KC-390 na FAP

  • 1739 Respostas
  • 148056 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 6914
  • Recebeu: 1810 vez(es)
  • Enviou: 810 vez(es)
  • +3443/-2511
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1725 em: Novembro 23, 2021, 01:55:47 pm »
Tão falando tanto dele que o atraíram. O PT-ZNG está em Alverca depois de participar do Dubai Air Show e de demonstração na República Tcheca.

Uns falam demais e outros perderam o pio. Aquela redução para 15 unidades FAB ainda não foi comentada pelo  outro lado do Atlântico (e pensar que ainda o ano passado vendiam o Kc até nos states).  ::) :mrgreen:

Citar
FAB terá só 15 aviões KC-390 em redução unilateral de encomendas



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 135
  • Recebeu: 81 vez(es)
  • Enviou: 21 vez(es)
  • +20/-436
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1726 em: Novembro 23, 2021, 11:17:16 pm »
Uns falam demais e outros perderam o pio. Aquela redução para 15 unidades FAB ainda não foi comentada pelo  outro lado do Atlântico (e pensar que ainda o ano passado vendiam o Kc até nos states).  ::) :mrgreen:

Você acha que não foi comentada? O pessoal aqui está MASSACRANDO a FAB. É só ver o noticiário Brasileiro.

O Contrato só permite a redução em 25% ou seja, 7 aeronaves pra quem sabe fazer as contas. Seriam então 21 aeronaves.

Mas se você quer levar esse nosso governo a sério, sugiro que espere até o fim de 2022. Lembre-se que os 3 comandantes atuais das forças armadas de cá foram trocados sem nenhum aviso.

Enquanto isso foquemos nas notícias de verdade:


https://www.defesanet.com.br/kc390/noticia/42431/Embraer-assina-Memorando-de-Entendimento-com-Fokker-Techniek-e-Fokker-Services-para-busca-de-oportunidades-em-Defesa--Desenvolvimento-e-Suporte-/

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1206960-embraer-e-centro-aeroespacial-da-holanda-assinam-mou-para-colaboracao-estrategica-em-pesquisa-aeroespacial


E falando em Portugal:

https://www.aereo.jor.br/2021/11/23/fab-conclui-curso-da-aeronave-kc-390-para-tripulantes-da-forca-aerea-portuguesa/

FAB conclui curso da aeronave KC-390 para tripulantes da Força Aérea Portuguesa





Ao longo de mais de dois meses, os militares portugueses estudaram teoria e prática da operação da aeronave KC-390 Millennium
A Base Aérea de Anápolis (BAAN) promoveu, nesta sexta-feira (19), a cerimônia alusiva à conclusão do Curso da Aeronave KC-390 para tripulantes da Força Aérea Portuguesa (FAP), resultado de um Acordo Bilateral celebrado entre o Brasil e Portugal.

O evento contou com a presença do Comandante da Logística e Presidente da Missão de Acompanhamento e Fiscalização do Programa KC-390 da FAP, Tenente General João Cartaxo Alves, bem como de membros da delegação portuguesa, que foram recebidos pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis (GUARNAE-AN), Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez. Na ocasião, foram entregues os certificados aos novos operadores do vetor multimissão.

Ao longo de mais de dois meses, os militares portugueses percorreram todo o conteúdo programático teórico necessário à operação do KC-390 Millennium, bem como realizaram voos de adaptação e de treinamento em Transporte Aéreo Logístico em território brasileiro, somando mais de 60 horas voadas nas asas do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT).

Para o Tenente-Coronel Aviador Paulo Martins, da FAP, a formação no KC-390, ministrada pelo 1º GTT, é revestida de grande importância. “Ao longo destas 10 semanas presenciamos uma formação com elevados padrões de qualidade que culminaram hoje na nossa graduação. A todos os que contribuíram para a nossa formação, destaco o elevado profissionalismo, dedicação, e sólidos conhecimentos fundamentais para o sucesso do curso. Vamos continuar a cimentar esta cooperação no sentido de tornar o KC-390 uma referência para o transporte aéreo militar”, reputou o piloto.

Todas as instruções foram ministradas pelos militares do 1º GTT que transmitiram os conhecimentos operacionais, técnicos e de segurança os quais colaborarão para que os 2 pilotos e os dois Mestres de Carga recém formados efetuem a implantação da aeronave na Força Aérea Portuguesa.

Em suas palavras, Coronel Pestana expressou a honra da Força Aérea Brasileira (FAB) em receber a comitiva portuguesa e poder contribuir para o estreitamento das relações entre as forças, por meio do apoio à formação dos tripulantes e, futuramente, em possíveis treinamentos e exercícios conjuntos.



FONTE: Força Aérea Brasileira


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, oi661114, mafets

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 6914
  • Recebeu: 1810 vez(es)
  • Enviou: 810 vez(es)
  • +3443/-2511
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1727 em: Novembro 24, 2021, 10:56:49 am »
Eu falava mais concretamente no fórum defesa, onde o caríssimo Tikuna foi o primeiro a comentar.  :mrgreen:

Saudações

P.S. E viabilidade do projecto face a esta redução? 15 mesmo que a FAB seja condenada a pagar é cá um rombo no bolso.  ;)
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Tikuna

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 135
  • Recebeu: 81 vez(es)
  • Enviou: 21 vez(es)
  • +20/-436
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1728 em: Novembro 24, 2021, 09:38:52 pm »
Eu falava mais concretamente no fórum defesa, onde o caríssimo Tikuna foi o primeiro a comentar.  :mrgreen:

Saudações

P.S. E viabilidade do projecto face a esta redução? 15 mesmo que a FAB seja condenada a pagar é cá um rombo no bolso.  ;)

Não se preocupe. A FAB reduzir ou não as encomendas tanto faz quanto tanto fez nessa questão. A FAB bancou o projeto todo inserindo 2,8 bi de dólares nele, então não será a redução que vai atrasar algo (a redução é no contrato das aeronaves e não no aporte financeiro do desenvolvimento dela). Os custos do projeto estão sendo pagos a rigor. Pra gente vai atrasar sim, mas pra vocês, a aeronave da FAP passou na frente e voará antes do FAB 2858, que estava a frente dele.

E a validação dos instrumentos OTAN é feita aqui, diferentemente do que foi dito. Só após o OK daqui a aeronave vai pra Alverca fazer o check de instrumentos e ali inserir os inputs necessários.


« Última modificação: Novembro 24, 2021, 09:43:37 pm por Tikuna »
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 4367
  • Recebeu: 2743 vez(es)
  • Enviou: 4853 vez(es)
  • +3962/-146
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1729 em: Novembro 25, 2021, 02:41:02 pm »
O Tikuna acabou de confirmar o que já há muito desconfiávamos: os custos derraparam e o valor pago pela FAB já não cobre 28 células. Este cenário era mais do que expectável face aos números envolvidos no contrato celebrado entre a EMB e o Estado português.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, mafets

*

MATRA

  • Analista
  • ***
  • 616
  • Recebeu: 276 vez(es)
  • Enviou: 694 vez(es)
  • +54/-13
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1730 em: Novembro 25, 2021, 02:45:27 pm »
Pra gente vai atrasar sim, mas pra vocês, a aeronave da FAP passou na frente e voará antes do FAB 2858, que estava a frente dele.

E a validação dos instrumentos OTAN é feita aqui, diferentemente do que foi dito. Só após o OK daqui a aeronave vai pra Alverca fazer o check de instrumentos e ali inserir os inputs necessários.

E datas? Se está adiantado, será entregue antes?
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 6914
  • Recebeu: 1810 vez(es)
  • Enviou: 810 vez(es)
  • +3443/-2511
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1731 em: Novembro 25, 2021, 04:01:53 pm »
O Tikuna acabou de confirmar o que já há muito desconfiávamos: os custos derraparam e o valor pago pela FAB já não cobre 28 células. Este cenário era mais do que expectável face aos números envolvidos no contrato celebrado entre a EMB e o Estado português.

Gosto tanto de fomentar debates filosóficos e acima de tudo conclusivos.  :mrgreen:

Cumprimentos

P.S. E os checos/ argentinos, que fabricam também partes do aparelho, nicles?

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 135
  • Recebeu: 81 vez(es)
  • Enviou: 21 vez(es)
  • +20/-436
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1732 em: Novembro 25, 2021, 06:05:43 pm »
O Tikuna acabou de confirmar o que já há muito desconfiávamos: os custos derraparam e o valor pago pela FAB já não cobre 28 células. Este cenário era mais do que expectável face aos números envolvidos no contrato celebrado entre a EMB e o Estado português.

Eu agradeço a deferência, mas não.

A FAB mesmo que não tem de onde tirar grana pra manter o projeto caminhando como está. Isso aconteceu com o Gripen, por exemplo. Nada ampliou em custos das aeronaves. A não ser que estiver falando das Portuguesas, onde milhares de horas de ensaios e engenharia estão sendo executados e outras previstas.

Pandemia, crises e incompetências da FAB e do atual governo juntas só poderiam dar nisso. A EMBRAER cumpriu a rigor os prazos e custos de acordo com o que foi recebendo. Não misturem uma coisa com outra, é desonestidade.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, oi661114

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 1843
  • Recebeu: 283 vez(es)
  • Enviou: 234 vez(es)
  • +104/-197
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1733 em: Novembro 25, 2021, 08:57:53 pm »
O Tikuna acabou de confirmar o que já há muito desconfiávamos: os custos derraparam e o valor pago pela FAB já não cobre 28 células. Este cenário era mais do que expectável face aos números envolvidos no contrato celebrado entre a EMB e o Estado português.

Eu agradeço a deferência, mas não.

A FAB mesmo que não tem de onde tirar grana pra manter o projeto caminhando como está. Isso aconteceu com o Gripen, por exemplo. Nada ampliou em custos das aeronaves. A não ser que estiver falando das Portuguesas, onde milhares de horas de ensaios e engenharia estão sendo executados e outras previstas.

Pandemia, crises e incompetências da FAB e do atual governo juntas só poderiam dar nisso. A EMBRAER cumpriu a rigor os prazos e custos de acordo com o que foi recebendo. Não misturem uma coisa com outra, é desonestidade.

O governo brasileiro já pagou as verbas que estavam atrasadas pelo desenvolvimento do KC-390 a Embraer?

O grande problema da FAB é este:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 4367
  • Recebeu: 2743 vez(es)
  • Enviou: 4853 vez(es)
  • +3962/-146
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1734 em: Novembro 26, 2021, 03:12:24 am »
Obviamente, o Tikuna parece ter feito as suas escolhas — entre as forças armadas do seu país e uma empresa privada cotada em bolsa, escolhe a última.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3766
  • Recebeu: 2897 vez(es)
  • Enviou: 1736 vez(es)
  • +4097/-1962
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1735 em: Novembro 26, 2021, 09:09:28 am »
E esta história toda a cheirar cada vez pior, infelizmente como muitos vaticinavam. A FAP arrisca-se a ficar com uma verdadeira ave rara nas mãos, para o bem e para o mal... que era a última coisa necessária a um ramo, e umas Forças Armadas, que não possuem assim tantas alternativas como isso.

A LM ainda está a aceitar encomendas para o C-130J, não está?  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"I'll miss the sea, but a person needs new experiences. They jar something deep inside, allowing him to grow. Without change something sleeps inside us, and seldom awakens. The sleeper must awaken."
Duke Leto Atreides (Dune, Frank Herbert)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, Stalker79, Subsea7

*

Tikuna

  • Membro
  • *
  • 135
  • Recebeu: 81 vez(es)
  • Enviou: 21 vez(es)
  • +20/-436
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1736 em: Novembro 28, 2021, 09:57:31 pm »
Obviamente, o Tikuna parece ter feito as suas escolhas — entre as forças armadas do seu país e uma empresa privada cotada em bolsa, escolhe a última.

O desenvolvimento está sendo pago a rigor, a aquisição das aeronaves não.

O grande problema da FAB é este:


É isso, EXATO. Pagamos em dólares e hoje a FAB não consegue mais arcar com o valor sem atingir o teto de gastos.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 9020
  • Recebeu: 1315 vez(es)
  • Enviou: 1454 vez(es)
  • +185/-61
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1737 em: Hoje às 09:17:47 am »
A FAP arrisca-se a ficar com uma verdadeira ave rara nas mãos.

Segundo a economia de mercado, ao termos algo tão raro devemos poder vender por bom preço para os museus de aviação mundiais :mrgreen:.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3766
  • Recebeu: 2897 vez(es)
  • Enviou: 1736 vez(es)
  • +4097/-1962
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1738 em: Hoje às 09:28:51 am »
A FAP arrisca-se a ficar com uma verdadeira ave rara nas mãos.

Segundo a economia de mercado, ao termos algo tão raro devemos poder vender por bom preço para os museus de aviação mundiais :mrgreen:.

Como esta edição limitada? :mrgreen:



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"I'll miss the sea, but a person needs new experiences. They jar something deep inside, allowing him to grow. Without change something sleeps inside us, and seldom awakens. The sleeper must awaken."
Duke Leto Atreides (Dune, Frank Herbert)
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 6914
  • Recebeu: 1810 vez(es)
  • Enviou: 810 vez(es)
  • +3443/-2511
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1739 em: Hoje às 02:34:51 pm »
Obviamente, o Tikuna parece ter feito as suas escolhas — entre as forças armadas do seu país e uma empresa privada cotada em bolsa, escolhe a última.

O desenvolvimento está sendo pago a rigor, a aquisição das aeronaves não.

O grande problema da FAB é este:


É isso, EXATO. Pagamos em dólares e hoje a FAB não consegue mais arcar com o valor sem atingir o teto de gastos.

Relembro que a viabilidade dum projecto acarreta desenvolvimento e venda do aparelho.  ;)

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/