Rangers, Comandos, Paras, etc

  • 4486 Respostas
  • 1061000 Visualizações
*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2910 em: Setembro 12, 2015, 12:17:11 am »
Citação de: "saojorgexercito"
Citação de: "ACADO"
Não percebo o que a UPF está aí a fazer?!
Se fosse s JTAC isso percebia que estivesse nessa unidade.

Caçadores Aeronavais íamos buscar algum historial à guerra do ultramar.
Podiam juntar tudo em São Jacinto.

E as operações especiais podiam colocá-las na escola de Fuzileiros mantendo uma zona de treino em Lamego só porque Lamego é uma zona única para este tipo de unidades

Só fazendo de advogado do Diabo  :twisted: E porque não Operações Especiais em Lamego mantendo uma zona de treino na área da EFz porque aquela zona junto ao Tejo é única para este tipo de unidades?

Por causa das condições que não existem em Lamego e que é a própria unidade que gostaria de ter melhores condições.
Já a escola de fuzileiros tem umas instalações muito boas. Tem a base do Montijo mesmo ali ao lado. E melhorando e aumentando as carreiras de tiro ficava de topo.
A única coisa que acho que se perdia seria a tradição de ter homens de barba rija serranos que optam por ir para os Rangers e que para eles não há frio de Lamego q penetre aqueles ossos!!

Sinceramente, acho que S Jacinto tinha estrutura para ter todas as forças especiais e forças de operações especiais. Quando as carreiras de tiro estiverem a funcionar a todo o gás será uma das melhores bases do País...

Agora, juntar unidades já seria difícil, acabar com os quartéis todos então seria uma guerra!!
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1523
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-264
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2911 em: Setembro 12, 2015, 01:26:22 am »
Citação de: "saojorgexercito"
Citação de: "Camuflage"
A minha sugestão para reorganização dos "especiais":

1º ...
2º No total dos 3 Ramos passam a existir: Grupo Aeronaval (podem chamar-lhe outra coisa qualquer e são constituídos pela fusão de: para-quedistas, comandos, fuzileiros e UPF) e a FOpEsp (podem chamar-lhe também o que quiserem, constituída pelos elementos da FOpEsp assim como do DAE);
3º Para concorrer ao FOpEsp só pode entrar quem já tiver estado no Grupo Aeronaval, concorre, sujeita-se às provas e passa ou não (caso não passe retorna ao seu posto) - todos os seus elementos pertencem a um quadro permanente. Não há lugar a contratados.
4º O....

O que é esse Grupo Aeronaval? Funde umas cenas para que o resultado final seja o quê?

Mais eficiência, redução de gastos, aumento de disponibilidade de pessoal e material, menos tachos, menos dispersão.
Um país tão pequeno não precisa de tantas forças diferentes que como já foi dito atrás, acabam por embater umas nas outras na maioria das tarefas, mais vale ter poucos, bons e bem equipados do que muitos e com poucos meios como temos agora.
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2912 em: Setembro 12, 2015, 08:42:06 am »
Caçadores Aeronavais
Caçadores especiais Aeronavais

E para mim o ideal seria Commandos Aeronavais, só que aí o pessoal dos Paras e Fuzos ia ficar meio chateado!! Mas para mim seria o nome top. Até mesmo no estrangeiro para serem facilmente reconhecidos seria o mais apropriado.

A outra guerra seria a boina!! Que cor? Tan como os Rangers Americanos? Acho feia!!
Eu por mim acabava-se simplesmente com a boina e encontrava-se outro item simbólico e bem mais útil. Tipo um faca própria de caçador/comando.

Duas alterações importantíssimas seria. Dar oportunidade à classe de praças de pertencer aos quadros. Acho que isto é essencial para uma força de elite.
É só poderia ir para as Forças Op Especiais quem já fosse dos quadros desta unidade.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Camuflage

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2913 em: Setembro 13, 2015, 12:51:47 pm »
Citação de: "Camuflage"
Citação de: "saojorgexercito"
Citação de: "Camuflage"
A minha sugestão para reorganização dos "especiais":

1º ...
2º No total dos 3 Ramos passam a existir: Grupo Aeronaval (podem chamar-lhe outra coisa qualquer e são constituídos pela fusão de: para-quedistas, comandos, fuzileiros e UPF) e a FOpEsp (podem chamar-lhe também o que quiserem, constituída pelos elementos da FOpEsp assim como do DAE);
3º Para concorrer ao FOpEsp só pode entrar quem já tiver estado no Grupo Aeronaval, concorre, sujeita-se às provas e passa ou não (caso não passe retorna ao seu posto) - todos os seus elementos pertencem a um quadro permanente. Não há lugar a contratados.
4º O....

O que é esse Grupo Aeronaval? Funde umas cenas para que o resultado final seja o quê?

Mais eficiência, redução de gastos, aumento de disponibilidade de pessoal e material, menos tachos, menos dispersão.
Um país tão pequeno não precisa de tantas forças diferentes que como já foi dito atrás, acabam por embater umas nas outras na maioria das tarefas, mais vale ter poucos, bons e bem equipados do que muitos e com poucos meios como temos agora.

Sim, já percebi que a preocupação do camuflage é mais eficiência, redução de gastos, aumento de disponibilidade de pessoal e material, menos tachos, menos dispersão. Por principio também concordo com essa mentalidade.

Infelizmente não respondeu à minha pergunta. Aceito que eu não a tenha formulado da melhor forma, pelo que passo a reformular a pergunta que coloquei anteriormente:

O Grupo Aeronaval é uma unidade de que escalão e dimensão? Como se articula? Quais as capacidades residentes? Qual o ramo? Não me leve a mal, mas a forma como julga que se resolvia alguns dos problemas da falta de eficiência, redução de gastos, aumento de disponibilidade de pessoal e material, menos tachos e menos dispersão nas forças armadas parece pecar por ser bastante ligeira.
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2914 em: Setembro 13, 2015, 02:26:08 pm »
O ramo teria de ser finalmente um "ramo" independente de operações especiais. E, tal como em outros países, de modo que este se sobrepusesse operacionalmente aos outros 3 ramos.

As capacidades é fácil de perceber que se se juntam 3 unidades só numa vamos ter as capacidades das 3 unidades!! Até porque o próprio nome o sugere.

O escalão e essas coisas todas teria de ser pensado constante o número de efectivos! brigada de Caçadores/Commandos Aeronavais com 20002500 homens (consuante o que se deferisse e tivesse disponível) parece-me um número razoável em tempo de paz com capacidade para aumentar consideravelmente e assumir a envergadura de uma verdadeira brigada.
Essa parte parece-me o mais fácil...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Camuflage

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10048 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2915 em: Setembro 13, 2015, 03:04:57 pm »
Desculpem-me, mas não resisti  :mrgreen:

Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10369
  • Recebeu: 5673 vez(es)
  • Enviou: 4365 vez(es)
  • +8479/-1842
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2916 em: Setembro 13, 2015, 05:06:30 pm »
Citação de: "NVF"
Desculpem-me, mas não resisti  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
Mas apenas tem 12 EH101 para efectuar SAR todas as demais missões ?????????
As inserções/Infil destes el OE's são executadas a pé ou a cavalo,............ como o RLI na década de 70/80, só pode !!  :roll:  :roll:  :roll:
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2917 em: Setembro 13, 2015, 05:53:53 pm »
Citação de: "tenente"
Citação de: "NVF"
Desculpem-me, mas não resisti  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
Mas apenas tem 12 EH101 para efectuar SAR todas as demais missões ?????????
As inserções/Infil destes el OE's são executadas a pé ou a cavalo,............ como o RLI na década de 70/80, só pode !!  :roll:  :roll:  :roll:

Ninguém falou em OEs

Mas já agora, que eu saiba os meios de infiltração não são só os EH!! Como é que infiltra Paraquedistas e Fuzileiros?!!
Qual é a diferença para os meios que temos agora?!!

A diferença é que se for preciso todos podem ser infiltrados da mesma forma e com os mesmos meios em vez de faltarem meios a todos...
Será que é assim tão difícil de perceber?
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10369
  • Recebeu: 5673 vez(es)
  • Enviou: 4365 vez(es)
  • +8479/-1842
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2918 em: Setembro 13, 2015, 08:40:23 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "tenente"
Citação de: "NVF"
Desculpem-me, mas não resisti  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
Mas apenas tem 12 EH101 para efectuar SAR todas as demais missões ?????????
As inserções/Infil destes el OE's são executadas a pé ou a cavalo,............ como o RLI na década de 70/80, só pode !!  :roll:  :roll:  :lol:  :lol:  :lol:
Para o efectivo total das FA temos um número de Tropas Especiais em demasia ! :!:
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10048 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2919 em: Setembro 13, 2015, 10:04:47 pm »
Acho que aqui a grande questão é o que distingue uma força especial entre o resto da tropa. Para além do treino e do equipamento, o mais importante, quanto a mim, é a história de cada unidade e a sua mística. Neste aspecto, penso que as nossas forças e unidades especiais estão muito bem servidas e penso que seria um erro congregá-las todas num única unidade.

Racionalização de meios (incluindo campos de treino e quem treina cada valência*), comando único (que também defendo para os helis) — tudo bem. Diluir o que as distingue penso ser um erro.

Outras ideias que foram expressas aqui e que me parecem extremamente válidas como, por exemplo: a profissionalização das praças (como já acontece na Marinha), obrigatoriedade de já pertencer ás FFAA antes de se candidatar às operações especiais, como já é feito com o DAE, percursores e a UPF (ou respectiva sucessora).

*Penso que, de alguma forma, isto até já é feito. Mas estava a pensar em algo como todos os cursos de sniper dados pelo CTOE, todos os cursos de paraquedismo dados pelos páras, todos os cursos de infiltração pelo meio aquático dados pelo DAE, todos os cursos de evasão dados pela FAP e por aí fora.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2920 em: Setembro 13, 2015, 10:20:01 pm »
Citação de: "NVF"
Acho que aqui a grande questão é o que distingue uma força especial entre o resto da tropa. Para além do treino e do equipamento, o mais importante, quanto a mim, é a história de cada unidade e a sua mística. Neste aspecto, penso que as nossas forças e unidades especiais estão muito bem servidas e penso que seria um erro congregá-las todas num única unidade.

Racionalização de meios (incluindo campos de treino e quem treina cada valência*), comando único (que também defendo para os helis) — tudo bem. Diluir o que as distingue penso ser um erro.

Outras ideias que foram expressas aqui e que me parecem extremamente válidas como, por exemplo: a profissionalização das praças (como já acontece na Marinha), obrigatoriedade de já pertencer ás FFAA antes de se candidatar às operações especiais, como já é feito com o DAE, percursores e a UPF (ou respectiva sucessora).

*Penso que, de alguma forma, isto até já é feito. Mas estava a pensar em algo como todos os cursos de sniper dados pelo CTOE, todos os cursos de paraquedismo dados pelos páras, todos os cursos de infiltração pelo meio aquático dados pelo DAE, todos os cursos de evasão dados pela FAP e por aí fora.

Um curso de evasão dado pela FAP quando temos unidades de operações especiais é ridículo!! Desculpe lá!! Quem melhor para perceber de evasão que estes, especialmente as equipas de sniper!!

Também considero que o espírito de cada unidade é importante. Mas se pensarmos que o espírito não serve de nada se não tivermos meios e equipamentos suficientes para cada um, vai tudo por água a baixo!!
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4030 vez(es)
  • Enviou: 10048 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2921 em: Setembro 14, 2015, 01:03:45 am »
Só 'dei' a sugestão porque 1) faz sentido concentrar esse tipo de formação num único local, 2) porque para pilotos é uma valência crítica (da mesma forma que o é para um sniper, ou para outro operador de OE) e, finalmente, 3) porque penso que a FAP já dá o curso de sobrevivência e evasão a outras entidades fora da própria FAP. Mas admito que outros possam achar ridículo, desde que não seja na mesma frase em que defendem a optimização de meios   :G-beer2:

http://forumdefesa.com/forum/viewtopic. ... 55#p231078

Já agora, aqui fica o link para a história da unidade da FAP que ministra esta formação: http://www.emfa.pt/www/po/unidades/subPagina-1C800-001.002.003-historia
Talent de ne rien faire
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8580
  • Recebeu: 3922 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2922 em: Setembro 14, 2015, 01:57:11 pm »
Eu gostava de perceber como é que juntar tudo no mesmo, lhes vai dar mais meios... E gostava de perceber como é que ia ser o treino... Cada recruta teria treino de Fuzileiro, Paraquedista e Comando? O mesmo homem tem de "aprender" as três coisas? Se for o caso, então como será para um recruta que é excelente em tudo, mas que não tem vocação para paraquedista? É "encostado" porque não gosta/tem "medo" de saltar de paraquedas? Aqui está uma coisa esperta... E quem não passa nos testes específicos para fuzileiro? Basta não ser um amante do mar, ou ser uma pessoa que facilmente entra em pânico dentro de água, ou ter alguma fobia associada ao mar, para ser excluído? Resumindo, não passa num teste que é específico a uma das forças especiais, e é automaticamente excluído do resto?
Mas mais importante que isto, é só estarem a ver as coisas do ponto de vista do que têm em comum as três forças, e não aquilo que as distingue. Cada uma tem a sua missão, o seu treino específico e o equipamento mais adequado para efectuar as suas missões (haver ou não falta de equipamento é outra questão que não seria resolvida por juntar tudo no mesmo saco), o que implica treinos diferentes em áreas específicas, e ora vejamos, aquele aumento de "qualidade" que muitos aqui falam, não existiria porque o mesmo homem teria de, para além do treino base, aprender o treino específico de cada unidade, e em vez de ter aumentar a qualidade, vamos ter militares medianos em tudo em vez de excelentes nas suas funções específicas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trafaria

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11106
  • Recebeu: 2363 vez(es)
  • Enviou: 3276 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2923 em: Setembro 14, 2015, 03:05:31 pm »
Eu acho que estamos no bom caminho, já não estamos nos anos 80 em que cada quartel ou força parecia um pais diferente, só os Páras é que faziam salto de pára-quedas, só os Fuzos é que faziam desembarques e mergulho de combate, cada força treinava sozinha como se as outras não existissem, etc, isso já não existe, agora as várias forças treinam umas com as outras, e vários militares de umas forças vão fazer cursos às escolas das outras consoante as necessidades das suas próprias unidades, OEs e DAE que vão fazer curso de pára-quedismo, Fuzos que vão fazer curso sniper ao CTOE, até por exemplo PAs "normais" irem a Mafra fazerem curso de combate em áreas edificadas.

Agora temos 2 Batalhões Pára-quedistas, 1 de Comandos e 1 de Fuzileiros, seria melhor termos 3/4 Batalhões dos tais caçadores aeronavais? Eu acho que não deve existir só uma força que faça tudo, acho que isso vai dar a um de dois fins, ou não é boa em nada, ou é demasiado pequena, acho que deve sempre existir pelo menos duas, uma força especializada em pára-quedismo e uma especializada em desembarques anfíbios, mas como estamos agora também não acho mal, não vejo melhoria significativa em por exemplo acabar com os Comandos e aumentar os Páras para 3 Batalhões.

Se for preciso as várias forças já são capazes de se substituir umas às outras, os Páras estiveram no Afeganistão a substituir os Comandos algumas vezes, os Fuzileiros já estiveram integrados em forças do Exército na Bósnia e Timor, na guerra das Falkland os pára-quedistas chegaram a terra em lanchas de desembarque, e cá em Portugal todas as tropas especiais treinam operações com aviões, até os Fuzileiros da Marinha, por isso os meios que existem estão à disposição de todos, pode é não haver meios que cheguem.

Not a valid youtube URL
Eu não concordo com a criação de mais "Comandos Conjuntos", mas queremos acabar com a "tropa de gabinete" ou aumentar? O Comando a nível das tropas especiais já existe, chama-se Brigada de Reacção Rápida (só não abrange os Fuzileiros), o Comando a nível de helicópteros acho desnecessário pois tudo o que voa (exepto Lynx) está na Força Aérea, e os Lynx são "equipamento" das Fragatas, não são pensados para operar sozinhos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Trafaria, Clausewitz, night_runner

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #2924 em: Setembro 14, 2015, 05:10:57 pm »
Citação de: "NVF"
Só 'dei' a sugestão porque 1) faz sentido concentrar esse tipo de formação num único local, 2) porque para pilotos é uma valência crítica (da mesma forma que o é para um sniper, ou para outro operador de OE) e, finalmente, 3) porque penso que a FAP já dá o curso de sobrevivência e evasão a outras entidades fora da própria FAP. Mas admito que outros possam achar ridículo, desde que não seja na mesma frase em que defendem a optimização de meios   :G-beer2:

http://forumdefesa.com/forum/viewtopic. ... 55#p231078

Já agora, aqui fica o link para a história da unidade da FAP que ministra esta formação: http://www.emfa.pt/www/po/unidades/subPagina-1C800-001.002.003-historia

É ridículo uma vez que há entidades muito mais competentes nessa área que o dão!! As tripulações da FAP se fossem espertos faziam o curso com as unidades de Operacoes Especiais...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "