Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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JohnM

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1995 em: Janeiro 06, 2022, 05:52:54 pm »
A questão da necessidade do héli para este tipo de missão, é bastante pertinente. No entanto, a nossa situação de hélis navais não é positiva de todo, aliás, estamos praticamente no zero, tirando um único Lynx que veio modernizado, e que nunca dará para tudo. Um NPO com hangar seria o ideal, no mínimo hangar telescópico. Mas mesmo depois de ter o hangar, apenas 5 Lynx não dão para tudo, ou se arranjavam mais em segunda-mão, ou os AW-109 (este último em detrimento de UH-60 para a FAP). Mal por mal que se reforçasse a frota de Lynx, 2 ou 3 em segunda-mão, e com FLIR. Mas já acho muita fruta, e UAVs a sério, como o S100, já davam para alguma coisa.
Acho que héli para perseguir piratas e coisas desse estilo é overkill… hélis são para ASW, SAR e táxi de almirantes… um UAV com bons sensores e autonomia (6-10 h de autonomia a até 200 km de distância) é bem mais útil para as missões que um NPO desempenha e MUITO mais barato (2 milhões por sistema)… além de que um estudo da BMT (inglesa) para a RN concluiu que um navio deve ter no mínimo 107 m (350 ft) para poder operar helicópteros em permanência e em estado de mar elevados (5 e acima); os NPO só tem 83 m de comprimento…
« Última modificação: Janeiro 06, 2022, 06:26:59 pm por JohnM »
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1996 em: Janeiro 06, 2022, 06:06:54 pm »
A Dinamarca vai lá, pontualmente, talvez até de "passagem" para outros lugares - envia uma fragata. Para manter uma presença mais constante (com base em STeP) um NPO tem muito mais lógica; um NPO decente faz o mesmo (salvo helicóptero embarcado - mas um drone?) com um custo muito inferior.

E um Marlin-WS 35mm (ou, se quiserem gastar mais, um RAPIDFire 40mm) chega e sobra para manter os nativos na reserva.

Bofors 40mm MK4. É o mais adequado para os NPO, não havendo dinheiro para mais...
 

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Lightning

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1997 em: Janeiro 06, 2022, 06:16:01 pm »
A questão da necessidade do héli para este tipo de missão, é bastante pertinente. No entanto, a nossa situação de hélis navais não é positiva de todo, aliás, estamos praticamente no zero, tirando um único Lynx que veio modernizado, e que nunca dará para tudo. Um NPO com hangar seria o ideal, no mínimo hangar telescópico. Mas mesmo depois de ter o hangar, apenas 5 Lynx não dão para tudo, ou se arranjavam mais em segunda-mão, ou os AW-109 (este último em detrimento de UH-60 para a FAP). Mal por mal que se reforçasse a frota de Lynx, 2 ou 3 em segunda-mão, e com FLIR. Mas já acho muita fruta, e UAVs a sério, como o S100, já davam para alguma coisa.
Acho que héli para perseguir piratas e coisas desse estilo é overkill… hélis são para ASW, SAR e táxi de almirantes… um UAV com bons sensores e autonomia (6-10 h de autonomia a até 200 km de distância) é bem mais útil para as missões que um NPO desempenha e MUITO mais barato… além de que um estudo da BMT (inglesa) para a RN concluiu que um navio deve ter no mínimo 107 m (350 ft) para poder operar helicópteros em permanência e em estado de mar elevados (5 e acima); os NPO só tem 83 m de comprimento…

Realmente para detectar alvos suspeitos um UAV até deve ser melhor que um heli embarcado, depois a intercepção deles tem sempre que ser feita por fuzos em semi-rigidas, de heli não dá, podem complementar dando apoio com fogo de sniper ou metralhadora mas não podem abordar.

Um equipa de fuzos em heli pode ser bom é se um navio civil estiver em perigo e um heli dá para rápidamente colocar uma equipa no navio para impedir o ataque, se fosse viavel...
 

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JohnM

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1998 em: Janeiro 06, 2022, 06:22:34 pm »
A questão da necessidade do héli para este tipo de missão, é bastante pertinente. No entanto, a nossa situação de hélis navais não é positiva de todo, aliás, estamos praticamente no zero, tirando um único Lynx que veio modernizado, e que nunca dará para tudo. Um NPO com hangar seria o ideal, no mínimo hangar telescópico. Mas mesmo depois de ter o hangar, apenas 5 Lynx não dão para tudo, ou se arranjavam mais em segunda-mão, ou os AW-109 (este último em detrimento de UH-60 para a FAP). Mal por mal que se reforçasse a frota de Lynx, 2 ou 3 em segunda-mão, e com FLIR. Mas já acho muita fruta, e UAVs a sério, como o S100, já davam para alguma coisa.
Acho que héli para perseguir piratas e coisas desse estilo é overkill… hélis são para ASW, SAR e táxi de almirantes… um UAV com bons sensores e autonomia (6-10 h de autonomia a até 200 km de distância) é bem mais útil para as missões que um NPO desempenha e MUITO mais barato… além de que um estudo da BMT (inglesa) para a RN concluiu que um navio deve ter no mínimo 107 m (350 ft) para poder operar helicópteros em permanência e em estado de mar elevados (5 e acima); os NPO só tem 83 m de comprimento…

Realmente para detectar alvos suspeitos um UAV até deve ser melhor que um heli embarcado, depois a intercepção deles tem sempre que ser feita por fuzos em semi-rigidas, de heli não dá, podem complementar dando apoio com fogo de sniper ou metralhadora mas não podem abordar.

Um equipa de fuzos em heli pode ser bom é se um navio civil estiver em perigo e um heli dá para rápidamente colocar uma equipa no navio para impedir o ataque, se fosse viavel...
O S-100 pode lançar LMM… em ultimo caso...
 
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Lightning

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #1999 em: Janeiro 06, 2022, 06:22:46 pm »
A questão da necessidade do héli para este tipo de missão, é bastante pertinente. No entanto, a nossa situação de hélis navais não é positiva de todo, aliás, estamos praticamente no zero, tirando um único Lynx que veio modernizado, e que nunca dará para tudo. Um NPO com hangar seria o ideal, no mínimo hangar telescópico. Mas mesmo depois de ter o hangar, apenas 5 Lynx não dão para tudo, ou se arranjavam mais em segunda-mão, ou os AW-109 (este último em detrimento de UH-60 para a FAP). Mal por mal que se reforçasse a frota de Lynx, 2 ou 3 em segunda-mão, e com FLIR. Mas já acho muita fruta, e UAVs a sério, como o S100, já davam para alguma coisa.
Acho que héli para perseguir piratas e coisas desse estilo é overkill… hélis são para ASW, SAR e táxi de almirantes… um UAV com bons sensores e autonomia (6-10 h de autonomia a até 200 km de distância) é bem mais útil para as missões que um NPO desempenha e MUITO mais barato… além de que um estudo da BMT (inglesa) para a RN concluiu que um navio deve ter no mínimo 107 m (350 ft) para poder operar helicópteros em permanência e em estado de mar elevados (5 e acima); os NPO só tem 83 m de comprimento…

Podiamos enviar um EH101 CSAR para São Tomé e apoiar o NPO  :mrgreen:.
 

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Subsea7

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2000 em: Janeiro 06, 2022, 10:09:54 pm »
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2001 em: Janeiro 06, 2022, 10:15:26 pm »
As AH-140, serão também uma opção.
https://www.navylookout.com/the-type-31e-frigate-candidates-compared/
Cps,
As minhas meninas favoritas… três em configuração ASW e duas em AAW e chamava-lhes um figo… três mil milhões chegavam… 🙄
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2002 em: Janeiro 07, 2022, 10:18:17 am »
So consigo pensar no dinheiro gasto nos 3 anos do Zaire em ST e como poderia ter sido bem aproveitado, mas lá está, acabava-se o turismo
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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LM

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2003 em: Janeiro 07, 2022, 10:46:36 am »
As AH-140, serão também uma opção.
https://www.navylookout.com/the-type-31e-frigate-candidates-compared/
Cps,
As minhas meninas favoritas… três em configuração ASW e duas em AAW e chamava-lhes um figo… três mil milhões chegavam… 🙄

Não entendo o porquê de em vários locais (fóruns, páginas) ter visto (britânicos) a considerarem a T31e uma fragata de "2ª linha"... 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Red Baron

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2004 em: Janeiro 07, 2022, 12:02:02 pm »
As AH-140, serão também uma opção.
https://www.navylookout.com/the-type-31e-frigate-candidates-compared/
Cps,
As minhas meninas favoritas… três em configuração ASW e duas em AAW e chamava-lhes um figo… três mil milhões chegavam… 🙄

Não entendo o porquê de em vários locais (fóruns, páginas) ter visto (britânicos) a considerarem a T31e uma fragata de "2ª linha"...

Comparadas com type 26 são. :mrgreen:
Mas tirando a capacidade de defesa aérea são muito dependentes do meio embarcado.
 

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JohnM

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2005 em: Janeiro 07, 2022, 12:32:14 pm »
As AH-140, serão também uma opção.
https://www.navylookout.com/the-type-31e-frigate-candidates-compared/
Cps,
As minhas meninas favoritas… três em configuração ASW e duas em AAW e chamava-lhes um figo… três mil milhões chegavam… 🙄

Não entendo o porquê de em vários locais (fóruns, páginas) ter visto (britânicos) a considerarem a T31e uma fragata de "2ª linha"...
Porque na configuração de base da RN são, de facto, de segunda linha… não vão ter mísseis anti-navio, apenas 12 (talvez 24) Sea Ceptor, não vão ter sonar ativo  de casco, nem radar volumétrico de busca, nem torpedo e vão ter uma suite de guerra electrónico reduzida… são apenas fragatas de patrulha, pelo menos para já, e o programa todo vais custar £400 milhões por navio… a RN estava ver se encontra dinheiro para as tornar fragatas GP corrigindo estás limitações depois de entrarem ao serviço…

No entanto, o projeto é modular e, dependendo de quanto se quiser gastar, podem ficar fragata de primeiríssima linha… na configuração AAW, por exemplo, podem levar 2x21 RAM, 4x8 VLS MK-41, 8xSSM, radar APAR X em mastro integrado e radar volumétrico SM 1850, além de radares de casco e rebocados… a peça principal pode ir até aos 127 mm…

A versão oferecida aos gregos, por exemplo,  era uma versão intermédia e custava 600 milhões €; vinha com peça de 76 mm, 1x21 RAM, 2x8 MK-41, 8xHarpoon, radar NS 200 (se não me engano) e sonares  de casco e rebocado…




E um vídeo que explica bem o conceito por trás das AH140 e a flexibilidade do projecto…
https://youtu.be/PZxLg8v8bUY
« Última modificação: Janeiro 07, 2022, 04:23:43 pm por JohnM »
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2006 em: Janeiro 07, 2022, 05:45:42 pm »
Pra configuração de base por esses 600 milhões de € até está grande navio. Claro que mais pormenores ajudavam, mas á partida.....
 :-P
 

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Subsea7

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2007 em: Janeiro 07, 2022, 10:37:31 pm »
Continua o diálogo sobre o futuro das VDG...
Cps,
 

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Kalil

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2008 em: Janeiro 07, 2022, 10:53:58 pm »
As AH-140, serão também uma opção.
https://www.navylookout.com/the-type-31e-frigate-candidates-compared/
Cps,
As minhas meninas favoritas… três em configuração ASW e duas em AAW e chamava-lhes um figo… três mil milhões chegavam… 🙄

Não entendo o porquê de em vários locais (fóruns, páginas) ter visto (britânicos) a considerarem a T31e uma fragata de "2ª linha"...
Porque na configuração de base da RN são, de facto, de segunda linha… não vão ter mísseis anti-navio, apenas 12 (talvez 24) Sea Ceptor, não vão ter sonar ativo  de casco, nem radar volumétrico de busca, nem torpedo e vão ter uma suite de guerra electrónico reduzida… são apenas fragatas de patrulha, pelo menos para já, e o programa todo vais custar £400 milhões por navio… a RN estava ver se encontra dinheiro para as tornar fragatas GP corrigindo estás limitações depois de entrarem ao serviço…

No entanto, o projeto é modular e, dependendo de quanto se quiser gastar, podem ficar fragata de primeiríssima linha… na configuração AAW, por exemplo, podem levar 2x21 RAM, 4x8 VLS MK-41, 8xSSM, radar APAR X em mastro integrado e radar volumétrico SM 1850, além de radares de casco e rebocados… a peça principal pode ir até aos 127 mm…

A versão oferecida aos gregos, por exemplo,  era uma versão intermédia e custava 600 milhões €; vinha com peça de 76 mm, 1x21 RAM, 2x8 MK-41, 8xHarpoon, radar NS 200 (se não me engano) e sonares  de casco e rebocado…




E um vídeo que explica bem o conceito por trás das AH140 e a flexibilidade do projecto…
https://youtu.be/PZxLg8v8bUY

Creio que as AH140 se enquadram perfeitamente como fragatas GP, são versáteis e também simpatizo com este projecto sobretudo por esse mesmo motivo. Ficam a perder quando comparadas com as MEKO se a missão base for ASW, aí a propulsão e o design dedicado a essa função das alemãs saem por cima.

Convinha antes de mais, saber quais as missões essenciais para a Marinha, de modo a poder elaborar um plano correcto. Sabendo que o 2 é um número aparentemente mágico em Portugal, há muitos cenários possíveis (e pouco alegres) para o futuro das fragatas na Marinha.

Será a missão ASW primordial para nós? Quem o diz, a NATO? Ou é a própria Marinha, que navega apenas 2 SSK?

O mesmo vale para as restantes missões, será que os NPO conseguem cumprir os requisitos para a patrulha oceânica, ou seria preferível cancelar a 3a série e investir de outra forma?

Cumprimentos
 

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NVF

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #2009 em: Janeiro 08, 2022, 07:30:32 am »
O NS100 faz busca volumétrica tão bem, ou melhor, que o Artisan que vai equipar as T26. Se bem que, segundo os bifes, o Artisan é para aí o segundo melhor radar do mundo.
Talent de ne rien faire