Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Força Aérea Portuguesa / Re: Substituição dos Alpha-jet
« Última mensagem por Visitante123 em Hoje às 09:47:22 am »
Os M-346 são sem dúvida o melhor vector (de que se tem falado) para substituir os Alpha Jet.
2
Força Aérea Portuguesa / Re: Eventos/Exposições/Visitas
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 09:45:20 am »
Citar
e pela Força Aérea diversas aeronaves, desde um EH-101 Merlin, dois Koala, um KC-390, um C-130H, um Falcon 50 e quatro F16M, entre outros.

https://expresso.pt/politica/2024-04-21-25-abril-cerca-de-mil-militares-participam-na-praca-do-comercio-em-cerimonia-evocativa-4e625a06

Porra, é só isso que se consegue arrebanhar para as comemorações dos 50 anos da data que nos deu a liberdade? :-\

Até no tempo dos Fiat e A-7s se conseguia arranjar bem mais do que hoje em dia.
3
Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 09:35:18 am »
Cougar????

Não será antes o Caracal? (H225M penso)

Ex-neerlandeses. Em 2.ª mão.

Credo, não. Ou melhor, como diz o atual MDN, cruzes canhoto. :mrgreen:

Quando os AS532 Cougar neerlandeses forem totalmente substituídos em 2030, terão 34 anos de serviço. E mesmo com o pequeno upgrade de que irão ser alvo de forma a poderem voar por mais 6 anos, penso ser uma aquisição algo arriscada dada a idade das células. Por muito que até sejam helicópteros robustos e bem equipados.
4
Forças de Segurança / Re: Ingresso na PSP
« Última mensagem por raphael em Hoje às 09:28:10 am »
CruzSilva...Espetacular. Bons esclarecimentos para a malta nova. Obrigado!

Ainda vou "roubar" isto para outro fórum...mas coloco os direitos de autor (fonte).
5
Força Aérea Portuguesa / Re: Avistamentos de aeronaves militares
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 09:27:51 am »
Finalmente consegui avistar o "Rhino" a sobrevoar Lisboa!

6
Força Aérea Portuguesa / Re: KC-390 na FAP
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 09:18:55 am »
O simulador igual ao da FAB é de vocês. Quem recebem são vocês. A diferença é que simula equipamento OTAN; Então obviamente todos os clientes vão passar por ai.

Quando escrevi:

Segundo cliente internacional?!? ::)

Referia-me obviamente ao erro patente na notícia da Aviation Week.

Citar
TOKYO–The second full flight simulator (FFS) for the Embraer C-390 military transport aircraft will be located in Portugal to meet the growing number of operators in Europe, Aerospace DAILY has learned. Portugal is the aircraft’s second international customer.

Não, Portugal é o 1º cliente internacional do Embraer (K)C-390 Millennium.

Compreendo que para certas publicações, e à medida que a aeronave vá angariando clientes mais sonantes (como os Países Baixos), o nosso país vá ficando para trás na lista de importância. Todavia, não só é um facto que fomos o cliente estrangeiro inicial, como desempenhámos um papel importante no desenvolvimento deste aparelho, com a participação de 15 entidades nacionais, num total de mais de 700 mil horas de trabalho em engenharia, mais de 2 mil desenhos técnicos e o desenvolvimento de mais de 350 planos de testes.
7
Força Aérea Portuguesa / Re: Eventos/Exposições/Visitas
« Última mensagem por raphael em Hoje às 09:16:20 am »
isso bem espremido a marchar são 430 tropas....dos quais 200 equipados para combate...os outros serão as Academias dos 3 ramos e escolas de formação... imagino a logística para isso!
Colocar a malta de madrugada lá para iniciar as hostilidades as 9h da manhã...
8
Força Aérea Portuguesa / Re: Substituição dos Alpha-jet
« Última mensagem por Get_It em Hoje às 09:14:09 am »
O Airbus AFJT tinha sido dado como morto e enterrado no ano passado, quando a Airbus e a Leonardo se uniram em torno do M-346. Tanto que até se falava na imprensa da especialidade que o Master poderia ser encomendado pelo Ejército del Aire, por exemplo.

https://www.blogbeforeflight.net/2023/06/spain-may-soon-select-leonardo-m-346.html?m=1

O que terá mudado entretanto?
Nada mudou. A Airbus está dividida quanto à questão de aviões de treino. Tem pessoal que acredita ferozmente que deve ser desenvolvido um sucessor para o C-101/Alpha Jet. Outros acreditam que já se vai tarde e que é melhor criar uma parceria com quem já tem um produto no mercado.

É por isso que em 2022 fizeram a parceria com a KAI para a venda do T-50 e depois em 2023 fizeram essa parceria com a Leonardo para a venda do M-346.

Esperem mais um bocado que às tantas ainda deve ser anunciado um acordo para a comercialização do L-39 ou do T-7.

Cumprimentos,
9
Portugal / Re: REFORMAR E MODERNIZAR AS FORÇAS ARMADAS
« Última mensagem por raphael em Hoje às 09:13:08 am »
Parece mais sugestão que dado concreto!

O ouvir isso é rumor... é não espalhar muito para não dar ideias...
10
Marinha Portuguesa / Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Última mensagem por Pescador em Hoje às 09:10:52 am »
A boca do Pescador é para mim (salvo seja) e vocês querem matar-me com estas fantasias (salvo seja).

Passei a manhã a ouvir pescadores (de profissão) a chorar que a Marinha não faz nada sobre os barcos espanhóis nas nossas águas mesmo aqui na costa. Eu só queria um barquinho da república portuguesa capaz de vigiar e fiscalizar no nosso mar, pá, só isso. Não tem de ser da tropa, mas já que a Marinha não deixa mais ninguém ter barcos, que seja um NPO. Só para cumprir o mínimo dos mínimos da soberania pá. Mas não, temos de sacrificar a realidade aos sonhos de caçar o Outubro Vermelho ou combater o Jack Sparrow no Golfo da Guiné. E vamos sonhando e sonhando e este projeto já tem mais décadas que navios..

A demora dos NPO nada tem a ver com a complexidade dos ditos navios, mas sim com artimanhas de um certo e determinado MDN que queria dar aos amigos o trabalho de fiscalizar a construção, ao invés de permitir que fosse feito pela Marinha. Depois temos a típica tuguice, de dizer que a assinatura do contrato "está para breve", e esse "breve" ter demorado largos meses.

Adicionar alguma capacidade de armamento extra para quando os NPOs que já se encontram em serviço, tiverem que ir combater pirataria, não afectará certamente a construção dos restantes 6. Também podemos ilibar a culpa da complexidade de cruzador dos nossos NPO, com o facto de que deram cabo do Alfeite, que por intervenção política passou de "está no bom caminho" para "está pela hora da morte", o caso duvidoso dos Tejo, o facto de continuarmos a operar Cacines, e por aí fora.


Ainda não vi nenhum destes artistas das "armas nos paquetes de turismo deles não são precisas", dizer o mesmo sobre o canhão de 40mm do Cacine e os de 20mm em algumas lanchas de fiscalização para ver o dito tamanho da sardinha. Para embarcações costeiras mais valia terem umas RWS com . 50 e um FLIR
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10