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Força Aérea Portuguesa / Re: Substituição dos Alpha-jet
« Última mensagem por Visitante123 em Hoje às 09:47:22 am »Os M-346 são sem dúvida o melhor vector (de que se tem falado) para substituir os Alpha Jet.
e pela Força Aérea diversas aeronaves, desde um EH-101 Merlin, dois Koala, um KC-390, um C-130H, um Falcon 50 e quatro F16M, entre outros.
https://expresso.pt/politica/2024-04-21-25-abril-cerca-de-mil-militares-participam-na-praca-do-comercio-em-cerimonia-evocativa-4e625a06
Cougar?
Não será antes o Caracal? (H225M penso)
Ex-neerlandeses. Em 2.ª mão.
O simulador igual ao da FAB é de vocês. Quem recebem são vocês. A diferença é que simula equipamento OTAN; Então obviamente todos os clientes vão passar por ai.
Segundo cliente internacional?!?
TOKYO–The second full flight simulator (FFS) for the Embraer C-390 military transport aircraft will be located in Portugal to meet the growing number of operators in Europe, Aerospace DAILY has learned. Portugal is the aircraft’s second international customer.
O Airbus AFJT tinha sido dado como morto e enterrado no ano passado, quando a Airbus e a Leonardo se uniram em torno do M-346. Tanto que até se falava na imprensa da especialidade que o Master poderia ser encomendado pelo Ejército del Aire, por exemplo.Nada mudou. A Airbus está dividida quanto à questão de aviões de treino. Tem pessoal que acredita ferozmente que deve ser desenvolvido um sucessor para o C-101/Alpha Jet. Outros acreditam que já se vai tarde e que é melhor criar uma parceria com quem já tem um produto no mercado.
https://www.blogbeforeflight.net/2023/06/spain-may-soon-select-leonardo-m-346.html?m=1
O que terá mudado entretanto?
A boca do Pescador é para mim (salvo seja) e vocês querem matar-me com estas fantasias (salvo seja).
Passei a manhã a ouvir pescadores (de profissão) a chorar que a Marinha não faz nada sobre os barcos espanhóis nas nossas águas mesmo aqui na costa. Eu só queria um barquinho da república portuguesa capaz de vigiar e fiscalizar no nosso mar, pá, só isso. Não tem de ser da tropa, mas já que a Marinha não deixa mais ninguém ter barcos, que seja um NPO. Só para cumprir o mínimo dos mínimos da soberania pá. Mas não, temos de sacrificar a realidade aos sonhos de caçar o Outubro Vermelho ou combater o Jack Sparrow no Golfo da Guiné. E vamos sonhando e sonhando e este projeto já tem mais décadas que navios..
A demora dos NPO nada tem a ver com a complexidade dos ditos navios, mas sim com artimanhas de um certo e determinado MDN que queria dar aos amigos o trabalho de fiscalizar a construção, ao invés de permitir que fosse feito pela Marinha. Depois temos a típica tuguice, de dizer que a assinatura do contrato "está para breve", e esse "breve" ter demorado largos meses.
Adicionar alguma capacidade de armamento extra para quando os NPOs que já se encontram em serviço, tiverem que ir combater pirataria, não afectará certamente a construção dos restantes 6. Também podemos ilibar a culpa da complexidade de cruzador dos nossos NPO, com o facto de que deram cabo do Alfeite, que por intervenção política passou de "está no bom caminho" para "está pela hora da morte", o caso duvidoso dos Tejo, o facto de continuarmos a operar Cacines, e por aí fora.