SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

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Vitor Santos

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #150 em: Novembro 27, 2021, 07:18:11 pm »
Afinal, o Gripen da FAB terá MFS-EW?


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Em setembro de 2020 lançamos uma matéria aqui no site para esclarecer uma dúvida dos leitores, se o sensor passivo de busca de alvos por infravermelho, o IRST, equiparia os caças Gripen E/F da Força Aérea Brasileira (FAB). Menos de um ano depois, a nossa análise provou-se correta com a divulgação das primeiras imagens do Gripen E de série da FAB, visto na Suécia antes da sua entrega formal para o Brasil.

Agora, com a divulgação de uma série de fotos inéditas relativas à entrega dos quatro primeiros exemplares de produção da FAB, outra dúvida dos leitores paira no ar. Afinal, o Gripen da FAB é equipado com o Multi Function System – Electronic Warfare (MFS-EW)?

O questionamento surgiu pelas diferenças de forma e tamanho do wing tip unit (WTU) dos exemplares da Suécia e do Brasil. O WTU é o pilone de ponta de asa que, além de ser um ponto de fixação de um míssil ar-ar de curto alcance guiado por infravermelho, incorpora parte dos sistemas de guerra eletrônica da aeronave.


Antes de responder à dúvida, é preciso destacar que o Gripen possui algumas características que fazem parte da essência e, dessa forma, são indissociáveis: a elevada capacidade de fusão de dados, o avançado sistema de armas, a arquitetura modular, a guerra eletrônica e a guerra centrada em rede, citando alguns exemplos. Em resumo, não é possível retirar essas capacidades da aeronave a pedido de um cliente.

O MFS-EW é o conjunto de soluções de guerra eletrônica do Gripen. A T&D já explorou, neste artigo, cada uma delas com profundidade. Mas resumidamente, trata-se dos lançadores de chaff/flare para despistar mísseis guiados por radar e por infravermelho, respectivamente; o radar warning receiver; missile approach warning system; laser warning system; decoys; e mais uma série de recursos que têm o objetivo de confundir, saturar e interferir nos sistemas eletrônicos inimigos para que o Gripen possa se defender de ameaças e ter liberdade de operação em ambiente hostil permeado por interferências e defendido por sistemas de defesa antiaérea. Os equipamentos instalados no WTU são uma parte do MFS-EW.

Assim, o MFS-EW é uma suíte, algo complexo que está espalhado por todo o avião, e não em um único local, como no WTU.

Voltando à dúvida, o Gripen E da FAB possui ou não o MFS-EW? A resposta é simples: sim, possui.

Mas afinal, por qual razão o formato e o tamanho dos WTU do Brasil e da Suécia são diferentes?

Gripen E da Suécia.

Gripen E da FAB. Foto: Sgt. Bianca/FAB

Por se tratar de um sistema sofisticado e de elevada importância no campo tático, as características e capacidades dessa suíte são revestidas de grande sigilo e confidencialidade.

Entretanto, é preciso ressaltar que o cenário tático, operacional, geopolítico e as ameaças vivenciadas pela Suécia e pelo Brasil são distintos. Felizmente, o Brasil dispõe de superioridade numérica e de modernidade se comparado à muitos dos países com os quais faz fronteira. Deve-se levar em conta, ainda, a qualidade do material humano. A FAB investe muito em treinamento, preparo, emprego, intercâmbio, exercícios, operações e se mantém atualizada com as mais modernas táticas e doutrinas utilizadas por países da Europa e Estados Unidos, por exemplo.

Naturalmente, o nível de ameaça no nosso contexto é muito menor se comparado com aquele vivenciado pela Suécia, que está muito próxima da Rússia, uma hipótese de emprego numericamente superior.


Dessa forma, não significa que o Brasil está comprando um sistema mais simples e de menor capacidade, ou um downgrade da versão sueca. Mas é possível que cada um deles esteja dimensionado às demandas e necessidades particulares. É possível que a Suécia tenha solicitado um sistema específico para contrapor às ameaças ao seu redor.

A chegada do Gripen para a FAB, com os sistemas e armamentos associados, coloca o Brasil no nível das mais modernas forças aéreas do mundo, criando um abismo em relação aos demais países da América Latina pelas próximas décadas.

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/afinal-o-gripen-da-fab-tera-mfs-ew/
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #151 em: Novembro 27, 2021, 07:19:25 pm »
 
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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #152 em: Novembro 27, 2021, 07:22:18 pm »





 
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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #153 em: Dezembro 03, 2021, 12:38:29 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #154 em: Dezembro 17, 2021, 07:37:32 pm »
FAB recebe segundo lote do míssil Meteor


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A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu o segundo lote do míssil Meteor, que vai equipar as aeronaves de caça F-39 Gripen, cujas primeiras quatro unidades foram entregues pela Saab, no dia 24 de novembro. O primeiro lote havia sido comprado para o desenvolvimento da aeronave.

Com o novo armamento, o Brasil dará um salto na capacidade de combate aéreo, cumprindo, assim, o objetivo de ser uma Força Aérea de grande poder dissuasório, operacionalmente moderna e atuando de forma integrada para a defesa dos interesses nacionais.


O Meteor é um míssil BVR (do inglês, “beyond-visual-range”), que significa além do alcance visual e oferece capacidade contra alvos à longa distância, como caças, Veículos Aéreos Remotamente Pilotados (VARP) e mísseis de cruzeiro, em um ambiente com maciça interferência de contramedidas eletrônicas. Essa qualidade é alcançada por meio da motorização. Os mísseis convencionais são equipados com foguetes, que os aceleram a velocidades supersônicas, mas, que com o passar dos segundos, vão perdendo potência. Assim, a capacidade de o míssil alterar sua rota em busca do alvo ou de fazer manobras vai se perdendo. Já o Meteor mantém o uso do foguete no lançamento, mas conta também com um motor “scramjet”, que faz com que ele até ganhe velocidade durante o voo.

O equipamento é produzido pela fabricante européia MBDA e conta com um link de dados bidirecional que permite que a aeronave de lançamento forneça atualizações de destino no meio do curso ou redirecionamento, se necessário, incluindo dados de outras aeronaves. O novo míssil pode, inclusive, acelerar ao chegar mais próximo do alvo, tornando qualquer tentativa de manobra completamente inútil. Dentre os países que já operam com o míssil estão Espanha, França, Reino Unido e Suécia.


A nova ferramenta, que integrará o moderno sistema de armas da FAB, aumenta o poder de dissuasão e as chances de evitar um confronto próximo com aeronaves inimigas, sendo capaz de oferecer inquestionável superioridade aérea para os pilotos na defesa dos interesses nacionais. O Meteor será um “game changer” nunca visto, ou seja, será um divisor de águas para o poder aéreo nacional.

Assim, a Força Aérea garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo com vistas à defesa da Pátria.


 :arrow:   https://tecnodefesa.com.br/fab-recebe-segundo-lote-do-missil-meteor/
 
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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #155 em: Dezembro 21, 2021, 06:10:25 pm »
FAB assina contrato para aquisição de mísseis IRIS-T


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Dando continuidade ao processo de modernização de sua frota e armamentos, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou, na última sexta-feira, 17 de dezembro, o contrato para aquisição de novo lote de mísseis IRIS-T, do tipo ar-ar de curto alcance e de última geração. Equipado com sensor infravermelho e empuxo vetorado, é armamento essencial para ser utilizado em combate aéreo na aeronave F-39 Gripen.

Míssil inteligente, com alta capacidade de manobra e resistente a contramedidas eletrônicas, um de seus diferenciais é a possibilidade de acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores. E, ainda, caracterizado por zonas de tiro significativamente aumentadas, alcance de aquisição aprimorado e maior precisão de acerto. Essas características proporcionam o engajamento com sucesso de alvos durante operações de combate em um ambiente com maciça interferência de contramedidas eletrônicas.

A nova ferramenta integrará o moderno sistema de armas da FAB, que também já dispõe do míssil Meteor.

Enquanto o Meteor possui capacidade contra alvos a longa distância, o IRIS-T tem emprego de curta distância, até 30 quilômetros. A junção dos dois armamentos, portanto, aumentará o poder de combate e as chances de sucesso contra os possíveis oponentes. Com essa série de armamentos em ação, a Força Aérea garante, ainda mais efetivamente, a manutenção da soberania do espaço aéreo com vistas à defesa da Pátria.


IRIS-T

Dentre as principais características do míssil IRIS-T, que o destacam de outros de sua classe, são:

Buscador imageador infravermelho;
Acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores; e
Alta capacidade de manobra, com empuxo vetorado.


Fonte: tenente Marayane / Agência Força Aérea
Fotos: CECOMSAER / SAAB / Internet

 :arrow: https://tecnodefesa.com.br/fab-assina-contrato-para-aquisicao-dos-misseis-iris-t/
 
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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #156 em: Janeiro 30, 2022, 09:23:36 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #157 em: Fevereiro 01, 2022, 11:41:57 pm »
Força Aérea Brasileira compra novos mísseis e quer mais 30 caças Gripen


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Em matéria de hoje da Folha de São Paulo assinada por Igor Gielow, o Comandante da Aeronáutica Tenente Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, confirmou que a FAB busca adquirir um segundo lote de 30 caças Gripen.

O planejamento baseado em capacidade nos leva hoje, pelas nossas hipóteses de emprego, a 66 aviões”, disse Baptista Junior.

“Como chegar nisso [os 66], temos discutidos, estamos em fase inicial. Tem uma intenção”, diz o brigadeiro, ciente das dificuldades orçamentárias inerentes à área militar —o contrato para a compra de cargueiros KC-390 da Embraer, por exemplo, está sendo renegociado e deverá contemplar talvez metade da encomenda original de 28 aviões.

Baptista Junior crê que o processo vá durar cerca de seis meses. Ele descartou os boatos no mercado de que a FAB teria interesse em outro vetor para sua aviação de combate, o americano com tecnologia furtiva F-35. “Isso é delírio”, disse.

Baptista Junior relativiza a preocupação com o fato de que este modelo do Gripen, a geração E/F, só foi comprado até agora pela FAB (36 aviões) e pela Suécia (60).

“É um avião muito off the shelf [inglês para ‘direto da prateleira’, no jargão que indica que seus componentes podem ser adquiridos em vários lugares]. Nós sofremos com o [avião de ataque ítalo-brasileiro] AMX, pois muitas coisas feitas para ele só existiam aqui e na Itália”, afirma.


“Eu acredito que vai ser um avião vitorioso, é até injusto chamá-lo de quarta geração, a arquitetura de software dele é algo incrível”, disse o militar, que concorda que “vamos ter de pagar para mantê-lo, fazer controle de obsolescência”.

Este é um risco inerente à opção “fazer” quando a FAB se viu entre “comprar ou fazer” ao escolher seu caça multimissão, que visa substituir os atuais F-5 e AMX. A vantagem é a capacitação industrial. “A ideia era que a Embraer pudesse fazer um avião de quinta geração. Hoje, não sei se fazendo isoladamente, difícil com esse custo, mas com parcerias”, diz.

A matéria também trata da aquisição dos mísseis ar-ar Meteor e IRIS-T.


 :arrow:  http://www.aereo.jor.br/2022/02/01/folha-forca-aerea-brasileira-compra-novos-misseis-e-quer-mais-30-cacas-gripen/
 
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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #158 em: Março 11, 2022, 12:47:22 pm »
Dois caças F-39E Gripen da FAB estão a caminho do Brasil


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Dois caças F-39E Gripen que serão entregues ao Brasil por via marítima foram levados para o porto de Norrköping ontem.

Segundo a FAB informou no final do ano passado, após o desembarque no Brasil, as aeronaves seguirão para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto (SP).

Lá, os pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que o certificado militar esteja pronto.

Mais dois F-39E Gripen deverão ser entregues à FAB pela Saab ainda no primeiro semestre de 2022.

Atualização

Segundo o blog Aviação em Floripa, a embarcação que irá trazer as aeronaves será o navio de carga geral Marsgracht de bandeira holandesa, que encontrava-se atracado no porto de Norköpping na Suécia.

De acordo com informações do site de monitoramento marítimo Marine Traffic, seu destino é a cidade de Navegantes em Santa Catarina, com previsão estimada de chegada para o dia 2 de abril.

As aeronaves embarcadas seriam os exemplares com as matrículas FAB 4102 e FAB 4103.

 :arrow: https://www.aereo.jor.br/2022/03/10/dois-cacas-f-39e-gripen-da-fab-a-caminho-do-brasil/
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #159 em: Abril 04, 2022, 02:37:02 pm »
Os primeiros  Gripen E de produção em série da FAB desembarcaram no Brasil.






« Última modificação: Abril 04, 2022, 02:40:42 pm por Vitor Santos »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #160 em: Abril 07, 2022, 01:13:44 pm »
Primeiros caças Gripen E de série estão no Brasil


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Os primeiros caças Gripen E de produção em série, chamados de F-39 Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), estão no Brasil. As aeronaves chegaram ao país na última sexta-feira (1º), no porto de Navegantes (SC), e hoje (06) concluíram o primeiro voo no país. As aeronaves voaram do Aeroporto Internacional de Navegantes para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Os voos foram conduzidos por dois pilotos brasileiros da FAB, que realizaram treinamentos na Suécia. Os voos para Gavião Peixoto tiveram duração aproximada de 50 minutos e ocorreram conforme o planejado.

Para o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, a chegada das duas primeiras aeronaves de produção em série representa um marco para a defesa do espaço aéreo nacional.

“A chegada das aeronaves é resultado de um projeto que, desde o início, buscou o incremento de nossas capacidades dissuasórias, bem como tinha o objetivo de ser um estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento industrial do Brasil. Temos agora uma aeronave multimissão que chega no estado da arte e será o principal vetor para a garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro” ressaltou o comandante.

Os novos caças permanecerão no GFTC até que as aeronaves obtenham o Certificado de Tipo Militar. Depois disso, as aeronaves serão transferidas para Anápolis para as etapas finais da fase de entrega.

“O Brasil participa ativamente do desenvolvimento, da campanha de ensaios em voo e da produção dos caças, como parte do amplo pacote de transferência de tecnologia para a indústria de defesa brasileira. A chegada das duas aeronaves de produção em série é resultado dessa grande colaboração”, destacou Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e head da unidade de negócios Aeronautics da Saab.


O Programa Gripen

Em dezembro de 2013, a Saab foi selecionada para o início das negociações contratuais do programa F-X2, que tinha por objetivo substituir a frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Em outubro de 2014, a Saab e Governo Brasileiro assinaram o contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F, incluindo suporte logístico, armamentos, simuladores, equipamentos e treinamento.

Em 2015, a Saab deu início ao programa de transferência de tecnologia do Gripen, um dos maiores já realizados para a Aeronáutica e o maior já feito pela Saab para outro país. O programa visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução de diversas atividades de desenvolvimento, produção e manutenção dos caças no Brasil. Até 2025, mais de 350 engenheiros e técnicos brasileiros de empresas parceiras terão participado de treinamentos teóricos e práticos na Saab, em Linköping, na Suécia.

Até o momento, aproximadamente 300 profissionais brasileiros de empresas parceiras da Saab já foram treinados e estão de volta ao país. A maioria trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network – GDDN), localizado na planta da Embraer em Gavião Peixoto, e na fábrica de aeroestruturas da Saab em São Bernardo do Campo, ambos no estado de São Paulo.

Como parte do programa de transferência de tecnologia, em 2018, a Saab apresentou sua planta em São Bernardo do Campo, concebida para realizar a montagem de aeroestruturas do Gripen. Dois anos depois, a unidade agregou outros serviços de suporte ao mercado de defesa e civil. Além disso, é no local que será realizada a manutenção dos radares e sistemas de guerra eletrônica do F-39 Gripen.

O primeiro Gripen E chegou ao Brasil em 20 de setembro de 2020 para realizar a campanha de ensaios em voo no país no GFTC. A atividade é totalmente integrada ao programa de testes que já está em andamento na Saab, em Linköping, Suécia, desde 2017. As atividades no Brasil incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais.



Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 18.000 talentos, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants
 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2022/04/06/imagens-primeiros-cacas-gripen-e-de-serie-estao-no-brasil/
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #161 em: Abril 07, 2022, 01:35:22 pm »
Os dois Gripen E da FAB já estão no Gripen Flight and Test Centre em Gavião Peixoto


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Os dois primeiros caças Gripen E de produção em série, designados na Força Aérea Brasileira (FAB) como F-39E Gripen, decolaram do Aeroporto Internacional de Navegantes no meio da tarde de hoje (6) com destino ao Gripen Flight and Test Centre (GFTC), localizado na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP).


Tanto o F-39E FAB4101 quanto o FAB4102 foram guarnecidos por dois pilotos da FAB, que realizaram os seus treinamentos na Suécia. O voo durou aproximadamente 50 minutos.


Segundo a Saab, os novos caças permanecerão no GFTC até que as aeronaves obtenham o Certificado de Tipo Militar.


Após essa etapa, os dois Gripen E serão transferidos para a Base Aérea de Anápolis (BAAN), para as etapas finais da fase de entrega.

 :arrow:  https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/os-dois-gripen-e-da-fab-ja-estao-no-gripen-flight-and-test-centre-em-gaviao-peixoto
 

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« Responder #162 em: Abril 07, 2022, 03:06:19 pm »
Pilotos brasileiros realizam primeiro voo com os caças F-39 Gripen de produção em série no Brasil


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Os dois aviões multimissão de produção em série, que chegaram ao Brasil na sexta-feira (01/04), decolaram do Aeroporto de Navegantes (SC), nesta quarta-feira (06/04), rumo ao Centro de Ensaios em Voo, localizado em Gavião Peixoto (SP)

Um percurso de aproximadamente 50 minutos marcou o primeiro voo das duas aeronaves F-39 Gripen na Força Aérea Brasileira (FAB). Os dois aviões multimissão de produção em série, que chegaram ao Brasil na sexta-feira (01/04), decolaram do Aeroporto de Navegantes (SC), nesta quarta-feira (06/04), rumo ao Centro de Ensaios em Voo, localizado em Gavião Peixoto (SP), onde pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab executarão testes até que a aeronave receba o certificado militar, que é uma espécie de licença de operação inicial do avião no Brasil.

Para garantir a segurança do voo, as aeronaves passaram, ao longo de três dias, por uma série de procedimentos, como a instalação do assento ejetável e do kit de sobrevivência, além do abastecimento e do preparo para acionamento em solo. Para a fase de decolagem, a operação também contou com a atuação do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8º GAV) – Esquadrão Puma e do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) – Esquadrão Pantera, por meio das aeronaves H-36 Caracal e H-60L Black Hawk, respectivamente, que foram escaladas para prestar apoio à operação.

As aeronaves foram conduzidas pelos pilotos Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres e Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, que desde 2020 participaram de treinamentos, inclusive na Suécia, para estarem aptos para o voo histórico. O Tenente-Coronel Cristiano, que foi o comandante da missão, explicou que, apesar de parecer um voo relativamente simples, foi realizado um detalhado planejamento da rota e do combustível, bem como a seleção de todas as alternativas para o caso de uma emergência. Após isso, essa rota foi inserida no simulador de voo e os pilotos da missão puderam voá-la.


O Oficial ainda destacou a honra que é estar nesse projeto. “Para mim, como piloto de caça, é uma satisfação muito grande poder liderar a primeira formação de Gripens no Brasil. Eu diria que vai voar na minha ala não apenas o Major Abdon, mas todos aqueles que trabalham, desde 2014, para a concepção desse projeto grandioso para a Força Aérea Brasileira”, disse.

O Gerente do Projeto F-X2 na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Coronel Claucio Oliveira Marques, pontuou que a missão foi um desafio, mas um verdadeiro sucesso. “Foram muitas coordenações para que tudo ocorresse bem, não só da FAB, mas também de outros órgãos, como a Prefeitura Municipal de Navegantes, Polícia Militar, Polícia Federal, Receita Federal, Bombeiros Voluntários, CCR Aeroportos, Bombeiros de Aeródromo, Guarda Municipal, Portonave, e a própria Saab, dentre outros. Foram muitas pessoas e muitas Organizações envolvidas para que isso pudesse acontecer. Aproveitamos a oportunidade para externar os agradecimentos a todos que participaram e contribuíram para o sucesso da missão”, ressaltou.

Por fim, o Presidente da COPAC, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, também agradeceu às 154 pessoas envolvidas em algum momento da operação. “Todos trabalharam arduamente, tanto nesse período em que estivemos aqui em Navegantes, como também no planejamento da missão, desde o desembarque das aeronaves no Porto até o momento da decolagem em Navegantes e o pouso em Gavião Peixoto. Tudo ocorreu exatamente como planejado graças à dedicação de todos”, concluiu o Oficial-General.

FONTE: Força Aérea Brasileira





 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #163 em: Abril 07, 2022, 05:35:06 pm »


 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #164 em: Abril 08, 2022, 05:15:16 am »
Os melhores caças da América Latina e os melhores mísseis ar-ar do hemisfério ocidental. Não está nada mal! Custou mas foi.
Talent de ne rien faire
 
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