- A história do abate do Viper pelo Mirage Grego é engraçada, deu-se em 1996, na versão da história mais conhecida (os respectivos governos nunca reconheceram o "incidente") o avião Turco (F16D) nem sequer ia armado e o "shoot down" deu-se por acidente...
Infelizmente o piloto Turco (Capt. Nail Erdogan) morreu e o "Back Seater" (Lt. Col Cemil Cicekli ) ficou ferido, o piloto Grego (Lt Grivas) mais tarde visitou este no hospital, pediu desculpas e disse-lhe que tinha "forgot Arm Switch ON".
acredite no que quiser
a "guerra fria" entre turquia e grecia levou já à perda, de uma parte e outra de mais de uma dezena de aeronaves, com vantagem para os gregos.
O F-16D turco estava numa missão de reconhecimento e terá entrado em espaço aéreo grego, estava armado com sidewinder e equipamento reece
é comum pilotos gregos e turcos envolverem-se em manobras agressivas, ainda que seja usual não abrirem fogo, mas já aconteceu, além disso alguns destes dogfights "amigaveis" acabaram em acidente e na perda de aparelhos e vidas :
Date Unit Aircraft Pilot Weapon Victim Unit
21Jul74 THN Fletcher Class Destroyer flak 40mm F-100D 55-2825 111 Filo
21Jul74 THN Fletcher Class Destroyer flak 40mm F-100C 54-2083 112 Filo
21Jul74 THN Fletcher Class Destroyer flak 40mm F-100C or D? THK (Greek claim)
22Jul74 CNG flak 20mm Noratlas 52-133 354MM
22Jul74 CNG flak 20mm Noratlas 52-139 354MM
22Jul74 337MAH F-5A 66-9137 G. Dinopoulos AIM-9B F-102A 54-1403 142 Filo*
22Jul74 337MAH F-5A 66-9137/63-8414 G. Dinopoulos/T.Scabardonis Fuel starvation F-102A 55-3413 142 Filo*
22Jul74 142 Filo F-102A 55-3401 Sýtký Onur AIM-4D F-5A 111PM
28Jul74 THK F-5A 13346 Z. Toruntay Maneuver F-102A EPA (close call)
28Jul74 THK F-5A 13346 Z. Toruntay Maneuver F-102A EPA (close call)
20Aug74 341MAH F-5A S.Tsouras Maneuver F-4J VF-102
20Aug74 341MAH F-5A P. Mitsenas Maneuver F-4J VF-102
Apr85 337M F-4E Maneuver F-104G THK
1986 EPA ? ? F-104G THK (shot down)
1985/86 337M F-4E Maneuver F-104G THK
3Jun91 ? ? ? F-16C Shot down*
18Jun92 THK F-16C I. Filizin Maneuver F.1CG 116 342MPK (crashed)
21Jun93 370SEE/EPA T-33A TR-602 I. Karatzoglou , P.T. Maneuver F-16C THK^
15Jul93 THK F-16C Maneuver F-16C 330MPK* (crashed)
4Sep93 THK F-16C ? F.1CG 342MPK (shot down)
2Sep94 EPA F-4E AIM-9P F-4E 117PM
7Nov94 THK F-16C Engaged F.1CG 342MPK* (crashed)
23Feb95 EPA F-16CG Engaged F-16CG 330MPK* (crashed)
20Oct95 EPA ? Engaged RF-4E 69-7485 131 Filo* (crashed)
28Dec95 330 MPK F-16C G.Theocharides Maneuver F-4E 67-0301 112 Filo (crashed)
31Jan96 THN SF Small Arms Fire ? AB.212 PN-21
8Oct96 332 MPK M2000EG A.Grivas R.550 Magic Mk.2 F-16D 91-0023 192 Filo 12Oct97 THK F-16C Maneuver C-130H EPA^ (advant)
12Oct97 330 MPK F-16CG 126 D.Prokopiou Maneuver F-16C THK (advantage)
12Oct97 EPA F-16CG Mpotzios Maneuver F-16C THK (advantage)
12Oct97 EPA F-16CG Fousneas Maneuver F-16C THK (advantage)
12Oct97 EPA F-16CG A.Hortis Maneuver F-16C THK (advantage)
12Oct97 EPA F-16CG M.Anagnostou Maneuver F-16C THK (advantage)
12Oct97 EPA F-16CG K.Tzovaras Maneuver F-16C THK (advantage)
12Oct97 EPA F-16CG Giannopoulos Maneuver F-16C THK (advantage)
5Nov97 EPA ? Engaged F-4E 3AJU THK* (crashed)
13Nov00 THK F-16C Engaged F-16CG 330 MPK* (crashed)
- O desconhecimento sobre a estrutura da FAP é gritante, o simples facto de afimar que todos os pilotos Portugueses vão aos EUA é inenarrável de tão errada que é.
eu disse que todos acabam por ir, e isso é a verdade.
se calhar o sr. não sabe mas pertencemos à OTAN e esta tem ideias muito proprias sobre formação. ideias americanas leia-se!
- Dizer que o Magic II é "largamente superiores ao sidewinder" é giro, qual versão do Sidewinder? A "B", a "C", a "J", "P", "L", "M","X", etc, etc, etc, qual ou quais?
a versão em causa já que praticamente só os EUA dispõem das mais avançadas:
sidewinder aim9M
peso= 91 kg
velocidade= mach 2,5
alcance= 1 a 18 km
ogiva= 9,4 kg
control= infra vermelhos
detonador= infra-vermelhos
magic 2
peso=89kg
velocidade= mach 3
alcance= 0,3 a 15 km
ogiva=13 kg fragmentação
controlo=Infra vermelhos
detonador=infra-vermelhos
o sensor do magic é considerado melhor que o dos sidewinder
a ogiva é consideravelmente mais eficaz
o magic é consideravelmente mais rápido o que reduz bastante as hipoteses de fuga do alvo.
sendo mais leve e mais potente e rápido o magic é tb mais ágil
- Dizer que não existe nenhum helicóptero Norte Americano na mesma classe ou directamente concorrencial com o EH-101 é outra engraçada. Já ouviu falar no Sikorsky S-92/H-92 que por mero acaso foi um dos três concorrentes à aquisição de Helis pela FAP em conjunto com uma versão do "Cougar" Francês e do EH-101?
o engraçado é q v. ignora qe na altura a versão militar ainda não estava propriamente disponível, além de que o aparelho é manifestamente inferior ao merlin
- A simples afirmação que o "2000" "é melhor" que o Viper também tem que se lhe diga, é melhor em quê e a fazer o quê?
Superioridade aérea? Reconhecimento? Interdição? CAS? (tenho de te apresentar o Degan e o Prick)
em tudo excepto em bombardeio já que o f-16 tem maior capacidade de carga bélica
o mirage é mais ágil, mais rápido, mais pequeno (uma vantagem a não ignorar), tem armamento equivalente ou superior e ... é mais fácil de pilotar.
- A escola de instrução "básica" de helis é americana?!!!!!! E o que é que diabos estão a fazer aquela malta de Beja? A tirar férias?
este tipo é um ignorante do caraças!
acha que "aquela malta de beja" segue a escola de quem???
da china???
é que nem sequer pode haver grandes dúvidas, a porcaria dos manuais de instrução estão em inglês e são impressos nos EUA.
ainda se conseguem encontrar por lá velhos manuais "emprestados" pela USAF.
Adorava saber quais as suas "fuentes" (vou dar uma de Chileno)...
e duas de parvo!