Em primeiro lugar tsahal, eu não me sinto nunca magoado com o que quer que seja. No máximo posso sentir alguma pena.
Como você já mostrou que não estudou nada sobre o tema de que fala, deixe-me explicar-lhe.
A expressão «Tractor de Artilharia» designa um veículo feito especialmente para a função de rebocar uma peça de artilharia.
Desde que inventaram os automóveis que se produzem veículos que foram especialmente produzidos com o objectivo principal de operar como tractor de artilharia.
Temo-los desde o inicio da I Guierra Mundial.
É claro, que há sistemas motrizes que podem ser utilizados para a função sem terem sido inicialmente desenhados para isso: Cavalo, mulas e burros.
Posteriormente vários países se detiveram na necessidade de transportar a artilharia e após a I guerra a Alemanha começou a construir o primeiro grande exército mecanizado da História.
Nos planos alemães, estavam naturalmente os veículos destinados especialmente à função de tractor de artilharia. Os veículos das séries SdKfz-8, SdKfz-6, SdKfz-11, SdKfz-7 e SdKfz-9, por essa ordem, foram concebidos para a função de rebocar peças de artilharia.
Os exércitos que não tinham atingido esse tipo de sofisticação adaptaram veículos para essa função, mas quer soviéticos quer americanos quer britânicos, fizeram as suas opções e colocaram as suas encomendas para veículos de transporte, considerando as armas que eles deveriam rebocar, juntamente com a guarnição da arma e as munições, e isto dependendo do tipo de unidade de artilharia em que iriam servir e da forma como a unidade estaria enquadrada na estrutura de um exército de um corpo de exército, de uma divisão ou de um regimento.
Mesmo depois da II Guerra Mundial, quando os russos lançaram por exemplo o GAZ URAL-4320 no inicio dos anos 60, eles consideraram-no em função do óbus D-20 (2A65) de 152mm.
Ou seja, desde que há camiões e artilharia para rebocar, que nenhuma força militar adquire camiões, sem considerar a sua adequação para rebocar as suas peças de artilharia.
A potência, capacidade de carga e capacidade de reboque, são sempre estudadas e testadas para verificar a sua adequação às necessidades.
Portanto, aquilo que você chama uma barbaridade, é um facto histórico.
O que é uma barbaridade, é que alguém que era suposto ter conhecimentos sobre estes temas, faça uma figura tão triste quanto a que você está a fazer.
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A Auxiliary Power Unit das peças de artilharia mais modernas e mais pesadas tsahal, não substitui a necessidade de um reboque. A APU serve para manobra local e é adequada para facilitar as operações de apoio de fogo, ao permitir alterar o alvo com muito mais facilidade, coisa que sem a APU ainda tem que ser feita à mão ou de forma mais ou menos arcaica.
N preciso de voltar a repetir visto que vc finalmente ja entendeu que qualquer viatura militar 4x4 ligeira pode rebocar o M777
Meu caro, eu acho que o que você não precisa é de fazer figuras tristes.
Eu não sinto qualquer necessidade de provar nada a ninguém.Se eu afirmo que até com cavalos é possivel rebocar um M777, é obvio que isso implica que qualquer viatura ligeira o poderia mover não acha ?
tsahal. Você está a meter os pés pelas mãos, porque não percebeu o inicio da discussão.
Limite-se à questão inicial, que verá que é mais facil discuti-la.
Volto a pedir-lhe:
Leia primeiro com atenção o que está escrito, e faça como eu.
Eu parto sempre do principio de que o meu interlocutor sabe mais que eu.
Até prova em contrário ...
:roll:
Cumprimentos