Comandos? Rangers?

  • 297 Respostas
  • 143137 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11087
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Diferenças entre tropas especiais
« Responder #75 em: Agosto 26, 2007, 11:10:34 am »
Citação de: "HJERONIMO"
e não me levem mal os comndos , os páras ou outros mas não acredito que uma secção de elementos destes grupos possam fazer frente a uma esquada de M60 ou mesmo M113 ... cada um na sua especialização.


Bem vindo ao forum HJERONIMO.
Cada pessoa tem direito à sua opinião como é lógico, e até gostei do seu cometário mas em relação à parte que selecionei, acho que não reparei em nenhum comentário em que se tivesse dito o oposto, é claro que tropas de atiradores por mais bem treinadas que sejam, não conseguem fazer frente a forças de carros de combate, quer dizer o nome diz tudo, carro de combate, não é carrinho dos gelados :lol: .
Isso é a razão de normalmente existirem pelotões ou companhias anti-carro nessas forças.

Também posso dizer com alguma certeza que um equipa de operações especiais por muito bons que sejam, não tem grande futuro se forem atacadas por comandos/páras/fuzos.
Mas é verdade que a sua maneira de actuar é diferente, é entrar, fazer o que tem a fazer, sair, e quando alguma força for chamada a intervir já eles estão fora dalí.
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #76 em: Agosto 26, 2007, 12:15:46 pm »
Citar
Também posso dizer com alguma certeza que um equipa de operações especiais por muito bons que sejam, não tem grande futuro se forem atacadas por comandos/páras/fuzos.


A ideia contrária é aquela a que nós assistimos nos filmes
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #77 em: Agosto 26, 2007, 03:37:25 pm »
A ai é que está um problema, as Operações Especiais trabalham em equipas no máximo 6 elementos os Comandos e Pára-quedistas trabalham em companhias, logo as OE têm menos poder de fogo, 6 Homens Contra 70 vai uma “Pequena” diferença em questões de efectivo e resposta de fogo.
A questão é que para se encontrar uma equipa de OE no mato é uma enorme trabalheira, normalmente só acontece por coincidência já que eles raramente lá vão estar quando se souber da sua presença.
Houve á uns anos um exercício em que os pára-quedistas recebiam dias de compensação por encontrar elementos do CTOE, dizem que foi muito porreiro porque eles abriam á linha, + 70 homens abertos á linha á procura dos elementos do CTOE. Quem esteve no exército pelo menos á uns 5 anos atrás ouviu falar deste exercício.
 

*

HJERONIMO

  • 16
  • +0/-0
modo de operação dos OE
« Responder #78 em: Agosto 26, 2007, 06:14:30 pm »
Não me levem  a mal mais uma x mas gostva de responder e por mais lenha na fogueira ...lol.

Aqui está o exemplo da mentalidade instalada nos diversos corpos de forças especiais , o OE (pelo menos no curso que frequentei) não é instigado a pensar q é o melhor e bate em todos , tem de pensar com clareza e ter sangue frio , muitas x para a sua função responder a uma agressão não é a melhor resposta pois vai indicar o local onde está e para grupos de 6 elementos isso é critico . Agora comparar embates de forças especiais peço desde já desculpa mas acho ridiculo , um comando ou um fuzileiro ou outro tipo de tropa á excepção do DEA e dos GOE não tem mais formação ou treino fisico para enfrentar um oponente do corpo do OE , a formação em técnicas de combate corpo-a-corpo até é muito semelhante e com base na filosofia implantada nas FA , basta verificar que os treinadores civis dos diferentes corpos são ou foram quase todos da mesma escola , estou a lembrar-me dos treinadores de boxe por exemplo .Por isso num combte corpo a corpo estão a enfrentr-se dois seres humanos e não dois tipos de tropas diferentes e as suas reacções podem ser muito distintas , pensar diferente é armarmo-nos em rambos e isso é "a morte do artista" num cenário de conflito.
Numa possibilidade de conflito o mais provável é uma unidade do tipo batalhao ou companhia reforçada procurar uma secção infiltrada de OE ,estamos a falar de no minimo 200 elementos á procura de 6 .
Na verdade num dos exercicios em que participei em Santa Margarida uma companhia de comandos que tinha como objectivo identificar o meu grupo de infiltração passou por nós e nem nos "topou" , Ano 1990 ... Mas também a culpa não foi a falta do profissionalismo deles , nós tivemos 1 dia para nos escondermos fomos largados de heli pelo que não criamos muitas provas de trilho, apagar vestigios e eles não tiveram á sua disposição meios para nos identificar tais como cães (tal como os páras têm mas q raramnte os empregam ) , conclusão se têm de nos procurar numa área de várias dezenas de Km2 , só uma compainha e sem referências é dificil ...admito , mas se nos identificassem o que poderiam fazer 6 elementos contra 100 ? nada , claro ...
etc
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11087
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #79 em: Agosto 26, 2007, 07:11:51 pm »
Tem toda a razão, mas algumas pessoas devem ver muitas vezes o Rambo a destruir um exército sovietico no Afeganistão :lol: e ficam um bocado com a realidade distrocida.

Os comandos, pára-quedistas, fuzileiros são excelentes tropas de choque, mas se não encontrarem o inimigo, não podem atacar nada.
As forças de operações especiais tem que se valer do pequeno numero em que operam e esquivarem-se a um confronto com essas forças porque como já disse 6 contra 100 não há milagres.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11087
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #80 em: Agosto 26, 2007, 11:43:32 pm »
Citação de: "Azevedo"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "Azevedo"
Boas!

Obrigado Cabeça de Martelo. Realmente, existem cada vez menos pessoal, e já ouvi alguém dizer que daqui a 10 anos, as Tropas Pára-quedistas vão terminar, mas isso é outro assunto...

Esperemos bem que não!!! :wink:


Caso as tropas pára-quedistas sejam extintas terá que existir uma razão para que tal aconteça, terá que ser uma decisão politica, como quando se extingiu o regimento de comandos.
Practicamente todos os paises ocidentais possuem forças pára-quedistas, são uma força estratégica e a maior parte das nações não quer perder essa capacidade mesmo que não a usem, é verdade que há paises que não tem para-quedistas mas também há paises que não tem forças anfíbias e quase nenhuma tem forças tipo os nossos comandos (são meia duzia).

Alguém sabe qual a razão para medida ser tomada? Porque é que já não são necessários pára-quedistas?
 

*

Azevedo

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #81 em: Agosto 27, 2007, 01:13:45 pm »
Boas!

Citação de: "acpool"
Houve á uns anos um exercício em que os pára-quedistas recebiam dias de compensação por encontrar elementos do CTOE, dizem que foi muito porreiro porque eles abriam á linha, + 70 homens abertos á linha á procura dos elementos do CTOE. Quem esteve no exército pelo menos á uns 5 anos atrás ouviu falar deste exercício.

Se eu lhe contasse o que também ouvi... Sempre contado por este ou aquele que conhece MESMO quem teve lá! Parece aquela de quem chegar ao quartel com a boina dum PE tem 2 dias de compensação. Fugir e chegar ao quartel sem ser apanhado nos PG's eram 3 dias!!
Na tropa diz-se muita coisa...

Fala-se que este é melhor que aquele e acoloutro, mas tive o prazer de conhecer muita gente das várias FE's e a diferença que encontrei é que os Pára-quedistas, Comandos e Fuzileiros são muito emperuados (Claro que nem todos)! Conheci e conheço elementos das Operações especiais e privei com elementos do DAE e são pessoas humildes, extremamente calmas e conhecedoras dos seus limites (Mas também deve haver excepções)!
Conheci Comandos que pesavam 60kg, outros com 90kg e passaram todos pelo mesmo e eram todos a mesma coisa, não são os maiores bichos á face da terra!

Citação de: "Lightning"
Caso as tropas pára-quedistas sejam extintas terá que existir uma razão para que tal aconteça, terá que ser uma decisão politica, como quando se extingiu o regimento de comandos.
Practicamente todos os paises ocidentais possuem forças pára-quedistas, são uma força estratégica e a maior parte das nações não quer perder essa capacidade mesmo que não a usem, é verdade que há paises que não tem para-quedistas mas também há paises que não tem forças anfíbias e quase nenhuma tem forças tipo os nossos comandos (são meia duzia).

Alguém sabe qual a razão para medida ser tomada? Porque é que já não são necessários pára-quedistas?


Eu não disse que não eram necessários Pára-quedistas, disse que iriam acabar, mas por falta de pessoal. A solução é em vez de 4 Unidades Pára-quedistas, passar a haver 2, digo eu..  :roll:

Cumprimentos,

Renato
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #82 em: Agosto 27, 2007, 01:24:50 pm »
Citar
quase nenhuma tem forças tipo os nossos comandos (são meia duzia).


Desculpem a minha ignorância, mas qual a diferença dos nossos comandos assim de tão relevante em relação à outras forças estrangeiras?
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #83 em: Agosto 27, 2007, 01:35:49 pm »
Pela minha experiencia empirica, os melhores em todos os aspectos, são a malta do CIOE!
Isto é minha opinião!
Como força especial não temos mais ningem.
Os Paras e os Comando, são forças "regulares2, o pessoal de Lamego não.
Fazem todo o tipo de operações, terra, mar e ar.
Mas eu sou suspeito, pois passei tres meses com eles. Contudo penso serem eles a "nata" das forças ditas especiais.

Um Abraço.

NCalhau.
 

*

springo

  • 31
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #84 em: Agosto 27, 2007, 02:18:19 pm »
Citação de: "Nuno Calhau"
Pela minha experiencia empirica, os melhores em todos os aspectos, são a malta do CIOE!
Isto é minha opinião!
Como força especial não temos mais ningem.
Os Paras e os Comando, são forças "regulares2, o pessoal de Lamego não.
Fazem todo o tipo de operações, terra, mar e ar.
Mas eu sou suspeito, pois passei tres meses com eles. Contudo penso serem eles a "nata" das forças ditas especiais.

NCalhau.


Sem querer entrar em comparações (nao é esse o objectivo nem me parece razoavel), e com o respeito e reconhecimento por todas as nossas unidades, queria so resalvar o facto de que a Companhia de percusores  tambem opera em terra/mar/ar.
Obviamenta todas as unidades tem as suas especificidades e as sua valências....

aproveitava para deixar uma palavra de reconhecimento a todos os nossos militares, especialmente aqueles que se encontram nas FND...
e ja agora um mt obrigado á equipa da ETP e parabens pelo exclente resultado alcançado no Challenge 07.


Cumprimentos a todos.
 

*

Subillaumbra

  • 94
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #85 em: Agosto 27, 2007, 02:46:34 pm »
Desculpem-me, mas há aqui uma grande confusão entre tropas especiais e tropas de operações especiais. Sem falar, claro, nas tropas regulares. E até penso que isto já foi discutido aqui neste forum, por isso não vou desenvolver.
É que estes três tipos de tropas têm a sua aplicação e complementam-se, e, a meu ver, não é legitimo comparar pára-quedistas com operações especiais, por exemplo. "Pára-quedistas" são tropas especiais e "operações especiais", como o nome indica, são tropas de operações especiais.

Um abraço.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11087
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #86 em: Agosto 27, 2007, 03:38:43 pm »
Citação de: "Cabecinhas"
Desculpem a minha ignorância, mas qual a diferença dos nossos comandos assim de tão relevante em relação à outras forças estrangeiras?


Não estou a perceber bem a sua pergunta mas eu refiro-me a unidades militares que existam em outros paises que sejam semelhantes aos nossos comandos.

Para começar há que saber qual a função dos comandos para podermos reconhecer no estrangeiro quais as forças que tem a mesma função.

O Regimento de Comandos era o nucleo da Brigada de Forças Especiais, mas esta era uma unidade de guerra convencional de infantaria de choque, com veiculos blindados, armas pesadas, logistica, etc ao estilo do que é actualmente a Brigada da Legião Espanhola, mas sem ser este exemplo não me recordo de outros e acho que é algo ultrapassado.

Actualmente o que existe (principalmente nos paises anglo-saxonicos) são forças de infantaria ligeira bem treinadas que dão apoio as unidades de operações especiais. Exemplos dessas forças dedicadas são o Regimento de Rangers Americano, o Batalhão de Comandos Australiano, e mais recentemente a formação do Regimento de Operações Especiais Canadiano e o Grupo de Apoio as Forças Especiais Britânico.
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #87 em: Agosto 27, 2007, 03:59:42 pm »
Citar
… PE tem 2 dias de compensação…


Se soubesse isso antes teria metido os papeis para essa unidade, e comprava uma loja de artigos militares só com boinas da PE, e passava meses em casa na gerência da minha nova casa 

Ainda não percebi porque é que o pessoal está a tentar mostrar que a sua antiga especialidade nas forcas Amadas é melhor do que as outras, sem ter passado por outra diferente.
Eu falei num exercício para mostrar a dificuldade de encontrar elementos de OE, e já há users a falar que eu ouvi tal e fiz tal, PARABENS quantas medalhas receberam. Quem nuca foi á tropa não percebe nada do que aqui está a ser dito, mas começa a aperceber que há uns que têm mais a mania do que outros e questionam se será assim as FA, e se nas FA são todas as unidades Forcas Especiais já que estão a desvalorizar o trabalho de outras unidades que por vezes trabalhão mais do que alguns ditos operacionais que passam a vida no bar e nem a um exercício foi na sua vidada militar.
A maioria sabe que a instrução dos pára-quedistas é dada para pensarem que são os melhores do mundo, lamento dizer isto mas possivelmente vocês não o serão.
Em todas as unidades de Forcas Especiais há Homens altos/baixos magros/gordos mais entroncados/menos entroncados, não é por ai que deixam de ser piores ou melhores que o outro que tem características físicas diferentes, vamos SUPOR (é só SUPOR sei que os PREC também o fazem mas é só a SUPOR), a entrada por uma janela, é melhor estas forcas terem um elemento baixo e magro, para conseguirem que ele entre pela janela e não ter só “bichos” que nem cabem no diâmetro da janela.

Os pára-quedistas são sempre necessários na constituição de um exercito, principalmente o Português é pouco provável que eles deixem de existir, existe uma necessidade operacional e tradicional de os ter, os pára-quedistas são uma forca com uma mais valia na forma de infiltração no terreno do inimigo, já que é mais fácil coloca-los no terreno recorrendo ao aviões e de uma vez só deixar no local o efectivo pretendido, isso devem ser só boatos como existem entre outros são tudo boatos para ferir os alicerces das nossas FA.

Volto a dizer não há uns melhores que os outros, operam é de maneira diferente
 

*

Azevedo

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #88 em: Agosto 27, 2007, 07:02:03 pm »
Boas!

Citação de: "Nuno Calhau"
Os Paras e os Comando, são forças "regulares2, o pessoal de Lamego não.
Fazem todo o tipo de operações, terra, mar e ar.
Tal como foi dito, são Forças Especiais.
Desconheço operações feitas por ar pelos OE's sem ser com helicópteros, apenas vi OE's a saltar dum avião no curso de paraquedismo, mas prontos... Tiram o curso, e saltos de manutenção não sei se fazem, nunca os vi fazer. Num ambiente de reconhecimento por via aéria, mais depressa metiam um Prec, do que um OE, digo eu... Pelo mar, mais depressa ia o DAE... Por terra sem dúvida iam os OE's!
Eles têm a formação, mas não têm o treino continuo que esse tipo de operações requer.
Citação de: "acpool"
A maioria sabe que a instrução dos pára-quedistas é dada para pensarem que são os melhores do mundo, lamento dizer isto mas possivelmente vocês não o serão.
acpool quando fiz o meu comentário não me referia ao que tinha dito, mas ao comentário que foi feito que os Comandos é só fisico! Mas já agora...
É negativo o que disse! Ainda me lembro de dizerem quando marchavamos 'Lembrem-se o Pára-quedista é vaidoso! Tem orgulho na sua boina!' 'Não somos melhores nem piores, somos especiais!'
Um excerto do 'Hino dos Boinas Verdes':

Olhem bem, sintam respeito,
Eles têm asas ao peito,
Cabeça erguida, heróis do ar,
Boinas verdes vão a passar.

Tem de haver a distinção entre orgulho e o tal emperuanço! Mas admito que muitos têm a mania do emperuanço!

Citação de: "acpool"
isso devem ser só boatos como existem entre outros são tudo boatos para ferir os alicerces das nossas FA.

Ora ai está!

Cumprimentos,

Renato
 

*

acpool

  • Membro
  • *
  • 93
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #89 em: Agosto 27, 2007, 08:04:45 pm »
OS OE’s pelo que li fazem exercícios em Espanha que o seu meio de Infiltração é o meio aéreo, aviões, o que deve ter visto foi a fazerem a manutenção dos semestres, eles fazem a manutenção dos saltos e até sou capaz de arriscar a dizer que há elementos das OE que têm mais saltos que o pessoal do mesmo curso (Pára-quedistas).
Em Portugal também já foi feito em algumas zonas em que a infiltração foi feita por meio aéreo sem ser nos helicópteros. Como vários entendidos já disseram a missão dos elementos do CTOE não é fazer reconhecimento aéreo de zonas para infiltração, o que fazem é reconhecimento de zonas através dos helicópteros para verem movimentações do inimigo. Mas como foi dito os meios aéreos são mais para infiltração de igual modo a meia anfíbia.


Citar
É negativo o que disse! Ainda me lembro de dizerem quando marchavamos 'Lembrem-se o Pára-quedista é vaidoso! Tem orgulho na sua boina!' 'Não somos melhores nem piores, somos especiais!'
Um excerto do 'Hino dos Boinas Verdes':

Olhem bem, sintam respeito,
Eles têm asas ao peito,
Cabeça erguida, heróis do ar,
Boinas verdes vão a passar.

Tem de haver a distinção entre orgulho e o tal emperuanço! Mas admito que muitos têm a mania do emperuanço!


Excerto da “MARCHA DO PÁRA-QUEDISTA”

(….)
O ser Pára, é não ter rival
Quer na guerra quer na paz
Na luta ele é um ás
(…)

Mas ai está, dependa da interpretação de cada um e não é a partir das musicas que se pode dizer que a instrução é dada a pensar que!!!
A afirmação que fiz é a partir dos comportamentos que a maioria dos pára-quedistas têm, mas não é relevante para aqui