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Substituiçao dos F-16's

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Charlie Jaguar

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1035 em: Junho 06, 2016, 01:24:38 pm »
Onde viste referido esse interesse nos EF? Isso é oficial ou  são rumores na internet?

Adorava ver a 201 com EF´s mas pelo que sei os custos de operação e manutenção dos mesmos são...pornográficos
Se não estou em erro a própria Saab afirmou isso há uns anos atrás, porém foi no contexto de que o Gripen poderia ser um óbvio substituto ao F-16MLU em Portugal, como em tantos outros países europeus e não só. Mas isso é uma verdade de La Palice.  ;D
 
Sei, pessoalmente, que a FAP está atenta ao Gripen há algum tempo, assim como começou a denotar interesse no F-16V. Como alguém aqui escreveu antes, não sei se foi o meu amigo Lightning, até pode acontecer ao F-16 suceder outro F-16, é uma opção tão válida como todas as outras.

Em relação aos custos operacionais do Gripen E/F, a Saab argumenta que serão na mesma linha do C/D que, já de si, é universalmente considerado como o mais barato caça avançado ocidental do momento. E números não faltarão por essa internet fora a confirmá-lo. Serão, sem sombra de dúvida, muito mais softcore do que os do F-35. Além disso, não nos esqueçamos que a Embraer vai construir o Super Gripen sob licença, e dada a nossa ligação ao constructor brasileiro, isso até poderia eventualmente facilitar as coisas. Digo eu que não percebo nada disto.  ;)

Estudo da Jane's de 2012 sobre o custo operacional do JAS-39C/D:
http://www.stratpost.com/gripen-operational-cost-lowest-of-all-western-fighters-janes
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1036 em: Junho 06, 2016, 02:40:45 pm »
Onde viste referido esse interesse nos EF? Isso é oficial ou  são rumores na internet?

Adorava ver a 201 com EF´s mas pelo que sei os custos de operação e manutenção dos mesmos são...pornográficos
Se não estou em erro a própria Saab afirmou isso há uns anos atrás, porém foi no contexto de que o Gripen poderia ser um óbvio substituto ao F-16MLU em Portugal, como em tantos outros países europeus e não só. Mas isso é uma verdade de La Palice.  ;D
 
Sei, pessoalmente, que a FAP está atenta ao Gripen há algum tempo, assim como começou a denotar interesse no F-16V. Como alguém aqui escreveu antes, não sei se foi o meu amigo Lightning, até pode acontecer ao F-16 suceder outro F-16, é uma opção tão válida como todas as outras.

Em relação aos custos operacionais do Gripen E/F, a Saab argumenta que serão na mesma linha do C/D que, já de si, é universalmente considerado como o mais barato caça avançado ocidental do momento. E números não faltarão por essa internet fora a confirmá-lo. Serão, sem sombra de dúvida, muito mais softcore do que os do F-35. Além disso, não nos esqueçamos que a Embraer vai construir o Super Gripen sob licença, e dada a nossa ligação ao constructor brasileiro, isso até poderia eventualmente facilitar as coisas. Digo eu que não percebo nada disto.  ;)

Estudo da Jane's de 2012 sobre o custo operacional do JAS-39C/D:
http://www.stratpost.com/gripen-operational-cost-lowest-of-all-western-fighters-janes

Boas

Quando mencionei EF queria dizer EuroFighter e não Gripen NG...

Com efeito ventila-se por essa net fora suposto interessa de FAP em operar EuroFighters o que me deixa espantado atento os custos envolvidos...Até a rica Austria se vê á rasca pelo que se lê por ai...

O Gripen com efeito parece pelo menos no papel uma boa proposta para nós em termos de custo/beneficio pelo menos SE A ESOLHA FOSSE FEITA HOJE...Em 2030 não sei...

Por outro lado os produtos da SAAB funcionam bem no papel mas na realidade será que fornecem tudo o que o marketing da SAAB promete?

Em caso de conflito terão os suecos capacidade para fornecer as "spares" necessárias á operação e sustentação das frotas?
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1037 em: Junho 06, 2016, 03:51:45 pm »
Onde viste referido esse interesse nos EF? Isso é oficial ou  são rumores na internet?

Adorava ver a 201 com EF´s mas pelo que sei os custos de operação e manutenção dos mesmos são...pornográficos
Se não estou em erro a própria Saab afirmou isso há uns anos atrás, porém foi no contexto de que o Gripen poderia ser um óbvio substituto ao F-16MLU em Portugal, como em tantos outros países europeus e não só. Mas isso é uma verdade de La Palice.  ;D
 
Sei, pessoalmente, que a FAP está atenta ao Gripen há algum tempo, assim como começou a denotar interesse no F-16V. Como alguém aqui escreveu antes, não sei se foi o meu amigo Lightning, até pode acontecer ao F-16 suceder outro F-16, é uma opção tão válida como todas as outras.

Em relação aos custos operacionais do Gripen E/F, a Saab argumenta que serão na mesma linha do C/D que, já de si, é universalmente considerado como o mais barato caça avançado ocidental do momento. E números não faltarão por essa internet fora a confirmá-lo. Serão, sem sombra de dúvida, muito mais softcore do que os do F-35. Além disso, não nos esqueçamos que a Embraer vai construir o Super Gripen sob licença, e dada a nossa ligação ao constructor brasileiro, isso até poderia eventualmente facilitar as coisas. Digo eu que não percebo nada disto.  ;)

Estudo da Jane's de 2012 sobre o custo operacional do JAS-39C/D:
http://www.stratpost.com/gripen-operational-cost-lowest-of-all-western-fighters-janes

Boas

Quando mencionei EF queria dizer EuroFighter e não Gripen NG...

Com efeito ventila-se por essa net fora suposto interessa de FAP em operar EuroFighters o que me deixa espantado atento os custos envolvidos...Até a rica Austria se vê á rasca pelo que se lê por ai...

O Gripen com efeito parece pelo menos no papel uma boa proposta para nós em termos de custo/beneficio pelo menos SE A ESOLHA FOSSE FEITA HOJE...Em 2030 não sei...

Por outro lado os produtos da SAAB funcionam bem no papel mas na realidade será que fornecem tudo o que o marketing da SAAB promete?

Em caso de conflito terão os suecos capacidade para fornecer as "spares" necessárias á operação e sustentação das frotas?

Sorry, my bad. Pensei que não se tratasse do Typhoon, mas sim do Gripen E/F.  ;)

Em 2012 a Jane's estimou o custo da hora de voo de um Eurofighter em 18 mil USD (quase 16 mil euros), e isso seria proibitivo para a FAP. Mesmo que se quisesse utilizar aparelhos da Tranche 1 em segunda-mão apenas para Defesa Aérea como irá fazer, por exemplo, a RAF, o custo associado à sua operação e manutenção seria muito elevado. Veja-se o caso da Áustria como bem citaste.

Citar
Costs

Flyaway cost per aircraft was stated in 2002 to be 60 million Euros per aircraft, or 63 million then-year USD. When corrected for inflation, resultant value would be 80,46 million USD in 2012 USD. However, current unit flyaway cost seems to be between 100 and 125 million USD, depending on version. Unit procurement cost is 144 to 199 million USD, depending on Tranche.

https://defenseissues.wordpress.com/2013/05/04/eurofighter-typhoon-analysis/

 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1038 em: Junho 09, 2016, 08:27:42 pm »
Para adquirir Typhoons da Tranche 1 mais valia estar quieto... Os nossos F-16 são o "faz tudo" a nível de capacidade de combate da FAP, logo o seu substituto terá de ter as mesmas capacidades.
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1039 em: Junho 09, 2016, 08:51:43 pm »
Para adquirir Typhoons da Tranche 1 mais valia estar quieto... Os nossos F-16 são o "faz tudo" a nível de capacidade de combate da FAP, logo o seu substituto terá de ter as mesmas capacidades.
Exactamente.

Referi apenas os Tranche 1 porque serão aqueles que mais facilmente as nações operadoras se quererão ver livres, senão veja-se o exemplo da Alemanha com a Áustria, e a para já frustrada tentativa espanhola de fornecer aparelhos dessa variante ao Perú. E a RAF só irá manter os Tranche 1 porque depois do phase-out do Tornado ficará com poucos Typhoon para as actuais demandas, apesar do F-35B, e somente para tarefas de Defesa Aérea.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1040 em: Outubro 20, 2016, 04:03:19 pm »
Caros amigos.

Li com atenção quase todos os posts deste tema aqui no forum, e começo a minha opinião pelo seguinte:
 
1º Os nossos F-16 MLU:  Como sabem, neste momento temos células com 32 anos a voar, ou seja, os aviões do peace atlantis 2, se voarem até 2030 como foi dito aqui terão estas células 46 anos... não me parece que seja possível, por questões de segurança, apesar dos falcon up e afins, aliás, foram somente aviões deste lote que foram para a Roménia, que para quem não sabe, é apenas uma situação transitória que aponta para 10 anos, até escolherem um novo avião, ora isto leva-nos para 2025/2026. Por tudo isto acredito que no máximo estes aviões/células andem no ar mais 10 anos(2025) já muito esticadinho e com autorizações especiais pelo meio... até 2030 sim, mas os aviões do peace atlantis 1 que serão os últimos a ser substituídos  e não me parece que possa haver interesse em mais upgrades aos nossos  F-16, como radar AESA, e novos armamentos com as células em fim de vida.

2 - Avião para a substituição do F-16:  por mais hipóteses que coloquemos em cima da mesa, é praticamente certo dentro da estrutura da FAP que vai ser o F-35 , o lobbie americano sempre dominou a FAP e não é agora que vai ser diferente, agora vão ser adquiridos no máximo 12/15 aparelhos, ou seja, o nº mínimo para se formar uma esquadra num investimento global a rondar os 1500 milhões de euros já com spares, treino de pilotos e equipas de manutenção, isto tendo em conta que se estima que cada F-35 em 2020 custe 75 milhões contando com o apoio/subsidio do governo americano á lockeed Martin para que as vendas do avião não sejam um fiasco... já assim foi a quando dos submarinos e a FAP tem a promessa de um investimento similar e não vai ficar atrás da Marinha.
Quanto á substituição dos  F-16 do peace atlantis 1, como já não vai haver dinheiro suficiente para aviões novos, lá vamos nós ao AMARC ou diretamente á USAF buscar uns super hornet quando em 2025/2030 os primeiros forem substituidos pelos F-35. Só é pena que a linha de produção do F-16 vá fechar e nem mesmo a promessa do F-16V vai permitir continuar aberta porque os F-35 têm que se vender, senão seria claramente a melhor opção. O Gripen não é opção porque ainda tem menos raio de ação que o F-16 e  isso tem sido um problema para a FAP por causa do enorme espaço aéreo Exclusivo de portugal em  virtude da Madeira e Açores.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1041 em: Outubro 20, 2016, 05:38:15 pm »
O Gripen E/F vai ter menos raio da acção que os nossos F-16?! ???
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1042 em: Outubro 20, 2016, 08:29:12 pm »
O Gripen E/F vai ter menos raio da acção que os nossos F-16?! ???

Gripen NG

Citar
Alcance e Raio de Ação

Graças a seus maiores tanques de combustível, o Gripen NG, na configuração de Patrulha Aérea de Combate, alcança um raio de combate de 700 nm (milhas náuticas), ou seja, 1.300 km, a partir da base de operações, com mais de 30 minutos “na estação”.  Tem um alcance de traslado de 2.200 nm (4.000 km).

FONTE: http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/13530/GRIPEN-NG---Principais-Caracteristicas/

F-16 MLU

Citar
Especificações

Raio Acção
900 Km

FONTE: http://www.emfa.pt/www/aeronave-18-lockheed-martin-f-16-am
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1043 em: Outubro 20, 2016, 09:50:23 pm »
Os Gripen A/B/C/D é que tinham pouca autonomia, os E/F pretendia-se melhorar esse campo, mas na realidade não sei como estão? Já há algum a voar?

A autonomia dos caças depende muito da configuração, dos depósitos externos e/ou CFT, um F-16 com os 3 depósitos dobra o combustível transportado em relação a um F-16 limpo, mas aumenta o peso e o arrasto, os depósitos CFT também dobram a quantidade de combustível no avião e já não afectam tanto o arrasto, um F-16 com os 3 depósitos externos e os 2 depósitos CFT tem o triplo do combustível.

Os F-16 portugueses não tem capacidade de instalar depósitos CFT, a imagem é de um F-16 israelita.



Acho que para uma comparação justa entre o F-16 e o Gripen E/F, teriam que ter a mesma configuração, por exemplo, sem nada, ou 2 depósitos externos e 2 misseis ar-ar, ou qualquer outra configuração.
« Última modificação: Outubro 20, 2016, 09:51:54 pm por Lightning »
 

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Vitor Santos

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1044 em: Outubro 20, 2016, 10:03:15 pm »
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Os Gripen A/B/C/D é que tinham pouca autonomia, os E/F pretendia-se melhorar esse campo, mas na realidade não sei como estão? Já há algum a voar?

Pelo que sei até o momento a SAAB não divulgou nada a respeito de qualquer voo do protótipo que, recentemente, foi apresentado. Como a empresa sueca é dada a grande promoção e publicidade de seus produtos, deduzo que, quando o caça for realizar seu voo inaugural, vídeos e textos a respeito não vão faltar.

Citar
Acho que para uma comparação justa entre o F-16 e o Gripen E/F, teriam que ter a mesma configuração, por exemplo, sem nada, ou 2 depósitos externos e 2 misseis ar-ar, ou qualquer outra configuração.

Então teremos tal informação com melhor precisão em 2019, ano em que os primeiros Gripen NG entrará em operação na FAB, mais especificamente no 1ª Grupo de Defesa Aérea (GDA), na Base Aérea de Anápolis (BAAN).
 

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Lightning

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1045 em: Outubro 21, 2016, 12:15:24 am »
Certo, mas está projectado para que o Gripen tenha 1300km de raio de acção em versão patrulha aérea, deve ser 2 depósitos externos e 2 misseis ar-ar. Eu não estou a por em causa os engenheiros do projecto, só digo que os aviões tem que estar na mesma configuração para ser justo, mas acredito que tenham mais capacidade (neste caso autonomia), do que o F-16, alguma evolução tem que haver em 30 anos de diferença, mesmo que não seja muito visível à vista.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1046 em: Outubro 21, 2016, 01:15:41 am »
Certo, mas está projectado para que o Gripen tenha 1300km de raio de acção em versão patrulha aérea, deve ser 2 depósitos externos e 2 misseis ar-ar. Eu não estou a por em causa os engenheiros do projecto, só digo que os aviões tem que estar na mesma configuração para ser justo, mas acredito que tenham mais capacidade (neste caso autonomia), do que o F-16, alguma evolução tem que haver em 30 anos de diferença, mesmo que não seja muito visível à vista.

Com certeza. O Gripen NG deve ter sua autonomia maior do que o F-16 MLU, mesmo que ligeiramente, dependendo da configuração.





« Última modificação: Outubro 21, 2016, 01:20:28 am por Vitor Santos »
 
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1047 em: Outubro 21, 2016, 09:45:22 am »
O Gripen E/F vai ter menos raio da acção que os nossos F-16?! ???

Eu falava nos gripens que existem hoje o A/B/C/D....sobre o NG ainda é tudo promessas no papel, vamos ver se chegam a materializar-se, mesmo no Brasil que os vai produzir (em principio) não é consensual...., em todo o caso  na minha opinião o Gripen nunca vai ser opção para a FAP mesmo com um acréscimo de autonomia em relação ao F-16, volto a dizer, não se esqueçam do lobbie americano a forçar o F-35 e também o facto de que os nossos parceiros de desenvolvimento do F-16 já começaram a receber os F-35, e também o facto de toda a logística da nossa força aérea estar formatada para material americano, nomeadamente com os motores Pratt&wihtney. E se vamos esticar a vida das células dos nossos F-16 até ao máximo a transição vai ter que ser com o mínimo de mudanças possíveis dai também a minha convicção.
 

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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1048 em: Outubro 21, 2016, 11:48:40 am »
O Gripen E/F vai ter menos raio da acção que os nossos F-16?! ???

Eu falava nos gripens que existem hoje o A/B/C/D....sobre o NG ainda é tudo promessas no papel, vamos ver se chegam a materializar-se, mesmo no Brasil que os vai produzir (em principio) não é consensual...., em todo o caso  na minha opinião o Gripen nunca vai ser opção para a FAP mesmo com um acréscimo de autonomia em relação ao F-16, volto a dizer, não se esqueçam do lobbie americano a forçar o F-35 e também o facto de que os nossos parceiros de desenvolvimento do F-16 já começaram a receber os F-35, e também o facto de toda a logística da nossa força aérea estar formatada para material americano, nomeadamente com os motores Pratt&wihtney. E se vamos esticar a vida das células dos nossos F-16 até ao máximo a transição vai ter que ser com o mínimo de mudanças possíveis dai também a minha convicção.

Vamos ver as últimas aquisições da FAP:

Airbus CASA C-295;
Agusta-Westland EH101 Merlin

Onde está o lobbie americano?

A próxima aquisição pode ser tanto helicópteros para subsituir o Alouette III, como aviões para substituir o C-130. Os helicópteros que se falam como possíveis substitutos são europeus e os aviões são o KC-390 e o C-130 J. O governo tem estado a apostar no KC-390 e em principio será esse o substituto.

O Gripen E vai fazer o primeiro voo no final do ano.



Confesso que não percebi a questão do motor já que o Gripen usa o General Electric F414, o F-35 usa o Pratt & Whitney F135, e o nosso F-16 AM/BM usa o Pratt-Whitney F100-PW-220E. Apesar do motor que equipa o F-35 ser da mesma companhia que equipa o F-16, na prática são motores completamente diferentes e que nada tem a haver um com o outro.

Se o substituto do F-16 for um caça novo o F-35 está desde já descartado, se for algo em segunda mão... só sabendo como estará o mercado nessa altura. O substituto das João Belo foram as M Holandesas, o substituto do M60 A3 TTS foram os Leopard 2 A6 Alemães (adquiridos também aos Holandeses). Tudo pode acontecer e não há vencedores já declarados.
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Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #1049 em: Outubro 21, 2016, 12:37:56 pm »
caro cabeça de martelo:

"Vamos ver as últimas aquisições da FAP:

Airbus CASA C-295;
Agusta-Westland EH101 Merlin

Onde está o lobbie americano?

A próxima aquisição pode ser tanto helicópteros para subsituir o Alouette III, como aviões para substituir o C-130. Os helicópteros que se falam como possíveis substitutos são europeus e os aviões são o KC-390 e o C-130 J. O governo tem estado a apostar no KC-390 e em principio será esse o substituto."

Acha por acaso que quando for para gastar 1500 milhões de euros em aviões novos(+/- 12/15 aparelhos+logistica) a Lockeed Martin vai ficar parada a olhar para portugal a comprar Gripens??? das aeronaves que fala acima foram tudo aquisições sem significado monetário, e estratifico para os EUA  pelo nº e valores envolvidos, o caso KC390 é diferente, envolve sermos parceiros na construção e tudo o que vai gravitacionar em torno disso, ou seja, investimento em Portugal, e ainda assim para a lockeed a possibilidade de perder a venda de "apenas" 6 C-130J não era nenhuma tragédia!! Por acaso tem acompanhado os relatos das negociações da lockeed com os mais diversos países para a aquisição do F-35?? Em muitos desses negócios já davam como certa a desistência dos mesmos do F-35.... Mas no final... lá está a F-35 Vendido!! o Canadá é o caso mais mediático, onde podemos dizer que apesar de tudo, o F-35 foi o escolhido.

"Se o substituto do F-16 for um caça novo o F-35 está desde já descartado,"
Não conseguiu ou esqueceu-se de explicar porquê!! .... pelo preço??? se for pelo preço também não se tinham comprados 2 submarinos por 1000 milhões( fora  o resto) comprados á Alemanha, porque neste caso era mesmo impossível comprar submarinos aos EUA a não ser que quiséssemos  gastar 10% do nosso PIB

Mas concordo consigo se a opção for por aviões usados, temos que esperar e analisar o mercado na altura.