SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

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Vitor Santos

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #105 em: Setembro 23, 2020, 02:35:46 pm »
Gripen brasileiro – do porto ao aeroporto

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Nas imagens divulgadas pela Saab, o desembarque do primeiro caça Gripen brasileiro do navio Elke no Porto de Navegantes (SC) e, em seguida, o traslado para o aeroporto.

O primeiro caça Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) deve decolar no dia 25 de setembro, seguindo em voo até as instalações da Embraer em Gavião Peixoto no interior do estado de São Paulo.








 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #106 em: Setembro 23, 2020, 02:38:50 pm »
Em 2000, três caças Gripen já andavam pelas ruas no Brasil


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Na madrugada do dia 22 de setembro de 2020, o primeiro F-39 Gripen da FAB foi movido via terrestre até o Aeroporto de Navegantes (Santa Catarina), após ser desembarcado do porto na mesma cidade. Mas há 20 anos atrás, chegavam ao Brasil três caças JAS39 Gripen da Força Aérea da Suécia a bordo de um navio. Confira como foi a passagem inédita dessas aeronaves pelo nosso país.

As três aeronaves Gripen (2 aeronaves JAS39A “66” e “174” e 1 JAS39B biplace “803”) chegaram ao Brasil no dia 14 de março de 2000 embarcadas num navio. Como a versão A/B não possuía sonda de reabastecimento em voo, foram desembarcadas no porto de Sepetiba, em Itaguaí e então levadas via terrestre até a Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (conforme nota do jornal abaixo), onde foram montadas e realizaram uma demonstração para FAB, dentro da primeira versão do programa F-X.

Na sequência, seguiram para Base Aérea de Santa Maria, e no dia 6 de abril estavam na Base Aérea de Canoas, onde foram fotografadas pelo amigo e colaborador Leandro Casella.

Com três tanques de combustíveis externos (1 ventral e dois subalares), as aeronaves decolaram da Base Aérea de Canoas e seguiram para FIDAE 2000, em Santiago no Chile, onde realizaram uma demonstração para Força Aérea do Chile.

Passado 14 anos desta visita especial, a Força Aérea Brasileira selecionou a aeronave Gripen E/F, uma versão mais moderna dos caças que estiveram no Brasil em 2000.

 :arrow:  https://www.cavok.com.br/em-2000-tres-cacas-gripen-ja-andavam-pelas-ruas-no-brasil



 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #107 em: Setembro 24, 2020, 02:06:27 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #108 em: Setembro 24, 2020, 03:13:49 pm »
Gripen E da FAB decola hoje de Navegantes (SC) e terá escolta de caças F-5M


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Hoje (24/09), o caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) decolará pela primeira vez do Brasil, a partir do Aeroporto de Navegantes, Santa Catarina, e seguirá para a unidade da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo. Saiba maia detalhes do voo aqui.

A decolagem está marcada para as 14 horas, com o piloto de testes da Saab, Marcus Wandt no cockpit. Durante toda quarta-feira, a Saab realizou uma série de testes nos sistemas e foi realizado um táxi da aeronave para verificação. O F-39 Gripen “FAB4100” chegou no dia 20 ao Brasil, no porto de Navegantes. Na madrugada do dia 22 foi transferido para um hangar no aeroporto e no dia seguinte já começou a preparação para o voo.

Após a decolagem do aeroporto, o jato seguirá para a costa catarinense onde receberá a escolta de dois caças F-5M da FAB, que já se encontram em Florianópolis. Os caças F-5M do Esquadrão Pampa deve decolar minutos antes do Gripen.

Helicópteros e aeronaves SAR da FAB apoiarão o voo de translado até Gavião Peixoto, onde está localizado o Centro de Pesquisa da Saab em parceria da Embraer. Neste local serão continuados os testes no Gripen, antes da entrega operacional para FAB, prevista para o ano que vem.

Está prevista uma apresentação oficial do Gripen E da FAB no dia 23 de outubro, em Brasília (DF), quando se comemora o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

O Brasil fechou um acordo com a Saab para compra de 36 caças Gripen E/F, designados F-39 na FAB. Os caças ficarão sediados na ALA 2, em Anápolis (GO), sob responsabilidade do 1º Grupo de Defesa Aérea.

 :arrow:  https://www.cavok.com.br/gripen-e-da-fab-decola-hoje-de-navegantes-sc-e-tera-escolta-de-cacas-f-5m

 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #109 em: Setembro 24, 2020, 08:30:17 pm »

Primeiro voo do Gripen no Brasil
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #110 em: Setembro 24, 2020, 08:40:15 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #111 em: Setembro 25, 2020, 12:59:20 am »
Primeiro Gripen brasileiro conclui com sucesso primeiro voo no Brasil

Caça Saab F-39E Gripen decola pela primeira vez no Brasil, no dia 24 de setembro de 2020. (Foto: Saab)

Hoje, 24 de setembro, o primeiro Gripen E Brasileiro, chamado de F-39E Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu seu primeiro voo no País. O caça voou do aeroporto de Navegantes (SC) para a planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

A apresentação oficial da aeronave está prevista para ocorrer durante a cerimônia do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorados no dia 23 de outubro.

“A chegada do Gripen no Brasil e o seu primeiro voo são marcos importantes no Programa Gripen. Estamos orgulhosos dessa jornada ao lado de profissionais tão qualificados e comprometidos dos dois países”, comemora Micael Johansson, presidente e CEO da Saab. “Nós estamos seguindo o cronograma de entrega dos caças e mantemos o nosso compromisso de longo prazo com o Brasil”.


O Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, destacou o âmbito dessa parceria.

“A Embraer desempenhará um papel de liderança na execução do programa Gripen no Brasil e será responsável pelo trabalho de desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo, montagem final e entrega das aeronaves de forma a apoiar a operação da Força Aérea Brasileira. Como parte da transferência de tecnologia o Programa Gripen será uma grande oportunidade para aumentar nosso conhecimento no desenvolvimento e manufatura de uma aeronave avançada de combate”.


O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, também destacou a importância do compartilhamento de experiências por meio da cooperação entre Brasil e Suécia.

“O Gripen aumenta a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira e impulsiona uma parceria que fomenta a pesquisa e o desenvolvimento industrial dos dois países”, declarou o Ministro da Defesa.


Para o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, a chegada da primeira unidade da aeronave F-39 Gripen é um grande marco para o projeto.

“É uma imensa satisfação para a Força Aérea Brasileira ver esta aeronave voando em território nacional. O F-39 Gripen, novo caça multimissão da Força Aérea Brasileira, será a espinha dorsal da Aviação de Caça e veio para reafirmar o compromisso da FAB em manter a soberania do País, defendendo os vinte e dois milhões de quilômetros quadrados sob sua responsabilidade”, ressalta Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

A partir de agora o programa de ensaios irá incluir o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center) na Embraer, em Gavião Peixoto (SP), que será totalmente integrado ao programa de ensaios que já está em andamento na Saab, em Linköping, Suécia, desde 2017. As atividades no Brasil incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais. Além dos ensaios que são comuns às aeronaves do Programa Gripen E, serão testados no Brasil características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e o sistema de comunicação Link BR2 – que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves.


Os primeiros caças serão entregues à Força Aérea Brasileira, na Ala 2, em Anápolis (GO), a partir do final de 2021.

O Programa Gripen


A parceria com o Brasil começou em 2014, com um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F para a Força Aérea Brasileira, incluindo sistemas, suporte e equipamentos. Um amplo programa de transferência de tecnologia, que está sendo executado em um período de dez anos, está impulsionando o desenvolvimento da indústria aeronáutica local por meio das empresas parceiras que participam do programa Gripen Brasileiro.


Os caças brasileiros Gripen E/F são desenvolvidos e produzidos em colaboração com técnicos e engenheiros brasileiros. Esse esforço conjunto faz parte do programa de transferência de tecnologia que visa proporcionar o conhecimento prático necessário para a execução dessas mesmas tarefas no Brasil.


A partir de 2021, a montagem completa de 15 aeronaves terá início localmente. O desenvolvimento do Gripen F, de dois assentos, está avançando com inúmeras atividades no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Center), em Gavião Peixoto.

 :arrow:   https://www.cavok.com.br/video-e-imagens-primeiro-gripen-brasileiro-conclui-com-sucesso-primeiro-voo-no-brasil
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #112 em: Setembro 25, 2020, 01:04:11 am »
 
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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #113 em: Setembro 26, 2020, 08:08:47 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #114 em: Setembro 26, 2020, 10:49:18 pm »



 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #115 em: Setembro 27, 2020, 06:00:51 pm »



 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #116 em: Setembro 29, 2020, 11:15:46 pm »
Afinal, o Gripen da FAB terá IRST?


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Após a chegada do primeiro Gripen ao Brasil, o de c/n 39-6001 e matrícula 4100, alguns questionamentos foram feitos em relação a ausência do sensor passivo de busca de alvos por infravermelho, a curtas e longas distâncias, o infrared search and track system (IRST) Skyward-G. Para responder a essa pergunta, é preciso observar alguns detalhes do próprio desenvolvimento do Gripen de nova geração e da sua campanha de ensaios em voo.

O IRST começou a ser testado pela Saab no Gripen Demo, um Gripen D designado 39-7 e que recebeu uma série de modificações para validar sistemas e conceitos que seriam incorporados, posteriormente, no Gripen E/F, como o Wide Area Display da AEL Sistemas e o motor General Electric F414-GE-39E de quase 10 mil kgf de potência.

O Gripen Demo decolou pela primeira vez em 27 de maio de 2008, sendo o sensor testado em voo naquele exemplar quase seis anos depois, em abril de 2014.

Em 15 de junho de 2017 o primeiro Gripen E, designado 39-8, alçou seu voo inaugural sob os comandos do piloto de ensaios em voo Marcus Wandt que, ao longo de 40 minutos, testou as características básicas de voo e as funcionalidades dos seus principais sistemas.

A partir de então, cada Gripen E de desenvolvimento construído pela Saab recebeu uma missão específica para a campanha de ensaios em voo. O 39-8, por exemplo, conduziu os testes de separação de carga externa e disparo do míssil IRIS-T.

Em 1º de novembro de 2018 foi a vez de o 39-9 ganhar os céus pela primeira vez num voo de 33 minutos de duração sob os comandos de Robin Nordlander. O exemplar ficou com a missão de testar os sistemas de guerra eletrônica, radar, IRST e datalink 16, enquanto o 39-10, que decolou pela primeira vez em 10 de junho de 2019, teve foco nos testes dos armamentos e desenvolvimento dos sistemas táticos. Somente nesses dois exemplares, depois de terem feito os seus voos inaugurais, é que o IRST foi instalado.

O primeiro Gripen brasileiro, que vimos em Navegantes e que agora está em Gavião Peixoto (SP) para continuar a campanha de ensaios em voo no Gripen Flight Test Centre, voou pela primeira vez em 10 de junho de 2019. Dentre outros objetivos, a sua missão era a de ampliar o envelope de voo; testar os sistemas específicos da variante brasileira como o Link BR2, armamentos e o novo controle de voo. Foi o primeiro Gripen E equipado com o WAD.


O primeiro exemplar de produção da Suécia, de c/n 39-6002, está fazendo os voos de aceitação e de desenvolvimento de doutrina. Assim como o 39-6001, até o momento o avião não recebeu o IRST.

E isso significa que o Gripen de produção ou o Gripen do Brasil não terá IRST?

As campanhas de ensaios em voo possuem características próprias e é interessante notar que cada aeronave tem uma missão principal, e outras secundárias. Assim, quando certos requisitos, sistemas, aviônicos e outros itens são testados e validados, a capacidade é expandida, posteriormente, para os aviões de produção.


Dessa maneira é possível ganhar eficiência nos testes e reduzir custos de desenvolvimento.

Até o momento, todos os Gripen que estão em voo são considerados pela Saab como aeronaves de desenvolvimento. Diferente de protótipos, que encerram a sua vida operacional no momento em que a campanha de ensaios em voo é concluída, esses aviões serão padronizados com todos os sistemas e capacidades dos aviões de produção e entregues para os seus operadores ao término dos testes.

Dessa forma, os aviões de produção do Brasil, assim como o os da Suécia, serão sim dotados de IRST.

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/afinal-o-gripen-da-fab-tera-irst/

 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #117 em: Outubro 01, 2020, 08:18:54 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #118 em: Outubro 07, 2020, 06:31:44 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #119 em: Outubro 08, 2020, 08:28:29 pm »
VÍDEO: A Flexibilidade Logística do Gripen - Colaboração Real 3 – Ep. 10

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Todo o suporte de logística da aeronave Gripen está sendo feito em conjunto com a Força Aérea Brasileira.

Por meio do caça, a FAB atingirá um desdobramento maior em sua missão, visto que a aeronave pode operar em pistas curtas, ou seja, está apta a operar em qualquer ponto do território brasileiro.

Todo esse trabalho é fruto de uma parceria de sucesso entre brasileiros e suecos – o que chamamos de Colaboração Real!