Artilharia do Exército

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tsahal

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155mm
« Responder #180 em: Agosto 02, 2009, 11:55:05 pm »
Sobre a APU eu fui claro no incio não sei pq vc quer dar uma lição sobre a sua utilização mas se vc se sente feliz com isso repita la mil vezes o que eu disse logo no inicio e que vc diz por outras palavras que vão dar ao mesmo.

Um tractor de artilharia é um vehiculo usado para rebocar uma peça, n tem que ter sido especialmente desenvolvido para isso pq hoje em dia ja n se fazem tractores de artilharia especias. No passado talvez (rodas e lagartas) mas não actualmente e nós debatemos o M777 que é um sistema actual por isso concentre-se em 2009 se conseguir claro visto que volta sempre ao passado.

Em Portugal a BRR usa antigos UNIMOGs para rebocar o Light Gun ou seja é um tractor de artilharia e não foi especialmente desenvolvido para essa finalidade. Deixe la a 1 e 2 guerra mundial, antigamente usavam cavalos para rebocar as peças hoje em dia não, hellooooooooo tamos em 2009. Se vc tem o passado mt enraizado na sua mente, acorde ASAP. Hoje em dia ninguem compra viaturas desenvolvidada de raiz unicamente para rebocar peças. O LWPM é uma modificação do HMT que segundo sei ainda ninguem o utiliza de forma operacional, o SIAC Espanhol usa uma camião iveco militar de serie modificado atraves da instalação de uma cabine e pouco mais e usa isso para permitir que seja feito fogo remotamente desde o interior do camião dai ser Sistema Integrado bla bla bla. o conjunto foi adquirido por espanha. A colombia adquiriu a peça mas acho que não adquiriu o camião modificado ou seja deve usar viaturas normais em uso nas suas forças.

Na epoca dos M56, usavam-se os UNIMOG U1300 que agora servem para transportar pessoas ou rebocar meios logisticos como atrelados WC, ect Esse como eu disse não era rebocavel por equideos mas sim transportado que são coisas differentes.

Em breve estarei com gente da BAE, fabricante do M777, vou sugerir isso de testar o M777 no Afeganistão com cavalos. Os talibãs vão adorar!! Parabens Papatango. Vc é uma ave extremamente rara como eu ja lhe disse por diversas vezes. Mas vc até sabe o preço de um M777, grande man! Viu isso à venda no Continente foi?
 

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papatango

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« Responder #181 em: Agosto 03, 2009, 12:08:57 am »
Citação de: "tsahal"
Papatango, vc manda para o meio da conversa o LWPM com foto e tudo e agora está a marimbar-se para ele??? Antes de ter metido ao barulho o coitado do LWPM, deveria saber o que ele é, não? vc podia ser então grato visto que ficou a saber o que é o LWPM. Limitou-se a pescar isso num website e botar aqui no entanto teve azar porque conheço bem esse projecto.

Citação de: "tsahal"
Seria melhor afirmar que na area dos sistemas de 155mm rebocados, o M777A1/A2 é sim o melhor que ha visto que existem sistemas rebocados de 105mm. Isso do vehiculo rebocador ter que ser mais potente que a peça a rebocar é outra invenção moda Papatango visto que o M777 pode ser rebocado até por um Land Rover ou um Supacat HMT, dai ser Ultra Light Weight! E não digo isso baseado em sites mas sim porque vi com os meus próprios olhos. Falar de preços é inventar e especular mas se o Papatango sabe o preço é porque se calhar ja comprou algum.


Esta foi a primeira vez que se falou no sistema de tração do M777. Não fui eu que falei nele, foi você. É que você nem sequer se dar ao trabalho de ler o que você mesmo escreve.

Veja primeiro o que eu disse, e pior, veja o que você mesmo disse.
Um tractor de artilharia é o sistema motriz utilizado para transportar a peça.
Existem tractores feitos propositadamente e outros que são adaptados.

Nenhuma força militar que utilize artilharia rebocada deixará de considerar o sistema de tracção que vai utilizar.
Se você não quer chamar tractor de artilharia aquilo qeur reboca a peça, chame-lhe «filha da mãe» ou qualquer outra coisa, mas para mim é um tractor de artilharia a partir desse momento.
Quem trata com este tipo de temas tem que ter as ideias organizadas e tem que dar nomes às coisas ... :mrgreen:

Lembro mais uma vez:
A questão tem a ver com um post do Pereira Marques sobre uma peça de artilharia de 155mm para substituir o M114.

O que eu disse, foi que o M777 tem a vantagem de ser mais leve que o M114 e mais leve que o M198.

Uma peça de artilharia muito mais leve permite o transporte de maior numero de peças e sistemas de suporte dentro de uma aeronave.


Eu não sei o que é que você quer que eu lhe explique mais.

Só se for assim:


Um canhão grande, é puxado por um pópó grande
um canhão pequenino, pode ser puxado por um pópó pequenino
muitos popós pequeninos e um canhões pequeninos, podem ser metidos dentro do avião grande, enquanto que os pópós grandes e os canhões grandes não cabem...


Não sei mais como explicar o que disse.


Meu caro, se você se deu ao trabalho de se cobrir de ridiculo, apenas para dizer que vai estar com o pessoal da BAE systems, ficámos informados.
Tenha boa viagem.

Infelizmente não aprendemos nada consigo, mas talvez para a próxima...


Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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papatango

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« Responder #182 em: Agosto 03, 2009, 01:03:56 am »
Voltando à terra, e continuando com a questão dos sistemas de artilharia para o exército...

Citação de: "sivispacem"
Citação de: "papatango"
nota: O preço de três M777 é aproximadamente o preço de dois Leopard-2A6 em segunda mão. Tudo o que até hoje temos falado refere-se à possibilidade de utilizar o M198.

Cumprimentos

Obrigado pela pertinente explicação!

E perdoem-me a ignorância, mas o que raio pode ter uma peça de artilharia para custar tantos $$?????

Obrigado
Carlos Ferreira



Há varias referências ao preço estimado do sistema M777 e o valor mais recente anda por 1.1 a 1.3 milhões de Euros.
Evidentemente que estes contratos são sempre sujeitos a clausulas e muitas vezes a contrapartidas, mas é um valor de referência tendo em consideração que o M198 custava em volta de 400.000 Euros.

O preço do M777 é  justificado pela utilização intensiva de ligas especiais de metal, entre as quais o titânio, o que explica também a redução do peso da arma, que foi uma redução muito significativa, principalmente considerando o peso do anterior M198.

Mas todos os fabricantes, principalmente os norte-americanos (e a BAE Systems é praticamente uma empresa americana) abusam um bocado nos preços iniciais. Todos os sistemas parecem sempre extremamente caros quando são lançados e quando não existe um concorrente efectivo na praça.

O 2A36 russo de 152mm pode-se comprar por 300.000 Euros
(no Continente, claro :mrgreen: )
Ele atinge alvos a 28-33km e pesa 9 toneladas
O M777 pesa cerca de 4.7 toneladas e atinge alvos a 30-40km


Cumprimentos
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tsahal

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155mm
« Responder #183 em: Agosto 03, 2009, 01:36:18 am »
Agora vc mete o pereiramarques ao barulho. Eu esclareci o homem visto que ele falou no M777 e a LPM a sair em 2010, quando a fotografia na referia nada disso. Vc fala em preços do M777, acha sinceramente que sabe o preço de um?????

Não vou perder mais o meu tempo consigo vc n quer meter a informação nesse seu cerebro oco, problema seu.

Claro que vc aprendeu e muito, Visto que vc n se respeita a si mesmo n tem a coragem de admitir que aprendeu apenas repete a palavra ridiculo como se fosse uma criança a chorar. Vc é que fugia ao tema, eu sempre falei do M777 mas vc ia buscar as guerras mundiais, os cavalos, o LWPM, apesar de não saber o que é!

O tractor de artilharia não transporta a peça, rebocaaaaaaaaaaaa! Meta isso na sua cabeça e não afirme isso como fez no seu ultimo post. A peça não é posta na caixa do camião!
Vc defendeu que o eles eram pensados para as peças depois ja podiam ser adaptados depois da minha explicação. Isso do M777 ser mais leve toda a gente sabia dai ele ter o nome de Ultra Light Weight até fui que postei isso pela primeira vez, a questão era saber se podia ser rebocado (e não transportado) por uma viatura ligeira, vc defendeu que não e eu esclareci mas vc foi buscar o LWPM (viatura ligeira), as guerras, os cavalos, ect. Ainda pensei que fosse meter ao barulho o presidente da republica! Aquilo que afirmei quando comentei o seu post, a defendi sempre vc é que é mt sensivel e ficou magoado. A minha intenção n era essa mas sim apenas esclarecer a bem do forum mas vc é mt sensivel ou seja levou a mal.

Vc ao referir que o M777 era provavelmente o melhor devia ter referido nos 155mm visto que os 105mm são outra historia, depois eu disse que ele podia ser rebocado por uma viatura ligeira e n obrigatoriamente por uma pesada. Vc disse que tinha que ser rebocado por uma viatura mais potente. Potente em q? Em cavalos?????

Vc Papatango é como eu disse uma ave rara. Sempre que vc proferir informaçãoes erradas, aqui estarei (como tenho feito) para o elucidar. Opine sobre carros e motas, talvez se safe melhor porque de artilharia actual, zeroooooooo. E transmita ideias suas e não ideias pescadas na internet tipo o LWPM e a terminologia de APU. Mas a pior ideia que vc teve foi essa dos cavalos rebocarem o M777, essa foi de topo. é uma afirmação à sua imagem! Será que no Afeganistão os Americas e Canadas usam cavalos para rebocarem a peça????????hehe!
 

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tsahal

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BAE.
« Responder #184 em: Agosto 03, 2009, 01:57:10 am »
Agora o Papatango afirma que a Bae systems é uma empresa practicamente americana, hehe!!! Ele é Inglesa e bem Inglesa, até anuncia no metro de Londres. O M777 foi desenvolvido pela Inglesa ROYAL Ordonance para os USA que é o maior cliente da peça e que na epoca procurava uma peça de 155mm para substituir o M198 dos Marines. A peça é 30% fabricada em Inglaterra e a 70% nos USA numa das fabricas que a BAE tem por la.

Segundo a brochura do produto, o M777 tem um peso de 4218 e não cerca de 4.7 como afirmou o Papatango. A peça atinge alvos a 24.7km quando não assistida e a mais de 30km quando assistida. Tudo dependendo da munição e da carga inserida. Mais informação gratis para o bicho!
 

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tsahal

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M777.
« Responder #185 em: Agosto 03, 2009, 02:04:50 am »
Papatango deixo aqui a morada do fabricante do M777A1/A2, que é a BAE Systems Global Combat Systems, uma empresa Inglesa e sedeada em Inglaterra como poderá verificar. Espero que seja bom a geografia para não confundir United Kingdon com USA.

Global Combat Systems
Scotswood Road
Newcastle upon Tyne
NE99 1BX
United Kingdom
 

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sivispacem

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« Responder #186 em: Agosto 03, 2009, 08:33:04 am »
Citar


Há varias referências ao preço estimado do sistema M777 e o valor mais recente anda por 1.1 a 1.3 milhões de Euros.
Evidentemente que estes contratos são sempre sujeitos a clausulas e muitas vezes a contrapartidas, mas é um valor de referência tendo em consideração que o M198 custava em volta de 400.000 Euros.

O preço do M777 é  justificado pela utilização intensiva de ligas especiais de metal, entre as quais o titânio, o que explica também a redução do peso da arma, que foi uma redução muito significativa, principalmente considerando o peso do anterior M198.

Mas todos os fabricantes, principalmente os norte-americanos (e a BAE Systems é praticamente uma empresa americana) abusam um bocado nos preços iniciais. Todos os sistemas parecem sempre extremamente caros quando são lançados e quando não existe um concorrente efectivo na praça.

O 2A36 russo de 152mm pode-se comprar por 300.000 Euros
(no Continente, claro :mrgreen: )
Ele atinge alvos a 28-33km e pesa 9 toneladas
O M777 pesa cerca de 4.7 toneladas e atinge alvos a 30-40km


Cumprimentos


Obrigado Papatango. Sempre pensei que a atilharia (rebocada) fosse do hardware militar menos caro, mas pelo vistos estava fora da realidade

Cpmts
Carlos Ferreira
 

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papatango

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« Responder #187 em: Agosto 03, 2009, 12:24:28 pm »
Já agora, coloco aqui o meu comentário inicial ao assunto:

Citação de: "papatango"
O M777 é provavelmente a peça de artilharia rebocada mais moderna que existe no mundo.
As unidades ligeiras precisam de grande poder de fogo e capacidade para atirar a distâncias tão grandes quanto possível e com a maior precisão.

Mover uma simples bataria, não é apenas transportar as peças de artilharia. É necessário transportar o veículo rebocador (que precisa de ser mais potente se a peça for mais pesada).

:arrow:  É necessário um sistema de controlo de tiro e um sistema de comunicações que possa receber os pedidos de apoio das unidades avançadas.
:arrow: É necessaria uma capacidade minima para alimentar as tropas com rações de combate para pelo menos 48 horas (isto depende das condições no terreno e do lugar onde a força for colocada e das possibilidades de apoio por parte de unidades limitrofes).
:arrow: É necessário transportar combustível para os veículos ligeiros de apoio que são sempre necessários. Estes veículos fazem coisas como ir buscar comida se ela não chegar a tempo
(é que o pessoal nos fórums normalmente esquece-se de que um dos problemas mais complicados é conseguir alimentar a tropa. Mesmo em exercícios, quando não há comida as coisas começam a funcionar mal :mrgreen).

Isto tudo tem que ser transportado e apoiado, normalemnte por via aérea. Um sistema que pesa menos de 5 toneladas, implica a possibilidade de transportar uma bataria de seis M777 em quatro C-130.

Uma peça relativamente leve permite por exemplo o seu transporte por helicóptero.
Há uma quantidade de situações em que não é possível substituir uma peça de 155mm rebocada por outra não rebocada.

A complementaridade com os sistemas actuais também é determinante. Os actuais sistemas poderiam ser utilizados com armamento francês ou alemão, mas quem pagaria os custos do desenvolvimento do software ?

nota: O preço de três M777 é aproximadamente o preço de dois Leopard-2A6 em segunda mão. Tudo o que até hoje temos falado refere-se à possibilidade de utilizar o M198.

Cumprimentos



sivispacem -> O seu pressuposto está correcto. Na verdade as peças de artilharia estão entre os armamentos mais baratos, quando se analisa a proporção entre custo e dano.

Até aos anos 70 a antiga União Soviética continuava a basear a maior parte do seu fenomenal poder de fogo nas peças de artilharia rebocadas.

O que aconteceu, com o aparecimento das unidades mecanizadas e com os sistemas autopropulsados, foi o entendimento de que a mobilidade das forças era da maior importância especialmente nos cenários da Europa. As necessidades da guerra moderna levaram ao aparecimento de sistemas auto-propulsados que começaram a ser introduzidos durante a II guerra com o objectivo de permitir levar o poder da artilharia a apoiar rápidos avanços.

Mas mesmo quando já se estava a desenvolver a artilharia auto-propulsada existia já na altura a necessidade de peças de artilharia mais leves que pudessem ser transportadas em cima dos pobres dos burros.

É o caso das peças de artilharia de montanha, que em muitos casos podiam ser desmontadas para permitir o seu transporte.

As necessidades das guerras assimétricas que se têm vindo a desenvolver no mundo, levam a que as forças tenham os mesmos problemas quando têm que debater-se com inimigos em terrenos montanhosos ou então em terrenos com poucos ou nenhuns acessos como os do Afeganistão.

É por isso, que uma arma que pesa 4.7t (é o peso máximo da peça segundo o Global Security, e em movimento ela pesa cerca de 4.2t) se torna especialmente interessante, por causa de facilitar o transporte de uma unidade básica de artilharia a longas distâncias.

Quando uma força, pretende uma peça de artilharia e o objectivo é que essa peça esteja distribuída a uma unidade de grande mobilidade, o peso total é sempre da maior importância, daí a necessidade que os americanos tiveram em adoptar um tractor de artilharia adequado à especificação que o exército americano apresentou.

Em Portugal, uma unidade que utilize os M114, e os substitua pelos M198, que são muito mais poderosos mas também muito mais pesados perderá inevitavelmente mobilidade.
É por isso que um M777 seria sempre muito mais útil que um M198. Se não fosse assim os americanos não íam gastar dinheiro a mais para adquirir o sistema.

Um M777 pode ser transportado por um helicóptero EH-101 Merlin. Um M198 não.


Cumprimentos
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tsahal

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155mm.
« Responder #188 em: Agosto 03, 2009, 01:19:28 pm »
A unica peça de artilharia que permite o transporte é o M56 que está a ser retirado em todo o lado. Hoje em dia para levar peças e colocar em determinado ponto montanhoso não acessivel por estrada usa-se o heli-transporte. O equideo não consegue transportar o Light Gun ou o LG1 que são os 105mm mais usados na Europa. Pode haver uma peça qualquer de origem Russa mas desconheço.

Ontem vc afirma-va que eram rebocadas por cavalos hoje ja diz que são transportadas em cima, vês como aprendeu! Não pesque dados na internet Papatango, va à fonte de quem o constroi!
O USA usam qualquer camião para rebocar o M777 e não um com um  especifica, Papantango vc é mesmo uma ave mt rara, ficava bem na minha gaiola de aves!

Da BAE: Towing vehicles MTVR, FMTV, M800, M900 5-tonne trucks,
any 2.5-tonne truck and HMMWVs.

Onde vê um vehiculo especial Papatango?

Da BAE:
Fixed Wing C130, C141, C17, C5,
Roll-on Roll-off/LVAD
Rotary Wing CH53E, CH47D, MV22

Onde vê o AW 101 Papatango? Posso enviar-lhe a brochura do M777 se desejar, evitará dizer asneiras.
 

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Lightning

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Re: 155mm.
« Responder #189 em: Agosto 03, 2009, 02:23:10 pm »
Citação de: "tsahal"
Da BAE:
Fixed Wing C130, C141, C17, C5,
Roll-on Roll-off/LVAD
Rotary Wing CH53E, CH47D, MV22

Onde vê o AW 101 Papatango? Posso enviar-lhe a brochura do M777 se desejar, evitará dizer asneiras.


Não me parece que "só" essas aeronaves é que tenham capacidade de transporte dessa peça, os que estão na lista são sim os mais usados, são de origem americana :twisted:  e não aparecem na sua lista.

« Última modificação: Agosto 03, 2009, 02:27:38 pm por Lightning »
 

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papatango

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« Responder #190 em: Agosto 03, 2009, 02:24:38 pm »
tsahal : Você é parvo ou faz-se ?

Você não entende que se está a comportar como um puto de 10 anos a tentar entrar numa conversa de adultos ?
Não seja parvo e não chateie as pessoas. Se não tem nada para dizer cale o bico e volte para os brinquedos ou para a Playstation.

E é melhor deixar de colocar palavras na minha boca afirmando que eu disse não sei o quê, quando isso é absolutamente mentira. Até agora ninguém percebeu o que diabo é que você quer dizer e que tipo de tese é que defende.

O que eu disse está dito, e reafirmo tudo o que disse quantas vezes for necessário. Eu não tenho necessidade de provar nada a ninguém. Os meus parcos conhecimentos valem pelo que valem.

Você comporta-se como um puto, que agarra nuns quantos dados técnicos sobre equipamentos, mas não tem qualquer capacidade de visão estratégica ou táctica.
Isso ficou perfeitamente visível lendo os disparates que você escreveu e eu não tenho tempo para perder com putos reguilas.


Volto a pedir-lhe que leia o que está escrito e que se comporte como um homenzinho.

Estávamos a discutir quais as vantagens da utilização de um sistema mais leve sobre um sistema mais pesado e quais as vantagens de um sistema mais leve para um exército.
A questão dos cavalos, referi-a eu quando você começou a disparatar a a falar de assuntos que nada têm a ver com o que discutimos ou analisamos.

Você pode locomover qualquer sistema de artilharia rebocada com cavalos.
Os americanos têm um sistema primário de transporte diferente, consoante o tipo de peça de artilharia.

Se não tem nada a acrescentar que se aproveite (e infelizmente só tem dito disparates) então dedique-se a outro assunto, e não importune as pessoas que apenas estão a discutir amenamente uma questão.



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« Responder #191 em: Agosto 03, 2009, 03:04:10 pm »
O C160, C295 e C27 são mais pequenos dai n poderem levar um M777 no interior, logico não ou está a pensar que são transportados de forma suspensa???? Dai eles n referirem esses mesmos. A lista n é minha mas sim de quem fabrica a peça ou seja eles é que sabem. Quanto mais aeronaves eles terem para o M777 melhor não acha? Mas eles não vão inventar. Invenções é para outros. Ja viajei num C160 e num CN235 (mano do C295) e n me parece que consigam por dentro um M777! Posso enviar-lhe fotos do interior se desejar.

O facto de um qualquer heli ter uma capacidade de carga superior a um determinado sistema n significa que o pode transportar, ha depois varios factores a considerar, a estabilidade, as munições a transportar, os operadores e sistemas adicionais usados com a peça que são necessarios quando se projecta uma peça no TO. Sem eles ela n serve para nada.

No final são mais de 5 Toneladas!!!! La se vai a capacidade do AW 101 e EC 725 Caracal e companhia.

Papatango vc é mesmo uma ave rara para não dizer outra coisa visto que ao contrario de si recebi educação. Entendo que vc ja esteja stressado mas tenha calma. Vc tem inventado e sabe bem isso, desde os cavalos, a bae ser americana, o LWPM, camioes especiais para o M777 ect ect, a meter coisas ao barulho como as guerras mundiais, ect. Eu apenas estou aqui para corrigir os seus erros. Vc é que vai pescar coisas no globalsecurity como vc afirmou. Eu até à data apenas consultei o PDF do M777 para copiar dados e postar aqui.

Vc deve comer mt queijo, esquece mt rápido!
 

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tsahal

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« Responder #192 em: Agosto 03, 2009, 03:13:14 pm »
Lighting, vc não viu na lista o CH47????? Veja bem que aparece. Falta la o nome chinook tudo bem mas toda a gente sabe que o nome é CH 47 Chinook, como o C130 é Hercules, o C17 Globemaster, ect.
 

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« Responder #193 em: Agosto 03, 2009, 03:20:38 pm »
O utilizador tsahal, afirmou que eu inventei factos por diversas vezes neste fórum.

As afirmações são não só absurdas, como pode perfeitamente ser verificado através da leitura do que se encontra escrito, como além do mais são insultuosas.

Solicito em conformidade que a administração do Forumdefesa.com, se pronuncie sobre as mesmas e ajuize sobre se:

- Foi de minha parte proferida alguma afirmação que de alguma forma ainda que remota possa conter alguma inverdade.
- Se a Global Security, tem credibilidade suficiente para ser referência da CNN nos Estados Unidos, que entrevistou por diversas vezes o seu director, também será sem dúvida suficiente para o Forum Defesa.
- Eu nunca afirmei nada que não fosse público.
- Todas as referências e factos apresentados são públicos
- As referências ao contexto histórico, são normais no tratamento e discussão de qualquer tema, nomeadamente limitar

O utilizador tsahal, não está naturalmente a corrigir erros, que só existem na cabeça dele, está aqui unica e exclusivamente para criar problemas.

Infelizmente eu não tenho paciência nem tempo para ser insultado por um puto, reguila, que não lê o que está escrito, não entende o que está a ser discutido e inventa afirmações disparatadas para conseguir protagonismo.
Todos sabemos que este tipo de comportamento tem uma designação nos fórums da Internet.

Eu por mim, se for achado conveniente retiro-me.




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tsahal

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« Responder #194 em: Agosto 03, 2009, 03:30:33 pm »
Foi de minha parte proferida alguma afirmação que de alguma forma ainda que remota possa conter alguma inverdade diz agora o Papatango. Pense bem que ainda que vai ultrapassar o estado da remota inverdade.

Uma das inverdades mais caricatas foi dizer que a BAE é praticamente US quando na fonte global security duvido que venha lá isso e é uma coisa facil de saber para assim evitar erros. Não venha agora dizer que não disse papatango.

Para além de nervoso vc é um chorão ou seja uma criança mas chama criança aos outros. Deve ter um problema de personalidade.