Provas de Selecção - Fuzileiros

  • 284 Respostas
  • 104347 Visualizações
*

d1og0

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #225 em: Agosto 18, 2009, 07:28:16 pm »
Citação de: "João Oliveira Silva"
Citar
Desculpem a invasão mas o conselho que te dou Diogo é que se pretendes seguir carreira militar mais vale fazeres um sacrifício e optares por Praça e não Oficial.
A Marinha é o único ramo das Forças Armadas que possui Quadro Permanente para Praças e além disto a idade para concorreres para a Classe de Sargentos é enorme comparada com os outros ramos portanto só tens de ver o que achas melhor para ti.

A cada um a sua opinião e a cada cabeça sua sentença.
Discordo profundamente.
Isto é mais ou menos assim: se estás à mesa e te podes servir de fillet mignon,  só perdes se fores às costeletas.
Aqui é a mesma coisa. Se tens acesso ao oficialato só perdes ( muito e em tudo ) se optares por praça. Tomara a grande maioria dos que concorrem a praça poder estar na tua situação.
Certamente que tens idade para ser meu filho mas o que te digo é que nunca tenhas vergonha de ser ambicioso. A ambição com regras e lealdade, não amassando os outros ou recorrendo a golpes baixos, nunca fez mal a ninguém.
Nivela-te pelos melhores. Mesmo que não consigas ser o melhor estás perto do topo. É preferível ser o 5º entre os melhores que o 1º entre o escalão de base.
Tens é que estar consciente das tuas capacidades, isto é, se consegues entrar e terminar o curso que te dá acesso a RC com êxito.
Também tens que estar consciente que como contratado, provávelmente,  ao fim de alguns anos vais passear.
Por isso tens que ter consciência que para além das tuas capacidades de terminar o curso se também és capaz de concorrer à EN e seres bem sucedido. Importa, ainda, ver as questões legais ( idade de admissão, etç ) para posteriormente não haver alguma " surpresa ".
Se tudo isto te for favorável e achares que consegues, atira-te ao filet mignon.
Se não fôr, paciência, vai para o monte ( com todo o respeito aos praças ) e depois logo se vê.
Cumprimentos,


Obrigado pelas vossas opiniões,
Concordo inteiramente com elas, por isso é que me encontro "entalado" com esta dúvida. É lógico que ao ir para oficial só estou a ganhar,tanto ´no "tratamento" por parte de outros militares como na remuneração, e que tomara muita gente estar na posição em que estou, mas , o problema que vejo ao ingressar como oficial é que ao fim dos 6 anos de contrato mandam-me embora com um "chuto no cu" e eu que me desenrasque. Como praça à partida a única vantagem que vejo é a oportunidade de entrar para os QP's ( não concorri à escola naval porque acabei o 12º com média de 12 valores, e não tive oportunidade de fazer os exames nacionais por terem calhado nos dias das provas, e vendo que só há 3 vagas para oficial FZ descurei mesmo todas as hipóteses de conseguir entrar.)
A minha grande dúvida (que ao mesmo tempo só eu é que posso decidir) é:
Será que vale a pena estar 6 anos a aproveitar tudo do bom e do belo como oficial e depois mandarem-me embora, ou fazer um sacrificio maior, aguentar-me como praça e ao fim de uns anos conseguir entrar para o quadro como sargento? Vendo as coisas a "longo prazo" seria desta forma: se fosse para praça e depois acabasse por tomar a decisão de me ir embora iria ficar "lixado", pois podia ter ingressado como oficial e assim ao fim dos X anos que lá tivesse teria "amealhado" muito mais € e tinha tido uma vida melhor lá dentro. Por outro lado se fosse para oficial e ao fim dos 6 anos decidisse que afinal queria lá ficar, iria arrepender-me de não ter ido para praça, pois já não podia lá ficar (idade limite).
Desculpem o testamento mas esta decisão está mesmo a dar-me cabo da cabeça.

Já agora um aparte, alguem ja recebeu a convocatória para dia 15? Eu hoje recebi a minha com o meu número de candidato de oficial.

Cumps,
 

*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #226 em: Agosto 18, 2009, 07:44:32 pm »
João Oliveira Silva tens razão no que acabaste de dizer. Esqueci-me de perguntar a idade ao Diogo e pensei na minha lol e por causa disso deixei de parte a Escola Naval. É claro que se a tua idade permitir Diogo podes ser Oficial em Regime de Contrato e depois concorreres como Militar para a Escola Naval. Além de manteres o teu vencimento enquanto estudas depois passas a ser Oficial do Quadro Permanente. Mas digo-te, conseguir isto não é mesmo nada fácil, é bastante difícil, no entanto não deixa de ser possível mas só tu podes decidir o que achas melhor para ti. :wink:
« Última modificação: Agosto 18, 2009, 07:50:34 pm por TiagoFilipe »
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +803/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #227 em: Agosto 18, 2009, 07:48:38 pm »
Citação de: "TiagoFilipe"
João Oliveira Silva tens razão no que acabaste de dizer. Esqueci-me de perguntar a idade ao Diogo e pensei na minha lol e por causa disso deixei de parte a Escola Naval. É claro que se a tua idade permitir Diogo podes ser Oficial em Regime de Contrato e depois concorreres como Militar para a Escola Naval. Além de manteres o teu vencimento enquanto estudas depois passas a ser Oficial do Quadro Permanente. :wink:


Isso sim era o melhor. Mas convém ter os exames nacionais feitos.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

d1og0

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #228 em: Agosto 18, 2009, 08:12:26 pm »
Citação de: "TiagoFilipe"
João Oliveira Silva tens razão no que acabaste de dizer. Esqueci-me de perguntar a idade ao Diogo e pensei na minha lol e por causa disso deixei de parte a Escola Naval. É claro que se a tua idade permitir Diogo podes ser Oficial em Regime de Contrato e depois concorreres como Militar para a Escola Naval. Além de manteres o teu vencimento enquanto estudas depois passas a ser Oficial do Quadro Permanente. Mas digo-te, conseguir isto não é mesmo nada fácil, é bastante difícil, no entanto não deixa de ser possível mas só tu podes decidir o que achas melhor para ti. :wink:


Tiago, tenho 18 anos, faço 19 dia 14 de Setembro. Se tivesse possibilidade tinha concorrido para a escola naval, mas na altura estive a ver as médias de entrada do ano passado e esqueci logo o assunto dado haverem apenas 3 vagas para oficial FZ e eu ter média de 12 no 12º ano(não me recordo quanto era a nota do último candidato mas lembro-me que era muito acima da minha.), e como eu tenho mesmo um grande bichinho cá dentro para ser fuzileiro concorri primeiro para praça para ter hipótese de lá ficar, depois para oficial principalmente para ter mais uma hipótese de entrar, e sinceramente não estava à espera de entrar nos 2 (estava numa de que o "destino" iria escolher por mim lol), mas como acabei por entrar nos 2 agora estou com esta dúvida.
Cmps
 

*

TiagoFilipe

  • Perito
  • **
  • 367
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #229 em: Agosto 18, 2009, 10:23:10 pm »
Eu percebo Diogo mas agora és tu quem tem de decidir isso. Se optares por ser Oficial em Regime de Contrato podes se quiseres fazer carreira militar durante o máximo dos teus 6 anos de contrato concorrer apenas à Escola Naval com o estatuto de Militar tendo atenção a isto:

Para os candidatos militares é necessário:

:arrow: Ter completado no mínimo 4 anos de serviço efectivo como Praça;
:arrow: Não ter idade superior a 39 anos no início do ano do curso;

Uma outra opção que também podes ter em conta em qualquer uma das decisões é a de concorrer para a Polícia Marítima. De certo modo até estão ligados à Marinha. :wink:
 

*

pedroh

  • 89
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #230 em: Agosto 19, 2009, 12:42:11 am »
Diogo eu concorri para Praças Fuzileiros e entrei, mas ainda não recebi a carta. Será que está par chegar brevemente? :?
Acho que só me resta mesmo esperar.

Cumprimentos.
 

*

d1og0

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #231 em: Agosto 19, 2009, 09:57:09 am »
Boas Pedro,

eu acho que só enviaram mesmo as de oficiais ainda, e se a mandaram a de praças também deve estar a chegar (penso eu).

Cumps,
 

*

d1og0

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #232 em: Agosto 20, 2009, 01:07:57 pm »
Boas,

cá estou eu a chatear novamente, e desculpem o off-topic, mas queria saber se alguem me consegue responder a uma duvida:

no caso de eu concorrer a Praça, e acabar por ver que afinal até queria ser Oficial (ex: ingressava como praça para ter hipótese de ao fim de uns anos entrar no QP como Sargento, mas durante o curso via que afinal apenas queria cumprir 6 anos de RC afastando a hipótese do QP, logo era-me mais vantajoso cumprir contrato como Oficial.), há alguma hipótese de acabar o curso de Praça mas em vez de receber a boina entrar no curso de Oficiais FZ do ano seguinte, ou seja, mal acabar um curso começar outro do início?

Cumps,
 

*

Fcera

  • 24
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #233 em: Agosto 21, 2009, 03:53:27 pm »
d1og0 Sinceramente nao sei! Mas é possivel que não! E pessoal ja alguem recebeu a carta de praças?

Cumps
 

*

pedroh

  • 89
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #234 em: Agosto 21, 2009, 07:19:09 pm »
Eu não Fábio, pensei agora em vir ao forúm para deixar aqui um mensagem para ver se já tinhas recebido a carta, mas já vi que ainda não recebeste a carta também. Só nos resta mesmo esperar camarada. Pelo menos já sabemos que entrar.
Agora é aguardar e tentar controlar esta ansiedade.
 

*

Fcera

  • 24
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #235 em: Agosto 21, 2009, 07:25:04 pm »
Pois é so mesmo esperar! Mas ja nao estou tao ansioso, estava pior antes de sair os resultados! Agora como sei quem entrei estou mais tranquilo!

Cumps
 

*

pedroh

  • 89
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #236 em: Agosto 21, 2009, 08:49:53 pm »
Sim eu também, só que quero receber a carta para ver a que dia é a incorporação, se sempre se mantém no mesmo dia e o que diz a carta. Mas já está quase, só já faltam 25 dias para o sofrimento!! :D  :D
 

*

d1og0

  • 15
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #237 em: Agosto 22, 2009, 05:15:04 pm »
Pedro, a incorporação mantém-se para dia 15, pois eu já recebi a de oficial e era o que lá vinha lol.

A carta essa já não digo o que lá diz para ser surpresa  eheh :twisted:

e já estou mais inclinado a ir para praça do que para oficial para ter alguma hipótese de entrar para o quadro, mas ainda não estou completamente decidido (tou aí a 60%/40%  para praças e oficiais respectivamente lol)

Cumps,
 

*

pedroh

  • 89
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #238 em: Agosto 22, 2009, 07:36:36 pm »
Lol, tu é que sabes o que é melhor para ti e para o teu futuro.
Responde-me só a uma coisa, diz o que temos que levar (em termos de roupa, higiene e essas coisas)?

Cumprimentos.
 

*

Pimenta

  • 84
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #239 em: Agosto 22, 2009, 08:51:34 pm »
Sim, agradecia se nos pudesses dizer o que temos de levar. d1og0 porque não telefonas para a marinha? Pode ser que te esclareçam sobre essa tua decisão, quando eu me fui candidatar ao centro de recrutamento o marinheiro explicou.me bastante bem isso e disse.me que o melhor a fazer era entrar como oficial, mas no teu caso pode ser diferente.