F-35A Lightning II na FAP

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #465 em: Abril 25, 2024, 02:34:53 pm »
O F-15EX trás à superfície o geek que há dentro de mim, tendo crescido vendo eagles e falcons nas imensas cassettes de video e revistas que comprava com as mesadas quando era miúdo  :mrgreen:
Sou do tempo dos simuladores da microporse Strike eagle num sistema 386  :mrgreen:



...mas é um stop gap para paises ricos que estão á espera de uma caça de 5º geração pesado, não temos munições para 2 aviões destes pelo que a sua capacidade de carga seria desperdiçada. O F-35 seria comparativamente mais ajustado para nós, sempre podemos fingir que há algo nas baias internas  :mrgreen:
« Última modificação: Abril 25, 2024, 02:35:25 pm por Pilotasso »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #466 em: Abril 25, 2024, 02:41:43 pm »
Comprem o avião que quiserem. Só não pintam as fichas todas no F-35. Ninguém compra tudo Ferraris e depois anda a ir ao Lidl com o mesmo. Para depois andar a fazer QRA e voos de rotina temos que ter uma opção mais barata e que preserve (especialmente o coating dos F-35). E não me venham com a treta das duas linhas e blah, blah. O que se perde de um lado ganha-se do outro.
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #467 em: Abril 25, 2024, 02:55:28 pm »
Atenção que uma segunda linha logística, acabará por ser sempre mais cara do que usar o F-35 para "tudo". Principalmente quando consideramos os custos de aquisição das aeronaves adicionais, a criação da linha logística, as necessidades de treino de pilotos e pessoal de terra, etc. A diferença do custo de h/voo mesmo assim não compensa.

Um segundo modelo de caça, pode e deve ser visto como uma opção, numa perspectiva estratégica, e não de poupança de recursos.
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #468 em: Abril 25, 2024, 03:04:16 pm »
Já propus o 346/F35. Pelo menos temos um aparelho que faz formação e outras missões de um caça/avião de ataque.  :-P



Saudações

P.S. Um turboprop para Cas, pode ser os ST americanos ou o At6.  :mrgreen:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #469 em: Abril 25, 2024, 03:38:16 pm »
Para depois andar a fazer QRA e voos de rotina temos que ter uma opção mais barata e que preserve (especialmente o coating dos F-35).

Daí os F-16M - hipoteticamente V no futuro - que já temos ao serviço, cuja vida útil das suas células termina apenas algures na década de 2040.

O CEMFA já afirmou que pelo menos até aos 40 anos de serviço os F-16 chegarão em Portugal (portanto 2034). Devidamente modernizadas, e complementadas por um sistema de armas de 5ª geração, podem perfeitamente assegurar a missão de QRA(I) por mais década a década e meia.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #470 em: Abril 25, 2024, 03:57:14 pm »
Para depois andar a fazer QRA e voos de rotina temos que ter uma opção mais barata e que preserve (especialmente o coating dos F-35).

Daí os F-16M - hipoteticamente V no futuro - que já temos ao serviço, cuja vida útil das suas células termina apenas algures na década de 2040.

O CEMFA já afirmou que pelo menos até aos 40 anos de serviço os F-16 chegarão em Portugal (portanto 2034). Devidamente modernizadas, e complementadas por um sistema de armas de 5ª geração, podem perfeitamente assegurar a missão de QRA(I) por mais década a década e meia.

Sim. Eu fui dos primeiros por aqui a expressar essa opinião e até levei umas bordoadas por isso. Eu estou a pensar já no pós F-16.

Atenção que uma segunda linha logística, acabará por ser sempre mais cara do que usar o F-35 para "tudo". Principalmente quando consideramos os custos de aquisição das aeronaves adicionais, a criação da linha logística, as necessidades de treino de pilotos e pessoal de terra, etc. A diferença do custo de h/voo mesmo assim não compensa.

Um segundo modelo de caça, pode e deve ser visto como uma opção, numa perspectiva estratégica, e não de poupança de recursos.

Muitos desses gastos são one off. E é a minha opinião que deve compensar. Mas toda a gente sabe que desconfio dos dados da LM sobre a manutenção dos F-35. Acho que vão ser muito superiores ao previsto.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #471 em: Abril 25, 2024, 05:00:21 pm »
Mas quem é que no seu perfeito juízo tem F-16MLU podendo modernizar para Viper vai gastar dinheiro inutilmente no Gripen, é preciso ser muito burro ou ser corrupto.

Ou ter interesses ou uma agenda. Há vários por aqui assim, que até deviam ter [PUB] assinalado nos seus posts. ::)


Para que se vendessem F-16 MLU a quem quer que fosse, teriam de estar reunidas as seguintes circunstâncias:

1 - Portugal querer vender, e não quer;
2 - Autorização norte-americana;
3 - Como membro da NATO, a prioridade numa hipotética venda seria sempre para outros aliados da NATO;
4 - Não havendo um aliado da NATO interessado, muito provavelmente a prioridade seria fornecê-los à Força Aérea Ucraniana com a benção de Washington;
5 - Ter a Força Aérea Portuguesa algum interesse no Saab JAS-39 Gripen, quando não tem.

Tudo o resto são fait-divers e puros atos de desinformação.

O mais hilariante é acharem que nós aqui influenciamos o que quer que seja  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #472 em: Abril 25, 2024, 06:39:31 pm »
Para depois andar a fazer QRA e voos de rotina temos que ter uma opção mais barata e que preserve (especialmente o coating dos F-35).

Daí os F-16M - hipoteticamente V no futuro - que já temos ao serviço, cuja vida útil das suas células termina apenas algures na década de 2040.

O CEMFA já afirmou que pelo menos até aos 40 anos de serviço os F-16 chegarão em Portugal (portanto 2034). Devidamente modernizadas, e complementadas por um sistema de armas de 5ª geração, podem perfeitamente assegurar a missão de QRA(I) por mais década a década e meia.

Boa tarde,
Como tenho vindo a dizer nos últimos 3 anos:

OBJETIVO FAP

-20 F-16V- (PA I)

-20 F-35A Lightning II, a sedear em Ovar

As armas serão comuns as duas frotas, sendo que, irão ser adicionadas ao stock, as munições JSOW, JASSM, SDB II entre outras.

Cps,
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #473 em: Abril 25, 2024, 07:46:56 pm »
SDBII quando ainda não conseguiram comprar SDB??  ::)
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #474 em: Abril 25, 2024, 08:09:11 pm »
São armas com funções diferentes. A SDB é praticamente uma JDAM-ER com carga explosiva reduzida. A SDB II oferece a capacidade de atacar alvos móveis, substituindo em funções os Maverick.

E não compraram a SDB original, porque não quiseram, já que é uma munição relativamente barata.  ::)
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #475 em: Abril 25, 2024, 08:27:21 pm »
As armas serão comuns as duas frotas, sendo que, irão ser adicionadas ao stock, as munições JSOW, JASSM, SDB II entre outras.

Já que se continua a falar no JASSM: e algo como o LRASM para o F-35A? Também é algo que esteja em cima da mesa?
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #476 em: Abril 25, 2024, 08:29:03 pm »
São armas com funções diferentes. A SDB é praticamente uma JDAM-ER com carga explosiva reduzida. A SDB II oferece a capacidade de atacar alvos móveis, substituindo em funções os Maverick.

E não compraram a SDB original, porque não quiseram, já que é uma munição relativamente barata.  ::)

Eu sei que são, é só difícil acreditar quando nem as SDB ainda conseguiram arranjar
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #477 em: Abril 25, 2024, 09:03:06 pm »
Para depois andar a fazer QRA e voos de rotina temos que ter uma opção mais barata e que preserve (especialmente o coating dos F-35).

Daí os F-16M - hipoteticamente V no futuro - que já temos ao serviço, cuja vida útil das suas células termina apenas algures na década de 2040.

O CEMFA já afirmou que pelo menos até aos 40 anos de serviço os F-16 chegarão em Portugal (portanto 2034). Devidamente modernizadas, e complementadas por um sistema de armas de 5ª geração, podem perfeitamente assegurar a missão de QRA(I) por mais década a década e meia.

Boa tarde,
Como tenho vindo a dizer nos últimos 3 anos:

OBJETIVO FAP

-20 F-16V- (PA I)

-20 F-35A Lightning II, a sedear em Ovar

As armas serão comuns as duas frotas, sendo que, irão ser adicionadas ao stock, as munições JSOW, JASSM, SDB II entre outras.

Cps,

Isto é especulação "best guess" ou está baseada nalguma fonte?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #478 em: Abril 28, 2024, 11:53:42 pm »

Então não se diz nada aqui desde o dia 25?
Não pode ser.

O Subsea7 anda-nos a dizer há 3 anos (TRÊS ANOS) que vem aí o F-35.
Há 3 anos ainda não tinha começado a guerra na Ucrânia e vigorava a LPM de 2019.
E essa LPM não contemplava F-35...

Em 2023 a LPM foi revista. Pasou de 4Mil Milhões para 5Mil Milhões.
Mas não sabiamos bem o que estava lá.
Na semana passada houve uma workshop e cada ramo apresentou os seus projectos de investimento.
FAP:   F-35 nem vê-lo.

Eu defendo aqui adquirir SAAB Gripen. Porquê? Porque me apetece.
E sou por isso acusado pelo CJ de espalhar desinformação.

Mas se o F-35 entrar na LPM vai ser só quando ela for revista novamente em 2026.
Estudos e concursos e tal... e passam dois anos ------ 2028
7 anos para vir o primeiro e estamos em 2035.
Vão ser 14 anos de o Subsea7 dizer que ele está a chegar? E o CJ a meter "LIKEs" nas menságens dele?

E Subsea7 e CJ continuam a espalhar a ideia qeu ele "está em cima da mesa" e prestes a levantar voo da mesa e aterrar numa base aérea portuguesa - é só escolhermos a cor.

Afinal quem é que anda a espalhar desinformação?   ::)  ::)  ::)  ::)  ::)  ::)  ?

Vá - vamos lá retomar o tema do F-35 - ele vem aí.
Tu és só estúpido ou tens algum distúrbio mental?
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #479 em: Abril 29, 2024, 12:06:59 am »

Então não se diz nada aqui desde o dia 25?
Não pode ser.

O Subsea7 anda-nos a dizer há 3 anos (TRÊS ANOS) que vem aí o F-35.
Há 3 anos ainda não tinha começado a guerra na Ucrânia e vigorava a LPM de 2019.
E essa LPM não contemplava F-35...

Em 2023 a LPM foi revista. Pasou de 4Mil Milhões para 5Mil Milhões.
Mas não sabiamos bem o que estava lá.
Na semana passada houve uma workshop e cada ramo apresentou os seus projectos de investimento.
FAP:   F-35 nem vê-lo.

Eu defendo aqui adquirir SAAB Gripen. Porquê? Porque me apetece.
E sou por isso acusado pelo CJ de espalhar desinformação.

Mas se o F-35 entrar na LPM vai ser só quando ela for revista novamente em 2026.
Estudos e concursos e tal... e passam dois anos ------ 2028
7 anos para vir o primeiro e estamos em 2035.
Vão ser 14 anos de o Subsea7 dizer que ele está a chegar? E o CJ a meter "LIKEs" nas menságens dele?

E Subsea7 e CJ continuam a espalhar a ideia qeu ele "está em cima da mesa" e prestes a levantar voo da mesa e aterrar numa base aérea portuguesa - é só escolhermos a cor.

Afinal quem é que anda a espalhar desinformação?   ::)  ::)  ::)  ::)  ::)  ::)  ?

Vá - vamos lá retomar o tema do F-35 - ele vem aí.
Tu és só estúpido ou tens algum distúrbio mental?

E tu quem és?
Um ser de outro planeta?
Um daqueles que "observa" o que se passa aqui e raramente escreve.
Diz lá o que queres ou continua a observar.
Ah ok és só um atrasado mental.
Continua.