Projecto Embraer KC-390

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1350 em: Junho 16, 2022, 06:38:59 pm »
Holanda escolhe KC

https://www.defensie.nl/organisatie/luchtmacht/nieuws/2022/06/16/defensie-vindt-opvolger-voor-c-130-hercules

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Países Baixos escolhem o Embraer C-390 Millennium como sucessor para o Hercules C-130H

O Ministério da Defesa dos Países Baixos anunciou, na sua página oficial esta tarde, que encontrou um sucessor para o C-130H Hercules. Trata-se no C-390M da fabricante brasileira Embraer. O objetivo é que a primeira nova aeronave de transporte chegue aos Países Baixos em 2026. O secretário de Estado Christophe van der Maat enviou hoje um comunicado escrito para a Câmara dos Representantes.

Após anos de serviço com extrema fiabilidade, o dos Hercules está próximo. Os 4 C-130 estão a chegar ao fim da sua vida útil na Força Aérea Neerlandesa, apesar de anteriormente ter sido estabelecida a data de 2031 como o limite da operação, essa substituição foi antecipada e será faseada.

Segundo o Ministério da Defesa dos Países Baixos no mesmo comunicado, foram estabelecidos diferentes requisitos para o sucessor do C-130. Na comparação, o C-390M saiu-se melhor que o C-130J da Lockheed Martin, que foi visto como uma alternativa. Por exemplo, a disponibilidade do C-390M é maior, o avião foi avaliado com melhor classificação em vários requisitos operacionais e técnicos e requer menos manutenção. Além disso, o C-390M pode cumprir ao requisito mínimo de 2.400 horas de voo com 4 aeronaves. O C-130J precisa de 5 aeronaves para acompanhar esse requisito.

A intenção é que o C-390M também participe do Comando Europeu de Transporte Aéreo. Esta é uma parceria na área do transporte aéreo de 7 países europeus. A adição do C-390M beneficiará o agrupamento e o partilha de capacidades num contexto europeu.

Os Países Baixos deverão adquirir 5 aeronaves C-390M à Embraer. Mais detalhes sobre um possível contrato deverão revelados pelas autoridades competentes.



Fonte
Aviação TV
« Última modificação: Junho 16, 2022, 07:00:23 pm por P44 »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1351 em: Junho 16, 2022, 08:38:20 pm »
Holanda vai de C-390M da Embraer


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Ministério da Defesa Holandês informou que compra deverá ser de cinco unidades do jato de transporte Embraer C-390M, com primeira entrega em 2026, em substituição a quatro aeronaves C-130 que atingiram o fim de suas vidas úteis.

Nesta quinta-feira, 16 de junho, o Ministério da Defesa Holandês divulgou nota informando que encontrou um sucessor para seus aviões de transporte C-130H Hercules: o C-390M da fabricante brasileira Embraer. A informação foi dada hoje pelo secretário de Estado Christophe Van der Maat para a Câmara de Representantes do país.

A nota diz que a primeira entrega deverá chegar em 2026, e que a razão para a renovação da frota é que os quatro exemplares de C-130H em serviço atingiram o limite de suas vidas úteis, com cada vez menor disponibilidade, o que motivou a substituição nesta década ao invés de 2031, como inicialmente previsto.


Ampliação da frota para aumentar número de horas de voo de transporte

O programa de seleção de um novo avião de transporte previa que os 4 aviões Lockheed  C-130H Hercules deveriam ser substituídos por igual número de aeronaves novas. Porém, segundo Van der Maat, há uma necessidade de ampliar o esforço aéreo da frota de transporte, de 2.400 para 4.000 horas de voo.

Esta necessidade ficou patente, conforme a informação do ministério ao Legislativo, devido às evacuações no Afeganistão em 2021 e à mudança drástica na situação de segurança no Leste Europeu, havendo um déficit de apoio às unidades europeias que a Holanda deverá contribuir para reduzir. A capacidade adicional de transporte aéreo também deverá aumentar a velocidade de resposta às calamidades.

Requerimentos e custos

Ainda segundo a nota do Ministério da Defesa, foram estabelecidos diferentes requerimentos para o sucessor do C-130, e na seleção o Embraer C-390M se saiu melhor que o Lockheed Martin C-130J Super Hercules, que era a alternativa de escolha. Os itens destacados foram a maior disponibilidade, a pontuação superior em diversos requerimentos técnicos e operacionais, assim como a menor necessidade de manutenção.


Além disso, conforme informações do ministério, o C-390M já é capaz de atender ao requerimento mínimo de 2.400 horas de voo com uma frota de 4 jatos. Em comparação, seriam necessárias 5 aeronaves C-130J para atender ao mesmo requisito. O C-390M também deverá participar do Comando Aéreo de Transporte Europeu, parceria que envolve 7 países do continente e que reúne aviões de transporte tanto similares quanto diferentes.

O custo divulgado do programa também foi aumentado devido à necessidade de mais horas de voo. Inicialmente, a estimativa era entre 250 milhões e 1 bilhão de euros, o que agora é estimado entre 1 bilhão e 2,5 bilhões de euros. A nota não deu detalhes sobre esses custos, que de qualquer forma têm uma faixa de valores bem ampla entre o mínimo e o máximo, como se pode ver. Assim, não é possível saber no momento se são referentes ao esforço de voo anual, ao programa de aquisição ou ambos.

IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Embraer
 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2022/06/16/holanda-vai-de-c-390m-da-embraer/
 
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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1352 em: Junho 16, 2022, 08:47:52 pm »
Holanda escolhe o Embraer C-390 como sucessor do Hércules, e elogia avião brasileiro


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O Embraer C-390M foi a aeronave escolhida pelo Ministério da Defesa da Holanda para substituir as aeronaves C-130H Hercules da Força Aérea do país. Cinco novas aeronaves serão fabricadas pela Embraer no Brasil, e entregues a partir de 2026.

De acordo com o comunicado do Ministério da Defesa da Holanda, os atuais quatro C-130H serão substituídos pelos C-390 até o final desta década.

A substituição imediata é pela necessidade de mais horas de voo, escreve Van der Maat, Ministro da Defesa da Holanda. Ele se refere às evacuações no Afeganistão em 2021 e à situação de segurança drasticamente alterada no flanco leste da Europa como a motivação para expandir o uso da frota.

Aviões C-130 da Holanda.

Na pesquisa, o C-390M saiu melhor que o C-130J da Lockheed Martin, que foi visto como uma alternativa. Por exemplo, a disponibilidade do C-390M é maior, o avião pontua melhor em vários requisitos operacionais e técnicos e requer menos manutenção.

Além disso, o C-390M já pode atender ao requisito mínimo de 2400 horas de voo disponíveis por ano com 4 aeronaves. O C-130J precisa de 5 aeronaves para cumprir essa meta.

Apesar disso, a Holanda decidiu por encomendar cinco aviões C-390M, expandindo ainda mais sua capacidade de transporte.

A intenção é que o Embraer C-390M também participe do Comando Europeu de Transporte Aéreo. Esta é uma parceria na área do transporte aéreo de 7 países europeus. A adição do C-390M beneficiará o agrupamento e o compartilhamento de capacidades em um contexto europeu. Isso é feito com aviões semelhantes, mas também diferentes, da categoria de transporte.

Como a Holanda quer fazer mais horas de voo, os custos estimados também aumentarão. A aquisição dos aviões pode ter um custo total de 1 bilhão de euros.


O Embraer KC-390 (ou C-390M em sua versão sem capacidade REVO) é uma aeronave bimotora de transporte tático multimissão. A palavra “tático” se traduz na aplicação operacional do avião: transporte de tropas, armamentos, munição, veículos, blindados e lançamento de infantaria paraquedista em pontos mais próximos da linha de frente do combate. Além disso, a outra missão desempenhada pelo KC-390 é o reabastecimento em voo.

Fora o transporte e o REVO, a aeronave foi projetada para realizar operações de busca e salvamento (SAR), evacuação aeromédica (EVAM), combate a incêndio e missões de reconhecimento. Tais capacidades estão sendo desenvolvidas pela Embraer e a FAB.

A sua capacidade máxima é de transportar 26 toneladas a bordo. O alcance máximo em traslado (sem carga a bordo) é de 8400 km, utilizando tanques internos. Com a carga máxima de 26 toneladas concentrada, o KC-390 tem um alcance de 2000 quilômetros, com essa autonomia aumentando para 2722 quilômetros ao transportar 23 toneladas.

 :arrow:  https://www.aeroflap.com.br/holanda-escolhe-o-embraer-c-390-como-sucessor-do-hercules-e-elogia-aviao-brasileiro/
 
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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1353 em: Junho 17, 2022, 12:23:44 pm »
Tensão na Europa ajudou Embraer a conquistar exportação histórica para a Holanda


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A Holanda estava preparada para repetir a escolha feita por outros países: substituir os antigos C-130 Hércules pelo C-130J Super Hércules, apresentado pela empresa norte-americana Lockheed Martin como uma solução atualizada. Porém, após análise técnica, o país decidiu barrar a proposta dos Estados Unidos e anunciar o C-390 Millenium, da Embraer, como seu futuro jato de transporte.

O pano de fundo dessa escolha é o aumento das tensões militares na Europa e fora dela. O Ministério da Defesa da Holanda citou as evacuações no Afeganistão, em 2021, e a situação de segurança no leste europeu como fatores que exigem uma maior disponibilidade de aeronaves de transporte. A capacidade de resposta às calamidades também foi citada. A frota atual também cumpre missões sob mandato da ONU e operações com forças especiais.


E a encomenda já deve ir além do requisito mínimo. O orçamento inicialmente planejado de 250 milhões a um bilhão de Euros já foi expandido para algo entre um bilhão e 2,5 bilhões. Devem ser adquiridas cinco aeronaves C-390, sendo a primeira esperada para 2026.

O contrato ainda não foi assinado, mas o anúncio foi feito hoje (16 de junho) pelo Ministério da Defesa do país. Os C-130 devem continuar voando até 2031, pelo menos, mas a chegada dos jatos fabricados pela Embraer vai permitir o incremento das horas de voo esperado pelas forças armadas holandesas. Não foi citada a possibilidade de aquisição de lotes adicionais nem se os aviões serão solicitados na versão de reabastecimento em voo, designada KC-390.


Os cinco jatos produzidos pela Embraer também vão atuar no âmbito do Comando Europeu de Transporte Aéreo, que atualmente reúne Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Luxemburgo e a própria Holanda. A parceria permite o compartilhamento de aeronaves de transporte e de reabastecimento em voo. Hoje, já são 194 aeronaves envolvidas, desde os cargueiros táticos Airbus C-295 até os reabastecedores A330 MRTT.

A Holanda é o terceiro país membro da OTAN a comprar o jato da Embraer, seguindo Portugal e Hungria.

 :arrow:  https://www.edrotacultural.com.br/tensao-na-europa-ajudou-embraer-a-conquistar-exportacao-historica-para-a-holanda/
 
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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1354 em: Junho 19, 2022, 09:04:58 pm »
Royal Netherlands Air Force to Replace C-130H Hercules fleet with C-390M Millennium


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The Ministry of Defense of the Netherlands has chosen the C-390 from Brazilian manufacturer Embraer as the successor and replacement for its C-130H Hercules. The first aircraft should be delivered in 2026. The country becomes the third European nation to opt for the Brazilian-built airlifter after Hungary and Portugal. Announced by secretary of state for defence Christophe van der Maat on 16 June, the selection will lead to deliveries of the twinjet type later this decade. A C-130 replacement process was launched in 2020, after an earlier plan to continue operating the aircraft until 2031 was abandoned. The Royal Netherlands Air Force’s current Hercules “have reached the end of their lifespan”.

The decision also has been taken to increase the minimum hours flown annually by the Dutch tactical transport fleet from 2,400h to 4,000h. This was influenced by the coalition evacuation of personnel from Kabul, Afghanistan in 2021 and instability in eastern Europe following Russia’s late February invasion of Ukraine. These events “have underlined the importance of guaranteed availability of transport capacity for the armed forces. During research conducted in support its evaluation, the C-390M came out better than Lockheed Martin’s C-130J, which was seen as an alternative. The availability of the C-390M is higher, it scores better on a number of operational and technical requirements and it requires less maintenance.


The C-390M will also participate in the European Air Transport Command (EATC). The EATC is the command centre that exercises the operational control of the majority of the aerial refueling capabilities and military transport fleets of a consortium of seven European Union (EU) member states. The incorporation of the C-390M will benefit the pooling and sharing of capabilities in a European context. As of January 2015, the combined fleet under the authority of the EATC represents 75% of the European air transport capacity. Located at Eindhoven Airbase in the Netherlands, the command also bears a limited responsibility for exercises, aircrew training and the harmonisation of relevant national air transport regulations.

The Embraer C-390 Millennium is a medium-size, twin-engine, jet-powered military transport aircraft produced by the Brazilian aerospace manufacturer Embraer. With a load capacity of 26 tonnes (57,000 lb), the aircraft can be configured to perform various conventional operations such as troop, VIP and cargo transportation, and more specialised logistical operations such as aerial refuelling as a tanker. It is the heaviest aircraft the company has made to date. The first production aircraft was delivered to the Brazilian Air Force on 4 September 2019. On 18 November 2019 during the Dubai Airshow, Embraer announced the aircraft’s new name for the global market, C-390 Millennium.

 :arrow:  https://militaryleak.com/2022/06/17/royal-netherlands-air-force-to-replace-c-130h-hercules-fleet-with-c-390m-millennium/
 

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Lightning

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1355 em: Julho 03, 2022, 01:56:09 pm »
Não há restrições aos P-8I nem aos MH-60R, mas iam impor reservas aos Juliet?

Talvez não. Mas o fato inegável é que os indianos conhecem bem os produtos da EMB e, o KC-390, chamou a atenção deles.

O Brasil tem uma oportunidade com os países neutrais no conflito Ucrânia vs Russia, os países que não querem ter que escolher um dos lados, como os não-alinhados durante a guerra fria.
 

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Lusitaniae

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1356 em: Julho 11, 2022, 12:05:30 pm »
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

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NVF

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1357 em: Julho 11, 2022, 01:02:38 pm »
Vídeo da treta, completamente desactualizado.
Talent de ne rien faire
 
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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1358 em: Julho 19, 2022, 02:18:44 pm »
Citação de: Victor Barreira / Defence 360°
🇧🇷 @embraer and 🇬🇧 @BAESystemsplc have announced the signature of a memorandum of understanding to establish a strategic partnership to collaborate in Middle Eastern markets for C-390 Millennium transport aircraft, with an initial focus on Saudi Arabia.
« Última modificação: Julho 19, 2022, 02:20:01 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1359 em: Julho 19, 2022, 05:44:41 pm »
Embraer e BAE Systems anunciam colaboração para o C-390 Millennium e para eVTOL da Eve


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Farnborough, Reino Unido – 19 de julho de 2022 – A Embraer [B3: EMBR3, NYSE: ERJ] e a BAE Systems anunciaram hoje no Farnborough Airshow a assinatura de dois memorandos de entendimento (MoUs, na sigla em inglês), que ampliam a atuação das empresas no mercado global de defesa.

O primeiro MoU visa estabelecer uma parceria estratégica entre a Embraer e a BAE Systems para promover o C-390 nos mercados do Oriente Médio, com foco inicial no Reino da Arábia Saudita. O segundo MoU confirma a intenção de criar uma joint venture para desenvolver uma variante de defesa do veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) da Eve.

O C-390 Millennium e sua configuração de reabastecimento em voo, o KC-390, são a nova geração de aeronaves de transporte militar multimissão que oferecem mobilidade e capacidade de carga incomparáveis, reconfiguração rápida, alta disponibilidade, conforto aprimorado, e segurança de voo, bem como custos operacionais reduzidos ao longo de seu ciclo de vida – tudo em uma única plataforma.

“O memorando para o C-390 Millennium tem como base as competências de duas líderes aeroespaciais, a Embraer e a BAE Systems. A aeronave traz um novo conceito ao mercado, oferecendo uma plataforma versátil e multimissão com custos operacionais extremamente competitivos e alta disponibilidade, uma combinação imbatível”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre a BAE Systems

Na BAE Systems, ajudamos nossos clientes a estarem um passo adiante na proteção de pessoas e segurança nacional, infraestrutura crítica e informações vitais. Fornecemos algumas das soluções mais avançadas do mundo em tecnologia, defesa, aeroespacial e de segurança, empregando uma força de trabalho qualificada de 90.500 pessoas em mais de 40 países.

Desde a detecção de última geração de ameaças cibernéticas até sistemas de controle de voo que permitem que os pilotos tomem decisões melhores, nunca paramos de inovar para garantir que nossos clientes mantenham suas vantagens. Este é um compromisso de longo prazo que envolve investimentos significativos em competências. Também trabalhamos em estreita colaboração com parceiros locais para apoiar o desenvolvimento econômico por meio da transferência de conhecimento, capacidade e tecnologia.


DIVULGAÇÃO: Embraer
 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2022/07/19/embraer-e-bae-systems-anunciam-colaboracao-para-o-c-390-millennium-e-para-evtol-da-eve/
 

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1360 em: Julho 23, 2022, 04:59:54 pm »
 

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1361 em: Agosto 04, 2022, 07:26:42 pm »

Embraer C-390 Millennium | Is it the really the alternative to the C-130J Super Hercules?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1362 em: Setembro 05, 2022, 06:39:59 pm »
Embraer conclui testes em voo da capacidade de combate a incêndios do C-390 Millennium


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A Embraer concluiu com sucesso os testes em voo da campanha de certificação do Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, na sigla em inglês), que fornece ao C-390 Millennium a funcionalidade necessária para realizar a missão de Combate a Incêndio Florestal (CIF).

Os ensaios, conduzidos na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo, representam avanço importante na campanha de certificação dessa capacidade junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Após a certificação, a capacidade de combate a incêndios estará disponível aos operadores da aeronave.

O MAFFS II é um sistema de combate a incêndio capaz de descarregar até 3.000 galões de água (aproximadamente 11.300 litros), com ou sem retardante de fogo, de acordo com o critério de nível de cobertura padrão do solo e em diversos tipos de terrenos.


Projetado para fazer interface com o Sistema de Manuseio de Carga (ou Cargo Handling System – CHS, na sigla em inglês), o MAFFS II pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga da aeronave a partir de seu próprio trailer. O sistema de combate a incêndio requer apenas energia elétrica da aeronave para seu funcionamento.

A conclusão destes ensaios, que incluíram diversos lançamentos em voo, além de comprovar a capacidade de integração do sistema com a aeronave, também demonstra os excelentes aspectos de qualidade de voo e manobrabilidade, extremamente necessários a esse tipo de operação em baixas velocidades.


O C-390 Millennium e sua configuração de reabastecimento aéreo, o KC-390, são a nova geração de aeronaves multimissão de transporte militar que oferecem mobilidade e capacidade de carga incomparáveis, rápida reconfiguração, alta disponibilidade, e conforto aprimorado, bem como gerenciamento otimizado de custos operacionais reduzidos ao longo de seu ciclo de vida, tudo em uma única plataforma.

 :arrow:  https://www.cavok.com.br/embraer-conclui-testes-em-voo-da-capacidade-de-combate-a-incendios-do-c-390-millennium

 
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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1363 em: Setembro 06, 2022, 06:26:55 pm »
Após uma descarga como é que é feito um "reabastecimento"? Ou tem que voltar a uma base para encher?

Obrigado  :G-beer2:
 

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Re: Projecto Embraer KC-390
« Responder #1364 em: Setembro 06, 2022, 06:56:53 pm »
Após uma descarga como é que é feito um "reabastecimento"? Ou tem que voltar a uma base para encher?

Obrigado  :G-beer2:

Tem de voltar a base, ou operar numa FOB.
Cps,
 
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