Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 737509 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5583
  • Recebeu: 5568 vez(es)
  • Enviou: 3674 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1170 em: Novembro 17, 2016, 01:18:25 pm »
Tudo pode mudar... Basta oferecer umas concessões para resorts e campos de golf ao Trump e temos F-35 a custo zero  ;D

É preciso ver qual será o rumo que Donald Trump dará à sua política externa depois das declarações polémicas face aos aliados da NATO, e à existência da própria Aliança Atlântica, que proferiu durante a campanha, e perceber se eram atoardas ou promessas para levar a sério. Se for o Presidente Trump, poderemos vir a ter de reformular muita coisa na Europa e a tratar (finalmente!) um pouco melhor da nossa Defesa colectiva e parar de desinvestir nas Forças Armadas e de segurança nesta loucura austeritária que varreu todo o Continente desde a crise do subprime de 2008.

Se for o Empresário Trump, talvez venhamos a assistir à reabertura da linha de montagem dos F-22 Raptor, por exemplo, talvez até mesmo à venda destes aparelhos a aliados de mão dos norte-americanos como o Japão e Austrália, e então a maiores facilidades na aquisição de equipamentos como o F-35, F-15SE, F-16, Super Hornet, etc. Contudo, e sem me querer armar em velho do Restelo ou algo assim parecido, por vezes dá toda a sensação de estarmos a caminhar a passos largos para um conflito generalizado e de mais larga escala, e aí Portugal, até com a responsabilidade inerente de ter sido membro fundador da NATO, terá de participar activamente nesse esforço conjunto e não ficar sossegado aqui a um canto como rectaguarda.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Cabeça de Martelo

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1171 em: Novembro 18, 2016, 09:32:39 am »
Tudo pode mudar... Basta oferecer umas concessões para resorts e campos de golf ao Trump e temos F-35 a custo zero  ;D

É preciso ver qual será o rumo que Donald Trump dará à sua política externa depois das declarações polémicas face aos aliados da NATO, e à existência da própria Aliança Atlântica, que proferiu durante a campanha, e perceber se eram atoardas ou promessas para levar a sério. Se for o Presidente Trump, poderemos vir a ter de reformular muita coisa na Europa e a tratar (finalmente!) um pouco melhor da nossa Defesa colectiva e parar de desinvestir nas Forças Armadas e de segurança nesta loucura austeritária que varreu todo o Continente desde a crise do subprime de 2008.

Se for o Empresário Trump, talvez venhamos a assistir à reabertura da linha de montagem dos F-22 Raptor, por exemplo, talvez até mesmo à venda destes aparelhos a aliados de mão dos norte-americanos como o Japão e Austrália, e então a maiores facilidades na aquisição de equipamentos como o F-35, F-15SE, F-16, Super Hornet, etc. Contudo, e sem me querer armar em velho do Restelo ou algo assim parecido, por vezes dá toda a sensação de estarmos a caminhar a passos largos para um conflito generalizado e de mais larga escala, e aí Portugal, até com a responsabilidade inerente de ter sido membro fundador da NATO, terá de participar activamente nesse esforço conjunto e não ficar sossegado aqui a um canto como rectaguarda.

Caro amigo charlie,

Concordo na generalidade com o que disse, mas para mim volto a afirmar, o contexto politico nos EUA é neste momento inteiramente de domínio republicano, Presidente, congresso e senado, ou seja, o Trump mesmo sendo o presidente, vai estar sempre "endrominado" pelo seu partido, longe vai o tempo em que os poderes do presidente dos EUA eram quase imperiais, agora, está sempre sujeito á vontade dos congressistas e senadores, e estes muito comprometidos com os lobistas.... e com o Trump não vai ser diferente, por muito que ele possa espernear!!

Por isso, em termos de aquisição de material militar, vamos estar iguais ou melhores, é sabido que os republicanos valorizam mais a resolução de conflitos pela via militar, e ai tem-se assistido a uma inteira cooperação em contexto Nato, se no "reinado" Democrata assistimos ao desbaratar de verbas para o F-35, não é agora que vai haver desinvestimento na área Militar,o que pode beneficiar Portugal na Hora de comprarmos novos aviões de combate para substituir o F-16.
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1172 em: Novembro 20, 2016, 02:05:10 pm »
Para quem "não gosta" do F-35..... poderá ser este o futuro substituto do F-16 MLU na esquadra 301???!!!

Bastante mais barato é......

 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1173 em: Novembro 20, 2016, 07:58:38 pm »
Para quem "não gosta" do F-35..... poderá ser este o futuro substituto do F-16 MLU na esquadra 301???!!!

Bastante mais barato é......

Nao. Quanto muito poderia substituir o alphajet.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5583
  • Recebeu: 5568 vez(es)
  • Enviou: 3674 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1174 em: Novembro 21, 2016, 01:02:18 pm »
Por isso, em termos de aquisição de material militar, vamos estar iguais ou melhores, é sabido que os republicanos valorizam mais a resolução de conflitos pela via militar, e ai tem-se assistido a uma inteira cooperação em contexto Nato, se no "reinado" Democrata assistimos ao desbaratar de verbas para o F-35, não é agora que vai haver desinvestimento na área Militar,o que pode beneficiar Portugal na Hora de comprarmos novos aviões de combate para substituir o F-16.

E por outro lado talvez não; podem perfeitamente terem sido atoardas de campanha as "ameaças" à continuidade da NATO (até porque hoje, mais do que nunca, num mundo em conflito e numa Europa a desmoronar-se, a NATO é uma aliança unificadora, sólida e necessária), e a questão sublinhada por Trump quanto aos aliados terem de pagar mais pela protecção norte-americana se reflectir no preço e disponibilidade de equipamentos militares, por exemplo.

Isto sou só eu a especular, naturalmente, pese embora ecos disso comecem a emanar de certos artigos de opinião no The New York Times e Washington Post. E poderemos ter sim o Presidente Empresário que, to make America great again, invista de facto fortemente na indústria e na exportação mais significativa de equipamentos, incluindo material militar. Obama sai da Casa Branca fechando dois negócios milionários de venda de caças ao Kuwait e Qatar, por isso  aguardemos pelo pós-20 de Janeiro de 2017 para ver onde o sr. Trump nos conduzirá.

Voltando ao tema central do tópico, e sendo eu descaradamente pró-solução Gripen E/F como futuro caça da FAP, recordei-me durante a recente passagem do grupo de batalha do Kuznetsov pela ZEE portuguesa que esta aeronave, tal como o antecessor JAS-39C/D, terá a capacidade de emprego do míssil ar-superfície Saab Bofors RBS-15 Mk.3 e igualmente do futuro Mk.4 de maior alcance. Como já me foi adiantado pessoalmente na Esquadra 301 que para missões ASFAO de carácter marítimo as armas usadas pelos F-16AM/BM seriam o AGM-65 Maverick e a GBU-31 JDAM, a não ser que a opção venha hipoteticamente a recair no F-16V com possibilidade de utilização do AGM-84 Harpoon, vejo o Gripen E/F com cada vez mais trunfos na manga, incluindo o RBS-15 que já possui, e terá ainda, maior alcance e letalidade que o JSM/NSM do F-35. Food for thought.  ;)



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1175 em: Novembro 21, 2016, 01:23:08 pm »
[Como já me foi adiantado pessoalmente na Esquadra 301 que para missões ASFAO de carácter marítimo as armas usadas pelos F-16AM/BM seriam o AGM-65 Maverick

Não foi aqui que alguém disse que os nossos MLU não conseguem utilizar o Maverick?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10047 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1176 em: Novembro 21, 2016, 02:25:49 pm »
Voltando ao tema central do tópico, e sendo eu descaradamente pró-solução Gripen E/F como futuro caça da FAP, recordei-me durante a recente passagem do grupo de batalha do Kuznetsov pela ZEE portuguesa que esta aeronave, tal como o antecessor JAS-39C/D, terá a capacidade de emprego do míssil ar-superfície Saab Bofors RBS-15 Mk.3 e igualmente do futuro Mk.4 de maior alcance. Como já me foi adiantado pessoalmente na Esquadra 301 que para missões ASFAO de carácter marítimo as armas usadas pelos F-16AM/BM seriam o AGM-65 Maverick e a GBU-31 JDAM, a não ser que a opção venha hipoteticamente a recair no F-16V com possibilidade de utilização do AGM-84 Harpoon, vejo o Gripen E/F com cada vez mais trunfos na manga, incluindo o RBS-15 que já possui, e terá ainda, maior alcance e letalidade que o JSM/NSM do F-35. Food for thought.  ;)

CG -- se não estou em erro, o Harpoon pode perfeitamente ser integrado nos nossos F-16. Taiwan integrou o Harpoon nos seus F-16A. É tudo uma questão de pilim.


Harpoon testado num F-16C Block 40
Talent de ne rien faire
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1177 em: Novembro 21, 2016, 03:18:51 pm »
Para quem "não gosta" do F-35..... poderá ser este o futuro substituto do F-16 MLU na esquadra 301???!!!

Bastante mais barato é......

Nao. Quanto muito poderia substituir o alphajet.

Também poderia servir para missões de combate ligeiro em ambientes permissivos (leia-se largar umas bombas ou disparar rockets sobre os DAESH/ISIL que para aí andam), vigilância e reconhecimento, intercepção de avionetas e a acreditar na publicidade a menos de um 1/6 do preço por hora de voo de um F-16. Era bom se a esquadra 301 Jaguares ainda andasse de alphajet mas agora que já se habituaram aos F-16......

Ainda por cima ninguém o comprou até agora.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1178 em: Novembro 21, 2016, 03:25:03 pm »
Não foi aqui que alguém disse que os nossos MLU não conseguem utilizar o Maverick?

Fui eu que disse isso, mas já não faço ideia de onde é que li (ou ouvi ou imaginei) isso e como não consigo arranjar provas, não ligues.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1179 em: Novembro 21, 2016, 03:33:49 pm »
Também poderia servir para missões de combate ligeiro em ambientes permissivos (leia-se largar umas bombas ou disparar rockets sobre os DAESH/ISIL que para aí andam), vigilância e reconhecimento, intercepção de avionetas e a acreditar na publicidade a menos de um 1/6 do preço por hora de voo de um F-16. Era bom se a esquadra 301 Jaguares ainda andasse de alphajet mas agora que já se habituaram aos F-16......

Ainda por cima ninguém o comprou até agora.

Olha que o DAESH já mandou abaixo um F-16 à Jordânia.
Esse avião para intercepção é muito limitado, não tem radar, quer dizer que tem que ser guiado pelos controladores de terra até ter contacto visual com a avioneta, isto é, só faz operações de dia, de noite esquece, ficam na mesma para os F-16.
« Última modificação: Novembro 21, 2016, 03:36:03 pm por Lightning »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5583
  • Recebeu: 5568 vez(es)
  • Enviou: 3674 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1180 em: Novembro 21, 2016, 04:35:55 pm »
Não foi aqui que alguém disse que os nossos MLU não conseguem utilizar o Maverick?

Fui eu que disse isso, mas já não faço ideia de onde é que li (ou ouvi ou imaginei) isso e como não consigo arranjar provas, não ligues.

Podem e usam, tanto a versão B "Scene Mag" como a G guiada por IR. É mais costume vê-los equipados com training rounds, mas a verdade é que usam sim.  ;)

Crédito: Rui Bruno/Força Aérea Portuguesa



F-16B 15120 disparando um AGM-65B durante testes de certificação


Voltando ao tema central do tópico, e sendo eu descaradamente pró-solução Gripen E/F como futuro caça da FAP, recordei-me durante a recente passagem do grupo de batalha do Kuznetsov pela ZEE portuguesa que esta aeronave, tal como o antecessor JAS-39C/D, terá a capacidade de emprego do míssil ar-superfície Saab Bofors RBS-15 Mk.3 e igualmente do futuro Mk.4 de maior alcance. Como já me foi adiantado pessoalmente na Esquadra 301 que para missões ASFAO de carácter marítimo as armas usadas pelos F-16AM/BM seriam o AGM-65 Maverick e a GBU-31 JDAM, a não ser que a opção venha hipoteticamente a recair no F-16V com possibilidade de utilização do AGM-84 Harpoon, vejo o Gripen E/F com cada vez mais trunfos na manga, incluindo o RBS-15 que já possui, e terá ainda, maior alcance e letalidade que o JSM/NSM do F-35. Food for thought.  ;)

CG -- se não estou em erro, o Harpoon pode perfeitamente ser integrado nos nossos F-16. Taiwan integrou o Harpoon nos seus F-16A. É tudo uma questão de pilim.


Harpoon testado num F-16C Block 40

Taiwan, para quem precisamente o F-16V foi idealizado, já utiliza o Harpoon nos seus Block 20, assim como a Coreia do Sul nos KF-16, o Egipto, Turquia, etc. Em Portugal nunca houve intenção de dotar os aparelhos das Esquadras 201 e 301 com essa capacidade pois já se usava o AGM-84 nos P-3P e posteriormente P-3C CUP+, e nas fragatas e submarinos da Armada. Vistas curtas, na minha opinião, dado o facto óbvio de um caça-bombardeiro poder chegar ao alvo mais rapidamente, tal como foi a decisão de não comprar em 1993 o Sea Skua para os Super Lynx, deixando-os apenas com torpedos como única arma, epíteto que os levou a ser apelidados durante muitos anos de "táxis dos Almirantes" até à introdução do canhão (e os ninhos de foguetes e metralhadoras que nunca viram o dia até hoje pelo menos). Mas isso são outros quinhentos, como se costuma dizer.

Um F-16MLU em missão anti-navio com Mavericks e JDAMs, ambos com alcance máximo a rondar os 25Km, só se for para afundar um "Tejo" ou um NPO, vasos de guerra pouco armados e sem qualquer capacidade de defesa antiaérea. O RBS-15F Mk.3, versão actual, tem um alcance na ordem dos 250Km e uma ogiva de 200kg em comparação com uma de 60kg no AGM-65B e uma de 140kg no AGM-65G.

JAS-39D com dois RBS-15F nas estações interiores das asas, e mísseis ar-ar IRIS-T Meteor
« Última modificação: Novembro 22, 2016, 06:13:52 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, perdadetempo

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1181 em: Novembro 22, 2016, 12:07:58 am »
Também poderia servir para missões de combate ligeiro em ambientes permissivos (leia-se largar umas bombas ou disparar rockets sobre os DAESH/ISIL que para aí andam), vigilância e reconhecimento, intercepção de avionetas e a acreditar na publicidade a menos de um 1/6 do preço por hora de voo de um F-16. Era bom se a esquadra 301 Jaguares ainda andasse de alphajet mas agora que já se habituaram aos F-16......

Ainda por cima ninguém o comprou até agora.

Olha que o DAESH já mandou abaixo um F-16 à Jordânia.
Esse avião para intercepção é muito limitado, não tem radar, quer dizer que tem que ser guiado pelos controladores de terra até ter contacto visual com a avioneta, isto é, só faz operações de dia, de noite esquece, ficam na mesma para os F-16.

Segundo a versão oficial o F-16 teve uma avaria e os outros artistas disseram que lhe acertaram com um míssil de infravermelhos. Também é possível que o piloto estivesse com azar ou voasse muito baixo. No caso do  SCORPION o que o avião se propõe fazer é aquilo que o Embraer TUCANO e o Diamond DA-42 MPP fazem mas um bocado mais depressa e a "jacto". Seria um bom avião multirole para uma Força Aérea relativamente inexperiente de um país pequeno e teso controlar as suas fronteiras, como muitos fizeram nas décadas da guerra fria com  os Cessna A-37B Dragonfly.  Se já existe um radar Leonardo Griffo M-346 para o avião do mesmo nome, o SCP-01 Scipio no AMX, ou uma versão do Elta EL/m203 instalada no F-5A,  nada deve impedir de por mais USD$500.000 instalarem um radar pequeno naquele nariz.

Seria preciso que alguém se chegasse à frente mas neste momento os chineses já estão a fornecer versões a bom preço e óptimas condições financeiras dos seus aviões de treino Hongdu  JL-8/K8 e Hongdu L-15 para esses mesmos países, pelo que provavelmente  o Scorpio vai ter o mesmo destino do F-5G da Northrop.

http://defence-blog.com/news/zambia-debuts-new-l-15-advanced-jet-trainers-at-aad-2016-expo.html

Cumprimentos,

PS: Se chegarmos a substituir os F-16 com o que se sabe hoje o Grippen seria a única solução financeiramente viável e são os únicos que os fornecem em leasing e que cumprem as contrapartidas. Se alguém tiver alguma solução para apagar cerca de €50.000.000.000,00 do valor que pagamos anualmente de divida publica até podemos pensar num Rafale ou num Eurofighter.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4297
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1404 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1182 em: Novembro 22, 2016, 12:19:10 am »
Pagamos 50.000 milhões de euros de dívida!?!?!? Não queria antes dizer 8 mil milhões de euros de juros por ano? Porque se refere à dívida, ela aumenta todos os anos e já vai em 225.000 milhões de euros!!!!!
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1183 em: Novembro 22, 2016, 02:35:54 am »
Pagamos 50.000 milhões de euros de dívida!?!?!? Não queria antes dizer 8 mil milhões de euros de juros por ano? Porque se refere à dívida, ela aumenta todos os anos e já vai em 225.000 milhões de euros!!!!!

O valor em que me estava a basear era apenas o valor referente a +/-30/35% duma rubrica que eu tinha visto num quadro do orçamento de estado:

http://www.dgo.pt/politicaorcamental/Paginas/OEpagina.aspx?Ano=2017&TipoOE=Proposta%20de%20Or%C3%A7amento%20do%20Estado&TipoDocumentos=Lei%20/%20Mapas%20Lei%20/%20Relat%C3%B3rio

Estou-me a referir ao mapa II DESPESAS DOS SERVIÇOS INTEGRADOS, POR CLASSIFICAÇÃO ORGÂNICA, ESPECIFICADAS POR CAPÍTULOS.

Na altura o que eu andava à procura foi do 05 Defesa Nacional e de como se dividia o bolo de 1971 milhões de euros mas quando cheguei ao fim do quadro aparecia no TOTAL GERAL: 141 032 071 914 euros. Como achei aquele valor um bocado estranho fui ver com mais atenção e descobri que a maior parcela era 04 Finanças, nomeadamente o capitulo 07 GESTAO DA DIVIDA E DA TESOURARIA PUBLICA no valor de  90 607 142 062 foi daí que eu li (ou tresli).

Na verdade se eu fosse ao mapa IV poderia ter visto o 03.00 JUROS E OUTROS ENCARGOS = 7 543 340 250 euros mas o mais certo era fixar-me no 10.00 PASSIVOS FINANCEIROS=  83 064 000 000.

Concluindo, fora o facto de ter tanta capacidade para fazer um balancete como para realizar uma cirurgia ao tórax, eu referia-me a uma descida de 50000 milhões na nossa divida. Nunca esperei que isso saldasse as contas do País.

Cumprimentos 
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4297
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1404 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1184 em: Novembro 22, 2016, 11:31:34 am »
Não se preocupe com a dívida :)
Ao ritmo que ela cresce, julgo que o estado até para pagar os 8.000 milhões de € de juros anuais, contrata mais dívida, a fazer fé no aumento sem parar desta!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: perdadetempo