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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2505 em: Fevereiro 25, 2021, 09:36:20 am »
A USAF parece ter finalmente admitido que o F-35 não é aquilo que estava à espera ou necessitava, isto para não usar a palavra falhanço.

https://www.forbes.com/sites/davidaxe/2021/02/23/the-us-air-force-just-admitted-the-f-35-stealth-fighter-has-failed/


Sendo que a informação adiantada há umas semanas, sobre a possibilidade de poder vir a adquirir novos F-16, foi entretanto desmentida, a Força Aérea norte-americana aponta agora para o desenvolvimento de um novo caça ligeiro, mais barato de adquirir e manter. Classificado como de geração 5-, operaria (ou operará) em conjunto com os caças de 5ª geração como o F-22A Raptor e F-35A Lightning II, e seria o verdadeiro substituto de centenas de F-16 e A-10 que se encontram ao serviço. Fala-se mesmo do candidato poder vir a ser uma versão do Boeing/Saab T-7A Red Hawk que encontrou recentemente em fase de produção.




Pergunta para discussão: tendo em conta os fortes laços e inclinação da aviação de caça em Portugal para seguir de perto, e sempre que possível, as pisadas do aliado norte-americano, este futuro caça ligeiro que se encontra a ser planeado pela, e para, a USAF poderia vir a ser opção para a substituição dos nossos F-16 MLU?  ;)
« Última modificação: Fevereiro 25, 2021, 09:37:12 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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nelson38899

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2506 em: Fevereiro 25, 2021, 09:51:54 am »
Acho que seria andar para trás!

Eu sempre achei que o conceito caça para a FAP poderia ser:

- 8 caças pesados (rafale ou F35)
-22 caças ligeiros ( Gripen ou esse)
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2507 em: Fevereiro 25, 2021, 10:20:04 am »
A USAF parece ter finalmente admitido que o F-35 não é aquilo que estava à espera ou necessitava, isto para não usar a palavra falhanço.

https://www.forbes.com/sites/davidaxe/2021/02/23/the-us-air-force-just-admitted-the-f-35-stealth-fighter-has-failed/


Sendo que a informação adiantada há umas semanas, sobre a possibilidade de poder vir a adquirir novos F-16, foi entretanto desmentida, a Força Aérea norte-americana aponta agora para o desenvolvimento de um novo caça ligeiro, mais barato de adquirir e manter. Classificado como de geração 5-, operaria (ou operará) em conjunto com os caças de 5ª geração como o F-22A Raptor e F-35A Lightning II, e seria o verdadeiro substituto de centenas de F-16 e A-10 que se encontram ao serviço. Fala-se mesmo do candidato poder vir a ser uma versão do Boeing/Saab T-7A Red Hawk que encontrou recentemente em fase de produção.




Pergunta para discussão: tendo em conta os fortes laços e inclinação da aviação de caça em Portugal para seguir de perto, e sempre que possível, as pisadas do aliado norte-americano, este futuro caça ligeiro que se encontra a ser planeado pela, e para, a USAF poderia vir a ser opção para a substituição dos nossos F-16 MLU?  ;)

Esqueçam qualquer caça actual, o General Charles Q. Brown Jr. disse que queria um “clean-sheet design” para substituir o F-16. “Clean-sheet design” significa algo que é totalmente nova e não uma versão de algo que já exista.

Citar
O General Brown foi veemente que o F-16 - mesmo uma versão muito melhorada do caça dos anos 1970 - não é a escolha certa para a futura Força Aérea. Ele apontou para a incapacidade do Viper de receber atualizações de software na velocidade desejada e sua falta de protocolos de software de arquitetura aberta que permitiriam que fosse rapidamente reconfigurado.

Brown disse que gostaria que a nova aeronave apresentasse “sistemas de missão aberta” - algo que a Força Aérea vem testando recentemente em cenários de vôo ao vivo envolvendo aeronaves tripuladas. Esse tipo de design de arquitetura aberta permitiria ao novo lutador receber atualizações de software em rápida sucessão, potencialmente até mesmo durante uma missão.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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PereiraMarques

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2508 em: Fevereiro 25, 2021, 11:02:23 am »
Ser for como os F-5 Tiger II  :mrgreen: ...num fim vem um "sucatão" qualquer tipo A-7 Corsair II  :-P
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2509 em: Fevereiro 25, 2021, 11:49:18 am »
A USAF parece ter finalmente admitido que o F-35 não é aquilo que estava à espera ou necessitava, isto para não usar a palavra falhanço.

https://www.forbes.com/sites/davidaxe/2021/02/23/the-us-air-force-just-admitted-the-f-35-stealth-fighter-has-failed/


Sendo que a informação adiantada há umas semanas, sobre a possibilidade de poder vir a adquirir novos F-16, foi entretanto desmentida, a Força Aérea norte-americana aponta agora para o desenvolvimento de um novo caça ligeiro, mais barato de adquirir e manter. Classificado como de geração 5-, operaria (ou operará) em conjunto com os caças de 5ª geração como o F-22A Raptor e F-35A Lightning II, e seria o verdadeiro substituto de centenas de F-16 e A-10 que se encontram ao serviço. Fala-se mesmo do candidato poder vir a ser uma versão do Boeing/Saab T-7A Red Hawk que encontrou recentemente em fase de produção.




Pergunta para discussão: tendo em conta os fortes laços e inclinação da aviação de caça em Portugal para seguir de perto, e sempre que possível, as pisadas do aliado norte-americano, este futuro caça ligeiro que se encontra a ser planeado pela, e para, a USAF poderia vir a ser opção para a substituição dos nossos F-16 MLU?  ;)

Não creio que faça sentido que seja uma versão do T-7. Teria que evoluir muito para atingir a performance geral do F-16, e em cima disso ser stealth (ou quase), ter sensores melhores, tanto payload, raio de acção...

Quanto ao seu futuro na FAP, depende do que saia daí. Sendo da USAF, os critérios podem, de repente, fazer disparar os custos da aeronave. Depende também do tempo que demoraria a desenvolver, especialmente tendo em conta que ainda é um assunto verde. Se for uma boa aeronave, com custos de operação aproximados aos do F-16, e performance superior (uma evolução natural), sim faria todo o sentido. Podia-se manter em cima da mesa a opção de 2 caças, upgrade dos PAI para V em 2025, para voar até 2040, substituição dos PA II por 16 a 20 F-35 entre 2030-35, substituição dos F-16V PA I em 2040 pelo novo caça (12 a 16 unidades).

Este novo caça leve, ficaria encarregue das missões mais básicas, como policiamento aéreo.

A minha questão é, sendo geração 5-, contará com baía interna de armas? É que se não for o caso, algo como o F-16V com a entrada do F-16 DSI (redução do RCS) e thrust vectoring do F-16 Vista, e temos máquina.
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2510 em: Fevereiro 25, 2021, 12:26:45 pm »
Vejamos. F19 e F23? A14 para apoio cerrado :mrgreen: :mrgreen:







Cumprimentos

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Vitor Santos

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2511 em: Fevereiro 25, 2021, 02:06:10 pm »
Toda essa ladainha da USAF ter finalmente admitido que o F-35 não é aquilo que estava à espera, era apenas para dizer que, realmente o que eles queriam era isso:

« Última modificação: Fevereiro 25, 2021, 02:21:01 pm por Vitor Santos »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2512 em: Fevereiro 25, 2021, 02:27:31 pm »
Toda essa ladainha da USAF ter finalmente admitido que o F-35 não é aquilo que estava à espera, era apenas para dizer que, realmente o que eles queriam era isso:


Ok, então diz item a item o que o Gripen tem de superior em relação ao F-16 Block 70/72.

Eu posso começar:

-  software de arquitetura aberta.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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tenente

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2513 em: Fevereiro 25, 2021, 02:30:22 pm »
Toda essa ladainha da USAF ter finalmente admitido que o F-35 não é aquilo que estava à espera, era apenas para dizer que, realmente o que eles queriam era isso:


Ok, então diz item a item o que o Gripen tem de superior em relação ao F-16 Block 70/72.

Eu posso começar:

-  software de arquitetura aberta.

 :rir: :rir: :rir: :rir: :rir:
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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NVF

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2514 em: Fevereiro 25, 2021, 02:34:36 pm »
O chefe da USAF disse “clean sheet” e não “clean shit”.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2515 em: Fevereiro 25, 2021, 02:42:02 pm »
Vejamos. F19 e F23? A14 para apoio cerrado :mrgreen: :mrgreen:







Cumprimentos


Para mim encomendavam-se 20 F-15EX para superioridade aérea, ataque stand-off e missões anti-navio, e transformavam-se os PA I e PA II sobreviventes em A-16 para CAS. :mrgreen:



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Vitor Santos

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2516 em: Fevereiro 25, 2021, 02:45:11 pm »
O chefe da USAF disse “clean sheet” e não “clean shit”.  :mrgreen:

Ok, ok!

Qualquer pretensão de debater o Gripen E nesse tópico é o mesmo que um membro do Hells Angels Motorcycle Club adentrar o clube dos Bandidos Motorcycle Club (MC) para tentar convertê-los.

Alguém vai terminar sem a cabeça e (como diz aí em Portugal) os "tomates".
 

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NVF

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2517 em: Fevereiro 25, 2021, 02:46:57 pm »
Oh Vítor, é verdade que a FAB quer substituir os H225 por NH-90?
Talent de ne rien faire
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2518 em: Fevereiro 25, 2021, 02:52:03 pm »
Lá vem o marketing outra vez. É impressionante como à mínima notícia negativa que surja sobre outra aeronave, aparece logo a "brigada do Gripen" a querer impingir o seu avião aos outros.
 

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Vitor Santos

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2519 em: Fevereiro 25, 2021, 03:00:00 pm »
Oh Vítor, é verdade que a FAB quer substituir os H225 por NH-90?

Não disponho de tal informação, no entanto posso afirmar que o custo operacional dos H225 é alvo constante de reclamação não somente da FAB, também dos dois outros Ramos (EB e MB).

Acredito que se houver nos próximos anos novas aquisições de helicópteros para à FAB, essa deverá ser de helicópteros leves (talvez o EC 135) ou mais UH-60 Black Hawk. 
« Última modificação: Fevereiro 25, 2021, 03:07:56 pm por Vitor Santos »