Baioneta desconhecida

  • 5 Respostas
  • 4545 Visualizações
*

Janus

  • 112
  • +0/-0
Baioneta desconhecida
« em: Novembro 10, 2004, 10:53:04 pm »
Há uns tempos comprei estas baionetas em Lisboa, mas até agora não consegui identificá-las.  Na altura julguei serem uma variação do sabre-baioneta da pistola-metralhadora FBP, talvez para um modelo mais recente.  Têm mais ou menos o mesmo cumprimento do sabre-baioneta da FBP m/948, mas o anel é pequeno demais e o encaixe é diferente.  O cabo é muito parecido com o da baioneta da espingarda automática AR-10 fabricada pela AI, mas o anel é muito menor.

Sabem de que baioneta se trata?
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 10, 2004, 11:04:37 pm »
Poderá ser uma das baionetas para o FAL. Mas não tenho a certeza. Inclino-me mais para a FBP-48.
Já agora, por quanto as comprou?
Por curiosidade comprei este fim-de-semana uma para a Vergueiro (com bainha) por €45.
Depois digo-lhe qualquer coisa.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 10, 2004, 11:09:18 pm »
FAL não é...
Agora estou CURIOSO! :shock:
O fosfatado está muito bom...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Janus

  • 112
  • +0/-0
baioneta desconhecida
« Responder #3 em: Novembro 13, 2004, 03:45:43 am »
Luso,

Cumprimentos--sempre foram-lhe úteis as referências que lhe mandei dos livros sobre a K98 sniper?

Francamente não me lembro quanto as baionetas custaram; tinha isso apontado mas perdi quando o meu computador foi-se abaixo. Mas se não me engano, não teria pago mais do que cinco ou seis contos por cada (foi ainda no tempo dos escudos).

Se são da FBP, não me parecem ser do modelo m/948, pois o engate é diferente, e o diâmetro do anel é pequeno demais. Talvez seja de um modelo mais recente (m/976 ou da INDEP "Lusa"?).

Uma delas é fosfatada, como indicou. Mas a outra parece ser oxidada. Ambas estão praticamente novas. Vieram com bainhas da baioneta da FBP, mas as bainhas não estão novas e não sei se originalmente faziam parte delas. Pelo menos as lâminas entram e saiem das bainhas normalmente.

A primeira das fotografias abaixo mostra o engate; a segunda compara esta baioneta (na foto é o primeiro exemplar a contar de baixo) com a da AR-10 (no meio) e da FBP m/948; a terceira foto ilustra como o cabo (novamente, o primeiro a contar de baixo) tem uma certa semelhança com o que vem a seguir, que é da baioneta feita na Holanda para a Armalite AR-10 adquirida por Portugal. A baioneta de cima é o modelo normalmente usado com a FBP m/948.

O mistério continua.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 13, 2004, 02:50:46 pm »
"Cumprimentos--sempre foram-lhe úteis as referências que lhe mandei dos livros sobre a K98 sniper? "

Sim! Aguardo a chegada de "German Sniper 1914-45".
Entretanto acabei de ler "Sniping in France" que contém um capítulo engraçado sobre os portugueses do CEP, que me orgulha bastante.

Quanto à M976 e à hipótese de uma baioneta para essa submetralhadora creio que será de descartar, porque os exemplares que até agora vi não possuem encaixe para tal. Todavia seria bom que alguns dos nossos colegas de forum acrescentassem algo a este tema.

O acabamento é curioso e cada vez mais tenho a ideia que poderá haver fazes de aplicação de acabamentos distintos, até porque já vi armas do mesmo modelo com acabamentos diferentes - sobretudo a Vergueiro 904/39: oxidado; pintado; cromado; fosfatado.
Direi que o fosfatado corresponderá a um "refurbish" efectuado após os anos 40-50.
E ao mesmo se aplicará à baioneta assim acabada.
Mas tudo isto são suspeições! Não certezas!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

wildcard

  • 1
  • +0/-0
Re: Baioneta desconhecida
« Responder #5 em: Dezembro 03, 2014, 07:20:56 pm »
Boa Tarde

Seria possível re-postar as fotos das baionetas pois possuo uma que gostaria de identificar e não encontro nenhuma igual no google.
Agradeço a atenção

Cumprimentos