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Substituiçao dos F-16's

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Vicente de Lisboa

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1215 em: Abril 12, 2017, 03:22:02 pm »
Há 4 anos que não fazia login mas esta noticia lá me forçou a mão: não percebo puto do artigo do DN.

Citar
"O consórcio de países europeus que utilizam aviões F-16 decidiu adquirir caças de quinta geração. Mas Portugal, que integra esse grupo, discorda da medida por a considerar "onerosa [e] prematura face ao potencial de exploração ainda existente", defendendo uma solução que custa "um décimo da substituição da aeronave".

Ok. Sendo Portugal parte deste consórcio, vai seguir a decisão? Presume-se que, se as coisas são discutidas e decididas entre todos, há pelo menos uma expectativa de agirmos em conjunto, não? Nem que seja porque os custo/caça de modernização será bem diferente conforme sejam os 5 países a fazê-lo ou só nós. E nos outros 4 não houve mais ninguém que preferisse a modernização? E, já agora, quem é que fez o relatório que foi entregue ao parlamento? Foi a FA?

Os outros vão todos avançar para a substituição, mas os deles são mais velhos.

Ok, obrigado. Mas então para que é que fazemos parte do dito consórcio, se depois não alinhamos com os restantes nem, pelo que se percebe, temos exactamente o mesmo avião? Enfim, também já não interessa porque vamos passar a ter aviões diferentes. Um dia. Quando os 4 conseguirem encontrar algo da 5.ª Geração para comprar.
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1216 em: Abril 12, 2017, 03:37:26 pm »
Uma vantagem de irmos para uma versão F-16V, ou em alternativa o Grippen, é que temos a certeza de conseguir pagar os custos de operar o avião :-[. Só é pena precisar de carregar uma pod para ter acesso ao FLIR mas não se pode ter tudo.
O F16E tem o FLIR integrado. Deve ser é mais umas milenas...   ;)



Saudações
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Alvalade

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1217 em: Abril 12, 2017, 03:48:36 pm »
Há 4 anos que não fazia login mas esta noticia lá me forçou a mão: não percebo puto do artigo do DN.

Citar
"O consórcio de países europeus que utilizam aviões F-16 decidiu adquirir caças de quinta geração. Mas Portugal, que integra esse grupo, discorda da medida por a considerar "onerosa [e] prematura face ao potencial de exploração ainda existente", defendendo uma solução que custa "um décimo da substituição da aeronave".

Ok. Sendo Portugal parte deste consórcio, vai seguir a decisão? Presume-se que, se as coisas são discutidas e decididas entre todos, há pelo menos uma expectativa de agirmos em conjunto, não? Nem que seja porque os custo/caça de modernização será bem diferente conforme sejam os 5 países a fazê-lo ou só nós. E nos outros 4 não houve mais ninguém que preferisse a modernização? E, já agora, quem é que fez o relatório que foi entregue ao parlamento? Foi a FA?

Os outros vão todos avançar para a substituição, mas os deles são mais velhos.

Ok, obrigado. Mas então para que é que fazemos parte do dito consórcio, se depois não alinhamos com os restantes nem, pelo que se percebe, temos exactamente o mesmo avião? Enfim, também já não interessa porque vamos passar a ter aviões diferentes. Um dia. Quando os 4 conseguirem encontrar algo da 5.ª Geração para comprar.

A EPAF foi só uma maneira que se arranjou de partilhar os custos dos constantes upgrades, além disso nada garante que os outros 4 países vão escolher a mesma aeronave.
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1218 em: Abril 12, 2017, 05:35:42 pm »
Exacto, a EPAF é o conjunto de países que operam o F-16 MLU, que inclui treino (exercícios FWIT) e upgrades à aeronave. O que me parece é que a maior parte dos países que constituem a EPAF disseram que não querem continuar com os upgrades ao F-16, e Portugal não concorda, preferia que os upgrades continuassem.

Como o Alvalade muito bem disse, o substituto do F-16, em cada pais, a cada um diz respeito, não há nenhuma obrigatoriedade de se escolher o mesmo avião dos outros, até porque a Holanda e a Noruega já escolheram o F-35, a Bélgica e a Dinamarca acho que ainda não escolheram. A única maneira de todos os países irem para o mesmo avião seria um único concurso que representasse os 5 países, o que não aconteceu, cada pais tem as suas necessidades especificas e características de avião que pretende, uma de Portugal é de certeza o preço.
 

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AtInf

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1219 em: Abril 12, 2017, 09:29:15 pm »
Até a USAF vai manter os F16 até 2048! Por este andar já devem ter começado a perceber que o F35 os vai levar à bancarrota e só vai servir para dar trabalho a limpar o pó.

The U.S. Air Force authorized extending the service life of the Lockheed Martin (NYSE: LMT) F-16's designed service life to 12,000 Equivalent Flight Hours — far beyond the aircraft's original design service life of 8,000 hours.

Following F-16 Service Life Extension Program (SLEP) structural modifications, the U.S. Air Force could safely operate Block 40-52 aircraft to 2048 and beyond. The Air Force and Lockheed Martin also reduced projected service life costs for the Block 40-52 fleet, paving the way for safe, cost-effective F-16 flight operations decades into the future.

"This accomplishment is the result of more than seven years of test, development, design, analysis and partnership between the U.S. Air Force and Lockheed Martin," said Susan Ouzts, vice president of Lockheed Martin's F-16 program. "Combined with F-16 avionics modernization programs like the F-16V, SLEP modifications demonstrate that the Fighting Falcon remains a highly capable and affordable 4th Generation option for the U.S. Air Force and international F-16 customers."

Validation of the extended flight hour limit directly supports the SLEP goal of extending the service life of up to 300 F-16C/D Block 40-52 aircraft. SLEP and related avionics upgrades to the Air Force's F-16C/D fleet can safely and effectively augment the current fighter force structure as U.S. and allied combat air fleets recapitalize with F-35 Lightning IIs.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1220 em: Abril 12, 2017, 10:26:28 pm »
Exacto, a EPAF é o conjunto de países que operam o F-16 MLU, que inclui treino (exercícios FWIT) e upgrades à aeronave. O que me parece é que a maior parte dos países que constituem a EPAF disseram que não querem continuar com os upgrades ao F-16, e Portugal não concorda, preferia que os upgrades continuassem.

Como o Alvalade muito bem disse, o substituto do F-16, em cada pais, a cada um diz respeito, não há nenhuma obrigatoriedade de se escolher o mesmo avião dos outros, até porque a Holanda e a Noruega já escolheram o F-35, a Bélgica e a Dinamarca acho que ainda não escolheram. A única maneira de todos os países irem para o mesmo avião seria um único concurso que representasse os 5 países, o que não aconteceu, cada pais tem as suas necessidades especificas e características de avião que pretende, uma de Portugal é de certeza o preço.

A Dinamarca também já fez o concurso em que ganhou o F-35, mas a Boeing apresentou um protesto pelos moldes em que o concurso foi realizado e a Bélgica lançou recentemente o seu concurso para substituição do F-16. está aqui um link para o caderno do programa para quem tiver curiosidade e paciência: http://www.vandeput.fgov.be/sites/default/files/articles/Request%20for%20Government%20Proposal_0.pdf
 

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Crypter

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1221 em: Abril 12, 2017, 10:39:39 pm »
500 milhões dá quantos F-18's??
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1222 em: Abril 12, 2017, 10:45:43 pm »
Até a USAF vai manter os F16 até 2048! Por este andar já devem ter começado a perceber que o F35 os vai levar à bancarrota e só vai servir para dar trabalho a limpar o pó.

The U.S. Air Force authorized extending the service life of the Lockheed Martin (NYSE: LMT) F-16's designed service life to 12,000 Equivalent Flight Hours — far beyond the aircraft's original design service life of 8,000 hours.

Following F-16 Service Life Extension Program (SLEP) structural modifications, the U.S. Air Force could safely operate Block 40-52 aircraft to 2048 and beyond. The Air Force and Lockheed Martin also reduced projected service life costs for the Block 40-52 fleet, paving the way for safe, cost-effective F-16 flight operations decades into the future.



"This accomplishment is the result of more than seven years of test, development, design, analysis and partnership between the U.S. Air Force and Lockheed Martin," said Susan Ouzts, vice president of Lockheed Martin's F-16 program. "Combined with F-16 avionics modernization programs like the F-16V, SLEP modifications demonstrate that the Fighting Falcon remains a highly capable and affordable 4th Generation option for the U.S. Air Force and international F-16 customers."

Validation of the extended flight hour limit directly supports the SLEP goal of extending the service life of up to 300 F-16C/D Block 40-52 aircraft. SLEP and related avionics upgrades to the Air Force's F-16C/D fleet can safely and effectively augment the current fighter force structure as U.S. and allied combat air fleets recapitalize with F-35 Lightning IIs.

Assim se vê como a FAP tem estado atenta e a trabalhar bem. ;) O SLEP irá adereçar as preocupações com a célula e a sua vida útil, estendendo-a por mais 4 mil horas de voo.

Já agora, um link para essa notícia: https://www.flightglobal.com/news/articles/air-force-authorises-extended-life-for-f-16-436186/

Resta acrescentar que com a versão V, entre outras coisas, o F-16 passará a poder empregar o AIM-120D Amraam, a bomba de 250lbs GBU-39 SDB, o Harpoon/SLAM, além de praticamente todo o arsenal neste momento à disposição da USAF. O radar será o Northrop Grumman AESA AN/APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR), terá provisões para o uso de CFT's e o pod avançado de designação de alvos Sniper (útil também como sistema IRST em combate ar-ar).

http://foxtrotalpha.jalopnik.com/first-f-16v-flies-but-its-new-features-wont-show-up-on-1737987465
« Última modificação: Abril 12, 2017, 10:57:19 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1223 em: Abril 13, 2017, 09:13:43 am »
500 milhões dá quantos F-18's??

No wikipedia estão praticamente a 100 milhões cada um, por isso daria para 5 ;D.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1224 em: Abril 13, 2017, 10:21:13 am »
1 questão, mesmo afirmando a FAP que opta por melhorar os f-16 para operarem até 2040 e que depois pretende adquirir caças de 5ª Geração, não se exclui a hipótese de que estão a ponderar adquirir f-35 em 2ª mão que sejam despachados por países que estão agora a adquiri-los novos, certo? Nada garante que vão ser comprados novos até 2040? Até porque nessa altura já se prevê que estejam disponíveis os aviões de 6ª geração......
« Última modificação: Abril 13, 2017, 10:23:00 am por Viajante »
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1225 em: Abril 13, 2017, 11:23:08 am »
500 milhões dá quantos F-18's??

No wikipedia estão praticamente a 100 milhões cada um, por isso daria para 5 ;D.

Novos ronda os 90 milhões.. Mas se já não comprámos células novas nos F-16, penso que conseguiriamos o mesmo tipo de negócio nos F-18.. Aliás, a própria USAF ainda usou o argumento de abandonar o F-35 devido ao custo (sei que foi pressão para o fabricante) para voltar a apostar no F/A-18..

Seja como for, na minha perspectiva, se as nossas células suportarem o mais recente upgrade para Viper também não deixa de ser uma opção válida :)
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1226 em: Abril 13, 2017, 04:07:32 pm »
500 milhões dá quantos F-18's??

No wikipedia estão praticamente a 100 milhões cada um, por isso daria para 5 ;D.

Novos ronda os 90 milhões.. Mas se já não comprámos células novas nos F-16, penso que conseguiriamos o mesmo tipo de negócio nos F-18.. Aliás, a própria USAF ainda usou o argumento de abandonar o F-35 devido ao custo (sei que foi pressão para o fabricante) para voltar a apostar no F/A-18..

Seja como for, na minha perspectiva, se as nossas células suportarem o mais recente upgrade para Viper também não deixa de ser uma opção válida :)

A USAF ou a USNavy?
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1227 em: Abril 13, 2017, 04:56:31 pm »
1 questão, mesmo afirmando a FAP que opta por melhorar os f-16 para operarem até 2040 e que depois pretende adquirir caças de 5ª Geração, não se exclui a hipótese de que estão a ponderar adquirir f-35 em 2ª mão que sejam despachados por países que estão agora a adquiri-los novos, certo? Nada garante que vão ser comprados novos até 2040? Até porque nessa altura já se prevê que estejam disponíveis os aviões de 6ª geração......

Acho que tudo isso que perguntou está neste momento no domínio da futurologia. A FAP, com este passo, disse na prática que para já não pretenderá saltar de cabeça para um caça de 5ª geração porque ainda são sistemas de armas efectivamente por testar, e porque o esforço orçamental para adquirir um número razoável de aparelhos é a curto/médio prazo incomportável, optando antes por modernizar uma plataforma de 4ª geração que já conhece há mais de 20 anos e passar a ter praticamente um caça de geração 4.5, com interoperabilidade comprovada com aeronaves de 5ª geração.

Com a escolha do F-35 pela Holanda, Noruega e Dinamarca, muito provavelmente a Bélgica seguir-lhes-á os passos e mais tarde surgirá decerto uma espécie de EPAF 2.0. Até 2040 muita água irá correr por debaixo da ponte, tudo é possível, mas para já, e ao que tudo indica, vamos para o F-16V.  ;)


Só tenho pena que a Lockheed Martin com o F-16V não tenha ido mais longe na modernização e, por exemplo, ressuscitado o projecto Agile Falcon e que os japoneses aproveitaram para o seu F-2A/B.
Citar
Impression of a proposed version, the Agile Falcon. This larger version of the F-16 never got into production. Features of this variant were integrated into the block 40 aircraft. The Japanese took over the concept for their F-2. This is slighty larger, with 4 underwing hardpoints, just like the proposed Agile Falcon. (GD impression)



« Última modificação: Abril 13, 2017, 06:22:26 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1228 em: Abril 13, 2017, 04:58:00 pm »

A USAF ou a USNavy?

US Navy ;) ! Good Call

 

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nelson38899

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1229 em: Abril 13, 2017, 10:40:53 pm »
Continuo achar que a melhor escolha seria o Gripen:

-Por ser similar ao F16

- por ser uma plataforma nova

- e ainda com muita capacidade de evolução.

Mas pronto lá vamos nós de f86 até o limite
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva