Coronavirus

  • 2909 Respostas
  • 275811 Visualizações
*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8607
Re: Coronavirus
« Responder #360 em: Março 24, 2020, 05:41:37 pm »
Quanto melhor para a saúde, pior para a economia e isto é dramático de equilibrar", diz Rui Rio
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-quanto-melhor-para-a-saude-pior-para-a-economia-e-isto-e-dramatico-de-equilibrar-diz-rui-rio


Não deixa ser interessante esta frase do Rui Rio, quanto melhor para a saúde pior para a economia.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4511
Re: Coronavirus
« Responder #361 em: Março 24, 2020, 06:38:35 pm »


Caro Legionário, isso seria andar para trás!
Está a referir-se a uma economia planeada como no tempo de Salazar ou como agora com Cuba e Coreia do Norte?

Em relação ao que já fomos, eu não tenho dúvidas de que Salazar era muito mais estadista do que qualquer político actual. Mas o orgulhosamente sós tem os seus custos!
Em primeiro lugar é injusto comparar o país nessa altura para os tempos actuais, porque como muito bem sabe, Portugal antes de 74 era muito mais do que 92 mil km2, tinhamos Angola, Moçambique, Timor, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe..... muitos consumidores e naturalmente com a economia fechada nestes países, o país prosperava, mesmo em tempo de guerra! Mas o facto da economia estar fechada tem aspectos muito negativos, como por exemplo:
- Enorme diferença entre classes sociais e entre ricos e pobres;
- Economia muito centralizada e obdiente ao governo central e com a consequente corrupção (a corrupção em Portugal não nasceu em 74, tornou-se foi muito mais visível e há uma comunicação social sem freios);
- Fraca competição entre sectores e estagnação tecnológica (eu ainda sou do tempo em que a indústria conserveira vendia latas de conserva e chave para as abrir à parte!!!!!...... em 1986);

Voltar à lógica do ouro físico, é voltar à idade média em que existem os muito poderosos e os outros pé rapados!!!!!

Tem razão quando refere que agora os bancos centrais imprimem dinheiro "falso", sem reflexo com o ouro que detêem, mas..... é esse o propósito quando os países abandonaram o padrão ouro!!!!!

As economias ocidentais podem ter muitos defeitos e a UE idem, mas é esta economia com defeitos, que permitiu e ainda permite a todos os portugueses, mesmo com salário mínimo, endividarem-se e comprarem a sua casa e...... quase nem pagarem juros!!!!! As taxas de juro são negativas!!!!!!!

Também o facto de não existirem fronteiras, permite-nos comprar coisas muito mais baratas em qualquer parte do mundo, melhorando sem dúvida a vida da classe média e baixa.

Aquilo que propõem, voltar ao padrão ouro, saírmos do euro, termos moeda própria, significa empobrecer a qualquer português, seja ele pobre ou rico. Duvido que a sociedade esteja preparada para isso.

O país de agora não tem nada a ver com o país de 1986. Temos muitos mais quadros especializados, produzimos e exportamos muito mais do que em 1986. Tanto que actualmente, as empresas privadas que este governo de palermas insulta, exporta por ano muito mais do que o orçamento de estado português. Só em 2019, exportamos 90 mil milhões de euros!!!!!!! https://www.tsf.pt/portugal/economia/recorde-de-exportacoes-em-2019-11692869.html

Caro Viajante,

Andar para tras é continuar a querer aplicar no século XXI teorias marxistas do século XIX e teorias mercantilistas ainda mais antigas.

Com a escassez de recursos e o aumento da população mundial temos que pensar novas formas e neste sentido é verdade sim senhor : os governos têm que planificar as economias. Acha que é possivel dar carros e créditos para comprar casa a toda a população mundial ? Não ha aço nem cimento que chegue no planeta. Ou então assuma-se que os mais fortes têm que ser predadores dos mais fracos para poderem continuar a usufruir.
Os sectores estratégicos da economia devem ser controlados pelo Estado, é o que eu penso, Tem algum jeito comprar aspirinas e ventiladores à China ?

Não queira vêr aqui planificações tipo soviético ou Salazaristas, Temos que estudar novos métodos. Tem duvidas que o capitalismo ou o socialismo falharam ? Eu infelizmente, com a minha formação de ex-seminarista e de ex-militar não tenho soluções, so constato.

Eu disse que os Bancos Centrais imprimiam dinheiro falso sem correspondencia com a economia real. Não disse que a moeda estava indexada actualmente ao ouro. O padrão ouro deixou de existir em 1971, como sabe. Eu disse tambem que para voltar a indexar a moeda ao ouro este tinha que valer 10 000 dolares / onça .  Como deve imaginar, não fui eu, ex-sargento ignorante em economia, que fiz estas contas todas  ;   faço como o Viajante : leio e ouço.
« Última modificação: Março 24, 2020, 06:58:38 pm por legionario »
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6302
Re: Coronavirus
« Responder #362 em: Março 24, 2020, 06:51:29 pm »
Independentemente de como vai reagir a UE nos próximos dias, hoje é o dia que irá marcar fim desta UE e nascimento de uma outra UE.
A continuar este cenário, não tenho grandes esperanças que Portugal tenha lugar, assim com a maioria dos países de leste no bloco (esses são certos que ficaram fora) que já se está a alinhavar.
No outro cenário e com as decisões que se impõem a serem tomadas, iremos no caminho de uma verdadeira federação e aos de leste, ou acatam ou ficam fora onde podem continuar a achar que vão ser protegidos se continuarem a fazer o jogo que estão a fazer agora. Um jogo que está a unir muita gente contra eles e o "pai grande" quer é ver a casa a arder vai deixa-los na mão.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3401
  • Recebeu: 2317 vez(es)
  • Enviou: 701 vez(es)
  • +1393/-489
Re: Coronavirus
« Responder #363 em: Março 24, 2020, 07:42:37 pm »
Isto começa a parecer África... será a nossa sociedade assim tão frágil?

Espanha. Militares encontram idosos em residências a viver em contacto com corpos infetados

As Forças Armadas espanholas localizaram vários idosos abandonados que viviam com corpos em residências da terceira idade. A ministra da Defesa garantiu que o Governo será "implacável".


A ser verdade, morreram pior que cães. Nem sei que dizer...

No ha sido exactamente asi.

2 residencias privadas, han tenido numerosas bajas por posibles casos de coronavirus, por lo que su personal era mínimo, varios ancianos fallecieron esa noche y por ley el cadaver lo tiene que levantar un médico que estaba avisado pero aun no habia ido al estar desbordados.
Los fallecidos estaban en sus habitaciones a la espera de ser retirados.
No estaban abandonados.....
mas de 500 muertos en un día desborda todo.
No digo que se hayan cometido errores, pero NO se abandona a los ancianos a morir.

El problema es que normalmente las residencias de ancianos funcionan con poco personal, y si esa mañana de los 30 trabajadores se presentan 15 por baja, para gestionar a 200 ancianos, sus medicaciones, sus comidas y aseos, y además hay 8 cadaveres.....
Por eso el Ejército esta ayudando a todas las residencias, desinfectandolas, trasladando enfermos al hospital y trasladando cadáveres.

Saludos.. :censurado:
A España servir hasta morir
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, tenente, HSMW, legionario, ocastilho

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Coronavirus
« Responder #364 em: Março 24, 2020, 08:58:31 pm »
Independentemente de como vai reagir a UE nos próximos dias, hoje é o dia que irá marcar fim desta UE e nascimento de uma outra UE.
A continuar este cenário, não tenho grandes esperanças que Portugal tenha lugar, assim com a maioria dos países de leste no bloco (esses são certos que ficaram fora) que já se está a alinhavar.
No outro cenário e com as decisões que se impõem a serem tomadas, iremos no caminho de uma verdadeira federação e aos de leste, ou acatam ou ficam fora onde podem continuar a achar que vão ser protegidos se continuarem a fazer o jogo que estão a fazer agora. Um jogo que está a unir muita gente contra eles e o "pai grande" quer é ver a casa a arder vai deixa-los na mão.

Não sei o que se passa dentro da UE, mas por aquilo que vejo e leio, não noto que a Alemanha hostilize Portugal (já não digo o mesmo da Holanda e em certa medida da Finlãndia). Vejo até a Merkl a reunir com o Costa, certamente não será porque a Alemanha não escuta o que temos para dizer.

Ao contrário da opinião geral em Portugal, acho que a Alemanha não quer que saiamos da UE, antes pelo contrário (até o Shaubel deu a mão à palmatória), e se o Centeno é o Presidente do Eurogrupo, tal só foi possível com o consentimento da Alemanha, não tenho dúvidas!

Aliás, ouvi hoje o Ministro Alemão a dizer em público que a UE tem de apoiar esta crise com mais veemência, apesar de admitir que a Alemanha só consegue estar bem se o resto da Europa estiver bem. Eu quase que aposto que a UE está a preparar-se para a emissão de eurobonds. E se realmente chegarmos aos eurobonds (é já a Alemanha que pede eurobonds!!!!)..... não tenho dúvidas que a economia vai ser inundada pelo que o legionário chama de "dinheiro falso", mas que eu considero fundamental para sairmos deste buraco!

Já em relação aos países de Leste, eu tenho dúvidas que a Alemanha abra mão desse feito! Foi graças aos alemães que os países de leste aderiram (obviamente com duplo sentido, por um lado financiar a reconstrução da Alemanha de Leste com fundos comunitários, mas também para alargar o mercado da própria Alemanha).

Apesar de reconhecer que a Alemanha tem estas opiniões não da forma mais altruista, mas julgo que a Merkl está empenhada em manter a UE. Apesar de que me parece que vamos a caminho do federalismo europeu. Se a Alemanha exige eurobonds...... vai querer amarrar todos os países no mesmo barco!!!!!

Mas obviamente posso estar enganado, mas...... parece-me que vai ser esse o passo a seguir: Eurobonds e federalismo!!!!!!

Só mais uma nota, a RTP noticia um documento secreto chinês onde revelam que os números da pandemia na China são completamente falsos e muito mais elevados do que aquilo que divulgaram!!!! Não é nada de novo, perante os números na Europa, os números chineses só podiam ser falsos...... ou terem já a vacina!!!!!!
« Última modificação: Março 24, 2020, 09:01:16 pm por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Clausewitz

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1518
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +261/-243
Re: Coronavirus
« Responder #365 em: Março 24, 2020, 11:57:19 pm »

Com a escassez de recursos e o aumento da população mundial temos que pensar novas formas e neste sentido é verdade sim senhor : os governos têm que planificar as economias. Acha que é possivel dar carros e créditos para comprar casa a toda a população mundial ? Não ha aço nem cimento que chegue no planeta. Ou então assuma-se que os mais fortes têm que ser predadores dos mais fracos para poderem continuar a usufruir.

Só por acaso o ferro é dos minerais mais abundantes na crosta terrestre, todos os materiais básicos usados para a construção de casas são estupidamente abundantes. Todos os metais podem ser reciclados, assim como o vidro entre outros materiais.

Partindo de uma visão meramente académica, é sim possível toda a gente ter uma casa básica habitável. Alias, olhando apenas para o pequeno Portugal pode-se facilmente fazer uma extrapolação para todo o mundo, quanto do território está habitado? Quantas casas vazias em bom estado temos e que vários dos utilizadores do fórum usam como casa de férias? Quantas casas abandonadas se encontra facilmente a cada esquina seja em cidades grandes ou pequenas? Portanto podes concluir que o problema não está nos minerais, está nas pessoas.

Os sectores estratégicos da economia devem ser controlados pelo Estado, é o que eu penso, Tem algum jeito comprar aspirinas e ventiladores à China ?

Com o desenvolvimento da economia passa-se a terceriarizar a mesma e a empurrar as industrias sujas para economias menos desenvolvidas, Portugal já passou por isso (mas ainda está muito teimoso em querer largar o osso é uma das causas da estagnação económica). Não só compras à China, como à Índia no que respeita a material médico. Economias evoluídas desenvolvem, economias atrasadas produzem.
A China é desde os anos 90 o maior hub industrial mundial e durante mais de 20 anos apostou forte na sua industrialização, os salários cresceram imenso e a vida do chinês comum melhorou imenso. Nos próximos dez anos já não terás que te preocupar pois ela deixará de ocupar esse lugar, passando a empurrar a industria suja para os seus vizinhos: Índia, Malásia, Vietname, Tailândia e Indonésia.
Esquece a centralização de sectores no Estado, vives num planeta global que partilha recursos, já não dá para viver fechado, qualquer economia que tenta isso morre. O futuro estará na robotização e crescimento da inteligência artificial, muitos postos de trabalho vão cessar e novos empregos vão ser criados que requerem novos conhecimentos.

Não queira vêr aqui planificações tipo soviético ou Salazaristas, Temos que estudar novos métodos. Tem duvidas que o capitalismo ou o socialismo falharam ? Eu infelizmente, com a minha formação de ex-seminarista e de ex-militar não tenho soluções, so constato.

Tudo evolui, já tiveste esclavagismo, feudalismo, mercantilismo, socialismo, agora tens capitalismo e no futuro terás pós-capitalismo.

Eu disse que os Bancos Centrais imprimiam dinheiro falso sem correspondencia com a economia real. Não disse que a moeda estava indexada actualmente ao ouro. O padrão ouro deixou de existir em 1971, como sabe. Eu disse tambem que para voltar a indexar a moeda ao ouro este tinha que valer 10 000 dolares / onça .  Como deve imaginar, não fui eu, ex-sargento ignorante em economia, que fiz estas contas todas  ;   faço como o Viajante : leio e ouço.

A economia atual é baseada na especulação do mercado financeiro, o padrão ouro não era perfeito, nem o sistema atual é. E possivelmente ocorrerão mudanças, como foi ao longo da história económica.

Como deve imaginar, não fui eu, ex-sargento ignorante em economia, que fiz estas contas todas

Não deves menosprezar-te, aqui fica um livro à consideração que é usado no secundário e ensino superior: https://www.almedina.net/hist-ria-econ-mica-de-portugal-1563995223.html
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1463
  • Recebeu: 320 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4511
Re: Coronavirus
« Responder #366 em: Março 25, 2020, 12:56:47 am »
Caro camuflage,

Eu escrevi  resumindo   "carros e casas" , pensei que todos tivessem percebido a linguagem figurada. Então olha, lês assim :
"Não é possivel dar a todos os habitantes do planeta o mesmo nivel de vida que temos no Ocidente".
As opções  : 1)  somos bonzinhos e partilhamos (e ficamos bem mais pobres)  ,  2) acabamos-lhe com a raça de uma vez e ficamos com tudo , 3)  ou são  "eles" que acabam connosco . 

Essa tua ideia que deslocalizar é "normal" e "moderno", concordo..."mais voilà" : não é nada pratico Portugal não ter em tempos de crise uma produção propria de material sanitario e de medicamentos. Temos ainda o Laboratorio Militar mas não chega.  E as comunicações, e a energia , e a industria de defesa, ?

Eh camarada  :) : vivemos num planeta Global, sim !  Mas não partilhamos recursos, onde foste buscar essa ? foi so para me contrariares ?  :)  Neste planeta Global : LUTA-SE PELOS RECURSOS. E mesmo os nossos amigos quando não têm que chegue para eles, ainda confiscam o que é nosso (queres exemplos?)

PS  Obrigado pela sugestão de leitura
« Última modificação: Março 25, 2020, 01:51:17 am por legionario »
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1518
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +261/-243
Re: Coronavirus
« Responder #367 em: Março 25, 2020, 02:38:53 am »
Caro camuflage,

Eu escrevi  resumindo   "carros e casas" , pensei que todos tivessem percebido a linguagem figurada. Então olha, lês assim :
"Não é possivel dar a todos os habitantes do planeta o mesmo nivel de vida que temos no Ocidente".
As opções  : 1)  somos bonzinhos e partilhamos (e ficamos bem mais pobres)  ,  2) acabamos-lhe com a raça de uma vez e ficamos com tudo , 3)  ou são  "eles" que acabam connosco . 

Claro que é possível dar condições a toda a gente. É utópico, mas em termos académicos é possível, a questão vai é para lá dos bens materiais. É preciso perceber que para lá dos bens materiais há pessoas e nem todas querem o mesmo, podem ser dados exemplos dos mais variados: o Estado português desde tempos do outro senhor que atribui casas nos bairros sociais e de toda esta gente, quantos é que melhoraram de vida? Quantos é que realmente estão a fazer para sair da pobreza?
Há pessoas que acham suficiente um salário mínimo e não querem mais, eu também não acreditava até encontrar essas pessoas ao vivo!
Posto isto, quantas pessoas no resto do mundo querem realmente um estilo de vida igual ao ocidente? Porque não podem simplesmente viver com o seu estilo de vida? Porque devem gostar todos do mesmo?
Um exemplo que deves ler é a Índia, tem feito um grande esforço na luta contra a pobreza (apesar de não ser evidente, já cortou nos últimos 15 anos metade da pobreza extrema) e apesar de ser uma economia com grande potencial, não consegue acabar com o sistema de castas.

Essa tua ideia que deslocalizar é "normal" e "moderno", concordo..."mais voilà" : não é nada pratico Portugal não ter em tempos de crise uma produção propria de material sanitario e de medicamentos. Temos ainda o Laboratorio Militar mas não chega.  E as comunicações, e a energia , e a industria de defesa, ?

O que referes pode ser resolvido com o que se chama aprovisionamento ou gestão estratégica de stocks. A nossa liderança na grande parte das áreas, especialmente publica, não tem visão de futuro, o que vêem são 4 anos, quando o problema aparecer logo se vê.
Tens alguma mochila de emergência em tua casa que te garanta sobrevivência até 72h em caso de catástrofe? Isto responde a tudo, a maioria dos portugueses não tem, nem se preocupa com isso, espera que venha o papá Estado de helicóptero regata-lo. O Governo segue esta tendência, logo se vê e espera que venha a UE resolver o problema ou resolve tapando uns buracos aqui e ali.

Eh camarada  :) : vivemos num planeta Global, sim !  Mas não partilhamos recursos, onde foste buscar essa ? foi so para me contrariares ?  :)  Neste planeta Global : LUTA-SE PELOS RECURSOS. E mesmo os nossos amigos quando não têm que chegue para eles, ainda confiscam o que é nosso (queres exemplos?)

Partilhamos através da compra/venda, partilhar não tem que significar borlas.
A competitividade das nações vai continuar a existir, as nações são feitas de pessoas com esse espírito. Enquanto tiveres pessoas que querem ter várias casas de férias e só podem viver numa de cada vez, vais ter nações a querer o bolo todo, quando nem sequer o pode comer.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: legionario

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12770
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7612 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Coronavirus
« Responder #368 em: Março 25, 2020, 03:50:13 am »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Coronavirus
« Responder #369 em: Março 25, 2020, 09:06:51 am »
Tenho lido muito pouco sobre o KonaVirus nos países Nórdicos. Alguem  sabe como as coisas correm pela Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca?

Abraços
« Última modificação: Março 25, 2020, 09:28:27 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18214
  • Recebeu: 5500 vez(es)
  • Enviou: 5873 vez(es)
  • +7131/-9516
Re: Coronavirus
« Responder #370 em: Março 25, 2020, 12:00:53 pm »
Aos 90 anos, António Coimbra de Matos, psiquiatra e psicanalista, nunca viu uma pandemia assim. Mas os anos de vida e de profissão já lhe mostraram muito, e se sabe alguma coisa, é que o ser humano tem uma enorme capacidade para se reinventar.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/porque-ha-tanta-gente-a-sair-a-rua-sem-necessidade-porque-fomos-habituados-a-obedecer-de-mais-explica-coimbra-de-matos
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18214
  • Recebeu: 5500 vez(es)
  • Enviou: 5873 vez(es)
  • +7131/-9516
Re: Coronavirus
« Responder #371 em: Março 25, 2020, 12:04:21 pm »
Tenho lido muito pouco sobre o KonaVirus nos países Nórdicos. Alguem  sabe como as coisas correm pela Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca?

Abraços

Aqui podes pesquisar por país

https://www.worldometers.info/coronavirus/
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

ocastilho

  • Membro
  • *
  • 294
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 230 vez(es)
  • +9010/-6
Re: Coronavirus
« Responder #372 em: Março 25, 2020, 12:21:24 pm »
Citar
China pode ter muito mais infetados do que revelam números oficiais, alerta estudo secreto do Governo chinês

O número declarado de casos positivos de coronavírus está bem abaixo da realidade. Mesmo no caso da China, aparente caso de sucesso no controlo da pandemia. A forma como estão a ser contabilizados os contaminados é uma armadilha, porque cada país faz contas à sua maneira
Manuela Goucha Soares

Manuela Goucha Soares

Os coronavírus que fazem “carreira silenciosa” são uma verdadeira armadilha para todos os países. O alerta foi dado pelo jornal de Hong Kong “South China Morning Post”, que teve acesso a um estudo secreto do Governo de Pequim. Este estudo mostra que a China pode deixar de ser o caso de êxito que até aqui parecia ser no controlo da pandemia.

O número de portadores assintomáticos, ou dos raros casos de pessoas infetadas que só têm sintomas depois de passados os 14 dias em que se aconselha quarentena, pode estar próximo de “um terço das pessoas com diagnóstico positivo”.

Os dados oficiais de todos os países atingidos pela pandemia mostram que há quase 400 mil infetados (395.807 à hora de publicação deste texto) e 17.235 mortos confirmados. Só que muitos países não estão a testar quem tem sintomas ligeiros, mesmo que tenha tido contacto com pessoas infetadas.
China com mais de 43 mil assintomáticos

Na China, no final de fevereiro, foi feito um despiste a mais de 43 mil pessoas com diagnóstico positivo, mas assintomáticas. Foram todos colocados em quarentena mas, segundo o estudo divulgado pelo “South China Morning Post”, não fazem parte dos números oficiais.

Os cientistas ainda não conseguiram explicar “qual o papel dos assintomáticos” na cadeia de transmissão da pandemia. “Um doente normalmente tem sintomas ao fim de cinco dias, embora a incubação possa chegar às três semanas nalguns casos.”

A situação agrava-se porque a metodologia adotada para contabilizar casos confirmados varia de país para país. Segundo a Organização Mundial de Saúde, são considerados positivos “todos os casos que tenham teste positivo, independentemente de terem ou não sintomas”.

A Coreia do Sul segue este modelo. Pequim mudou as regras de classificação a 7 de fevereiro, passando a contar apenas os “pacientes com sintomas” como casos confirmados de infeção por coronavírus.

https://expresso.pt/coronavirus/2020-03-24-China-pode-ter-muito-mais-infetados-do-que-revelam-numeros-oficiais-alerta-estudo-secreto-do-Governo-chines
« Última modificação: Março 25, 2020, 12:22:12 pm por ocastilho »
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8607
Re: Coronavirus
« Responder #373 em: Março 25, 2020, 02:16:43 pm »
Costa diz que Curry Cabral está preparado para ser um hospital “exclusivamente covid-19”
https://executivedigest.sapo.pt/costa-diz-que-curry-cabral-esta-preparado-para-ser-um-hospital-exclusivamente-covid-19/
Citar
O primeiro ministro António Costa deslocou-se esta quarta-feira ao Hospital Curry Cabral, em Lisboa para tomar conhecimento dos desafios e necessidades enfrentadas pela unidade de saúde no combate à Covid-19.

António Costa refere que existe a possibilidade de o Hospital Curry Cabral poder vir a tornar-se exclusivo para doentes com Covid-19, tendo a visita servido também para avaliar a capacidade do estabelecimento de saúde nesse sentido, avaliando as camas ocupadas, a capacidade de alargar o seu potencial e «passar das 36 camas que existem actualmente para 300 camas, ocupando outros serviços de saúde», bem como outras funções de recurso necessárias para controlo da pandemia.

O primeiro-ministro diz que não vai «alimentar polémicas» relativamente a uma eventual falta de material, referindo que existem já muitos materiais de saúde encomendados, de entre os quais destaca: 380 mil batas; 459 mil fatos de protecção individual; seis milhões luvas esterilizadas e 10 milhões não esterilizadas, 386 mil máscaras com viseira, 743 mil protectores de calçado entre outros.

O director clínico do Hospital Curry Cabral afirma que não existe qualquer falta de equipamentos ou materiais de saúde no hospital, alertando para a importância de «racionalizar os equipamentos». Existem 22 doentes internados no hospital 145 em isolamento domiciliário e 15 em cuidados intensivos.

Hora aqui está algo do qual eu já tinha falado, cada país ter um Hospital exclusivamente para o Covid-19 para Portugal creio até 3000 camas seria o necessário.
Pois a grande maioria dos casos são ligeiros em Portugal cerca de 80% quer dizer que essas pessoas ficam a ser tratadas em casa.

Sempre é melhor do que paralisar a economia, o Curry Cabral não chega, que se faça e já um Hospital de raiz sempre sai mais barato.
Não sei se existe pelo país algum Hospital desactivado, fechado se tem à que abrir.
« Última modificação: Março 25, 2020, 02:17:23 pm por Daniel »
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: Coronavirus
« Responder #374 em: Março 25, 2020, 02:42:46 pm »
Lamego tem o antigo Hospital (Santa Casa), que foi desactivado assim que abriu o novo! Está completamente fechado (desde 2013) e tem vários milhares de m2
« Última modificação: Março 25, 2020, 02:44:28 pm por Viajante »