Rangers, Comandos, Paras, etc

  • 4467 Respostas
  • 1030342 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4185 em: Outubro 26, 2021, 02:08:30 pm »
Eu fui um dos que categorizou os cânticos como uma sul-americanice. E não mudei de opinião. Aliás, tudo isto não passa de um “much ado about nothing” para enganar os incautos, que continuam desfocados do que é verdadeiramente importante. Estes fait divers têm ainda a particularidade de ser amplamente explorados politicamente por sectores actualmente em voga mas que, na realidade, se estão a marimbar para a defesa nacional como os restantes.

Enquanto se discutem as boinas, os cânticos e as políticas de género — que entretêm o povão —, o desmantelamento continua a sua senda irreversível. Vai uma aposta que se os subs forem vendidos as boinas vão ficar em casa?

Concordo e discordo ao mesmo tempo...
Pode haver operacionalidade, NVGs, SCAR, SPIKE, JLTVs etc e haver cânticos....
Acho bem mais parolo as fardas nº1 nas cerimónias, que em vez de dar um ar operacional dão um ar mais burocrático da coisa.....
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5319
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4186 em: Outubro 26, 2021, 03:23:40 pm »
Eu cá sou mais apologista de ver forças a desfilar como quem vai para combate.

Palhaçada são os desfiles chineses, ou russos, em que parecem que vão é para uma festa de gala.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8585
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4187 em: Outubro 27, 2021, 11:16:40 am »
Mais uma vez o meu post foi apagado, deve ser como no Facebook e Youtube, tipo censura.
Aqui agora só se pode escrever o que a moderação gosta, se não, toca a apagar.
Como o meu comentário não continha qualquer tipo de insulto apenas a realidade escrita, não tendo mais paciência para certas merdas fui.
 

*

carlospires

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +2/-0
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4188 em: Outubro 27, 2021, 11:39:10 am »
Obrigado por fazerem lembrar porque eu deixei-me de fóruns. Já deixei o que queria deixar, agora vou voltar para onde vim porque muito sinceramente dando uma volta pelo fórum fico com a sensação que não estou a perder muito.

Já agora e na parte que me diz respeito, meus senhores as tradições são algo fundamental na tropa, especialmente nas Tropas Especiais. Essas mesmas tradições criam um laço que unem todas as gerações, ajuda a preservar a mística da tropa em questão e acima de tudo atrai e muito a atenção de futuros elementos. Eu nunca mais esqueço de ir a um 25 de Abril que houve no Parque das nações e ver os Paras a desfilar...foi colossal e não havia uma única pessoa que não tivesse ficado arrepiada a ver aquela rapaziada.

Os símbolos e as tradições são sagradas nas Forças Armadas, até consigo perceber que pessoas que não passaram por lá não perceberem isto, mas um General que teve toda a sua vida adulta na tropa não entender isto e trocar Boinas aos militares sem qualquer problema e tentar de uma forma ativa acabar com isso, acho inconcebível.

As Boinas, os cânticos, a ordem unida não vai dar mais recursos humanos e materiais às Forças Armadas, mas reforça a coesão no seio das unidades e outras coisas que vocês pelos vistos não percebem, mas que é MUITO importante para os militares. Vi pessoal da tropa normal quase a espumar pela boca quando souberam que iam ficar sem a sua Boina Castanha, vi outros quase a declarar guerra ao CEME por verem a sua Boina Preta a ser distribuída ao restante Exército como se fosse nada. Agora imaginem o que sente um Para, um Comando ou um Ranger que está na BrigRR e é forçado a usar a Boina Preta em vez da sua Boina que foi conquistada com muito esforço.

Se perceberem, porreiro, se não perceberem, azar e nada muda a realidade.

Cumprimentos.

Pois camarada " Cabeça de Martelo " ,

 Pelos vistos a escumalha que desgoverna estas Forças Armadas não quer perceber isto e mais grave, querem acabar com a tropa seja ela qual fôr...Querem é missões com palhaços para eles ficarem bem nas fotos, receberem uns trocos e umas medalhas e o resto não interessa...
Eles querem reduzir as FA a uns meros  funcionários  Públicos onde se vangloriam perante as entidades estrangeiras com as missões deles e com a vidas  que por lá se perdem...
Infelizmente descaraterizaram as Fe e neste momento alguns dos que mandam ( ou estão em sítios de influência ) nas chefias Militares são oficiais pacações  que sempre estiveram nos gabinetes de ar condicionado  que só querem é receber os seus galões na farda toda janota e subir na amizade politico/partidária para assim tirar dividendos disso..
ESTAMOS  ENTREGUES AOS   ABIXANADOS..
Foi bom ver lá muitos camaradas  na contestação.
MAMA SUMAE
Carlos Pires
mama sumae
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4189 em: Outubro 27, 2021, 12:27:30 pm »
Já se deram conta os irmãos do CEME GEN José Nunes da Fonseca são:

- o MGEN Luís Nunes da Fonseca, "Comando", ainda no ativo e atual Inspetor-Geral do Exército e;
- o COR Inf César Nunes da Fonseca, "Comando", "OE" e "Paraquedista", na reforma.

https://assets.exercito.pt/SiteAssets/IGE/1.%20Inspetor-Geral/S%C3%ADntese%20biogr%C3%A1fica%20MGen%20Nunes%20da%20Fonseca%20-%20IGE.pdf
https://www.ape.pt/APE_FLIP/218/files/thumb/29.jpg

 

*

Lusitan

  • Analista
  • ***
  • 702
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 300 vez(es)
  • +275/-171
  • Hic et Ubique
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4190 em: Outubro 27, 2021, 12:31:52 pm »
Eis o que eu mais gostei.





A isto chama-se Espirito de Corpo!

Dito isto é interessante que agora estão todos a concordar que isto é inaceitável quando lembro-me perfeitamente à uns anos aquando um desfile do Dia de Portugal (penso eu de que), havia vários membros a dizer que mais parecíamos um país sul-americano devido aos cântigos, desfilar equipados para combate, etc.
É interessante como o "espírito de corpo" é cada vez mais considerado essencial na área civil e é ministrado em cursos de liderança, mas as chefias militares, trabalharem para a sua destruição. Coisas que para os que estão de fora podem parecer sul-americanices, para os que pertencem a esse grupo fazem parte da sua identidade. Atacar as tradições desses grupos significa atacar a própria essência do grupo e por conseguinte é um ataque desrespeitoso a cada um dos elementos. O espírito de corpo é algo que é valorizado em grande parte das forças militares mundiais que estudam formas de o preservar e melhorar. São tradições que por vezes podem ser consideradas arcaicas e bárbaras para os civis, mas que para os militares pertencentes a essas unidades são ritos de passagem e pertença.
https://www.hqmc.marines.mil/Portals/61/Users/254/50/4350/Esprit%20de%20Corps_Morale_Force%20Preservation_Stallard_Gazzette_April%2018.pdf

https://medium.com/@martin.teasdale/what-is-esprit-de-corps-and-how-can-it-help-you-lead-your-team-a8791464cdd6
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4191 em: Outubro 27, 2021, 02:53:02 pm »
Artigo de opinião sobre o assunto em causa
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/o-patria-mae-800751

Uma dos problemas referidos, dificuldade em alguns oficiais da cupula das FA (oriundos de forças regulares), em aceitar diferenças entre forças normais e especiais, ou é tudo normal ou é tudo especial (cada um à sua maneira na sua área)...
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1232
  • Recebeu: 493 vez(es)
  • Enviou: 2125 vez(es)
  • +667/-110
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4192 em: Outubro 27, 2021, 05:18:35 pm »

Neste vídeo dá para perceber que os páraquedistas entoaram o Pátria Mãe durante o desfile!

Já dizia o outro "Por vezes é preciso desobedecer!"...  c56x1
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lex

*

Lex

  • Membro
  • *
  • 8
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +1/-1
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4193 em: Outubro 27, 2021, 07:44:10 pm »
O novo camuflado é muito bonito. Combina muito bem com as boinas das tropas especiais.

Parece que a PE ficou para último, ainda usa o antigo fardamento. O que até é de admirar tendo em conta que devem ser os militares mais expostos aos olhos civis.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4194 em: Outubro 27, 2021, 10:40:48 pm »
Pessoal...

Vou contar-vos um segredo...

Aquele camuflado novo.
É só para ir ao desfile e para tirar fotos.

A maior parte do Exército está com o antigo DPM verde...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Lex

  • Membro
  • *
  • 8
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +1/-1
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4195 em: Outubro 27, 2021, 11:36:28 pm »
Pessoal...

Vou contar-vos um segredo...

Aquele camuflado novo.
É só para ir ao desfile e para tirar fotos.

A maior parte do Exército está com o antigo DPM verde...


Por isso falei na PE, tendo em conta que são a cara do Exército (à porta das instalações e nestes desfiles). Se há tropa que devia estar fardada para inglês ver, são eles.  ;D

Já reparei que quem tem o camuflado novo são os que vão lá para fora em missões internacionais, para dar nas vistas, mas existe um prazo para a substituição do camuflado na totalidade do Exército, ou não? 2023 ou lá o que é.

Obg.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4196 em: Outubro 29, 2021, 03:06:21 am »
Pobre exército, que não consegue aprontar mais que um pelotão de cada tropa especial para o dia do Ramo. Continuem a discutir o sexo dos anjos e qualquer dia o Exército só vai conseguir aprontar uma meia dúzia de companhias operacionais. Espera lá! Mas essa é já a realidade actual…

As tradições — mesmo as que só têm umas décadas, como as boinas — são, sem dúvida, importantes. No entanto, não devem servir para encobrir a realidade. Ora, neste momento, é precisamente para isso que servem, porque é nesse sentido que os “maestros” estão a conduzir a orquestra. É pena que muitos não consigam vislumbrar a realidade e se deixem ser conduzidos pelos que tanto criticam.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luso, typhonman, tenente

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1232
  • Recebeu: 493 vez(es)
  • Enviou: 2125 vez(es)
  • +667/-110
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4197 em: Outubro 29, 2021, 01:20:35 pm »
Pessoal...

Vou contar-vos um segredo...

Aquele camuflado novo.
É só para ir ao desfile e para tirar fotos.

A maior parte do Exército está com o antigo DPM verde...


Isso é facilmente percetível com as publicações que o Exército faz nas suas redes sociais...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4198 em: Outubro 29, 2021, 09:02:43 pm »

Salto de treino com aterragem
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #4199 em: Dezembro 13, 2021, 09:39:47 pm »

RANGERS DO EXÉRCITO PORTUGUÊS | REPORTAGEM
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."