Tanto quanto percebi (a minha perceção pessoal) a MLU dos VdG foi posta na LPM por imposição do PSD (pois os planos iniciais não era fazer nada até este se reformarem), essa MLU passou a uma "modernizaçãozinha"/mínimos para continuar a navegar, na pratica foi para poupar guito para outra coisa qualquer (não me lembro se foi para modernização das BD ou para construçãos dos restantes NPO ou até para o LPD que nunca chegou) e com a desculpa (e eu até dou razão) que o custo/beneficio não compensava (custo de uma MLU para o tempo de vida restante), esta nova manutenção foi anunciada no Alfeite da a qualidade do estaleiro e ao mesmo tempo "apoiava-se a industria nacional" e implicava limpar os navios todos e trocar toda cablagem e afins.
Do que fui percebendo (novamente a minha perceção pessoal) esta manutenção começou a ser cada vez mais menos interventiva por custos e mais atrasada.
A LPM apresentada considerava manter (apenas) 2 fragatas "alta intensidade" (as M, com o MLU "mastro oco"

), tendo o PSD recusado (e o PCP, CDS) ficarmos apenas com 2 fragatas MLU e manter as Meko "como estão" até 2030. E ficou decidido:
Os 120 milhões de euros para a modernização das fragatas da classe Vasco da Gama são retirados à verba inicialmente prevista para o Navio Polivalente Logístico – de 300 milhões de euros para 150 milhões de euros.
Na proposta de alteração, a capacidade de `ciberdefesa´ é reforçada em 5 milhões de euros, passando para um valor global de 45,4 milhões. Há ainda uma verba de 25 milhões de euros que foram deslocados para projetos no âmbito da Cooperação Estruturada Permanente [PESCO, na sigla em inglês].
O reforço da dotação da Marinha para a modernização das fragatas, incluídas na Capacidade Oceânica de Superfície, reflete-se principalmente no segundo quadriénio, entre 2023 e 2026.
É mais ou menos convicção geral que 120 milhões nas 3 Meko, entre 2023 - 2026, é dinheiro atirado à rua... mas também o plano original de deixar as 3 Meko sem "MLUzinho" e, pelos vistos, sem manutenções, até 2030... deve ser para as "encostar" antes.