Esclarecimento sobre concursos
Publicado em:
2008-08-07
Sobre uma notícia veiculada ontem pela TVI julga-se adequado prestar os seguintes esclarecimentos, relativamente ao concurso para mergulhadores da Marinha.
O edital desse concurso, que consta do Diário da República 47, 2.ª série, estabelece que as inscrições para o mesmo abriram a 6 de Março, fechando a 24 Abril, sendo o único concurso anual para praças mergulhadores.
De facto, este concurso é anterior às alterações entretanto verificadas para a classe de Fuzileiros e que serão extensivas a todas as restantes classes. A data mencionada de 13 de Agosto não é referente ao fecho do concurso, mas tão somente à data de incorporação dos candidatos seleccionados após a conclusão dos necessários testes psicotécnicos, médicos e físicos.
A Marinha garante também que o próximo concurso para mergulhadores será aberto a ambos os sexos.
A Marinha reitera ainda que a limitação imposta nestes concursos nunca se deveu ao desrespeito pelo princípio da igualdade entre homens e mulheres, mas apenas devido à necessidade de criar as condições adequadas para integrar militares do sexo feminino em áreas específicas. Estas necessidades implicam, forçosamente, construir e reformular instalações, bem como adquirir novos equipamentos e capacidades, o que, obviamente, implica custos e investimento.
Por último, importa recordar que a Marinha já procedeu à reconfiguração da quase totalidade das classes de navios por forma a poder receber militares do sexo feminino. Apenas nos submarinos e face às condições existentes, tal situação não foi considerada adequada e exequível.
Existem actualmente 813 mulheres na Marinha, entre oficiais, sargentos e praças.