Expansão geográfica do Brasil

  • 21 Respostas
  • 17003 Visualizações
*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Junho 21, 2004, 04:52:57 pm »
Citação de: "Rui Elias"
Tanto quanto julgo saber, embora corra o risco de estar enganado, a colónia do Sacramento não ia até às cataratas de Iguaçu?


Rui:

"Interessado em estender seus domínios até o estuário do Prata e a continuar captando a prata peruana do porto de Buenos Aires, o príncipe-regente Dom Pedro deu ordens expressas a Dom Manuel Lobo, governador do Rio de Janeiro, para fundar uma colônia fortificada, na margem direita do Rio da Prata. Com a ajuda financeira dos moradores do Rio de Janeiro, Dom Manuel organizou uma expedição, formada por sete barcos, soldados, presidiários e índios, fundando, em 1680, a Colônia do Sacramento (atual cidade de Colônia, no Uruguai), em frente a Buenos Aires. A Inglaterra, interessada também em controlar o mercado platino, associou-se aos portugueses na fundação da Colônia.

"

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/fund_sacramento.html
 

*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Junho 21, 2004, 08:00:45 pm »
A antiga Colônia de Sacramento é hoje patrimônio histórico da humanidade:

http://www.colonianet.com/paseos.htm
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #17 em: Junho 22, 2004, 01:31:06 pm »
Guilherme:

Obrigado pelo texto, porque eu estava convencido de que para além da cidadela e do seu termo, havia um território envolvente com algum significado.

Isso significa que essas cataratas que referi sempre foram de um lado portuguesas e do outro lado espanholas?
 

*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Junho 22, 2004, 01:32:46 pm »
Citação de: "Rui Elias"
Isso signifioca que essas cataratas que referi sempre foram de um lado portuguesas e do outro lado espanholas?


Acredito que sim.
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #19 em: Junho 22, 2004, 01:52:55 pm »
Guilherme:

Uma curiosidade - A figura de Raposo Tavares, um dos bandeirantes que permitiu que as fronteiras brasileiras se expandissem para oeste da linha do Tratado de Todesilas, é conhecida entre vocês?

Segundo o ponto de vista do brasileiro comum e da vossa historiografia, como é vista a figura do Bandeirante?

Eu já li umas coisas do Viana Moog e e do autor da Casa Grande e Senzala (não sei se sabe mas os escritos do Gilberto Freyre foram aproveitados pela propaganda do Estado Novo em Portugal para defender as teses  do Luso-Tropicalismo e assim "legitimar" a presença portuguesa em África), mas pareceu-me que a figura do Bandeirante é vista sob pontos de vista contraditórios.

O que me tem a dizer?
 

*

Guilherme

  • Perito
  • **
  • 379
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Junho 22, 2004, 02:29:21 pm »
Conheço a figura de Raposo Tavares sim. Se não me engano, ele atuava no interior de São Paulo. Há outros bandeirantes conhecidos, como Anhangüera, Borba Gato, Francisco Dias Velho (que fundou minha cidade).

Os bandeirantes nas últimas décadas têm recebido muitas críticas, pois segundo certos historiadores eles matavam muitos índigenas, dizimando tribos inteiras. Mas também é certo que o Brasil não seria um país continental se eles não se atrevessem a desbravar o território.

Os livros escolares que utilizei, nos anos de 1985 a 1988, falavam dessa questão dos bandeirantes e indígenas, mas não era uma crítica feroz.
 

*

Rhanges

  • 6
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Outubro 10, 2006, 11:30:38 am »