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Substituiçao dos F-16's

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Major Alvega

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1200 em: Março 25, 2017, 05:23:36 pm »
O Presidente da Republica defendeu ontem, durante uma vista á Força Aérea, a necessidade de se planear com antecedência a substituição das aeronaves F-16 em fim de ciclo de vida.

 Não sei se o Sr. Presidente sabe mas nem para modernizar os cockpit dos vetustos C-130H existe verba ou para comprar helicópteros decentes e adequados ao uso militar. Vão comprar helis não por serem os mais apropriados mas por serem os mais baratos. E mesmo assim só 5, quando pelo menos seriam necessários entre 12 e 16 bi-turbinas. Quanto mais para adquirir caças actualizados.

Por aquilo que constatamos actualmente, a substituição dos 30 F-16 será para aí em 2038 por meia dúzia de Typhoon's Tranch 1 ou Gripen's C (doados claro, e quando forem abatidos pelas outras forças aéreas) .
« Última modificação: Março 25, 2017, 06:31:14 pm por Major Alvega »
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1201 em: Março 25, 2017, 06:57:07 pm »
De certeza que o sr presidente tem melhor acesso a informação que muitos aqui no fórum.

Só não há dinheiro para o que não interessa. Para safar bancos há.
 

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typhonman

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1202 em: Março 25, 2017, 11:01:42 pm »
Eu penso que voltaremos a 2 tipos de caças:


Uns 10 a 12 F-35A e F-16C Block 52++ Modernizados com AESA. (vindos do Arizona)...


Cumprimentos
 

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Viajante

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1203 em: Abril 12, 2017, 04:52:49 am »
Parece que já é público, que o substituto do F-16 é..... o F-16 V, que permite estender a vida dos F-16 até 2040. Com isto, gasta-se apenas 500 milhões de euros em vez de 5.000 milhões  (16,6 milhões por cada um) e empurra-se o problema para a frente!!

http://www.dn.pt/portugal/interior/modernizar-f-16-custa-dez-vezes-menos-que-comprar-novos-cacas-6215894.html
 

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tenente

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1204 em: Abril 12, 2017, 05:24:32 am »
Parece que já é público, que o substituto do F-16 é..... o F-16 V, que permite estender a vida dos F-16 até 2040. Com isto, gasta-se apenas 500 milhões de euros em vez de 5.000 milhões  (16,6 milhões por cada um) e empurra-se o problema para a frente!!

http://www.dn.pt/portugal/interior/modernizar-f-16-custa-dez-vezes-menos-que-comprar-novos-cacas-6215894.html

a barriga serve para quê ?????????? ;)
Mais do mesmo............ ontem estive junto a um C na plataforma militar em LIS, e não gostei nada do que vi, o acft está mesmo a precisar de reforma !!!!!
Claro que fotos, opatas !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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sivispacem

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1205 em: Abril 12, 2017, 10:17:37 am »
Parece que já é público, que o substituto do F-16 é..... o F-16 V, que permite estender a vida dos F-16 até 2040. Com isto, gasta-se apenas 500 milhões de euros em vez de 5.000 milhões  (16,6 milhões por cada um) e empurra-se o problema para a frente!!

http://www.dn.pt/portugal/interior/modernizar-f-16-custa-dez-vezes-menos-que-comprar-novos-cacas-6215894.html

Já se esqueceram do que foi a utilização do F-86?!?!?!  :N-icon-Axe:
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1206 em: Abril 12, 2017, 11:00:08 am »
Mas existiam dúvidas (vinha-o dizendo ao tempo, qual F35 qual carapuça...  ;D ) ? Quanto ao C130, consta que o Kc390 ganha força...  :G-sig:





Saudações

« Última modificação: Abril 12, 2017, 11:01:44 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1207 em: Abril 12, 2017, 11:58:27 am »
Parece que já é público, que o substituto do F-16 é..... o F-16 V, que permite estender a vida dos F-16 até 2040. Com isto, gasta-se apenas 500 milhões de euros em vez de 5.000 milhões  (16,6 milhões por cada um) e empurra-se o problema para a frente!!

http://www.dn.pt/portugal/interior/modernizar-f-16-custa-dez-vezes-menos-que-comprar-novos-cacas-6215894.html

Já se esqueceram do que foi a utilização do F-86?!?!?!  :N-icon-Axe:

É uma situação completamente diferente. Por muito que o artigo do DN fale sobretudo numa intervenção a nível de radar, sensores, computador central e aviónicos, a possível modernização dos 30 aparelhos para a versão V acarretará obrigatoriamente uma revisão estrutural da aeronave, sobretudo nas aeronaves provenientes do programa PAII. Não vale a pena estar a modernizá-la internamente se a célula não aguentar até 2040 como refere a peça do Manuel Carlos Freire. A concretizar-se esta opção ela é sensata e lógica pois dará tempo ao futuro caça da FAP para amadurecer e dar provas antes do passo, oneroso decerto, de o escolher. Podem os congéneres da EPAF escolher prosseguir para outras aeronaves, mas ficaríamos também em boa companhia com gregos e polacos ao que tudo indica.

E para tesos que não podem pagar mais para já, o F-16V ainda será um caça credível e com credenciais.  ;)

F-16V





http://www.lockheedmartin.com/us/news/features/2016/Meet-the-F-16V.html


Mas existiam dúvidas (vinha-o dizendo ao tempo, qual F35 qual carapuça...  ;D ) ? Quanto ao C130, consta que o Kc390 ganha força...  :G-sig:





Saudações

A ser dado o passo até 2020 de optar pelo F-16V, é o mais racional de todas as opções disponíveis. A contínua actualização das Tapes MLU está prestes a terminar à medida que Estados Unidos e operadores europeus do Fighting Falcon se preparam para seguir em frente com o F-35, e o Viper será a derradeira configuração disponível para quem opere F-16 dos Blocos 15 a 52.

Quanto à questão do C, que é para outro tópico ou o Lightning qualquer dia chateia-se comigo ;D, pese embora se continue a mencionar a urgência da modernização dos Hércules, e isso esteja inscrito na LPM, a verdade é que cada vez mais vozes a nível político e no interior da FAP se mostram a favor de uma escolha célere pelo KC-390. Errada, a meu ver, porém de facto é necessário rapidamente fazer qualquer coisa.
« Última modificação: Abril 12, 2017, 12:07:52 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1208 em: Abril 12, 2017, 01:22:27 pm »
Quanto à questão do C, que é para outro tópico ou o Lightning qualquer dia chateia-se comigo ;D,

Mas temos andado chateados? Não é nenhuma perseguição :G-beer2:. Eu também não posso criticar os outros nesse campo, pois já troquei assuntos do LPD com o reabastecedor ;D.

Citar
pese embora se continue a mencionar a urgência da modernização dos Hércules, e isso esteja inscrito na LPM, a verdade é que cada vez mais vozes a nível político e no interior da FAP se mostram a favor de uma escolha célere pelo KC-390. Errada, a meu ver, porém de facto é necessário rapidamente fazer qualquer coisa.

Amigo Charlie Jaguar, esse assunto não é neste tópico ;D.
Acho curioso é nesse tópico do C-130 vamos de cabeça, tronco e membros para um protótipo, e na troca do F-16 é devagar, devagarinho...
 
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sivispacem

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1209 em: Abril 12, 2017, 01:45:25 pm »
É uma situação completamente diferente. Por muito que o artigo do DN fale sobretudo numa intervenção a nível de radar, sensores, computador central e aviónicos, a possível modernização dos 30 aparelhos para a versão V acarretará obrigatoriamente uma revisão estrutural da aeronave, sobretudo nas aeronaves provenientes do programa PAII. Não vale a pena estar a modernizá-la internamente se a célula não aguentar até 2040 como refere a peça do Manuel Carlos Freire. A concretizar-se esta opção ela é sensata e lógica pois dará tempo ao futuro caça da FAP para amadurecer e dar provas antes do passo, oneroso decerto, de o escolher. Podem os congéneres da EPAF escolher prosseguir para outras aeronaves, mas ficaríamos também em boa companhia com gregos e polacos ao que tudo indica.

E para tesos que não podem pagar mais para já, o F-16V ainda será um caça credível e com credenciais.  ;)

Mas existiam dúvidas (vinha-o dizendo ao tempo, qual F35 qual carapuça...  ;D ) ? Quanto ao C130, consta que o Kc390 ganha força...  :G-sig:

Saudações

A ser dado o passo até 2020 de optar pelo F-16V, é o mais racional de todas as opções disponíveis. A contínua actualização das Tapes MLU está prestes a terminar à medida que Estados Unidos e operadores europeus do Fighting Falcon se preparam para seguir em frente com o F-35, e o Viper será a derradeira configuração disponível para quem opere F-16 dos Blocos 15 a 52.

Quanto à questão do C, que é para outro tópico ou o Lightning qualquer dia chateia-se comigo ;D, pese embora se continue a mencionar a urgência da modernização dos Hércules, e isso esteja inscrito na LPM, a verdade é que cada vez mais vozes a nível político e no interior da FAP se mostram a favor de uma escolha célere pelo KC-390. Errada, a meu ver, porém de facto é necessário rapidamente fazer qualquer coisa.
[/quote]

COncordo com o que dizem, embora as vossas respostas estejam imbuídas da lógica da opção pelo F-35.  Quando ainda haveria a opção do Gripen NG...

Agora estou de acordo que entre um F 35 no mínimo com enormes problemas de toothing (para não dizer mais) e a opção pela F16V, se calhar será esta que para nós fará mais sentido.

Assim haja vida restante das células, mesmo após os inevitáveis trabalho estruturais que deverão ter lugar.

Acrescente-se a aquisição de HARM's, SDB's e o AIMX 9 (conformal tanks penso ser uma utopia) e já ficaríamos muito razoavelmente servidos por mais 15-20 anos....

Cumprimentos a todos
 

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Alvalade

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1210 em: Abril 12, 2017, 01:49:56 pm »
Em relação aos F-16, parece-me ser a opção certa, existe neste momento um buraco no mercado dos caças que eventualmente será preenchido por alguém e parece-me ser uma boa opção pagar para ver. Se é mesmo este o caminho convém ir angariando outros paises europeus para formar uma espécie de EPAF 2.0.

Em relação ao C-390 já dei a minha opinião, parecendo mais que óbvio que o poder político vai enveredar por essa opção a Força Aérea tem que explorar essa situação para colmatar outras deficiências.
« Última modificação: Abril 12, 2017, 01:51:34 pm por Alvalade »
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1211 em: Abril 12, 2017, 01:59:02 pm »
Concordo com o que dizem, embora as vossas respostas estejam imbuídas da lógica da opção pelo F-35.  Quando ainda haveria a opção do Gripen NG...

Talvez a FAP/Governo não achem a substituição do F-16 MLU por Eurofighter/Rafale/Gripen evolução suficiente para valer a pena o investimento (eu até os acho aviões interessantes). Também podemos pensar, que aviões foram substituidos directamente pelos Eurofighters? Acho que em Espanha eles vieram substituir os Mirage F-1, na Itália os F-104 Starfighter, na Alemanha os F-4 Phantom, no RU o Tornado ADV, o Rafale na França substituiu o Mirage F-1, claro que estes são paises grandes que tem pelo menos dois tipos de caças, o que permite substituir um quando o outro ainda vai a meio de vida útil, nós não estamos na mesma situação, só temos um tipo de caça. Pelo que diz o jornal parece que só equacionam a substituição do F-16 por um avião de 5ª geração, esperemos que em 2040 os F-35 estejam mais baratos ;D.

Citar
Assim haja vida restante das células, mesmo após os inevitáveis trabalho estruturais que deverão ter lugar.

Acrescente-se a aquisição de HARM's, SDB's e o AIMX 9 (conformal tanks penso ser uma utopia) e já ficaríamos muito razoavelmente servidos por mais 15-20 anos....

Os nosso F-16 não podem levar CFTs, nem sei se é possivel fazer essa alteração estrutural e no sistema de combustivel, se isso nem foi feito no programa MLU (com EUA, Holanda, Noruega, etc), vamos fazer sozinhos???
« Última modificação: Abril 12, 2017, 02:04:14 pm por Lightning »
 

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Vicente de Lisboa

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1212 em: Abril 12, 2017, 02:38:00 pm »
Há 4 anos que não fazia login mas esta noticia lá me forçou a mão: não percebo puto do artigo do DN.

Citar
"O consórcio de países europeus que utilizam aviões F-16 decidiu adquirir caças de quinta geração. Mas Portugal, que integra esse grupo, discorda da medida por a considerar "onerosa [e] prematura face ao potencial de exploração ainda existente", defendendo uma solução que custa "um décimo da substituição da aeronave".

Ok. Sendo Portugal parte deste consórcio, vai seguir a decisão? Presume-se que, se as coisas são discutidas e decididas entre todos, há pelo menos uma expectativa de agirmos em conjunto, não? Nem que seja porque os custo/caça de modernização será bem diferente conforme sejam os 5 países a fazê-lo ou só nós. E nos outros 4 não houve mais ninguém que preferisse a modernização? E, já agora, quem é que fez o relatório que foi entregue ao parlamento? Foi a FA?

 

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Alvalade

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1213 em: Abril 12, 2017, 02:43:34 pm »
Há 4 anos que não fazia login mas esta noticia lá me forçou a mão: não percebo puto do artigo do DN.

Citar
"O consórcio de países europeus que utilizam aviões F-16 decidiu adquirir caças de quinta geração. Mas Portugal, que integra esse grupo, discorda da medida por a considerar "onerosa [e] prematura face ao potencial de exploração ainda existente", defendendo uma solução que custa "um décimo da substituição da aeronave".

Ok. Sendo Portugal parte deste consórcio, vai seguir a decisão? Presume-se que, se as coisas são discutidas e decididas entre todos, há pelo menos uma expectativa de agirmos em conjunto, não? Nem que seja porque os custo/caça de modernização será bem diferente conforme sejam os 5 países a fazê-lo ou só nós. E nos outros 4 não houve mais ninguém que preferisse a modernização? E, já agora, quem é que fez o relatório que foi entregue ao parlamento? Foi a FA?

Os outros vão todos avançar para a substituição, mas os deles são mais velhos.
 

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perdadetempo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1214 em: Abril 12, 2017, 02:51:56 pm »
Uma vantagem de irmos para uma versão F-16V, ou em alternativa o Grippen, é que temos a certeza de conseguir pagar os custos de operar o avião :-[. Só é pena precisar de carregar uma pod para ter acesso ao FLIR mas não se pode ter tudo.

Como a Bélgica vai fazer um concurso de substituição dos F-16 sem vencedor antecipado ( que era o desejo da Força Aérea Belga), sempre poderemos tirar ilações sobre qual o melhor avião para as necessidades de um país pequeno e avesso a grandes gastos.

Em relação ao Kc-390 pelo vistos só nos resta rezar aos santinhos que a Embraer ainda tenha os seus projectos coordenados por engenheiros aeronáuticos em vez de especialistas em Lobbying como na Lockheed ou "Gestores" nomeados pelos governos como na Airbus.

Embora não seja a primeira vez que aconteçam por cá casos de certezas que passam a impossibilidades com uma simples mudança de governo ou chefias...

Cumprimentos,