URO Vamtac ST5 no Exército

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #630 em: Novembro 06, 2021, 09:38:00 pm »



Abraços
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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #631 em: Novembro 24, 2021, 10:39:39 am »
a próxima versão a ser adquirida pelo ExPort : ::)






Eu não consigo entender o porquê de se ter cancelado todas as VTLB da versão ACar, não teria sido melhor ter reduzido umas dez unidades PA a favor do mesmo numero de ACar ??
É que aconteceu exactamente o oposto quando da redução de 167 para 139 viaturas, não se encomendou nenhuma ACar e reforçou-se a quantidade de PA. :bang:

Abraços
« Última modificação: Novembro 24, 2021, 10:50:52 am por tenente »
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redkukulkane

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #632 em: Novembro 24, 2021, 08:01:35 pm »
Foi entregue  o ultimo lote do URO VAMTAC ST5

 NOV 24 2021

NSPA DELIVERS LAST BATCH OF 139 ARMOURED VEHICLES TO THE PORTUGUESE ARMY
LUXEMBOURG - The NATO Support and Procurement Agency (NSPA) has delivered the last batch of 139 armoured vehicles to the Portuguese Army, consisting of eight Emergency Response Vehicles, under the Light Armoured Tactical Vehicle programme or Viaturas Taticas Ligeiras Blindades (VTLC).


The delivery concludes a multiyear acquisition project aimed to provide the Portuguese Armed Forces with a fleet of armoured vehicles composed of 107 troop transports, seven command vehicles, 13 medical evacuation and 12 special operations vehicles.

The contract was awarded to the Spanish company Urovesa in 2018 and included the supply of the vehicles a weapon station, training, documentation and special tools. The first batch of vehicles were delivered in October 2020 and has been deployed in support of Portuguese commitments to United Nations operations in the Central African Republic.

NSPA delivers last batch of 139 armoured vehicles to the Portuguese Army
In September 2021, the Portuguese Army and NSPA project team participated in the First Article Testing and Acceptance of the configured ambulance vehicles at the contractor's production facility in Pontevedra, Spain. The process involved the physical inspection, trials and verification of the vehicles performance and characteristics against the Portuguese Army's specific requirements.

The medical units have been designed to operate in deep fording areas and are equipped with collective Nuclear, Biological and Chemical protection systems. They also have a sanitary cell equipped with electromedical, immobilisation and communications equipment, as well as diagnostic and treatment material. In addition, the medical units are highly armoured and protected against ballistic and mine threats.


"The completion of this project represents an important milestone for NSPA and is the result of several months of intense work in a close cooperation with the Portuguese Army. We are grateful for the trust placed on our Agency to manage this major acquisition programme and proud to enable the Portugese Army's future operations with the vehicles we have delivered", assured Ian Bonallo, NSPA Senior Technical Officer, who managed the project.

All vehicles are configured for a variety of roles and missions and provided with ballistic, blast and mine protection while providing high dynamic performance in terms of capacity loading and mobility on all types of roads and terrain.


Story by NATO Support and Procurement Agency

 

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nelson38899

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #633 em: Novembro 24, 2021, 09:29:49 pm »
O conceito será igual ao do pandur, à medida que vai havendo dinheiro, as versões de transporte de tropas vão sendo substituídas pelas versões que faltam, sejam ele anti carro sejam eles anti aérea.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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LM

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #634 em: Novembro 24, 2021, 09:50:37 pm »
Não sei se as versões "simples", tanto do ST5 como do Pandur, serão em número suficiente para serem transformadas nas versões em falta - considerando 2x BatInfMec(R) e 1x BatPARA; na BrigRR, para além de capacidade AT (tb apeada, claro) e de alguns RWS 12,7mm, não ficava mal com PM e meia dúzia de ST 20mm (como espanhóis estão a estudar, não vão encontrar uns "technicals"); nos BatInfMec(R) falta também muita coisa, até uns ST5.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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tenente

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #635 em: Novembro 25, 2021, 06:26:52 am »
O conceito será igual ao do pandur, à medida que vai havendo dinheiro, as versões de transporte de tropas vão sendo substituídas pelas versões que faltam, sejam ele anti carro sejam eles anti aérea.

O correcto e aceitável seria:
1) adquirir os modelos em lotes onde as versões necessárias para por exemplo a constituição de uma CAt estivessem todas incluidas;
2) Tal metodo permitiria todas as especialidades da " Tropa " ficarem familiarizadas simultaneamente com os diversos equipamentos e versões das VBL;
3) A formação/levantamento faseado dos BiMecLig(R) sem faltas de equipamentos/armamentos cruciais para o desempenho das diversas missões.
4) O que aconteceu foi que a Fábrica impôs a entrega dos lotes de VBL por versão começando pelos PA e por  aí adiante, tal o respeito que deve ter por este cliente ou a falta de cláusulas no contrato que obrigasse o fabricante a entregar as viaturas como melhor fosse para as FFAA
5) Exemplo de constituição de uma CAt Vamtac Destacada do BiMec  - 01 X PC, 01 X COM, 23 X PA ( que incluem  03 X ACar + 06 RWS 12.7 ) , 02 X PM81, 01 X San, 01 X SHORAD;

Abraço
« Última modificação: Novembro 25, 2021, 12:59:55 pm por tenente »
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Red Baron

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #636 em: Dezembro 10, 2021, 08:02:16 pm »
Citar

Poland and the United States signed a government-to-government agreement on 8 December for 300 surplus US Cougar 4×4 mine-resistant, ambush-protected (MRAP) vehicles for the Polish Armed Forces, the Armaments Inspectorate (AI) announced on its website the same day. The AI valued the contract at USD27.5 million, including a logistics and training package, with deliveries of all the vehicles scheduled for the first quarter of 2022.

After delivery to Poland, the vehicles will be overhauled and adapted to the requirements of the Polish Armed Forces and to national traffic regulations, the AI said.

The Cougar has a 330 hp engine producing a speed of 88–105 km/h and range of 670 km, a gross vehicle weight of 17.2 tonnes, a load capacity of 2.7 tonnes, and can carry four soldiers in addition to two crew members, according to the AI.

Os Cougar podiam vir fazer a ponte entre os Pandur e os Vamtac ST5. E libertavam alguns ST5 para ACar

« Última modificação: Dezembro 10, 2021, 08:03:27 pm por Red Baron »
 

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #637 em: Dezembro 10, 2021, 08:59:18 pm »
Não há dinheiro para dar alimentação aos militares que tiverem de ficar nos quartéis nos dias 24/25 e 31/1 e que não estejam de serviço quanto mais para sistemas anti-carro...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #638 em: Dezembro 11, 2021, 08:45:53 am »
Citar

The Colombian Army officially received its first 20 Textron M1117 Guardian Armored Security Vehicles (ASVs) on 2 December.

The service is slated to receive 145 vehicles from the United States under the Excess Defense Articles (EDA) programme. This first lot of vehicles initially arrived in the country on 1 October before undergoing deep maintenance checks. The ASVs were officially handed over to the army during a ceremony held in the Buenavista Military Fort located in the Department of La Guajira.

Colombia's Minister of National Defence, Diego Molano, said that this first batch of M1117 vehicles will be distributed to units deployed along the border with Venezuela to bolster security.

Mais uns.

Os EUA estão mesmo a despachar surplus do Iraque/Afeganistão  ;D

 

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #639 em: Dezembro 11, 2021, 09:00:47 am »
Só manter isso tudo deve ser um dinheirão, assim os EUA livram-se dessa despesa e ainda recebem algum.
 

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #640 em: Dezembro 11, 2021, 05:30:12 pm »
Só manter isso tudo deve ser um dinheirão, assim os EUA livram-se dessa despesa e ainda recebem algum.
Isso em ajudas de custo de membros do PS dava quanto?
 

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #641 em: Dezembro 11, 2021, 06:12:51 pm »
Não há dinheiro para dar alimentação aos militares que tiverem de ficar nos quartéis nos dias 24/25 e 31/1 e que não estejam de serviço quanto mais para sistemas anti-carro...

E neste forúm, ainda há quem defenda a aquisição de mais um tipo de VBR, e eu pergunto para quê  ?
Qual a utilidade de termos mais um modelo de VBTP(R) quando, o efectivo dos dois BiMec(R) está muito longe de estar completo, ficando a maior parte da frota ICV pandur sem ser utilizada ?
Quando nas duas frotas de VBR que possuímos não temos todas as versões que deveriamos ter, terá alguma lógica, ir gastar milhões na compra e MNT logistica de mais uma frota ?
Ao comprar uma terceira frota de VBR estamos apenas esbanjar dinheiro, faz-me lembrar o excelente negócio da compra dos 390, nada mais !

Abraços
« Última modificação: Dezembro 11, 2021, 06:23:31 pm por tenente »
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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #642 em: Dezembro 11, 2021, 11:04:02 pm »
Não há dinheiro para dar alimentação aos militares que tiverem de ficar nos quartéis nos dias 24/25 e 31/1 e que não estejam de serviço quanto mais para sistemas anti-carro...

Não será falta de dinheiro, falta de vontade já é mais provável.

Corria dinheiro suficiente pelas messes para termos 100 oficiais no banco dos réus por roubo..
 

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #643 em: Dezembro 11, 2021, 11:14:26 pm »
Não há dinheiro para dar alimentação aos militares que tiverem de ficar nos quartéis nos dias 24/25 e 31/1 e que não estejam de serviço quanto mais para sistemas anti-carro...

E neste forúm, ainda há quem defenda a aquisição de mais um tipo de VBR, e eu pergunto para quê  ?
Qual a utilidade de termos mais um modelo de VBTP(R) quando, o efectivo dos dois BiMec(R) está muito longe de estar completo, ficando a maior parte da frota ICV pandur sem ser utilizada ?
Quando nas duas frotas de VBR que possuímos não temos todas as versões que deveriamos ter, terá alguma lógica, ir gastar milhões na compra e MNT logistica de mais uma frota ?
Ao comprar uma terceira frota de VBR estamos apenas esbanjar dinheiro, faz-me lembrar o excelente negócio da compra dos 390, nada mais !

Abraços

Em teoria, e olhando para os números de homens e unidades no papel, faria sentido ter uma viatura complementar ao Pandur, mais leve e menos dispendiosa, dedicada a cenários de menor intensidade. O st5 é um bom meio mas transporta "apenas" 4/5 homens. Deslocar uma companhia (se fosse completa) em st5, implicaria 30/40% da frota disponível.

Mas isso no plano teórico, na prática não faz realmente muito sentido. Há umas catorze lacunas a colmatar antes disso. A começar pelos recursos humanos, claro.

Cumprimentos
 

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Re: URO Vamtac ST5 no Exército
« Responder #644 em: Dezembro 12, 2021, 06:35:52 am »
Não há dinheiro para dar alimentação aos militares que tiverem de ficar nos quartéis nos dias 24/25 e 31/1 e que não estejam de serviço quanto mais para sistemas anti-carro...

E neste forúm, ainda há quem defenda a aquisição de mais um tipo de VBR, e eu pergunto para quê  ?
Qual a utilidade de termos mais um modelo de VBTP(R) quando, o efectivo dos dois BiMec(R) está muito longe de estar completo, ficando a maior parte da frota ICV pandur sem ser utilizada ?
Quando nas duas frotas de VBR que possuímos não temos todas as versões que deveriamos ter, terá alguma lógica, ir gastar milhões na compra e MNT logistica de mais uma frota ?
Ao comprar uma terceira frota de VBR estamos apenas esbanjar dinheiro, faz-me lembrar o excelente negócio da compra dos 390, nada mais !

Abraços

Em teoria, e olhando para os números de homens e unidades no papel, faria sentido ter uma viatura complementar ao Pandur, mais leve e menos dispendiosa, dedicada a cenários de menor intensidade. O st5 é um bom meio mas transporta "apenas" 4/5 homens. Deslocar uma companhia (se fosse completa) em st5, implicaria 30/40% da frota disponível.

Mas isso no plano teórico, na prática não faz realmente muito sentido. Há umas catorze lacunas a colmatar antes disso. A começar pelos recursos humanos, claro.

Cumprimentos

Num Pais que aloca à DN os recursos financeiros que sabemos e, que durante a legislatura faz cativacoes atras se cativacoes, o que obriga a que vários progranas de reequipamento sejam adiados várias vezes originando a diminuição do numero de unidades e respectivas capacidades, não faz qq sentido termos mais uma frota incompleta de viaturas para um mesmo fim.

O MRAP aqui referido transporta apenas mais um elemento que o ST5 portanto se para uma CAt são necessarios 23 PA's se o modelo fosse o MRAP seriam necessarios 19 viaturas.

A primeira limitação do ExP que deve ser colmatada é a falta de efectivos porque com os actuais, as três  unidades Mecanizadas da BrigInt, apenas necessitam de uns dezasseis PM, e um numero um pouco maior de RWS com e sem um novo sistema ACar.

Esse seria um investimento adequado à nossa realidade e limitação de verba  agora utilizar essa verba na compra de um terceiro blindado não vejo necessidade para tal despesa.

Esta é a minha opinião e vale o que vale.

Abraços
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