Lançamento de Livro «Memórias de um Ferreiro»

  • 0 Respostas
  • 2102 Visualizações
*

sgtº

  • 13
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
    • http://www.sag.com.pt
Lançamento de Livro «Memórias de um Ferreiro»
« em: Dezembro 16, 2007, 11:59:30 pm »
Boas,


Assisti ontem ao lançamento de um livro na casa da cultura em Coimbra publicado pela imprensa da universidade de Coimbra com o apoio da liga de combatentes , camara municipal de coimbra entre outros com  o titulo  -  Lourenço Chaves de Almeida - Memórias de um Ferreiro.
Se bem que o titulo não pareça ter nada a ver com um periodo infelizmente algo esquecido da nossa historia militar ,este senhor foi nada mais ,nada menos que o responsável pela obra do Lampadário, Chama da Pátria alumiando o monumento ao Soldado Desconhecido, na Sala do Capítulo da Batalha (mosteiro da Batalha) com a memorável quantidade de 4800 horas de trabalho.... :shock: entre outras muitas obras de cariz artistico,tendo também passado pela I grande guerra ao serviço de Portugal.

Abaixo extractos do seu percurso historico:

"....
 Mobilizado para França, durante a 1ª Grande Guerra, aí mesmo cria, entre outras, as mais delicadas obras dos mais repulsivos instrumentos de morte, cápsulas de obuses e granadas.
O Louvor a 24 de Novembro de 1917 (Ordem nº 270/C.T.F. nº1), atribuído em França pelo Capitão Médico, José Maria Soares: Louvo 1º Sargento Artífice Lourenço Chaves de Almeida que, nas horas vagas, muito tem contribuído para o bom nome e divulgação da arte portuguesa, com produções que bem atestam a sua justificada reputação de artista conscencioso e sabedor e de mestre na sua arte”.
As suas acções profissionais na ajuda às populações locais marcam um traço do seu carácter e reforçam a concessão do louvor....."
 
"......Volta a ser louvado em Março de 1918.
Após o seu regresso executa obras de grande valor artístico que merecem exposições tanto na sua cidade como na capital.
Entre elas figura o Lampadário, Chama da Pátria alumiando o monumento ao Soldado Desconhecido, na Sala do Capítulo da Batalha...."


".....Em Maio de 1923 é-lhe outorgado o grau de Cavaleiro da Ordem de Santiago, jamais atribuído a qualquer praça ou sargento das Forças Armadas até então.
As obras e exposições continuam e têm um momento alto aquando da Exposição de Ferros de Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes, em 1938, com a presença do Sr. Presidente da República......"

".... Ainda com a presença do Presidente da República é inaugurada, em 1947, as Ferras de Arte para a Igreja de Odivelas, onde aquele, abraçando-o, o promove a Oficial da Ordem de Santiago...."

Vale a pena ler.


Mcpts
sgtº
" Spähertruppe , die ersten und die letzten"