Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!

  • 29 Respostas
  • 1630 Visualizações
*

сокол

  • Membro
  • *
  • 13
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +2/-0
Boas malta!
Descobri este fórum há uns dias e hoje decidi criar uma conta e escrever alguma coisa. Não sei se este é o sítio correto para o fazer, mas aqui vai.
Tenho 19 anos e estou quase a acabar o 12º ano e estou a ponderar entrar nas Forças Armadas. Mas, sinceramente, estou meio às escuras sobre que rumo tomar lá dentro. Como não tenho muita ideia do que esperar, gostava de ouvir o que vocês têm para dizer. Vejo também que há pessoal com a minha idade a expor as suas dúvidas e vou acompanhando esses posts.

Quem já passou por isso, podia contar um pouco sobre as diferentes áreas nas Forças Armadas? Os problemas, as recompensas, essas cenas todas. Tenho poucos amigos e zero ajuda da família, então qualquer conselho já é uma grande ajuda.

Agradeço desde já pela força, malta.

Cumprimentos,
F
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1361
  • Recebeu: 543 vez(es)
  • Enviou: 2220 vez(es)
  • +679/-119
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #1 em: Novembro 19, 2023, 02:57:15 pm »
Boas malta!
Descobri este fórum há uns dias e hoje decidi criar uma conta e escrever alguma coisa. Não sei se este é o sítio correto para o fazer, mas aqui vai.
Tenho 19 anos e estou quase a acabar o 12º ano e estou a ponderar entrar nas Forças Armadas. Mas, sinceramente, estou meio às escuras sobre que rumo tomar lá dentro. Como não tenho muita ideia do que esperar, gostava de ouvir o que vocês têm para dizer. Vejo também que há pessoal com a minha idade a expor as suas dúvidas e vou acompanhando esses posts.

Quem já passou por isso, podia contar um pouco sobre as diferentes áreas nas Forças Armadas? Os problemas, as recompensas, essas cenas todas. Tenho poucos amigos e zero ajuda da família, então qualquer conselho já é uma grande ajuda.

Agradeço desde já pela força, malta.

Cumprimentos,
F
O pessoal antes de usar o forum podia primeiro consultar as páginas oficiais de cada ramo e se existissem dúvidas aí sim questionar aqui no fórum. Meus 0.02€.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

сокол

  • Membro
  • *
  • 13
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +2/-0
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #2 em: Novembro 19, 2023, 03:58:09 pm »
Boas malta!
Descobri este fórum há uns dias e hoje decidi criar uma conta e escrever alguma coisa. Não sei se este é o sítio correto para o fazer, mas aqui vai.
Tenho 19 anos e estou quase a acabar o 12º ano e estou a ponderar entrar nas Forças Armadas. Mas, sinceramente, estou meio às escuras sobre que rumo tomar lá dentro. Como não tenho muita ideia do que esperar, gostava de ouvir o que vocês têm para dizer. Vejo também que há pessoal com a minha idade a expor as suas dúvidas e vou acompanhando esses posts.

Quem já passou por isso, podia contar um pouco sobre as diferentes áreas nas Forças Armadas? Os problemas, as recompensas, essas cenas todas. Tenho poucos amigos e zero ajuda da família, então qualquer conselho já é uma grande ajuda.

Agradeço desde já pela força, malta.

Cumprimentos,
F
O pessoal antes de usar o forum podia primeiro consultar as páginas oficiais de cada ramo e se existissem dúvidas aí sim questionar aqui no fórum. Meus 0.02€.

Boas! Obrigado pela resposta, e sim, tem toda a razão. Já tive a dar uma vista de olhos em todos os ramos, e há várias especialidades que me cativam, especialmente as forças especiais. E por acaso tenho uma dúvida !
É possível fazer a recruta e 1 ano de serviço militar no exército, sair e depois ingressar na marinha em regime de contrato? Posteriormente, seria viável integrar alguma força de segurança, como a PSP, GNR, PJ, etc.? Tendo em conta que tenho até aos 30 anos para me candidatar, mais os 4 anos de abate à idade cronológica, parece ser uma solução interessante. Importa salientar que não pretendo fazer carreira no exército.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1361
  • Recebeu: 543 vez(es)
  • Enviou: 2220 vez(es)
  • +679/-119
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #3 em: Novembro 19, 2023, 04:00:10 pm »
Boas malta!
Descobri este fórum há uns dias e hoje decidi criar uma conta e escrever alguma coisa. Não sei se este é o sítio correto para o fazer, mas aqui vai.
Tenho 19 anos e estou quase a acabar o 12º ano e estou a ponderar entrar nas Forças Armadas. Mas, sinceramente, estou meio às escuras sobre que rumo tomar lá dentro. Como não tenho muita ideia do que esperar, gostava de ouvir o que vocês têm para dizer. Vejo também que há pessoal com a minha idade a expor as suas dúvidas e vou acompanhando esses posts.

Quem já passou por isso, podia contar um pouco sobre as diferentes áreas nas Forças Armadas? Os problemas, as recompensas, essas cenas todas. Tenho poucos amigos e zero ajuda da família, então qualquer conselho já é uma grande ajuda.

Agradeço desde já pela força, malta.

Cumprimentos,
F
O pessoal antes de usar o forum podia primeiro consultar as páginas oficiais de cada ramo e se existissem dúvidas aí sim questionar aqui no fórum. Meus 0.02€.

Boas! Obrigado pela resposta, e sim, tem toda a razão. Já tive a dar uma vista de olhos em todos os ramos, e há várias especialidades que me cativam, especialmente as forças especiais. E por acaso tenho uma dúvida !
É possível fazer a recruta e 1 ano de serviço militar no exército, sair e depois ingressar na marinha em regime de contrato? Posteriormente, seria viável integrar alguma força de segurança, como a PSP, GNR, PJ, etc.? Tendo em conta que tenho até aos 30 anos para me candidatar, mais os 4 anos de abate à idade cronológica, parece ser uma solução interessante. Importa salientar que não pretendo fazer carreira no exército.
Que eu me recorde sobre as regras em vigor sim pode fazer tudo isso aliás muita gente vai para as Forças Armadas e depois ingressa nas Forças de Segurança ou nos Serviços de Segurança (foi o meu caso).
« Última modificação: Novembro 19, 2023, 04:00:37 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #4 em: Novembro 19, 2023, 05:37:41 pm »
Porque é que não ingressas logo na Marinha? Não percebo o objectivo de fazer recruta e um ano de serviço no exército e depois concorrer à Marinha...
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1361
  • Recebeu: 543 vez(es)
  • Enviou: 2220 vez(es)
  • +679/-119
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #5 em: Novembro 19, 2023, 05:40:42 pm »
Porque é que não ingressas logo na Marinha? Não percebo o objectivo de fazer recruta e um ano de serviço no exército e depois concorrer à Marinha...
O mais provável é se ingressar num dos ramos desiste de sair para outro.
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

сокол

  • Membro
  • *
  • 13
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +2/-0
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #6 em: Novembro 19, 2023, 09:53:47 pm »
Porque é que não ingressas logo na Marinha? Não percebo o objectivo de fazer recruta e um ano de serviço no exército e depois concorrer à Marinha...

Bem, pode parecer estranho mas acredito que este percurso me dará uma gama diversificada de experiências e oportunidades para crescimento pessoal. Se conseguir, talvez continue no exército e faça um curso de FE, e logo concorro para os fuzileiros. Se tudo correr bem acabo com 23, logo ainda estou a tempo de ir para a Marinha. :)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #7 em: Novembro 19, 2023, 10:13:15 pm »
O normal é a pessoa ir para o que quer, não anda a saltar, mas cada um tem a sua cabeça e toma as suas decisões.

Só que assim quando fores para a Marinha vais ter habitos e procedimentos diferentes dos que a Marinha faz e tens que te readaptar a uma modo diferente de estar.

Mas força de vontade e tudo se faz.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: сокол

*

сокол

  • Membro
  • *
  • 13
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +2/-0
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #8 em: Novembro 26, 2023, 12:20:42 pm »
Bem, acho que já sei o que vou fazer!
Vou-me candidatar ao exército e posteriormente entrar na PSP ou na GNR! Obrigado às respostas fornecidas.
Um abraço
F
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #9 em: Novembro 26, 2023, 04:17:26 pm »
Isso é o que praticamente todos fazem.
Uns anos no Exército e tentar o ingresso na ESE, GNR ou PSP.

De resto aconselho escolher a unidade que estiver mais perto do local de residência.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1361
  • Recebeu: 543 vez(es)
  • Enviou: 2220 vez(es)
  • +679/-119
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #10 em: Novembro 26, 2023, 08:52:37 pm »
Bem, acho que já sei o que vou fazer!
Vou-me candidatar ao exército e posteriormente entrar na PSP ou na GNR! Obrigado às respostas fornecidas.
Um abraço
F
Boa sorte - vai tudo correr bem!
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

сокол

  • Membro
  • *
  • 13
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +2/-0
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #11 em: Dezembro 05, 2023, 11:10:53 am »
E poderei, por exemplo, fazer uma missão ou outra, e posteriormente concorrer à ESE sem querer entrar nos QP? Ou mais vale concorrer já para Sargento e ficar lá os 6 anos + 1? Ou fazer os 6 anos + 1 como Praça? Qual me beneficia mais, não querendo eu seguir carreira?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7934
  • Recebeu: 1268 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5173/-235
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #12 em: Dezembro 05, 2023, 11:48:47 am »
A entrada na ESE significa entrada nos Quadros Permanentes na Categoria de Sargento...se não quer seguir carreira nem deve tentar...

Isso do mais um (+1) não se percebe...o Regime de Voluntariado (um ano) precede o Regime de Contrato e não o contrário...já para não falar que normalmente nem abrem concursos para o RV...os ramos não estão para perder tempo e dinheiro a dar formação a quem vai lá ficar apenas um ano...
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7934
  • Recebeu: 1268 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5173/-235
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #13 em: Dezembro 05, 2023, 11:51:07 am »
Acho que só o Exército está mesmo a aceitar o RV e com limitações...

REGIME DE VOLUNTARIADO (RV)

O serviço efetivo em Regime de Voluntariado corresponde à assunção voluntária de um vínculo às Forças Armadas por um período de 12 meses, incluindo o período de instrução, findo o qual o militar pode ingressar no serviço efetivo em regime de contrato (totalizando o máximo de 7 anos).

Esta forma de prestação de serviço apenas está disponível para a categoria de Praças e apenas para as especialidades de Campanha, Mecânica e Serviços.

https://www.exercito.pt/pt/junta-te/rc-rv#regime-servico
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: сокол

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2361 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Preciso da vossa ajuda para escolher o meu caminho nas Forças Armadas!
« Responder #14 em: Dezembro 05, 2023, 04:16:57 pm »
E poderei, por exemplo, fazer uma missão ou outra, e posteriormente concorrer à ESE sem querer entrar nos QP? Ou mais vale concorrer já para Sargento e ficar lá os 6 anos + 1? Ou fazer os 6 anos + 1 como Praça? Qual me beneficia mais, não querendo eu seguir carreira?

Deve estar a pensar nos cursos de sargentos contratados.

https://www.exercito.pt/pt/junta-te/rc-rv