Caro mafets,
Já vi que és um adepto incondicional do Gripen E/NG... não duvido que venha e o termo certo é este, venha, a ser um bom avião, tem que sair do papel, ou neste caso, tem que sair da versão demo do Gripen C/D, depois podemos falar e analisar melhor. Agora, continuo a achar muito difícil Portugal adquirir aviões novos á Suécia, nunca foi esse o ADN da FAP para aviões de combate, admito o Gripen usado, como solução transitória para algo como o F-35, mas também é publico que a Suécia pretende transformar todos os Gripens C/D para a versão NG.... por isso não sei se vão existir usados disponíveis.
Portugal precisa de um avião com mais autonomia que o F-16, mesmo considerando que o Gripen NG terá mais 40% de capacidade em relação ás versões anteriores, mas mesmo assim não chega, temos as ilhas, o espaço aéreo exclusivo de portugal é enorme comparado com o tamanho do país, ou então comprar mais aviões do que os que temos, mas não parece ser esse o caminho.
"P.S. ferreira76 a AMARG possui células de aparelhos com pouco uso, já que principalmente nos anos 90 houve muita coisa nova desactivada. São os próprios americanos que lá vão buscar aviões e já nem falo dos B52H, que recentemente colocaram 2 a voar. O próprio USMC anda a ir lá buscar F18C/D e possivelmente de futuro será a USAF a lá ir buscar F15s e F16s. "
Sem duvida que existe bom material no AMARG... mas concerteza que sabes que 2 dos 25 F-16 que fomos lá buscar vinham com fissuras graves na estrutura que os tornavam impossíveis de recuperar com custos aceitáveis, o que está na porta de armas da BA5 e o que anda ai nas exposições estáticas por esse Portugal fora, não creio que na altura tivesse sido possível detectar essas mesmas fissuras, senão como é obvio, não tinham vindo.