Ranking de Qualidade de vida, 15 melhores cidades.

  • 6 Respostas
  • 4616 Visualizações
*

3520

  • Membro
  • *
  • 158
  • +0/-0
Ranking de Qualidade de vida, 15 melhores cidades.
« em: Janeiro 12, 2007, 08:23:09 pm »
Finalmente, o interior começa a ter um desenvolvimento equiparavel ao litoral, e até mesmo superando-o em certos aspectos.

Num estudo sobre as cidades portuguesas realizado pelo Expresso e publicado no passado fim-de-semana, tendo por base 20 parâmetros, a Covilhã supera...
todas as cidades do interior em termos de qualidade de vida e situa-se entre as 15 melhores do País.
Comparativamente a Castelo Branco, Guarda e Fundão, a Covilhã destaca-se em quase todos os parâmetros usados, designadamente ao nível da Oferta Cultural, Qualidade Urbanística, Equipamentos Sociais, Estacionamento, Alojamento Turístico, Equipamentos Desportivos, Qualidade dos Espaços Verdes, Sinalética, Capacidade de Atracção Estudantil, Qualidade dos Espaços Públicos, Restauração, Relação com a Água e Paisagem, Segurança e Animação Nocturna e Desempenho Económico.

No computo global a Covilhã atinge 1100 pontos, mais 205 que Castelo Branco, mais 225 pontos que a Guarda, e mais 240 pontos que o Fundão, colocados no 43º, 44º e 45º lugares, respectivamente. A Covilhã destaca-se ainda de Viseu, que aparece classificado em 18º lugar, Vila Nova de Gaia, classificada em 26º lugar, de Faro, Setúbal, Portalegre, Leiria, Santarém, Abrantes, Portimão e muitas outras cidades e capitais de distrito, onde, segundo o estudo realizado por uma equipa de 6 jornalistas do Jornal Expresso, a qualidade de vida é significativamente inferior à existente na Covilhã.

Ao nível do Desempenho Económico, a Covilhã obtém a 7ª classificação nacional, só sendo superada por Lisboa, Aveiro e Setúbal, Porto, Braga e Almada. Ao nível dos Equipamentos Sociais a Covilhã é a 4ª cidade, depois de Lisboa, Coimbra e Porto. Em termos de Animação Nocturna, a Covilhã obtém a 4ª melhor pontuação, a mesma do Porto e Coimbra. Quando falamos de Segurança, a Covilhã atinge a 2ª melhor pontuação atribuída, exequo com outras cidades, tais como Braga, Aveiro, Guimarães, Espinho e Amarante. Em termos de Estacionamento, só Braga oferece melhores condições do que a Covilhã.

Ao nível da qualidade dos Espaços, a Covilhã obtém a 3ª melhor pontuação, a mesma que Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra, sendo que em termos de Capacidade de Atracção Estudantil, a Covilhã se situa ao mesmo nível de Évora e Guimarães, cidades apenas superadas por Aveiro, Porto, Braga e Coimbra, sendo o 1º lugar ocupado por Lisboa. Aliás, ao abordar o tema da capacidade de Atracção Estudantil, o Expresso refere que “a cidade atrai jovens de todo o país, mas, findo o curso, os jovens permanecem”.
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 13, 2007, 09:50:08 am »
Eles deviam especificar as cidades com melhores sistemas de transportes públicos/ pouco transito.

Ao fim de viver um ano numa cidade alemã, Lisboa cansa-me imenso e o seu maldito trânsito.

São as cargas e descargas que são realizadas durante o dia, entupindo ruas como a Rua de Campolide, são sistemas de transportes públicos que até seriam aceitáveis se o belo do tuga não trouxesse o seu carro para dentro da cidade.

A sério..o transito em Lisboa mata-me...se quiserem ter uma melhor noção..visitem países nórdicos, alemanha, etc...e depois Lisboa :S
 

*

Yosy

  • Especialista
  • ****
  • 1079
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 13, 2007, 04:52:30 pm »
Citação de: "Marauder"
Eles deviam especificar as cidades com melhores sistemas de transportes públicos/ pouco transito.

Ao fim de viver um ano numa cidade alemã, Lisboa cansa-me imenso e o seu maldito trânsito.

São as cargas e descargas que são realizadas durante o dia, entupindo ruas como a Rua de Campolide, são sistemas de transportes públicos que até seriam aceitáveis se o belo do tuga não trouxesse o seu carro para dentro da cidade.

A sério..o transito em Lisboa mata-me...se quiserem ter uma melhor noção..visitem países nórdicos, alemanha, etc...e depois Lisboa :S


Concordo. E a falta de paciência dos automobilistas, que se poem logo a apitar; e os "chico-espertos" que só fazem trânsito.

Noutras capitais europeias é normal ver tipos de gravata, pessoas com empregos bem pagos e bastante confortáveis na vida, a usar os transportes públicos regularmente. Não há nada disso em Lisboa - todos querem usar o Mercedes e o BMW.

E fala-se tanto em crise...o que é certo é que eu vejo cada vez mais grandes carros na estrada.
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 13, 2007, 06:04:25 pm »
Na cidade onde estou em Inglaterra ( Bristol) o parque automóvel dentro da cidade é inferior ao nosso, vêm-se bastante menos BMWs e semelhantes no centro da cidade do que em Lisboa ou no Porto. Os transportes públicos não são muito usados ( não há metro), mas vê-se muita gente de gravata de mochila às costas a pé ou até de bicicleta ( agora nem tanto que é Inverno  :P )

Por outro lado, em termos de condução e civismo na estrada (ou por exemplo os peões nas passadeiras) é um pouco mais como Portugal, bastante diferente do que na Alemanha onde não se via ninguém a passar uma passadeira com sinal vermelho.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 13, 2007, 07:30:20 pm »
Citação de: "Yosy"
Noutras capitais europeias é normal ver tipos de gravata, pessoas com empregos bem pagos e bastante confortáveis na vida, a usar os transportes públicos regularmente. Não há nada disso em Lisboa - todos querem usar o Mercedes e o BMW.


E mais...em Frankfurt é possivel ver engravatados a ir de bicicleta para o trabalho!! ( Tal como o Spectral viu em Bristol!!)

Curioso, lá quem gosta de exibir o seu BMW ou Mercedes são os imigrantes turcos.. :roll:

PS: Spectral, o tempo do não passar na passadeira com sinal vermelho na Alemanha está a acabar...posso-te garantir que eles também o fazem..não em "massas" como a gente o faz, mas também...especialmente malta jovem, e se forem turcos, italianos, etc...quase de certeza.
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 14, 2007, 02:28:15 pm »
Bem quando eu tive uma semana em Dezembro em Dresden deu para ver a diferença entre os alemães a passarem a passadeira, e os hábito portugueses ou ingleses. E a nível de porcaria nas ruas, os ingleses também estão mais perto de nós do que dos alemães, por muito que lhes custe admitir  :wink:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 14, 2007, 04:25:23 pm »
Citação de: "Spectral"
Bem quando eu tive uma semana em Dezembro em Dresden deu para ver a diferença entre os alemães a passarem a passadeira, e os hábito portugueses ou ingleses. E a nível de porcaria nas ruas, os ingleses também estão mais perto de nós do que dos alemães, por muito que lhes custe admitir  :wink:


Bem, a não ser que as mentalidades mudem à medida que os alemães fiquem mais velhos, prevejo que cada vez mais alemães passem com sinal vermelho.

Talvez por ter estado numa cidade universitária, ou por ser um determinado estado (Baden-Würtemberg), mas a verdade é que se o sinal está vermelho, e não vêm nenhum carro, somente os alemães mais velhos (e nem todos) ficam parados.

Eu apanhei o hábito de somente esperar pelo verde quando houvesse crianças e pais por perto, não gosto de dar maus exemplos à frente da mãe e do pai...um pouco hipócrita mas dá para dormir bem..