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Substituiçao dos F-16's

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ferreira76

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1155 em: Novembro 08, 2016, 03:06:19 pm »
Citação de: ferreira76


Caro amigo, Vamos ter F-35 e ponto!! Acredite nisto que lhe digo, até os podemos ter mais cedo do pensa!!
A Uale também acreditava que ia ter Helicópteros (Aliás, pelo site ainda acreditam)...  :D ;D
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http://www.exercito.pt/sites/UALE/Paginas/Visao_e_Missao.aspx
A Marinha também acreditava que ia ter Lanchas de Fiscalização Costeira feitas em Viana do Castelo...  ::) :P
Citar
http://barcoavista.blogspot.pt/2009/07/lanchas-de-fiscalizacao-costeira.html

E a Força Aérea voa de Alouette III à 53 anos. Aparentemente acredita que em 2018 terá helicópteros novos (por 20 milhões mais IVA segundo o MDN  :o ). Já perdi a conta à quantos anos luta para os ter (a noticia é de 2009 e refere que à pelo menos 10 anos, portanto desde pelo menos 1999, que o filme dura, mas tenho ideia que é bem anterior).  ;D :D
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O chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Luís Araújo, insistiu esta segunda-feira na necessidade de Portugal adquirir novos helicópteros ligeiros para substituir os Alouette III, que já operam há mais de 40 anos.

A compra dos novos helicópteros, para substituir os 18 Alouette III da Força Aérea Portuguesa (FAP) que já têm um total acumulado de «mais de 300 mil horas de voo», «já estava prevista» na actual Lei de Programação Militar mas «não foi concretizada», lamentou o general.

Lembrando que «há 10 anos» que a Força Aérea «luta» pela substituição dos Alouette III, o general disse que «espera» que a compra dos novos helicópteros, para a Força Aérea e o Exército, «seja acordada» e «concretizada» no âmbito de uma eventual revisão da actual Lei de Programação Militar, que termina no final deste ano.

Neste sentido, no âmbito da próxima revisão daquela lei, «quando for feita e o poder político a definir», a Força Aérea e o Exército vão «insistir» na substituição dos Alouette III, garantiu Luís Araújo.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/alouette/forca-aerea-quer-comprar-novos-helicopteros
Teremos F35 na FAP, face a este historial. Bom, mas depressa vejo um Português Astronauta (mesmo assim estavamos em 2013 e em 2016 nada   ;D :D ), mas isto sou só eu...  8) ;)
Citar
Texto de Inês Estrela Amorim • 21/08/2013 - 19:00

Jocelino pode ser o primeiro astronauta português no espaço
Foi um dos quatro vencedores, entre 87 mil participantes, do concurso inglês da marca AXE, o que lhe dá fortes hipóteses de ganhar uma viagem ao espaço

http://p3.publico.pt/actualidade/ciencia/8989/jocelino-pode-ser-o-primeiro-astronauta-portugues-no-espaco



Cumprimentos

P.S. Força Jocelino. Estamos contigo...  :P ;D


Ao que julgo saber, também muitos não acreditavam....


Sabe, é que eu sou um sonhador.... nomeadamente aqueles sonhos que parecem realidade, que nos são transmitidos via labial enquanto se degusta uns camarões Tigres 0-10 grelhados, acompanhados por um excelente vinho rosé(penso que era Mateus) numa marisqueira perto de nós.... Só faltou mesmo ver o dossier...e mais não posso dizer infelizmente!!

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Caro amigo, Vamos ter F-35 e ponto!! Acredite nisto que lhe digo, até os podemos ter mais cedo do pensa!!

Tirando as piadas de mau gosto da minha parte, existe um problema base neste cenário que eu continuo a não descortinar:

Tudo bem que se arranjem 1500 milhões de euros para gastar numa dúzia de F-35, para quem já estoirou mais 7-12000 milhões de euros a safar bancos isso não é nada, são mais uns milhares de milhões de euros na nossa divida publica e provavelmente só as gerações que ainda não nasceram é que virão o fim dessa novela se tiverem sorte.

Não estou é a ver como com o orçamento da Força Aérea se vai conseguir manter os F-35 aviões operacionais e com os pilotos a voar as 150horas de voo por/ano, e cumprir as suas restantes missões. O habitual nestes cenários é sacrificar-se o que se considera não essencial e penso que provavelmente até na Força Aérea existirão muitas divergências sobre o que é não essencial.

A USAF na sua ânsia de receber o F-35, tem congeminado os esquemas mais estapafúrdios para se livrar do A-10, num período em que estes aviões são dos mais solicitados pelas forças terrestres. Nós não temos A-10 mas temos aviões e esquadrões que fazem missões importantes e que provavelmente poderão sofrer a mesma sorte.

PS: Eu não me esqueci dos Jaguares e dos Falcões, parti do principio que seriam os que iriam ficar com os F-35

Cumprimentos


Caro amigo, salvar bancos, e gastar 7-12000000 milhões, é isso mesmo.... está perto, muito perto mesmo de resolver esta situação da substituição dos F-16 pelos F-35.... é só uma questão de semântica!! e trocar de protagonistas!!

Cá estaremos para ver se Deus quiser!!
 

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mafets

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1156 em: Novembro 08, 2016, 04:34:56 pm »
Sonhos à parte (também eu sonho com o P8, Super Lynx, um missil AA de médio/longo alcance, etc,etc, e até dispenso a pinga e os camarões  ;) ), vejamos que depois dos mil milhões dos submarinos e a título de alguns exemplos:

1- 20 Milhões mais Iva para os substitutos do Al III.

2- 20 milhões mais Iva para um novo abastecedor para a frota.

3- 13,33 milhões de euros para os 47 blindados 4x4.

4- 29 milhões para modernizar os C130h.

Resumindo, só a lei de programação militar nos próximos 4 anos prevê gastar 960 milhões. Não estou a ver onde encaixar 1000 a 1500 milhões de euros, tendo em conta o que ainda existe para adquirir e modernizar nos próximos anos. Mas depois existe o tal custo operacional que num orçamento FAP mais que expremido, nem com lupa o vejo...  ::)
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Marinha

Dois novos Navios Patrulha Oceânicos – A Marinha tem atualmente dois, construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Os restantes seis que chegaram a estar encomendados foram cancelados por este Governo em 2012.
Renovação das fragatas classe Vasco da Gama e Bartolomeu Dias – Portugal dispõe de cinco e trata-se dos navios mais poderosos da Armada, que datam da década de 90.
A substituição dos motores dos helicópteros Lynx – São também cinco, que foram adquiridos com as três fragatas da classe Vasco da Gama, de que fazem parte. Desempenham missões de anti-submarina, luta anti-superfície, interdição marítima, combate à pirataria, evacuações médicas, transporte logístico sempre em conjugação com as fragatas.
Exército

Início do processo para substituição da Arma Ligeira – Isto significa a substituição da velha G3 que fez a guerra colonial e que ainda é usada pela tropa portuguesa. Este concurso também já foi aberto e foi por este Governo cancelado.
Viaturas Táticas Ligeiras Blindadas (4×4) – São essenciais para a Brigada de Reação Rápida.
Força Aérea

Renovação da frota dos C-130 – São seis aviões de transporte estratégico. Podem transportar tropas e viaturas, bem como fazer evacuações de emergência com capacidade para 100 pessoas. É a principal prioridade da Força Aérea pois estes aviões já têm restrições para voar no espaço aéreo europeu precisamente por ter sistemas de navegação antigos. A sua substituição por uns aviões novos será feita a médio prazo.
Atualização do software operacional da frota F16 – São os aviões mais mortíferos das Forças Armadas portuguesas. Portugal dispõe de duas esquadras de fabrico norte-americano, que estão ao serviço desde os anos 90, apesar da sua construção ser mais antiga.
EMGFA

Os programas do Estado-Maior General das Forças Armadas são comuns a todos os ramos e dizem respeito a valências como comunicações satélite, capacidade de ciberdefesa, informações militares e apoio sanitário.

http://observador.pt/2015/01/22/armamento-lista-de-compras-de-portugal/

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1157 em: Novembro 08, 2016, 05:13:27 pm »
Caro amigo, salvar bancos, e gastar 7-12000000 milhões, é isso mesmo.... está perto, muito perto mesmo de resolver esta situação da substituição dos F-16 pelos F-35.... é só uma questão de semântica!! e trocar de protagonistas!!

Ora nem mais... para bom entendedor...  :G-beer2:

http://www.tvi24.iol.pt/economia/mario-centeno/ministro-quer-uma-caixa-geral-de-depositos-mais-robusta-e-capitalizada

Engenharia financeira... a versão moderna do ancestral chico-espertismo tuga!

..como injectar uns milhões num banco sem alarde e com a benção de Bruxelas?.. que tal um leasing de.. deixa cá ver... assim completamente ao acaso... hum... algo com asas, estupidamente caro, e talvez desnecessário (HERESIA!)  ... assim de repente não estou a ver nada (deve de ser stealth..desculpem..low observable!) !!!!  ;D
 

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ferreira76

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1158 em: Novembro 08, 2016, 05:30:39 pm »
Caro amigo, salvar bancos, e gastar 7-12000000 milhões, é isso mesmo.... está perto, muito perto mesmo de resolver esta situação da substituição dos F-16 pelos F-35.... é só uma questão de semântica!! e trocar de protagonistas!!

Ora nem mais... para bom entendedor...  :G-beer2:

http://www.tvi24.iol.pt/economia/mario-centeno/ministro-quer-uma-caixa-geral-de-depositos-mais-robusta-e-capitalizada

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..como injectar uns milhões num banco sem alarde e com a benção de Bruxelas?.. que tal um leasing de.. deixa cá ver... assim completamente ao acaso... hum... algo com asas, estupidamente caro, e talvez desnecessário (HERESIA!)  ... assim de repente não estou a ver nada (deve de ser stealth..desculpem..low observable!) !!!!  ;D

Aleluia....Haja alguém que me entenda!!
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1159 em: Novembro 09, 2016, 11:02:08 am »
Trump é presidente, por isso:  :D ;D



Cumprimentos  :P :D

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1160 em: Novembro 09, 2016, 02:59:23 pm »
Já se sabe que o Trump candidato a presidente vai ser completamente diferente do Trump presidente dos EUA. No entanto, é bom lembrar o que ele disse durante a campanha:

Citação de: Zack Beauchamp / Vox
In the interview, the New York Times’s David Sanger asked Trump if he would defend our allies in NATO and East Asia. Trump said he wasn’t sure, that he would only be certain to defend countries that he thought had paid the United States enough money.

"If we are not going to be reasonably reimbursed for the tremendous cost of protecting these massive nations with tremendous wealth … then yes, I would be absolutely prepared to tell those countries, 'Congratulations, you will be defending yourself,'" Trump told Sanger.

This is classic Trumpism. Throughout the campaign, he has repeatedly insisted that American alliances don’t help the United States that much, that America is owed much more from its allies than it receives. As a result, he says, the US needs to back away from its alliance commitments.
Por isso não sei aonde é que foram buscar (nem quero saber) aquela ideia que íamos conseguir F-35 a melhor preço caso o Trump vencesse as eleições.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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perdadetempo

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1161 em: Novembro 09, 2016, 07:13:32 pm »
Caro amigo, salvar bancos, e gastar 7-12000000 milhões, é isso mesmo.... está perto, muito perto mesmo de resolver esta situação da substituição dos F-16 pelos F-35.... é só uma questão de semântica!! e trocar de protagonistas!!

Ora nem mais... para bom entendedor...  :G-beer2:

http://www.tvi24.iol.pt/economia/mario-centeno/ministro-quer-uma-caixa-geral-de-depositos-mais-robusta-e-capitalizada

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..como injectar uns milhões num banco sem alarde e com a benção de Bruxelas?.. que tal um leasing de.. deixa cá ver... assim completamente ao acaso... hum... algo com asas, estupidamente caro, e talvez desnecessário (HERESIA!)  ... assim de repente não estou a ver nada (deve de ser stealth..desculpem..low observable!) !!!!  ;D

Aleluia....Haja alguém que me entenda!!


Depois do Trump presidente e do Pedro Dias a entregar-se, quem sabe o que mais poderá acontecer..... No pior dos casos sempre teremos um avião novo para ir ver ao Museu da Força Aérea e senão se realizar em 2025 os chineses já devem estar a fabricar uns aviões bons e baratos.

Cumprimentos



 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1162 em: Novembro 09, 2016, 09:31:11 pm »
Qual Gripens ou F-35s ou Typhoons. Os EUA vão é oferecer uns F22 como parte de uma compensação pela saída das Lajes!  ::)  ;D

Falando mais a sério. Não é de todo descabido pensar-se na possibilidade de ter 2 caças diferentes. Ora bem, assumindo que a certa altura, podíamos ver-nos sem um substituto directo do Alpha Jet, e sim uma aeronave capaz de substituir tanto o AJet como o Epsilon, teríamos menos um tipo de aeronave para manter.
Ora nesta situação hipotética, ter um segundo caça, (exemplo F-16V e F35) podia ser viabilizado (parcialmente) por conta da não substituição do AJet.
Uma possibilidade, tendo isto em conta, era a substituição parcial dos F-16 com mais horas de voo em cima/em pior estado, por F-16V novos. Solução rápida, barata e sem grandes problemas com a adaptação à nova aeronave por esta ser virtualmente a mesma. Com uma quantidade na voltas das 16/20 unidades, conseguia-se substituir de 16 a 20 dos actuais F-16, restando aqueles que ainda tenham muitas horas de voo para espremer.
Qual a vantagem desta solução? Uma substituição gradual da frota de caças, o que facilita e muito a compra deste tipo de equipamento visto o número mais reduzido de aeronaves a adquirir de uma vez.
Os restantes F-16 MLU, podiam ser substituídos quando tivessem a chegar ao limite de horas de voo, por 8 a 12 F-35 (que estaria eventualmente mais barato) ou outro caça da mesma geração tecnológica (F-15 SE, ficando este exclusivamente dedicado à 201 e teríamos um caça de superioridade aérea). No caso dos F-15 SE, não terão estes motores iguais ou idênticos aos dos F-16? Se sim, era uma forma de reduzir os custos de manutenção associados aos motores e respectivos sobressalentes.

Mas isto é apenas uma ideia... que resumida, ficaria algo semelhante a isto:
30 F-16 MLU »» 16/20 F-16V + restantes F-16 MLU »» 16/20 F-16V + 8/12 F-15SE ou F-35.

Cumprimentos
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1163 em: Novembro 10, 2016, 12:12:30 am »
No caso dos F-15 SE, não terão estes motores iguais ou idênticos aos dos F-16? Se sim, era uma forma de reduzir os custos de manutenção associados aos motores e respectivos sobressalentes.

Os nossos F-16 estão equipados com o F100-PW-220E, pelo que li na net, esse motor também equipa os F-15A/B/C/D, mas o F-15 Silent Eagle é uma variante do F-15E Strike Eagle e este usa o motor F100-PW-229.
 

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ferreira76

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1164 em: Novembro 10, 2016, 10:25:27 am »
Qual Gripens ou F-35s ou Typhoons. Os EUA vão é oferecer uns F22 como parte de uma compensação pela saída das Lajes!  ::)  ;D

Falando mais a sério. Não é de todo descabido pensar-se na possibilidade de ter 2 caças diferentes. Ora bem, assumindo que a certa altura, podíamos ver-nos sem um substituto directo do Alpha Jet, e sim uma aeronave capaz de substituir tanto o AJet como o Epsilon, teríamos menos um tipo de aeronave para manter.
Ora nesta situação hipotética, ter um segundo caça, (exemplo F-16V e F35) podia ser viabilizado (parcialmente) por conta da não substituição do AJet.
Uma possibilidade, tendo isto em conta, era a substituição parcial dos F-16 com mais horas de voo em cima/em pior estado, por F-16V novos. Solução rápida, barata e sem grandes problemas com a adaptação à nova aeronave por esta ser virtualmente a mesma. Com uma quantidade na voltas das 16/20 unidades, conseguia-se substituir de 16 a 20 dos actuais F-16, restando aqueles que ainda tenham muitas horas de voo para espremer.
Qual a vantagem desta solução? Uma substituição gradual da frota de caças, o que facilita e muito a compra deste tipo de equipamento visto o número mais reduzido de aeronaves a adquirir de uma vez.
Os restantes F-16 MLU, podiam ser substituídos quando tivessem a chegar ao limite de horas de voo, por 8 a 12 F-35 (que estaria eventualmente mais barato) ou outro caça da mesma geração tecnológica (F-15 SE, ficando este exclusivamente dedicado à 201 e teríamos um caça de superioridade aérea). No caso dos F-15 SE, não terão estes motores iguais ou idênticos aos dos F-16? Se sim, era uma forma de reduzir os custos de manutenção associados aos motores e respectivos sobressalentes.

Mas isto é apenas uma ideia... que resumida, ficaria algo semelhante a isto:
30 F-16 MLU »» 16/20 F-16V + restantes F-16 MLU »» 16/20 F-16V + 8/12 F-15SE ou F-35.

Cumprimentos

Caro DC,

Concordo em parte com o seu raciocínio sobre o F-16V para a FAP, no entanto a acontecer será sempre com ex células da USAF dos F-16 C/D bloco 52(motores F100-PW-229) que depois serão transformados na versão V (com reforço estrutural)para durarem mais 10/15 anos, sendo estes alocados á 201, porque enquanto isso a 301 irá ficar equipada com 12/15 F-35...nem que a vaca tussa...

É minha convicção que os nosso MLU não vão chegar a 2030, serão vendidos antes disso, enquanto existir alguém que os queira, e ai faz sentido o que disse anteriormente sobre os F-16V(ex USAF)

Sobre a Hipótese F-15 SE......era um sonho Bonito!! principalmente para os pilotos da 201.... já agora o Lightning tem razão, os motores deste avião são os melhores da série F-100, ou seja  a versão 229
 

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dc

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1165 em: Novembro 10, 2016, 04:03:20 pm »
No caso dos F-15 SE, não terão estes motores iguais ou idênticos aos dos F-16? Se sim, era uma forma de reduzir os custos de manutenção associados aos motores e respectivos sobressalentes.

Os nossos F-16 estão equipados com o F100-PW-220E, pelo que li na net, esse motor também equipa os F-15A/B/C/D, mas o F-15 Silent Eagle é uma variante do F-15E Strike Eagle e este usa o motor F100-PW-229.

Fraseei mal a questão. A questão era se os motores que equipam os F-15 são os mesmos que equiparão os F-16V e/ou que equipam os mais recentes Block 60.
Caro DC,

Concordo em parte com o seu raciocínio sobre o F-16V para a FAP, no entanto a acontecer será sempre com ex células da USAF dos F-16 C/D bloco 52(motores F100-PW-229) que depois serão transformados na versão V (com reforço estrutural)para durarem mais 10/15 anos, sendo estes alocados á 201, porque enquanto isso a 301 irá ficar equipada com 12/15 F-35...nem que a vaca tussa...

É minha convicção que os nosso MLU não vão chegar a 2030, serão vendidos antes disso, enquanto existir alguém que os queira, e ai faz sentido o que disse anteriormente sobre os F-16V(ex USAF)

Sobre a Hipótese F-15 SE......era um sonho Bonito!! principalmente para os pilotos da 201.... já agora o Lightning tem razão, os motores deste avião são os melhores da série F-100, ou seja  a versão 229


Quando mencioneis F-16V novos, era numa perspectiva "ideal". Aeronaves que chegassem novas, com zero km nas células, e prontas a usar a partir do momento em que fossem compradas (ao contrário daquilo que mencionou, por nesse caso precisarem primeiro de ser modernizados). F-16V novos teriam como vantagem uma maior longevidade de operação, para além de que é algo que convém aos americanos, poder manter uma linha de montagem dos F-16 aberta por mais uns anos. Com isso em mente, quem sabe até teríamos direito a um desconto na sua aquisição.
Naturalmente que, usar células armazenadas no AMARC é uma hipótese em cima da mesa naquilo que disse.

Tendo em conta a disparidade que há entre as horas de voo por célula das aeronaves de cada programa PA, não me parece que seja tudo substituído de uma vez.

Os F-35 ainda precisam de comer muita sopa para provarem o que valem. São um sério candidato, sim, mas demasiado dispendioso para os nossos bolsos, e a mim parece-me ter algumas sérias desvantagens comparativamente ao F-16. Será um tipo de avião muito caro de operar para interceptar avionetas. Outra desvantagem parece-me a velocidade de ponta, que é inferior à do F-16 e vai contra a norma para caças interceptores.
É um avião que me parece excelente para missões de ataque de precisão e supressão de defesas aéreas inimigas, e teoricamente para combate BVR. Mas para as outras funções, tanto quanto se sabe, fica aquém das expectativas e uns furos abaixo do "velhinho" F-16. Missões de CAS e dogfight penso que sejam as mais sonantes e claro está nos custos mais elevados de se fazer as missões mais simples.

As vantagens que o F-35 tem sobre a concorrência, podem ser colmatadas através da aquisição de outros meios de apoio. Exemplo, missões de supressão das defesas aéreas inimigas, há outros meios capazes de desempenhar essas missões, seja por via de misseis de cruzeiro de longo alcance, ou UAVs (como o Avenger). Meios muito mais baratos de operar e que conseguem atingir esses fins.
Os custos de aquisição e operação do F-35, por comparação, tornam viável uma aquisição mais variada de outros equipamentos/alternativas. Provavelmente, pelo custo de 12/15 F-35, seria possível não só substituir metade dos F-16MLU por F-16V, armá-los com sistemas de armamento mais modernos (JASSM/JASSM-ER, JSOW, AGM-88 HARM, etc) e em quantidades consideráveis, adquirir UAVs Avenger (que em altura de paz, poderiam complementar outros meios na patrulha maritima e vigilância de uma forma relativamente barata) e respectivos armamentos e ainda adquirir e integrar nos P-3C misseis AGM-84E SLAM e os mais recentes SLAM-ER.
Penso que com isto, teríamos uma capacidade de combate, em 2025/2030, muito superior em comparação a uma dúzia de F-35 sub-armados e com elevados custos de operação e manutenção.

Os F-15 SE, poderiam ser uma solução para 2027/2030, em quantidade relativamente reduzida, substituir os restantes MLU. Teríamos assim uma frota dedicada ao combate aéreo/intercepção/escolta, e outra dedicada a missões de ataque, CAS, etc. Tendo os mesmos motores que os F-16V, o acréscimo de custos do F-15SE não seria assim tão grande, quanto o acréscimo de custos com F-35. Para além disso, penso que é clara a preferência para combate aéreo entre o F-15SE e o F-35...
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1166 em: Novembro 10, 2016, 08:12:34 pm »
Fraseei mal a questão. A questão era se os motores que equipam os F-15 são os mesmos que equiparão os F-16V e/ou que equipam os mais recentes Block 60.

O F-16MLU é movido pelo nosso conhecido F100-PW-220E; o F-16V Viper será, ou é, movido pelo F100-PW-229 ou F110-GE-129; o F-16E/F Block 60/61 pelo F110-GE-132; e um hipotético F-16IN Block 70/72 Super Viper para a Índia equipado com o F100-PW-229 ou F110-GE-132. O F-15SE será de facto motorizado com o PW-229 que equipa o F-16V.

Comparação entre o F-16V e o JAS-39E: https://fightersweep.com/6024/dogfight-f-16v-viper-versus-j-39e-gripen/
« Última modificação: Novembro 10, 2016, 08:16:59 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1167 em: Novembro 10, 2016, 08:29:27 pm »
Acho que com o Trump no poder na América não há cá descontos para ninguém, queres brinquedos novos, pagas, os EUA não vão fazer preço de amigo para nós, a ficar a perder dinheiro. Ele está-se a cagar para a Europa, Japão, etc.

Tens dinheiro, muito bem, se não tens... amigos, amigos, negócios à parte.

E já nem podemos usar a carta da base das Lajes, visto que estamos quase a chorar para eles não reduzirem mais pois afecta o emprego e economia local.
« Última modificação: Novembro 10, 2016, 08:36:51 pm por Lightning »
 

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ferreira76

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1168 em: Novembro 11, 2016, 12:25:06 pm »
Acho que com o Trump no poder na América não há cá descontos para ninguém, queres brinquedos novos, pagas, os EUA não vão fazer preço de amigo para nós, a ficar a perder dinheiro. Ele está-se a cagar para a Europa, Japão, etc.

Tens dinheiro, muito bem, se não tens... amigos, amigos, negócios à parte.

E já nem podemos usar a carta da base das Lajes, visto que estamos quase a chorar para eles não reduzirem mais pois afecta o emprego e economia local.

Caros amigos,

Não tenho duvida nenhuma que o Trump não vai passar de uma marioneta nas mãos dos congressistas do partido Republicano, e dos lobistas, estes sim, é que vão continuar a mandar!! Havia de ser o Trump a inverter a influencia dos nossos amigos da Lockeed Martin, never!!

Já há muito tempo que o dinheiro que vem das Lages não dá para quase nada, prós americanos temos que estar satisfeitos por ainda haver emprego na ilha....
 

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NVF

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1169 em: Novembro 11, 2016, 02:51:15 pm »
Tudo pode mudar... Basta oferecer umas concessões para resorts e campos de golf ao Trump e temos F-35 a custo zero  ;D
Talent de ne rien faire
 
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