LPD- Navio Polivalente Logístico

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4725 em: Novembro 16, 2021, 03:26:39 pm »
Até gostava de saber quanto custou esse navio extremamente complexo, só para referencia de comparação com os nossos NPO´s.
 :-P

Não encontrei nada em relação a custos, mas:

Citar
O Cpt Dahun acrescentou que o novo navio seria usado para projetar a força naval da Nigéria e fornecer assistência humanitária em apoio à política externa do país. “A oferta para este projeto foi altamente competitiva, já que várias outras empresas de construção naval concorreram para sua construção”, disse o vice-almirante Ibas durante a cerimônia.
https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/damen-vai-construir-lst-100-para-a-marinha-da-nigeria

Não acredito que o navio apenas desloque 1500 Tons, parece-me muito pouco para a estrutura do mesmo e capacidade de transporte, já para não falar das dimensões.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4726 em: Novembro 16, 2021, 04:03:15 pm »
Talvez seja para "cabotagem" e não para enfrentar o Atlântico, no inverno...?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4727 em: Novembro 16, 2021, 06:59:30 pm »
Até gostava de saber quanto custou esse navio extremamente complexo, só para referencia de comparação com os nossos NPO´s.
 :-P

Não encontrei nada em relação a custos, mas:

Citar
O Cpt Dahun acrescentou que o novo navio seria usado para projetar a força naval da Nigéria e fornecer assistência humanitária em apoio à política externa do país. “A oferta para este projeto foi altamente competitiva, já que várias outras empresas de construção naval concorreram para sua construção”, disse o vice-almirante Ibas durante a cerimônia.
https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/damen-vai-construir-lst-100-para-a-marinha-da-nigeria

Não acredito que o navio apenas desloque 1500 Tons, parece-me muito pouco para a estrutura do mesmo e capacidade de transporte, já para não falar das dimensões.

Abraços

No catálogo refere 1300 tons :P

https://www.damen.com/catalogue/defence-and-security/landing-ships?view=models&model=Landing-Ship-Transport-LST-100#landing-ship-transport-lst-100
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4728 em: Novembro 17, 2021, 03:48:17 pm »
Já há muito tempo que falei desses LST. Tal como já falei nos Absalon, no projecto Crossover da Damen. LPD novo é uma escolha absurda, pois é brinquedo para 300 milhões (que não temos), a não ser que seja algo tipo Makassar. O JdW ainda seria uma compra de oportunidade, tal como foi em tempos o Siroco, mas sem ser isso, é esquecer o LPD.

O AOR é claramente prioritário, pois sem ele, até um LPD seria inútil, já que não ia muito mais longe que as fragatas. Já o "tipo" de AOR é questionável. Porque raio é que precisamos de um AOR de quase 400 milhões? Porque raio é que as intelectualidades nos cargos mais elevados da Defesa, acham que uma Marinha velha, a apodrecer, precisa de um AOR topo de gama? AORs desses é para marinhas a sério, com navios modernos para serem reabastecidos pelos ditos, com LPDs, LHDs, PAs, escoltas de topo. Não para os Zé-ninguém do Atlântico que nem a manutenção de lanchas conseguem fazer.

400 milhões num único AOR, dava para 2 AORs mais pequenos/menos "avançados", não se pondo em causa a questão da disponibilidade do navio. A única chance de termos um AOR tão caro, é se for financiado pela NATO (que no seu todo tem falta de AORs), fora isso, esqueçam, o melhor era o Wave, mas "é muito grande", se querem um à medida para nós, que não espetem 400 milhões num navio logístico.

Já repararam que, se os planos fossem todos para a frente até 2030, e se optasse por AOR e LPD novos, o investimento em meios estritamente logísticos nas FAs, seria de uns 1500 milhões, se juntarmos o preço dos KC? Já repararam que quando é para se falar em LPD, AOR e cargueiros, temos que ter o último grito em tecnologia, mas em tudo o resto andamos sempre décadas atrás?
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4729 em: Dezembro 07, 2021, 04:40:56 pm »
Pronto mudei de lado, troquei o LPD pelos crossover :mrgreen:.

Eu antes só imaginava navios tipo os Absalon dinamarqueses que nem são boas fragatas, nem são bons navios de projecção de forças. Para mim é essencial ter um meio com capacidade de desembarque sem ser em portos, pois uma das marinhas e corpos de fuzileiros mais antigos do mundo andar com zebros a transportar pacotes de leite é no mínimo, triste.

Mas admitindo a realidade que nunca vamos ter muitos helis para destacar, e apenas teríamos um único LPD (o que significa que em certas alturas estaria em reparações e ficariamos sem esta capacidade), então se tivessemos dois, idealmente três, crossover tipo Damen, fragatas modulares que tanto pudessem ser navios ASW capazes, como navios com espaço para transporte de 1 ou 2 helis (asw ou transporte consoante a missão) e projecção com lanchas em zonas de crise e retirada de civis, transporte de uma FND nivel companhia, ou até num nivel extremo lançar um raid de fuzileiros contra um alvo terrorista como os ingleses querem usar os LSS e os Royal Marine Commandos.

Ao termos dois ou três navios destes tinhamos sempre a garantia de ter um ou dois operacionais.

https://dl.kaskus.id/1.bp.blogspot.com/-5waARnfGEME/VmT5lqWrKII/AAAAAAAAojQ/zXJkn6MS5i4/s1600/XO_4.png

Porque ter um LPD e ele estar em doca seca quando fosse mesmo preciso ia ser um flop do caraças...
« Última modificação: Dezembro 07, 2021, 04:44:39 pm por Lightning »
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4730 em: Dezembro 07, 2021, 09:05:46 pm »
Pronto mudei de lado, troquei o LPD pelos crossover :mrgreen:.

Eu antes só imaginava navios tipo os Absalon dinamarqueses que nem são boas fragatas, nem são bons navios de projecção de forças. Para mim é essencial ter um meio com capacidade de desembarque sem ser em portos, pois uma das marinhas e corpos de fuzileiros mais antigos do mundo andar com zebros a transportar pacotes de leite é no mínimo, triste.

Mas admitindo a realidade que nunca vamos ter muitos helis para destacar, e apenas teríamos um único LPD (o que significa que em certas alturas estaria em reparações e ficariamos sem esta capacidade), então se tivessemos dois, idealmente três, crossover tipo Damen, fragatas modulares que tanto pudessem ser navios ASW capazes, como navios com espaço para transporte de 1 ou 2 helis (asw ou transporte consoante a missão) e projecção com lanchas em zonas de crise e retirada de civis, transporte de uma FND nivel companhia, ou até num nivel extremo lançar um raid de fuzileiros contra um alvo terrorista como os ingleses querem usar os LSS e os Royal Marine Commandos.

Ao termos dois ou três navios destes tinhamos sempre a garantia de ter um ou dois operacionais.

https://dl.kaskus.id/1.bp.blogspot.com/-5waARnfGEME/VmT5lqWrKII/AAAAAAAAojQ/zXJkn6MS5i4/s1600/XO_4.png

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E um BPC 1400?
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4731 em: Dezembro 07, 2021, 11:19:58 pm »
Pronto mudei de lado, troquei o LPD pelos crossover :mrgreen:.

Eu antes só imaginava navios tipo os Absalon dinamarqueses que nem são boas fragatas, nem são bons navios de projecção de forças. Para mim é essencial ter um meio com capacidade de desembarque sem ser em portos, pois uma das marinhas e corpos de fuzileiros mais antigos do mundo andar com zebros a transportar pacotes de leite é no mínimo, triste.

Mas admitindo a realidade que nunca vamos ter muitos helis para destacar, e apenas teríamos um único LPD (o que significa que em certas alturas estaria em reparações e ficariamos sem esta capacidade), então se tivessemos dois, idealmente três, crossover tipo Damen, fragatas modulares que tanto pudessem ser navios ASW capazes, como navios com espaço para transporte de 1 ou 2 helis (asw ou transporte consoante a missão) e projecção com lanchas em zonas de crise e retirada de civis, transporte de uma FND nivel companhia, ou até num nivel extremo lançar um raid de fuzileiros contra um alvo terrorista como os ingleses querem usar os LSS e os Royal Marine Commandos.

Ao termos dois ou três navios destes tinhamos sempre a garantia de ter um ou dois operacionais.

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E um BPC 1400?

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Afinal não é um Tarawa?
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4732 em: Dezembro 08, 2021, 09:58:01 am »
Pronto mudei de lado, troquei o LPD pelos crossover :mrgreen:.

Eu antes só imaginava navios tipo os Absalon dinamarqueses que nem são boas fragatas, nem são bons navios de projecção de forças. Para mim é essencial ter um meio com capacidade de desembarque sem ser em portos, pois uma das marinhas e corpos de fuzileiros mais antigos do mundo andar com zebros a transportar pacotes de leite é no mínimo, triste.

Mas admitindo a realidade que nunca vamos ter muitos helis para destacar, e apenas teríamos um único LPD (o que significa que em certas alturas estaria em reparações e ficariamos sem esta capacidade), então se tivessemos dois, idealmente três, crossover tipo Damen, fragatas modulares que tanto pudessem ser navios ASW capazes, como navios com espaço para transporte de 1 ou 2 helis (asw ou transporte consoante a missão) e projecção com lanchas em zonas de crise e retirada de civis, transporte de uma FND nivel companhia, ou até num nivel extremo lançar um raid de fuzileiros contra um alvo terrorista como os ingleses querem usar os LSS e os Royal Marine Commandos.

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É pequeno para todos os fuzileiros e V-22 que possuimos :toto:
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4733 em: Dezembro 08, 2021, 12:16:54 pm »
Pronto mudei de lado, troquei o LPD pelos crossover :mrgreen:.

Eu antes só imaginava navios tipo os Absalon dinamarqueses que nem são boas fragatas, nem são bons navios de projecção de forças. Para mim é essencial ter um meio com capacidade de desembarque sem ser em portos, pois uma das marinhas e corpos de fuzileiros mais antigos do mundo andar com zebros a transportar pacotes de leite é no mínimo, triste.

Mas admitindo a realidade que nunca vamos ter muitos helis para destacar, e apenas teríamos um único LPD (o que significa que em certas alturas estaria em reparações e ficariamos sem esta capacidade), então se tivessemos dois, idealmente três, crossover tipo Damen, fragatas modulares que tanto pudessem ser navios ASW capazes, como navios com espaço para transporte de 1 ou 2 helis (asw ou transporte consoante a missão) e projecção com lanchas em zonas de crise e retirada de civis, transporte de uma FND nivel companhia, ou até num nivel extremo lançar um raid de fuzileiros contra um alvo terrorista como os ingleses querem usar os LSS e os Royal Marine Commandos.

Ao termos dois ou três navios destes tinhamos sempre a garantia de ter um ou dois operacionais.

https://dl.kaskus.id/1.bp.blogspot.com/-5waARnfGEME/VmT5lqWrKII/AAAAAAAAojQ/zXJkn6MS5i4/s1600/XO_4.png

Porque ter um LPD e ele estar em doca seca quando fosse mesmo preciso ia ser um flop do caraças...

E um BPC 1400?

?
Afinal não é um Tarawa?

É pequeno para todos os fuzileiros e V-22 que possuimos :toto:

" BPC 140: Versão reduzida do BPC (14.000 t, 169 m). 5 pontos de helicóptero (em oposição a 6 para BPC 210). Capacidade do hangar do helicóptero abaixo do convés: 6. Passageiros / tropas:> 400."

Cps,
 

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4734 em: Dezembro 08, 2021, 01:49:49 pm »
316 páginas. Extraordinário. Já parece o Seinfeld e as suas 9 temporadas :mrgreen:

Saudações

P.S. Vão aos saldos da RN e saquem de lá um LST e um AOR (já para não falar de uns Lynx e draga minas), se calhar com metade da verba destinada à construção dos dois navios. Chega e sobra para a nossa Marinha.  :-P



« Última modificação: Dezembro 08, 2021, 01:50:37 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4735 em: Dezembro 08, 2021, 06:47:52 pm »
Citar
BPC 140: Versão reduzida do BPC (14.000 t, 169 m). 5 pontos de helicóptero (em oposição a 6 para BPC 210). Capacidade do hangar do helicóptero abaixo do convés: 6. Passageiros / tropas:> 400.

Eu também gosto desses navios, mas por duas razões já não são a minha preferência para Portugal, só um navio significa que existirão alturas em que estará indisponível, e a escala de forças que actualmente enviamos de nivel companhia e o reduzido número de helis que temos, ter um navio dessa dimensão é subaproveitado, um ou dois EH101 que poderíamos enviar (se calhar já estou a abusar  :mrgreen:) mais um koala ou lynx teriam espaço de sobra, quem sabe nem precisariam de dobrar as pas.

Alem disso estes crossover podem ser fragatas asw num caso de guerra convencional, ou noutros casos transportar viaturas, lanchas de desembarque, etc, por isso essa versartilidade somado a um número maior de navios, é o que me agrada.
Também podem ser navio-hospital bastando transportar os modulos em contentores, que o exército até possui.



« Última modificação: Dezembro 08, 2021, 06:56:17 pm por Lightning »
 

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Pescador

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4736 em: Dezembro 08, 2021, 07:01:44 pm »
Acham que se poderia vender aos bananas o Crossover como navio indicado para ir dar abraços e carga aos palop e fazer aquilo do combate a piratas?
Por exemplo o 131C, se não for exagero  :D
Assim sempre se tinha algo para apoiar as nossas Ilhas quando precisarem

Já que desembarque nas praias...na me parece, sem apoio sério de outras valências para cobertura. Tipo helicopteros da protecção civil e semi rigidos apreendidos com uma HK21  ;D. Ou mesmo zebros como tinham os iluminados ideia de fazer na RDC, ex Zaire, nos anos 90.

« Última modificação: Dezembro 08, 2021, 07:15:49 pm por Pescador »
 

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Lightning

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4737 em: Dezembro 08, 2021, 09:30:20 pm »
Acham que se poderia vender aos bananas o Crossover como navio indicado para ir dar abraços e carga aos palop e fazer aquilo do combate a piratas?
Por exemplo o 131C, se não for exagero  :D

Sim, um dos crossover de combate seria a minha preferência, assim seria a melhor fragata asw possivel, e a capacidade anfibia e de helis é suficiente.


Citar
Assim sempre se tinha algo para apoiar as nossas Ilhas quando precisarem

Já que desembarque nas praias...na me parece, sem apoio sério de outras valências para cobertura.

O desembarque nas praias que precisamos é o da primeira linha do texto, apoiar uma ilha nacional com o porto destruido como na ilha das Flores, as FA tem que operar em ambiente fora das condições normais, para usar portos todos usam, é que terem que desembarcar pacotes de leite em zebros, digo de novo, é triste.
Se tivessemos capacidade para desembarcar uma força de engenharia do exército para reconstrução do porto, isso valia por anos de propaganda publicitária.

Citar
Tipo helicopteros da protecção civil e semi rigidos apreendidos com uma HK21  ;D. Ou mesmo zebros como tinham os iluminados ideia de fazer na RDC, ex Zaire, nos anos 90.

Os helis da protecção civil agora são da Força Aérea  :mrgreen:.
« Última modificação: Dezembro 08, 2021, 09:30:52 pm por Lightning »
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4738 em: Dezembro 09, 2021, 04:53:31 pm »
Peçam ao Pai Natal  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #4739 em: Dezembro 09, 2021, 05:08:53 pm »
Era bom era.

131C


“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain