concordam… ::)
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2972 em: Julho 02, 2021, 12:49:37 pm »
Os Suíços andam de F5 e F18. Portugal não teve dinheiro para nenhum dos 2...  ::)





Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10367
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8479/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2973 em: Julho 02, 2021, 01:01:05 pm »
Acho que comprar um caça que leva 36 horas só a desmontar o motor, é de facto a direção certa. Sobretudo em Portugal e num universo de 12 a 14 unidades.  :mrgreen:

https://www.aereo.jor.br/2019/01/05/retirada-do-motor-do-caca-f-35a-leva-36-horas/



Cumprimentos

P.S. O Rafale é 60 minutos não é?  :mrgreen:


Citar
How quick? Refueling the Rafale can be completed in four to seven minutes, depending on type, and the time between missions can be as brief as 15 minutes. Even an engine change takes just 60 minutes. Status checking of the flight controls and weapons system is automatic, and easy access to the stores stations, gun and missile launchers allows fast re-arming. The Rafale is, indeed, resourceful.

https://www.aviationtoday.com/2000/09/01/resourceful-rafale/

Mafets, vai ser uma boa desculpa para depois se dizer que a frota apenas está a X % de operacionalidade devido além de outros motivos, também ao tempo necessário para as substituições das turbinas.........
Os rafales não prestam !!!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2974 em: Julho 02, 2021, 02:15:56 pm »
Podemos sempre dizer que o dito tem um parafuso de um pneu fabricado em Portugal ou apaga fogos. 827 Milhões dão para quantos (e resta saber se a cortiça do CTA chega para pagar o combustível como chegou a pagar o do F16) ?  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Saudações  :-P


"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10047 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2975 em: Julho 02, 2021, 02:19:33 pm »
Custo de operação anual por unidade = 10 milhões. Se adquirirmos 15 aparelhos, é só metade do orçamento anual da FAP. Viabilidade zero!
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente, mafets, Stalker79

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10367
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8479/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2976 em: Julho 02, 2021, 03:50:15 pm »
Custo de operação anual por unidade = 10 milhões. Se adquirirmos 15 aparelhos, é só metade do orçamento anual da FAP. Viabilidade zero!

Eu não tenho qq dúvida que os nossos F's continuarão por cá por mais uns vinte anos e sem qq upgrade á séria.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899, mafets

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8576
  • Recebeu: 3919 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2977 em: Julho 02, 2021, 04:01:28 pm »
A opção lógica para a FAP é 19 F-16 (V) do PA I  e 12/16 F-35. Qualquer outra opção é ou irrealista, ou sem lógica.

A única questão em cima da mesa deveria ser: queremos fazer o salto tecnológico para 5G já em 2030, ou ficamos contentes com caças de 4.5?  Se for a primeira, é comprar um batch inicial de uns 12 F-35. Se for a segunda, é modernizar os F-16.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2978 em: Julho 02, 2021, 04:11:44 pm »
Custo de operação anual por unidade = 10 milhões. Se adquirirmos 15 aparelhos, é só metade do orçamento anual da FAP. Viabilidade zero!

Eu não tenho qq dúvida que os nossos F's continuarão por cá por mais uns vinte anos e sem qq upgrade á séria.

Abraços

Exatamente. Isso é que é grave. Agora se os Suiços vão de f35 ou de Gripen. Ainda recordo quando escolheram este último, da Saab ao Brasil, foi cá uma propaganda. E depois, chapéu.  :-P ::)

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/europa/suica-adia-por-dois-anos-compra-de-cacas-suecos-gripen,7e5cff0dfbada310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Citar
No dia 30 de novembro, a Suíça anunciou a escolha do Gripen, que competia com o Rafale francês e com o Eurofighter, do grupo EADS. O ministro da Defesa, Ueli Maurer, justificou na época a decisão assegurando que o avião sueco satisfazia as exigências militares de seu país.

Em fevereiro, a imprensa divulgou um relatório confidencial fechado em 2009 indicando que o Gripen havia fracassado nos testes realizados pela Força Aérea suíça.

Segundo o relatório, "a eficácia global do Gripen MS21 é insuficiente para obter a superioridade aérea ante futuras ameaças".

O avião "é incapaz de alcançar as mínimas capacidades em todos os tipos de missões examinadas", conclui o documento.



Cumprimentos

P.S. Mesmo com 16 F35, com a taxa de disponibilidade da Fap tinhas 8 a 9 aviões disponíveis. Pagavas e continuavas a ter a espinha dorsal da Força Aérea no F16 que com 19 no total tinhas 10 a 11. Para adquirir um caça como o F35 tinha de ser no mínimo 30 unidades. E a Suíça vai comprar 36.   ;)

https://www.airway.com.br/suica-escolhe-o-f-35a-como-seu-novo-caca/

Citar
A Força Aérea Suíça contará com 36 caças fabricados pela Lockheed Martin, que derrotou a Dassault (Rafale), Airbus (Eurofighter Typhoon) e Boeing (F/A-18E/F).
 


 
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10367
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8479/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2979 em: Julho 02, 2021, 04:12:46 pm »
A opção lógica para a FAP é 19 F-16 (V) do PA I  e 12/16 F-35. Qualquer outra opção é ou irrealista, ou sem lógica.

A única questão em cima da mesa deveria ser: queremos fazer o salto tecnológico para 5G já em 2030, ou ficamos contentes com caças de 4.5?  Se for a primeira, é comprar um batch inicial de uns 12 F-35. Se for a segunda, é modernizar os F-16.

a questão não se baseia só em lógica mas principalmente em verba para manter esses 31/35 aparelhos, verba essa agravada pelo facto dos custos de MNT/HV dos F35 ser simplesmente incomportável para o orçamento da FAP.

O que poderá e rpt, poderá acontecer, é efectuar-se o upgrade aos 19 PAI e ficarmo-nos por aí, com apenas uma ESQ !

 
« Última modificação: Julho 02, 2021, 04:30:07 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10367
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8479/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2980 em: Julho 02, 2021, 04:20:17 pm »
Custo de operação anual por unidade = 10 milhões. Se adquirirmos 15 aparelhos, é só metade do orçamento anual da FAP. Viabilidade zero!

Eu não tenho qq dúvida que os nossos F's continuarão por cá por mais uns vinte anos e sem qq upgrade á séria.

Abraços

Exatamente. Isso é que é grave. Agora se os Suiços vão de f35 ou de Gripen. Ainda recordo quando escolheram este último, da Saab ao Brasil, foi cá uma propaganda. E depois, chapéu.  :-P ::)

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/europa/suica-adia-por-dois-anos-compra-de-cacas-suecos-gripen,7e5cff0dfbada310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Citar
No dia 30 de novembro, a Suíça anunciou a escolha do Gripen, que competia com o Rafale francês e com o Eurofighter, do grupo EADS. O ministro da Defesa, Ueli Maurer, justificou na época a decisão assegurando que o avião sueco satisfazia as exigências militares de seu país.

Em fevereiro, a imprensa divulgou um relatório confidencial fechado em 2009 indicando que o Gripen havia fracassado nos testes realizados pela Força Aérea suíça.

Segundo o relatório, "a eficácia global do Gripen MS21 é insuficiente para obter a superioridade aérea ante futuras ameaças".

O avião "é incapaz de alcançar as mínimas capacidades em todos os tipos de missões examinadas", conclui o documento.



Cumprimentos

P.S. Mesmo com 16 F35, com a taxa de disponibilidade da Fap tinhas 8 a 9 aviões disponíveis. Pagavas e continuavas a ter a espinha dorsal da Força Aérea no F16 que com 19 no total tinhas 10 a 11. Para adquirir um caça como o F35 tinha de ser no mínimo 30 unidades. E a Suíça vai comprar 36.   ;)

https://www.airway.com.br/suica-escolhe-o-f-35a-como-seu-novo-caca/

Citar
A Força Aérea Suíça contará com 36 caças fabricados pela Lockheed Martin, que derrotou a Dassault (Rafale), Airbus (Eurofighter Typhoon) e Boeing (F/A-18E/F).
 



O mais provável é a FAP ficar com apenas cerca de 20 F's e manter apenas uma ESQ porque o que tem estado a acontecer nos últimos quarenta anos é o encolhimento sistemático dos efectivos e equipamentos das FFAA, exemplos não faltam por aí foram, são as fragatas, a substituição das dez corvetas até á data por apenas quatro NPO's, a substituição dos 96 M60 por apenas 37 leos, a não substituição dos M113, a não substituição dos A-Jets, a redução do numero de helis, e por aí fora........ !!!

Qual era o numero inicial de F's que a FAP tinha, com encaixotados e tudo, 45, correcto ???
quantas vezes esse numero foi reduzido ??
Duas ??
Três ??

Acordem para a realidade !

« Última modificação: Julho 02, 2021, 04:26:22 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2497
  • Recebeu: 915 vez(es)
  • Enviou: 3146 vez(es)
  • +599/-75
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2981 em: Julho 02, 2021, 04:43:56 pm »
Não consigo ver outra hipótese, infelizmente, neste momento que o upgrade (pelo menos) dos PAI para F16V... depois, lá para 2030, começar a planear o que fazer... 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8576
  • Recebeu: 3919 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2982 em: Julho 02, 2021, 04:48:31 pm »
P.S. Mesmo com 16 F35, com a taxa de disponibilidade da Fap tinhas 8 a 9 aviões disponíveis. Pagavas e continuavas a ter a espinha dorsal da Força Aérea no F16 que com 19 no total tinhas 10 a 11. Para adquirir um caça como o F35 tinha de ser no mínimo 30 unidades. E a Suíça vai comprar 36.   ;)

Em tempo de paz também não precisas de muitos mais F-35 disponíveis, já que a grande maioria das missões do dia-a-dia, ficariam entregues aos F-16, muito mais baratos de operar. Daí a lógica de ter uma frota mista de F-16 e F-35, pois não faz sentido, em termos de custos h/voo, usar F-35 (ou mesmo Typhoon ou Rafale) para QRA por exemplo.

Seja como for, com ou sem F-35, a única opção de 4.5 que deveria estar em cima da mesa devia ser o upgrade à frota de F-16 em uso. Por uns 500 milhões, modernizas todos para um padrão idêntico aos restantes caças de geração 4.5, enquanto que comprar caças novos dessa mesma geração, ficaria no mínimo a 3 ou 4 mil milhões, ou mais, dependendo do modelo, da quantidade e do pacote de extras.

Agora esta decisão precisa de ser tomada depressa, não é esperar por 2030 e ver no que dá, pois aí já será tarde para o upgrade dos Viper.
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1804
  • Recebeu: 1690 vez(es)
  • Enviou: 2549 vez(es)
  • +5502/-2919
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10047 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2984 em: Julho 03, 2021, 01:54:18 am »
A parte que gostei mais do artigo da Drive foi no que diz respeito ao simulador: é tão bom que permite reduzir o número de aterragens/descolagens em 50 % e o número total de H/V em 20 %, face à competição. Não admira que fique mais barato de operar, mas ainda assim custa 10 milhões/ano/unidade. Agora a questão que se põe é: será que os pilotos terão a mesma proficiência?

O número ideal de células F-35, num cenário unifrota, seria cerca de 30. Aliás, aproximadamente o mesmo número de células F-16 que temos agora e que se traduz numa disponibilidade de 50%. O problema é que para manter 30 F-35 é necessário o equivalente ao orçamento anual da FAP. A menos que ocorra o improvável e o orçamento da FAP duplique, continuo a não encontrar viabilidade em tal cenário.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7