Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 737423 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1110 em: Outubro 29, 2016, 05:59:51 pm »
Teria-se sempre a desvantagem de ter 2 manutenções distintas e pessoal formado em 2 aeronaves distintas.

Ia ter que ser tudo diferente, possivelmente até uma simples chave de bocas, basta ver que normalmente os aparelhos americanos usam medidas em polegadas e os aparelhos europeus usam medidas em mm.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10047 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1111 em: Outubro 29, 2016, 07:58:28 pm »
Penso que desde a década de 80 todos os novos projectos são desenhados no SI. Nas universidades americanas, os cursos científicos são também todos ensinados em SI. Salvo erro, o primeiro avião que a Boeing concebeu inteiramente no sistema métrico foi o 767 e até houve um acidente relacionado com a conversão de unidades. Se fosse apostar, diria que o F-35 foi concebido em unidades SI.
Talent de ne rien faire
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11103
  • Recebeu: 2362 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1112 em: Outubro 30, 2016, 07:27:01 am »
Só sei que que o F-16 é todo em polegadas, acredito que isso até pode ter acontecido, mas nunca tinha ouvido falar.
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1113 em: Novembro 01, 2016, 01:15:10 am »
Se fizer metade do que dizem o F35 era a melhor escolha, ou então o Gripen NG.
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1114 em: Novembro 02, 2016, 09:58:37 am »
Se fizer metade do que dizem o F35 era a melhor escolha, ou então o Gripen NG.

Como já referi anteriormente,  acho que a realidade vai ser F-35 negociados lá para 2020 para começarem a chegar a partir de 2025  12 a 15 unidades (não dá para mais) para a esquadra 301 e depois vamos ao AMARC  ou diretamente á USAF  buscar 20 unidades de F-16 C/D bloco 52 (+/- com 20/25 anos, deixados de voar com a chegada dos F-35) baratinhos ou quase dados como aconteceu com os do PA II, para a esquadra 201, colocamos-lhes um radar AESA  e uns CFT`S, se for preciso e possível faz-se um reforço estrutural das células e duram mais 10 anos..... e enquanto isso despachamos os nossos MLU do PA I para a Roménia, Bulgaria, e outros.... enquanto os quiserem....
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1115 em: Novembro 02, 2016, 11:20:58 am »
Se fizer metade do que dizem o F35 era a melhor escolha, ou então o Gripen NG.

Como já referi anteriormente,  acho que a realidade vai ser F-35 negociados lá para 2020 para começarem a chegar a partir de 2025  12 a 15 unidades (não dá para mais) para a esquadra 301 e depois vamos ao AMARC  ou diretamente á USAF  buscar 20 unidades de F-16 C/D bloco 52 (+/- com 20/25 anos, deixados de voar com a chegada dos F-35) baratinhos ou quase dados como aconteceu com os do PA II, para a esquadra 201, colocamos-lhes um radar AESA  e uns CFT`S, se for preciso e possível faz-se um reforço estrutural das células e duram mais 10 anos..... e enquanto isso despachamos os nossos MLU do PA I para a Roménia, Bulgaria, e outros.... enquanto os quiserem....
Duvido que isso aconteça. A FAP só tem orçamento para operar um tipo de caça. Treino, Logística, manutenção e modernização em dois aparelhos de caça não havia dinheiro para mais nada. A ter um avião como o F35 só seria numa esquadra sendo a segunda desactivada (e mesmo assim não vejo onde arranjaria a FAP dinheiro para comprar e operar um aparelho tão caro como o F35 e todos os sistemas que o acompanham).  ;)


Citar
https://www.defenseindustrydaily.com/f-35-lightning-the-joint-strike-fighter-program-07501/

Saudações
 
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1116 em: Novembro 02, 2016, 11:51:14 am »
Se fizer metade do que dizem o F35 era a melhor escolha, ou então o Gripen NG.

Como já referi anteriormente,  acho que a realidade vai ser F-35 negociados lá para 2020 para começarem a chegar a partir de 2025  12 a 15 unidades (não dá para mais) para a esquadra 301 e depois vamos ao AMARC  ou diretamente á USAF  buscar 20 unidades de F-16 C/D bloco 52 (+/- com 20/25 anos, deixados de voar com a chegada dos F-35) baratinhos ou quase dados como aconteceu com os do PA II, para a esquadra 201, colocamos-lhes um radar AESA  e uns CFT`S, se for preciso e possível faz-se um reforço estrutural das células e duram mais 10 anos..... e enquanto isso despachamos os nossos MLU do PA I para a Roménia, Bulgaria, e outros.... enquanto os quiserem....
Duvido que isso aconteça. A FAP só tem orçamento para operar um tipo de caça. Treino, Logística, manutenção e modernização em dois aparelhos de caça não havia dinheiro para mais nada. A ter um avião como o F35 só seria numa esquadra sendo a segunda desactivada (e mesmo assim não vejo onde arranjaria a FAP dinheiro para comprar e operar um aparelho tão caro como o F35 e todos os sistemas que o acompanham).  ;)


Citar
https://www.defenseindustrydaily.com/f-35-lightning-the-joint-strike-fighter-program-07501/

Saudações
 

É óbvio que adquirir, operar e manter um sistema de armas como o F-35, neste momento,  é algo que não se vislumbre facilmente.... no entanto quando se compraram os submarinos por 1000 milhões (fora o resto...) também os amantes desses "aparelhos Náuticos" estariam como nós, reticentes.... até por isto,  penso que a força aérea, tem no meu entender mais chances de ser equipada ao nível dos submarinos que temos(assunto que pouco ou nada percebo...), porque a aviação militar, é na minha opinião a que mais garante a soberania do país, com todo o respeito que tenho pela Marinha, nomeadamente os Submarinos, que é um "luxo" que para um pais como portugal era desnecessário, há países com  mais capacidade económico-financeira que nós e não os têm, mas ainda assim foram adquiridos....

ter uma 2ª esquadra de aviões usados para modernizar, acho que depois da experiência MLU, não vejo qual o problema, porque estou a falar em F-16.... treino , logística e manutenção é mais do mesmo para a Fap, e se vierem baratinhos quase dados....
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1117 em: Novembro 02, 2016, 12:03:42 pm »
Ferreira, se se dispara um sub harpoon de um Trident debaixo da água, pode-se atingir um alvo a 120 km de distância e é praticamente impossível detectar o lançamento e de onde vem o missil. Compare com um disparo de um Harpoon de um avião.  ;)

Quanto ao preço, sabe que cada U209Pn deveria ter custado a volta de 330 milhões. Ora dois, mesmo com contratos, manutenção, peças e upgrades incluidos não dá os 1000 milhões de euros que Portugal pagou. Aliás, já muita gente sabe disso e duvido que se faça o mesmo erro outra vez.  ;)

A questão não é operar duas frotas distintas com aviões diferentes, mas sim o que isso acarreta em custos. Actualmente com o F16 já é o que é, e não estou a ver o futuro ser muito diferente. Seria bom que fosse mas (a noticia era de 2014 estamos em 2016, o que mudou?  ;) ...
Citar
Um grupo de pilotos da Força Aérea queixa-se de não voar há mais de dois anos, quando actualmente a capacidade operacional está no limite, mas a instituição aponta constrangimentos financeiros e orçamentais para justificar esta decisão.

Em finais de Dezembro passado, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, José Pinheiro, alertou que a capacidade operacional estava próxima do limite com a saída de pilotos militares para a aviação comercial, onde os salários são mais atractivos. Contudo, um grupo de pilotos denunciou que não estão a ser aproveitados operacionalmente, nem a voar por treino, quando o Estado já gastou "muito dinheiro" na sua formação.

"A FAP gastou uma fortuna com a minha formação e abdicou de mim há mais de dois anos para a função pela qual fui contratado. Tenho mais dois anos de contrato e não vou voar rigorosamente nada até o fim desse tempo. Estou a exercer actualmente um cargo administrativo", revelou um dos pilotos, de um grupo de tenentes-aviadores que fez parte de uma esquadra de aeronaves Aviocar, entretanto desactivada.

Os pilotos contactados pela Lusa pediram para não serem reveladas as suas identidades, para evitar violar o sigilo militar. Estes profissionais advertem também que, para a quantidade de missões da Força Aérea, "não há pilotos suficientes", já que em algumas aeronaves são necessários dois, acusando a instituição de "discriminação e de má-fé" por não recorrer aos serviços que podiam desempenhar.

Apesar de, enquanto pilotos militares, serem regidos por um Código de Justiça Militar e por um Regulamento de Disciplina Militar "severos", o grupo de pilotos, cujas idades rondam os 30 anos, não escondeu a sua indignação, depois de assistir à preocupação anunciada pelo general José Pinheiro.

A Força Aérea Portuguesa admitiu que há "efectivamente pilotos com menor experiência que não têm horas de voo atribuídas, pelo que a saída de pilotos experientes cria uma situação deficitária e de difícil gestão". "Os constrangimentos financeiros e orçamentais do país motivaram uma redução do regime de esforço da actividade aérea da Força Aérea [horas de voo], com significativo impacto na instrução e treino dos seus novos pilotos", explica a Força Aérea.

https://www.publico.pt/politica/noticia/pilotos-da-forca-aerea-queixamse-de-nao-voar-ha-mais-de-dois-anos-1623525

Cumprimentos
« Última modificação: Novembro 02, 2016, 12:05:20 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1349/-3467
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1118 em: Novembro 02, 2016, 12:04:54 pm »
Os submarinos são relativamente baratos de serem mantidos, e ainda por cima precisam de poucos militares para serem operados, os F-35 são caros a todos os níveis e na minha opinião são incomportáveis de serem adquiridos para a FAP.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1119 em: Novembro 02, 2016, 12:30:15 pm »
Os submarinos são relativamente baratos de serem mantidos, e ainda por cima precisam de poucos militares para serem operados, os F-35 são caros a todos os níveis e na minha opinião são incomportáveis de serem adquiridos para a FAP.

Ao que julgo saber, existe um esforço neste momento, por parte da Lockeed e do Governo americano, para que a venda do F-35 não seja um fiasco, pelo que li, o governo americano prepara-se para subsidiar a lockeed para que pelo menos o custo unitário do F-35 na sua versão de exportação não vá para alem dos 75/80 milhões de usd lá para 2020... existe também um esforço constante para que o custo de operação do avião baixe consideravelmente, se isso é ou não suficiente para que a Fap o possa operar, temos que esperar para ver, sei que muitos, militares da força aérea, uns meus amigos pessoais que trabalham na BA5, estão completamente cientes que o futuro é F-35, e nem sequer colocam outra hipótese....

Apesar desta minha opinião, que no fundo traduz aquilo que eu acho que vai ser a realidade, considero pessoalmente que o F-35 não é nem nunca vai ser o avião que no inicio foi projectado, quer a nível técnico, muito menos económico-financeiro, as questões geopolíticas vão ter muita influencia, e a FAP no que toca a aviões de combate está totalmente americanizada, dai considerar que vamos ter F-35 mas apenas numa esquadra e com poucos aviões...
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1120 em: Novembro 02, 2016, 02:31:43 pm »
Os submarinos são relativamente baratos de serem mantidos, e ainda por cima precisam de poucos militares para serem operados, os F-35 são caros a todos os níveis e na minha opinião são incomportáveis de serem adquiridos para a FAP.

Ao que julgo saber, existe um esforço neste momento, por parte da Lockeed e do Governo americano, para que a venda do F-35 não seja um fiasco, pelo que li, o governo americano prepara-se para subsidiar a lockeed para que pelo menos o custo unitário do F-35 na sua versão de exportação não vá para alem dos 75/80 milhões de usd lá para 2020... existe também um esforço constante para que o custo de operação do avião baixe consideravelmente, se isso é ou não suficiente para que a Fap o possa operar, temos que esperar para ver, sei que muitos, militares da força aérea, uns meus amigos pessoais que trabalham na BA5, estão completamente cientes que o futuro é F-35, e nem sequer colocam outra hipótese....

Apesar desta minha opinião, que no fundo traduz aquilo que eu acho que vai ser a realidade, considero pessoalmente que o F-35 não é nem nunca vai ser o avião que no inicio foi projectado, quer a nível técnico, muito menos económico-financeiro, as questões geopolíticas vão ter muita influencia, e a FAP no que toca a aviões de combate está totalmente americanizada, dai considerar que vamos ter F-35 mas apenas numa esquadra e com poucos aviões...

Os submarinos são as únicos activos da marinha que têm  reais capacidades de defesa do território nacional, mesmo contra uma oposição com superioridade  numérica por via das suas capacidades de interdicção e logo de proteger a soberania nacional.

Quanto aos F-35 da Lockheed os seus principais atributos actuais são a grande publicidade ao número de postos de trabalho  supostamente criados, onde é que nós já ouvimos isto, e por inerência a quantidade de congressistas e senadores que alimenta nos EUA.  Na Europa também se passa o mesmo na Holanda, Reino Unido, Noruega e Itália por via das ligações industriais.

Pode ser que eventualmente o avião faça uma grande parte daquilo que escreveram na embalagem, mas um pequeno detalhe que me deixa preocupado é a maneira como o software ALIS controla o aparelho.

Este software que teoricamente vai permitir o total controlo do que se passa no avião e reportar todos os problemas encontrados, as missões efectuadas e até quem pilota o avião, tem que se ligar via INTERNET a um centro da Lockheed nos EUA. O avião antes de levantar voo deverá ter o seu software actualizado sob pena de não sair do sitio.

Já sem falar de todos os problemas que isso pode acarretar, será que já alguém pensou que após se ter gasto mais 1000 milhões de euros por uma dúzia de aparelhos, e pagar anualmente o preço que a nova Microsoft dos aviões (a Lockheed) quiser, estamos sujeitos por qualquer motivo técnico ou humano/politico a de repente sermos os felizes possuidores de 12 estátuas para pôr em display à entrada das bases?

E já agora um desabafo:
Será que já não é altura de nas Forças Armadas, se perder  o hábito de que  só porque uns meninos gastaram X agora é a vez dos outros meninos fazerem o mesmo, e preocuparem-se com as prioridades nacionais.  Senão mais vale fazer como os Canadianos e juntar todos os ramos, operacionalmente não foi grande ideia mas pelo menos deu para eles se ficarem a conhecer uns aos outros.


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Lightning, mafets, Viajante

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10047 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1121 em: Novembro 02, 2016, 05:58:12 pm »
Enfatizando o que disse o camarada perdadetempo, os submarinos são os únicos meios nacionais com capacidade de dissuasão efectiva. Infelizmente, só temos dois.

Os meios da FAP, quer sejam 30 ou 40 F-16, ou 15 F-35, não durariam mais de umas horas contra um adversário de jeito, o mesmo se passando com as bases aéreas, que seriam inutilizadas nas primeiras horas de um hipotético conflito.

Já os submarinos (se estiverem no mar) poderão durar semanas, durante as quais, o potencial inimigo será forçado a empregar um grande número de meios aeronavais para os inutilizar (ou minimizar o seu impacto) e, provavelmente, perdera alguns navios no processo.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

ferreira76

  • Membro
  • *
  • 47
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-4
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1122 em: Novembro 03, 2016, 11:14:12 am »
Enfatizando o que disse o camarada perdadetempo, os submarinos são os únicos meios nacionais com capacidade de dissuasão efectiva. Infelizmente, só temos dois.

Os meios da FAP, quer sejam 30 ou 40 F-16, ou 15 F-35, não durariam mais de umas horas contra um adversário de jeito, o mesmo se passando com as bases aéreas, que seriam inutilizadas nas primeiras horas de um hipotético conflito.

Já os submarinos (se estiverem no mar) poderão durar semanas, durante as quais, o potencial inimigo será forçado a empregar um grande número de meios aeronavais para os inutilizar (ou minimizar o seu impacto) e, provavelmente, perdera alguns navios no processo.

Ver se se percebi???
Então se os aviões não duravam mais que umas horas e as bases eram inutilizadas nas 1ºas horas.... para que é que os submarinos servem mesmo???  Por essa lógica de pensamento não é preciso termos forças armadas, e poupa-se uma pipa de massa!!

Já agora uma pergunta, foram os submarinos que interceptaram e dissuadiram os bombardeiros Russos???

Cada meio militar tem a sua função, e não vejo como é que um submarino pode ter mais importância que aviões de combate, no nosso caso claro, se assim fosse todos os países tinham submarinos e não é isso que se passa, é precisamente o inverso!!
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1123 em: Novembro 03, 2016, 11:33:12 am »
Estamos a falar de um inimigo claramente superior. Imaginado as nossas FA contra uma força dos EUA, Russia, China, França, RU...
OS únicos meios que dariam luta a sério seriam os submarinos.

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1124 em: Novembro 03, 2016, 11:55:43 am »
Citação de: ferreira76

Já agora uma pergunta, foram os submarinos que interceptaram e dissuadiram os bombardeiros Russos???
Dissuadiram e interceptaram os navios Russos que passaram, passam e passarão pela Zee portuguesa. Mesmo quando não existem fotos andam sempre por lá. A FAP está sempre bem acompanhada.  ;)


Citar
Navio russo Sibiryakov navegou em águas da ZEE de Portugal



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/