Rangers, Comandos, Paras, etc

  • 4486 Respostas
  • 1057966 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20278
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1345/-3465
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3015 em: Fevereiro 27, 2016, 04:02:14 pm »
Se reparar até há pessoal de um Curso de Paraquedismo...

Mas penso que vi recentemente fotografias de saltos nocturnos no face do Mor Rosa.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20278
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1345/-3465
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3016 em: Fevereiro 27, 2016, 06:36:16 pm »
Tancos 23Fev16 Ex FAP Real thaw 2016
Atualizado na terça-feira


https://www.facebook.com/serrano.rosa.73/media_set?set=a.10207472945616304.1073742495.1668254996&type=3

Fonte: Serrano Rosa

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

White_lynx

  • Membro
  • *
  • 122
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3017 em: Fevereiro 28, 2016, 06:53:10 pm »
Boa tarde. Alguém me sabe explicar as diferenças entre comandos e para-quedistas, para além do para-quedismo? xD Estou na idade limite para fazer uma carreira militar (tenho 23 anos feitos em Janeiro) e tenho de tomar uma decisão rápida.
Talvez não seja o melhor sitio para fazer também esta pergunta, mas têm conhecimento do planeamento de um curso de fuzileiros (a minha preferência de entre as tropas especiais portuguesas) para este ano?

Desde já um obrigado por todas as respostas que me dêem.
 

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3019 em: Fevereiro 28, 2016, 07:34:45 pm »
Boa tarde. Alguém me sabe explicar as diferenças entre comandos e para-quedistas, para além do para-quedismo? xD Estou na idade limite para fazer uma carreira militar (tenho 23 anos feitos em Janeiro) e tenho de tomar uma decisão rápida.
Talvez não seja o melhor sitio para fazer também esta pergunta, mas têm conhecimento do planeamento de um curso de fuzileiros (a minha preferência de entre as tropas especiais portuguesas) para este ano?

Desde já um obrigado por todas as respostas que me dêem.
Como parece ser novo sobre estes temas, vou tentar responder de forma bastante simples.

Comando é uma especialidade militar e há várias especialidades dentro do que é geralmente denominado por páraquedistas.
Os militares que, independentemente da sua especialidade, saltam para manter a sua qualificação de páraquedistas ganham mais uns "cobres" porque recebem um subsidio de risco. Isto é, há militares, desde atiradores a pessoal de secretaria, que têm essa qualificação.
Ah! Os Comandos são uma especialidade cujos militares a ela pertencentes não possuem qualificação para saltar.... mas há "padeiros" que são páraquedistas...  ;D

Em suma, actualmente a diferença entre comandos e outros militares páras é exactamente o salto ... e o subsidio. As missões que cumprem no mundo real são exactamente as mesmas.

Quanto a fuzos, também combatem a pé como os comandos, mas supostamente dominam com mais proeficência os métodos de infiltração aquáticos. Nos fuzos há uns especiais chamados de DAE que são semelhantes aos das operações especiais do exército, mas para concorrer a essa elite é necessário ser do quadro permanente. Quanto a datas de cursos, não sei, não é a minha praia.
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: White_lynx

*

White_lynx

  • Membro
  • *
  • 122
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3020 em: Fevereiro 28, 2016, 08:03:17 pm »
Muito Obrigado pela resposta saojorgexercito! Eu referia-me às diferenças entre a tropa especial paraquedista, formada em Tancos (http://www.exercito.pt/sites/recrutamento/Paginas/TropasEspeciaisParaquedistas.aspx) e a tropa especial comandos formada na serra da Carregueira em belas (http://www.exercito.pt/sites/recrutamento/Paginas/TropasEspeciaisComandos.aspx). Se calhar a pergunta continua errada xD. Peço desculpa pela eventual confusão que transmito. e Mais uma vez obrigado pela paciência.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20278
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1345/-3465
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3021 em: Fevereiro 29, 2016, 01:26:20 pm »
Há claras diferenças entre o Regimento de Comandos e o Paraquedista.

Regimento de Paraquedistas.



Regimento de Comandos.



O que salta à vista? O Regimento de Comandos tem tanto a unidade que forma os militares da dita especialidade, como a unidade operacional (Batalhão de Comandos). O Regimento de Paraquedistas é onde se formam todos os militares da dita especialidade, MAS ao contrário dos Comandos, há inúmeras unidades operacionais Paraquedistas (BOAT em Tancos, 1.ºBIParas em Tomar, 2.º BIParas em São Jacinto, etc).

O caro saojorgexercito está um pouco desactualizado, se no meu tempo havia Páras que ao serem eliminados nas sub-especialidades, se quisessem continuar na tropa sem sairem do BAI, eram encaminhados para funções "secundárias" (ex: assistente de cozinheiro), as camaradas por norma assumiam as funções menos operacionais visto a sub-especialidade de Atiradores ser vedada a elas (ex: secretariado), no entanto grande parte das funções da treta eram cumpridas pelos bicos (pessoal eliminado do Batalhão de Instrução, actual Batalhão de Formação) e por arre... pessoal da tropa normal.

Actualmente a formação Paraquedista tem tanto o Curso de Combate (antigo curso de Atiradores), com o Curso de Paraquedismo (e bem). Uma coisa que é inegável é que apesar da "formação" ser muito mais ligeira que no meu tempo, na verdade os praças do Exército normal que tenta tornar-se Paraquedista tem grandes dificuldades em ganhar a Boina e depois e mantê-la. O mesmo acontece nos Comandos revelando a diferença de "ritmo" entre as Tropas Especiais com o Exército normal.

PS: se alguém pensar em alguma parte do texto eu estou a dizer no meu tempo é que era... desengane-se.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3022 em: Março 01, 2016, 01:01:00 pm »
PREC - Percursores Aeroterrestres

Infiltração aérea em queda livre




Citar
Os Precussores Aeroterrestres (PREC) são uma das forças especiais presentes no exercício #realthaw, a decorrer na Base Aérea Nº11, em Beja, tendo executado manobras de infiltração em ambiente hostil, através de queda livre.
 
Entre estas manobras destaca-se as que foram realizadas pelos Saltadores Operacionais a Grande Altitude (SOGA), a bordo do C-295M da Força Aérea.
 
Integrados na Brigada de Reação Rápida (BRR), esta unidade de elite da escola de Tropas-Paraquedistas, tem elevada relevância pelas missões que realiza ao nível de reconhecimendo e operação em zonas de aterragem de aeronaves de asa fixa e móvel, estabelecendo ajudas necessárias à navegação e controlo do tráfego aéreo.

http://www.emfa.pt/www/po/exercicios/artigo-RT8-002.010
 

*

White_lynx

  • Membro
  • *
  • 122
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3023 em: Março 02, 2016, 01:04:33 pm »
Mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos! No modo de operar, em que diferem? No numero de homens do terreno por exeplo, quais as diferenças.

Cumprimentos
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: saojorgexercito

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3025 em: Março 04, 2016, 10:09:27 pm »



O caro saojorgexercito está um pouco desactualizado, ...


Não percebi onde estou desactualizado. Nas unidades Páras, os militares que têm  o curso de paraquedismo, independentemente das especialidades/ sub-especialidades, saltam e recebem o subsidio. Os militares com a especialidade "comando" a servir em unidades de comandos não saltam.  Estou a falhar nalguma coisa? É eu que nunca falho e raramente tenho duvidas.  cax23

Agora a sério: o Lightning deu os links adequados.
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20278
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1345/-3465
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3026 em: Março 07, 2016, 01:44:45 pm »



O caro saojorgexercito está um pouco desactualizado, ...


Não percebi onde estou desactualizado. Nas unidades Páras, os militares que têm  o curso de paraquedismo, independentemente das especialidades/ sub-especialidades, saltam e recebem o subsidio. Os militares com a especialidade "comando" a servir em unidades de comandos não saltam.  Estou a falhar nalguma coisa? É eu que nunca falho e raramente tenho duvidas.  cax23

Agora a sério: o Lightning deu os links adequados.

Isso é que é desconversar... se um Comando é condutor, qual é a sua Especialidade? Comando ou condutor? Se um Paraquedista é de morteiros, qual é a sua Especialidade?

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3027 em: Março 07, 2016, 04:34:21 pm »
O Cabeça de Martelo disse é que actualmente todos os pára-quedistas tem que fazer o curso de pára-quedismo e o curso de combate, já não há para-quedistas só com o curso de para-quedismo, como havia no tempo da BAI.
 

*

saojorgexercito

  • Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3028 em: Março 07, 2016, 05:03:05 pm »
O Cabeça de Martelo disse é que actualmente todos os pára-quedistas tem que fazer o curso de pára-quedismo e o curso de combate, já não há para-quedistas só com o curso de para-quedismo, como havia no tempo da BAI.
Admito que não tenha sido rigoroso, mas também não era a minha intenção em sê-lo face à natureza da pergunta colocada. Mas sem querer desconversar: os comandos (independentemente do que operam - morteiros, viaturas, padarias, etc) não saltam e os páraquedistas (independentemente do que operam - morteiros, viaturas, padarias, etc) saltam. O mesmo se passa para os Policias do Exército, etc.
Era isto que queria responder sem menorizar nenhuma especialidade, aliás estou-me bem a cagar para os clubismos.

« Última modificação: Março 07, 2016, 05:05:14 pm por saojorgexercito »
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20278
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1345/-3465
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3029 em: Março 08, 2016, 10:05:04 am »






Fonte: Exército Recrutamento
« Última modificação: Março 09, 2016, 02:08:17 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.