UAV / UCAV

  • 278 Respostas
  • 96945 Visualizações
*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
UAV / UCAV
« em: Janeiro 07, 2007, 11:27:40 pm »
Saudações guerreiras

Decidi abrir um tópico exclusivo sobre o tema: veículos aéreos não-tripulados (UAV) e veículos aéreos de combate não-tripulados (UCAV)

Começo com aquil o que se conheçe e concebido por cá.

http://paginas.fe.up.pt/lsts/lsts_www/E ... antex.html

http://paginas.fe.up.pt/lsts/lsts_www/English/uav.html

https://aero.ist.utl.pt/~apae/sa2006/do ... utinho.pdf

Sei que existe algo aqui no fórum sobre o ANTEX que saíu numa «MAIS ALTO». Se possivel, coloquem-no aqui.

Cumprimentos
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 08, 2007, 12:05:32 am »
Ja agora vejam o projecto que a minha Universidade está a desenvolver.

http://aiva.dei.uminho.pt/aiva_ing/index.htm

A FAP tem um projecto em conjunto com a Escola de Engenharia da Universidade do Minho no ambito de plataformas não tripuladas o ANTEX e o AIVA são dois dos exemplos

Eu apesar de não trabalhar no seu desenvolvimento apareco numa das fotos como "mirone" :lol:
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8510
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 09, 2007, 10:03:39 pm »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 12, 2007, 05:23:12 pm »
... por simples curiosidade... um facto ocorrido recentemente durante testes na Austrália, de um drone RQ-11 Raven ( www.defenseindustrydaily.com/images/AIR ... ven_lg.jpg ) o qual foi 'atacado' por corvos que aparentemente devem ter 'percebido' o aparelho como um concorrente no seu 'território'.
Será que os drones terão no futuro de  prever 'medidas anti-passarada' ? :)
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 15, 2007, 03:31:47 am »
Saudações guerreiras

O que esta gente inventa!

http://www.uav-propellers.com/produits_gb.html

Cumprimentos
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 02, 2007, 02:51:18 am »
Saudações guerreiras

Na sequência da discussão que se iniciou aqui (*)

Caro Sintra, desde que a Suécia levou a cabo um programa sólido e exclusivamente seu no plano aeronáutico, que não mais teve necessidade de provar nada sobre o que fazia “assim ou assado”. Pertence a um grupo restrito de construtores que só ganham com isso. Repare-se que nem o Canadá, ironicamente um país com muito mais recursos, conseguiu a proeza alcançada por uma Suécia.

Não é  por ser pequeno, mas o que pode representar! De relembrar que muitos protótipos começaram como “simples demonstradores” e acabaram em grandes caças. O Mirage III é só um exemplo. Mas como estamos a falar da Suécia então o próprio Draken não é de menosprezar! Ao que parece, ainda voa!

Outro muito bom exemplo, mas que não tem asas - a não ser que lhas coloquem. Chama-se “Visby”.

Pois... Continua haver diferenças, não é!  :wink:

Cumprimentos

(*) http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... &start=144
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20058
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 02, 2007, 10:38:11 am »
É algo um pouco diferente do que estamos a falar, mas tb há um projecto semelhante na ETP...mas nunca mais ouvi falar do projecto. Provavelmente está numa gaveta por falta de apoio (€)...  :(

GPS Guided Cargo:

http://www.dailymotion.com/video/x24z4y ... ided-cargo
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Junho 03, 2007, 02:30:28 pm »
Citação de: "Leonidas"
Saudações guerreiras

Na sequência da discussão que se iniciou aqui (*)

Caro Sintra, desde que a Suécia levou a cabo um programa sólido e exclusivamente seu no plano aeronáutico, que não mais teve necessidade de provar nada sobre o que fazia “assim ou assado”. Pertence a um grupo restrito de construtores que só ganham com isso. Repare-se que nem o Canadá, ironicamente um país com muito mais recursos, conseguiu a proeza alcançada por uma Suécia.

Não é  por ser pequeno, mas o que pode representar! De relembrar que muitos protótipos começaram como “simples demonstradores” e acabaram em grandes caças. O Mirage III é só um exemplo. Mas como estamos a falar da Suécia então o próprio Draken não é de menosprezar! Ao que parece, ainda voa!

Outro muito bom exemplo, mas que não tem asas - a não ser que lhas coloquem. Chama-se “Visby”.

Pois... Continua haver diferenças, não é!  :wink:

 Ninguém está a colocar em causa as capacidades em Engenharia Aeronáutica dos Suecos, longe de mim tal ideia.
 Apenas queria dizer que o "FILUR" é apenas um demonstrador que se engloba no projecto multinacional Neuron.
 

*

Nuno Bento

  • Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
(sem assunto)
« Responder #8 em: Junho 04, 2007, 05:51:02 am »
Ja que estamos a falar de UAV, á coisa de 2 ou tres semanas um UAV Australiano em missão de reconhecimento sobre Dili, despenhou-se sobre uma casa destruindo a por completo. Felizmente não estava ninguem la dentro.

Nào sei que modelo de UAV era pois não foi revelado, a unica coisa que o exercito australiano disse foi que o aparelho estava em missão de reconhecimento e que iriam pagar os prejuizos causados.
 

*

european

  • 75
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Novembro 04, 2007, 09:14:06 am »
Il volo del dimostratore Alenia Sky-Y:







Video del primo volo (maiden flight):

http://www.alenia-aeronautica.it/store/news/new78_1.wmv


Sky-Y is the basis for the future UAV  Molynx (civil version) and Black Lynx (military)

http://img530.imageshack.us/img530/2650/000014f4oj2.jpg


Alenia (Finmeccanica) is confirming to be a world leader of UAV
 :D  :D
EuroFighter Typhoon, the defender of european skies.
 

*

balburdio

  • Perito
  • **
  • 306
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Novembro 11, 2007, 02:52:18 pm »
sobre Dili?
não que eu esperasse que os Australianos tivessem qualquer tipo de pudor em testar armas sobre pessoas reais, desde que, claro, sejam de outra nação.
Afinal o que se poderia esperar de uma nação de descendentes de criminosos espatriados.


Citação de: "Nuno Bento"
Ja que estamos a falar de UAV, á coisa de 2 ou tres semanas um UAV Australiano em missão de reconhecimento sobre Dili, despenhou-se sobre uma casa destruindo a por completo. Felizmente não estava ninguem la dentro.

Nào sei que modelo de UAV era pois não foi revelado, a unica coisa que o exercito australiano disse foi que o aparelho estava em missão de reconhecimento e que iriam pagar os prejuizos causados.
 

*

balburdio

  • Perito
  • **
  • 306
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Novembro 11, 2007, 03:39:32 pm »
mas porquê postar a versão em inglês???
o problema da nossa comunide tecnológica é esse, acham que só são credíveis se falarem em inglês. Isso é revelador de uma enorme falta de confiança e de um provincianismo primário pouco condizente com o nível de excelência que, admitamos, por vezes conseguimos alcançar.


De notar que este projecto apresenta muitas das características que alguns membros, noutro tema de discussão, consideraram fora do nosso alcançe.
O aparelho terá capacidade para "Localizar e perseguir objectos referenciados na área designada", muito interessante!

poderá ainda "Voar até uma determinada área seguindo um percurso previamente especificado, enquanto continuamente evita obstáculos, sendo capaz de gerar autonomamente uma trajectória no caso da área alvo se alterar durante o percurso"
, interessantíssimo.

Ou estou a ver mal a questão ou isto tanto serve para a vigilância florestal como para reconhecimento táctico e apoio próximo ou ataque.

Quanto á tecnologia utilizada, está na vanguarda, no chamado estado de arte!
De assinalar por exemplo a utilização de tecnologia de controlo dinâmico não linear, uma área de investigação em aerodinâmica na qual Portugal, por intermédio de algumas Universidades em conjunto com a FAP, tem tido grande relevancia.

É claro que as mentes conservadoras deste forum vão dizer que é apenas um aviãozinho minusculo. Para eles é muto difícil conceber que o que distingue este "aviãozinho" de um UCAV é mesmo a escala. E algum $$$ que este governo parece pouco disposto a gastar!!






Citação de: "Typhonman"
Ja agora vejam o projecto que a minha Universidade está a desenvolver.

http://aiva.dei.uminho.pt/aiva_ing/index.htm

A FAP tem um projecto em conjunto com a Escola de Engenharia da Universidade do Minho no ambito de plataformas não tripuladas o ANTEX e o AIVA são dois dos exemplos

Eu apesar de não trabalhar no seu desenvolvimento apareco numa das fotos como "mirone" :lol:
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Novembro 11, 2007, 03:56:48 pm »
Para que o Balburio não se queixe...
http://aiva.dei.uminho.pt/index.htm
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Novembro 11, 2007, 04:43:31 pm »
Citação de: "balburdio"
sobre Dili?
não que eu esperasse que os Australianos tivessem qualquer tipo de pudor em testar armas sobre pessoas reais, desde que, claro, sejam de outra nação.

Penso que está claro para todos que com a presença em Timor, os Australianos apenas estão a defender os próprios interesses, mas o acidente de um UAV ligeiro não armado (não me lembro se se tratava de um Skylark IV ou um ScanEagle), embora assustador e prejudicável para os proprietários da casa, pode dificilmente ser considerado como um "teste de armas".

Citar
Afinal o que se poderia esperar de uma nação de descendentes de criminosos espatriados.


Então os Polinésios de hoje serão canibais, e os Alemães nazis, etc..., só porque parte dos antepassados o foram ?  :roll:
 

*

balburdio

  • Perito
  • **
  • 306
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Novembro 15, 2007, 10:49:13 pm »
por falar em mentes conservadoras...


Citação de: "ShadIntel"
Citação de: "balburdio"
sobre Dili?
não que eu esperasse que os Australianos tivessem qualquer tipo de pudor em testar armas sobre pessoas reais, desde que, claro, sejam de outra nação.

Penso que está claro para todos que com a presença em Timor, os Australianos apenas estão a defender os próprios interesses, mas o acidente de um UAV ligeiro não armado (não me lembro se se tratava de um Skylark IV ou um ScanEagle), embora assustador e prejudicável para os proprietários da casa, pode dificilmente ser considerado como um "teste de armas".

Citar
Afinal o que se poderia esperar de uma nação de descendentes de criminosos espatriados.

Então os Polinésios de hoje serão canibais, e os Alemães nazis, etc..., só porque parte dos antepassados o foram ?  :roll:


Não  mas não abona nada a favor deles pois não?
Que tipo de cultura acha que se desenvovle quando 99% da população descende de criminosos??
Ser politicamente correcto é decerto bastante meritório, eu proprio gostaria de o ser, não fosse um pequneo problema chamado realidade.