Segundo a notícia entre Dezembro de 2019 e 21 de Julho de 2020 cinco embarcações com 69 emigrantes ilegais(*) conseguiram chegar à costa algarvia sem serem detectadas. Dizem que o software precisa de um upgrade e também fazem menção à aquisição de mais embarcações como já se falou aqui no forum.
Tendo em conta que em notícia avulsa se menciona a falta de pessoal para tripular as embarcações existentes, não se percebe como é que isto resolve o problema.
Previsão do Estado do Tempo:
Prevê-se o aparecimento de várias notícias de fontes bem informadas no Diário de Notícias ou afins, em como se fosse outro serviço mais merecedor nada disto acontecia, seguido de um combate épico nos bastidores sobre se quem tem direito a sentar-se na cadeira é um general ou um almirante (**).
Esta novela terá a duração de vários anos até que se chegue a um resultado final publicado no Diário da Republica por causa de alguma bronca que aparecerá nas notícias por esse mundo fora.
Felizmente de Tanger a Faro são mais de 100 milhas náuticas, e ao que parece a rede opera a partir de EL Jadida (***) que fica a mais de 200 milhas náuticas. Sempre deve ajudar a manter a clientela reduzida.
Cumprimentos,
(*) porque raio é que agora insistem em chamar-lhes migrantes?
(**)Para não ser acusado de má língua de dois pequenos detalhes
1-Quando existia o SNO eram os oficiais milicianos que iam parar às lanchas patrulha. oOr outras palavras para a marinha não era um função "nobre"
2-Após dois sistemas de radar já instalados o sistema VTS da DRGM e os equipamentos do sistema do SIViCC da GNR ( que permitem a partilha de dados ), acabou-se com um terceiro sistema instalado pela marinha sob a designação de Costa Segura que tem andado a ser instalado na costa portuguesa nesta década.
Porque é que a marinha ( ou autoridade marítima nacional ) precisou de chegar ao século XXI ( e décadas de acidentes) para descobrir que a costa não era segura e que necessitava de instalar urgentemente um sistema costeiro é para mim um mistério.
De qualquer maneira está aqui um trabalho que explica e analisa (ou justifica) a criação do Costa Segura com a apresentação de vários casos de estudo.
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/25410/1/ASPOF%20Jesus%20Louren%C3%A7o%20-%20An%C3%A1lise%20e%20estudo%20do%20impacto%20do%20sistema%20Costa%20Segura%20no%20Conhecimento%20Situacional%20Mar%C3%ADtimo.pdf(***) Também conhecida como Mazagão, património da humanidade e antiga cidadela portuguesa