KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1005 em: Novembro 10, 2020, 10:11:50 pm »
Foram hoje divulgadas as primeiras imagens da primeira célula KC-390 Millennium destinada à Força Aérea Portuguesa (FAP), no seguimento da realização da “Critical Design Review” do programa.

http://www.passarodeferro.com/2020/11/primeiras-imagens-do-primeiro-kc-390-da.html?m=1

A cor das asas será a final?


Ainda não está pintado...

Meu rico A-400M...

NOSSO RICO A400, queres tú dizer !!!

Abraços

Eu já só pedia a redução da frota de KC e investir em 2 MRTT, que seriam muito mais versáteis.  :-X

Quatro C130H modernizados, 2 MRTT e dois Kc. Pronto, já fui tomar a medicação...  :mrgreen: :mrgreen:

https://www.shephardmedia.com/news/mil-log/first-french-c-130h-cockpit-modernised/

https://www.sae.org/news/2019/06/l3-makes-its-c-130-modernization-package-available-to-global-operators





https://defpost.com/portuguese-air-force-selects-collins-aerospace-for-c-130h-hercules-aircraft-modernization-effort/





Cumprimentos

Se tivessem modernizado os 4 existentes, com o programa da Collins Aerospace e completados com 2 A-400M, estaríamos bem melhor.

Sem dúvida e poupariamos largas centenas de milhões de euros.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Vitor Santos

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1006 em: Novembro 17, 2020, 01:15:58 pm »
A FAP já não será a única Força Aérea da NATO a operar o KC-390:

Citar
Hungria assina contrato para aquisição de duas aeronaves multimissão KC-390 Millennium


O Governo Húngaro e a Embraer assinaram hoje um contrato para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão de nova geração Embraer C-390 Millennium, na configuração de reabastecimento aéreo (AAR), designado KC-390.

Além disso, estão contemplados no contrato treinamento de pilotos e técnicos, bem como outros serviços e suporte. A aquisição é parte do processo de fortalecimento das Forças Armadas da Hungria, especificamente nas funções de transporte aéreo tático, AAR e evacuação médica, bem como em outras missões de interesse público. As entregas estão programadas para começar em 2023.

“Após a aquisição de aeronaves de transporte aéreo de pessoal em 2018, a aeronave KC-390 será entregue à Hungria, em 2023 e 24, com capacidade tanto de lançar grandes cargas militares em um ambiente operacional como de reabastecimento aéreo. Estamos adquirindo uma frota de transporte multimissão para que as Forças Armadas da Hungria cumpram, de maneira soberana, a mais ampla gama de tarefas no âmbito nacional”, disse Gáspár Maróth, Comissário do Governo para o Desenvolvimento da Defesa.

“Estamos honrados por termos sido selecionados pelo Governo Húngaro e pelas Forças Armadas da Hungria para fornecer a aeronave de transporte multimissão mais avançada disponível no mercado”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A Hungria é a segunda nação europeia e membro da OTAN a selecionar o C-390 Millennium, uma aeronave altamente capaz que oferece excelente produtividade por meio de combinação incomparável de velocidade, carga útil e reconfiguração rápida para operações multimissão.”

O KC-390 para as Forças Armadas da Hungria será o primeiro do mundo com a opção de configuração para Unidade de Terapia Intensiva, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias. A aeronave atende plenamente aos requisitos das Forças Armadas da Hungria, podendo realizar diversos tipos de missões militares e civis, incluindo Apoio Humanitário, Evacuação Médica, Busca e Resgate, Transporte de Carga e Tropas, Lançamento de Carga de Precisão, Operações de Paraquedistas e AAR. Estes KC-390 são totalmente compatíveis com as operações da OTAN, não apenas em termos de hardware, mas também em sua configuração de aviônica e comunicações. Além disso, o sistema de reabastecimento do KC-390, de sonda e cesto, permite à aeronave reabastecer o JAS 39 Gripen húngaro, bem como outras aeronaves que usam a mesma tecnologia.



O C-390 Millennium está totalmente operacional e, desde o recebimento da primeira aeronave, em 2019, a Força Aérea Brasileira utilizou o avião em diversas missões críticas no Brasil e no exterior com alto grau disponibilidade. Adicionalmente, o Governo de Portugal assinou um contrato para a aquisição de cinco C-390 Millennium em 2019 que se encontram atualmente na linha de produção e estarão em serviço em 2023.

O C-390 é um jato de transporte tático projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são a mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil. O C-390 Millennium e a variante KC-390 voam mais rápido e carregam mais carga e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização. Um número minimizado de inspeções e manutenção sob demanda, combinados com sistemas e componentes altamente confiáveis, reduzem o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.


 :arrow:   https://www.cavok.com.br/hungria-assina-contrato-para-aquisicao-de-duas-aeronaves-multimissao-kc-390-millennium
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1007 em: Novembro 17, 2020, 02:30:38 pm »
A FAP já não será a única Força Aérea da NATO a operar o KC-390:

Citar
Hungria assina contrato para aquisição de duas aeronaves multimissão KC-390 Millennium


O Governo Húngaro e a Embraer assinaram hoje um contrato para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão de nova geração Embraer C-390 Millennium, na configuração de reabastecimento aéreo (AAR), designado KC-390.

Além disso, estão contemplados no contrato treinamento de pilotos e técnicos, bem como outros serviços e suporte. A aquisição é parte do processo de fortalecimento das Forças Armadas da Hungria, especificamente nas funções de transporte aéreo tático, AAR e evacuação médica, bem como em outras missões de interesse público. As entregas estão programadas para começar em 2023.

“Após a aquisição de aeronaves de transporte aéreo de pessoal em 2018, a aeronave KC-390 será entregue à Hungria, em 2023 e 24, com capacidade tanto de lançar grandes cargas militares em um ambiente operacional como de reabastecimento aéreo. Estamos adquirindo uma frota de transporte multimissão para que as Forças Armadas da Hungria cumpram, de maneira soberana, a mais ampla gama de tarefas no âmbito nacional”, disse Gáspár Maróth, Comissário do Governo para o Desenvolvimento da Defesa.

“Estamos honrados por termos sido selecionados pelo Governo Húngaro e pelas Forças Armadas da Hungria para fornecer a aeronave de transporte multimissão mais avançada disponível no mercado”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A Hungria é a segunda nação europeia e membro da OTAN a selecionar o C-390 Millennium, uma aeronave altamente capaz que oferece excelente produtividade por meio de combinação incomparável de velocidade, carga útil e reconfiguração rápida para operações multimissão.”

O KC-390 para as Forças Armadas da Hungria será o primeiro do mundo com a opção de configuração para Unidade de Terapia Intensiva, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias. A aeronave atende plenamente aos requisitos das Forças Armadas da Hungria, podendo realizar diversos tipos de missões militares e civis, incluindo Apoio Humanitário, Evacuação Médica, Busca e Resgate, Transporte de Carga e Tropas, Lançamento de Carga de Precisão, Operações de Paraquedistas e AAR. Estes KC-390 são totalmente compatíveis com as operações da OTAN, não apenas em termos de hardware, mas também em sua configuração de aviônica e comunicações. Além disso, o sistema de reabastecimento do KC-390, de sonda e cesto, permite à aeronave reabastecer o JAS 39 Gripen húngaro, bem como outras aeronaves que usam a mesma tecnologia.



O C-390 Millennium está totalmente operacional e, desde o recebimento da primeira aeronave, em 2019, a Força Aérea Brasileira utilizou o avião em diversas missões críticas no Brasil e no exterior com alto grau disponibilidade. Adicionalmente, o Governo de Portugal assinou um contrato para a aquisição de cinco C-390 Millennium em 2019 que se encontram atualmente na linha de produção e estarão em serviço em 2023.

O C-390 é um jato de transporte tático projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são a mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil. O C-390 Millennium e a variante KC-390 voam mais rápido e carregam mais carga e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização. Um número minimizado de inspeções e manutenção sob demanda, combinados com sistemas e componentes altamente confiáveis, reduzem o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.


 :arrow:   https://www.cavok.com.br/hungria-assina-contrato-para-aquisicao-de-duas-aeronaves-multimissao-kc-390-millennium

Os Húngaros, foram bem mais inteligentes que os Lusos, fizeram o que nós deveriamos ter feito, adquirir no máximo uns dois 390, e depois de terem sido bem testados, então sim se fosse conveniente e útil para a FAP, adquirir mais no máximo duas unidades, mas só depois de termos adquirido uma aeronave de transporte com capacidades bem superiores aos 390/C's.







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« Última modificação: Novembro 17, 2020, 02:44:04 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1008 em: Novembro 17, 2020, 03:17:25 pm »
 É que existe um dado na equação também importante. A Hungria já possui uma aeronave ao seu serviço com capacidade estratégica, o C-17A. A opção do Millennium tem a ver com uma lacuna e necessidade premente nas missões de reabastecimento em vôo que o país tinha e
 que vai ser a sua missão principal. E a missão secundária, o transporte de carga e de tropas como aeronave complementar do C-17 e em que a missão não justifique a utilização da aeronave maior. Daí a opção por um nº reduzido de aeronaves.

Agora o facto da Embraer conseguir vender estes 2 KC-390 à Hungria em nada altera a decisão errada e o erro clamoroso do governo português em optar por esta aeronave. A situação mantém-se: Portugal optou por uma aeronave que nada tem a ver com os interesses nacionais, missões da FAP e dos contribuintes. Sendo uma decisão meramente política como foi os kamov's, siresps etc. E não sustentada em nenhum critério objectivo de nível operacional e estratégico. Recorrendo apenas à justificação falaciosa e de propaganda de Portugal ter participação activa no projecto.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1009 em: Novembro 17, 2020, 04:33:00 pm »
Os C17 não são de um concorcio de 10 nações mas baseados na Hungria (só vejo como aeronaves próprias o 319 e Falcon ?

https://www.airforcemag.com/article/1011c-17s/

Citar
An experiment in military airlift, playing out at a former Warsaw Pact base in central Hungary, is being watched with great interest by many members of NATO.

Twelve nations have come together to jointly own and operate a trio of C-17 heavy cargo aircraft, sharing flying hours and costs according to their various needs. If the experiment succeeds, it could be a model for how NATO members, pressed by withering defense budgets, can buy military capabilities they must have, at a price they can bear.

So far—and to the surprise of many—the experiment seems to be a success. The arrangement, called the Strategic Airlift Capability (SAC), is unique. The consortium comprises 10 NATO members and two other countries.

The US contributed one of three C-17s, a third of the personnel, and a third of the cost. Hungary offered Papa—an underused base fairly central to member countries in Eastern Europe—as the unit headquarters and operating location. Most participants provide aircrews; some of the less affluent countries provide security forces and other personnel for the base. The three C-17s bear the markings of Hungary and the minimalist identifier “SAC.”

Cumprimentos
« Última modificação: Novembro 17, 2020, 04:33:32 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1010 em: Novembro 17, 2020, 05:39:24 pm »
Os C17 não são de um concorcio de 10 nações mas baseados na Hungria (só vejo como aeronaves próprias o 319 e Falcon ?

https://www.airforcemag.com/article/1011c-17s/

Citar
An experiment in military airlift, playing out at a former Warsaw Pact base in central Hungary, is being watched with great interest by many members of NATO.

Twelve nations have come together to jointly own and operate a trio of C-17 heavy cargo aircraft, sharing flying hours and costs according to their various needs. If the experiment succeeds, it could be a model for how NATO members, pressed by withering defense budgets, can buy military capabilities they must have, at a price they can bear.

So far—and to the surprise of many—the experiment seems to be a success. The arrangement, called the Strategic Airlift Capability (SAC), is unique. The consortium comprises 10 NATO members and two other countries.

The US contributed one of three C-17s, a third of the personnel, and a third of the cost. Hungary offered Papa—an underused base fairly central to member countries in Eastern Europe—as the unit headquarters and operating location. Most participants provide aircrews; some of the less affluent countries provide security forces and other personnel for the base. The three C-17s bear the markings of Hungary and the minimalist identifier “SAC.”

Cumprimentos

 Não foi isso que eu disse, meu caro. O que foi referido é que as aeronaves estavam ao serviço da Hungria. Qualquer pessoa minimamente informada sabe que as 3 aeronaves pertencem ao SAC. A Hungria e os outros países têm direito a um x nº de horas vôo anuais de utilização. Por isso pode não fazer formalmente parte do inventário, mas tem a aeronave à disposição para efectuar as suas missões. Isto para não mencionar que esses C-17 ostentam o "roundel" da Força Aérea Húngara.

É como os A330MRTT do Multinational Multi-Role Tanker Transport Fleet (MMF) da NATO. Não fazem parte formal dos inventários das FA's dos países membros mas estão ao serviço e executam missões para esses países.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1011 em: Novembro 18, 2020, 09:51:08 am »
De acordo com as notícias, o KC-390 é vendido para nós muito mais caro do que para os hungaros!
Para a Hungria: 126 milhões de euros cada unidade.
Para Portugal: 165 milhões cada...

A que propósito??!  Alguém me pode esclarecer?
Porque somos país amigo e fraterno do fabricante...?

Mas que belo negócio os nossos governantes fizeram!...

Cumprimentos
« Última modificação: Novembro 18, 2020, 09:53:39 am por Francisco Ferreira »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1012 em: Novembro 18, 2020, 10:00:33 am »
De acordo com as notícias, o KC-390 é vendido para nós muito mais caro do que para os hungaros!
Para a Hungria: 126 milhões de euros cada unidade.
Para Portugal: 165 milhões cada...

A que propósito??!  Alguém me pode esclarecer?
Porque somos país amigo e fraterno do fabricante...?

Mas que belo negócio os nossos governantes fizeram!...

Cumprimentos

A compra de material militar tem muitas variáveis, está mais para comparar 2 seguros que comparar 2 carros... é necessário verificar os detalhes: se terão simulador, pacote manutenção, custo de integração da suite EW, etc...

Mas o custo para 5 unidades não era menor?

Citar
- aquisição de cinco aeronaves KC-390 e de um simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A.:  (euro) 606.158.571,00;

- serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Netherlands B. V.,: (euro) 109.817.204,00;

- aquisição dos equipamentos de guerra eletrónica (EW Suite) para as aeronaves KC-390, à Elbit Systems EW and Sigint - Elisra: (euro) 44.969.053,00;

- despesas, não incluídas no número anterior: (euro) 66.388.172,00, nomeadamente:

a) A aquisição à International Aero Engines AG (IAE) dos serviços de sustentação logística dos motores;

b) A aquisição ao Governo dos Estados Unidos da América (EUA) dos equipamentos a fornecer pelo Estado Português à Embraer para instalação nas aeronaves (Government Furnished Equipment - GFE);

c) A aquisição dos equipamentos de apoio no solo (Ground Support Equipment - GSE) e demais equipamentos específicos não incluídos nos contratos a que se refere o n.º 1, necessários à execução dos vários elementos de missão;

d) A aquisição da infraestrutura SI/TIC para suportar os sistemas de treino e apoio à missão;

e) A construção e ou adaptação das infraestruturas necessárias à sua operação a partir da Base Aérea n.º 6; e

f) As demais despesas indispensáveis ao acompanhamento e fiscalização do programa.
« Última modificação: Novembro 18, 2020, 10:13:03 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1013 em: Novembro 18, 2020, 10:46:19 am »
De acordo com as notícias, o KC-390 é vendido para nós muito mais caro do que para os hungaros!
Para a Hungria: 126 milhões de euros cada unidade.
Para Portugal: 165 milhões cada...

A que propósito??!  Alguém me pode esclarecer?
Porque somos país amigo e fraterno do fabricante...?

Mas que belo negócio os nossos governantes fizeram!...

Cumprimentos

A compra de material militar tem muitas variáveis, está mais para comparar 2 seguros que comparar 2 carros... é necessário verificar os detalhes: se terão simulador, pacote manutenção, custo de integração da suite EW, etc...

Mas o custo para 5 unidades não era menor?

Citar
- aquisição de cinco aeronaves KC-390 e de um simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A.:  (euro) 606.158.571,00;

- serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Netherlands B. V.,: (euro) 109.817.204,00;

- aquisição dos equipamentos de guerra eletrónica (EW Suite) para as aeronaves KC-390, à Elbit Systems EW and Sigint - Elisra: (euro) 44.969.053,00;

- despesas, não incluídas no número anterior: (euro) 66.388.172,00, nomeadamente:

a) A aquisição à International Aero Engines AG (IAE) dos serviços de sustentação logística dos motores;

b) A aquisição ao Governo dos Estados Unidos da América (EUA) dos equipamentos a fornecer pelo Estado Português à Embraer para instalação nas aeronaves (Government Furnished Equipment - GFE);

c) A aquisição dos equipamentos de apoio no solo (Ground Support Equipment - GSE) e demais equipamentos específicos não incluídos nos contratos a que se refere o n.º 1, necessários à execução dos vários elementos de missão;

d) A aquisição da infraestrutura SI/TIC para suportar os sistemas de treino e apoio à missão;

e) A construção e ou adaptação das infraestruturas necessárias à sua operação a partir da Base Aérea n.º 6; e

f) As demais despesas indispensáveis ao acompanhamento e fiscalização do programa.

Os nossos 390, ficam por 121,3 milhões cada aeronave, estou a falar do custo só das aeronaves.

Abraços

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1014 em: Novembro 18, 2020, 10:48:56 am »
Os nossos 390, ficam por 121,3 milhões cada aeronave, estou a falar do custo só das aeronaves.

Mas esses 121,3 milhões inclui o simulador, certo?
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1015 em: Novembro 18, 2020, 11:26:33 am »
Os nossos 390, ficam por 121,3 milhões cada aeronave, estou a falar do custo só das aeronaves.

Mas esses 121,3 milhões inclui o simulador, certo?

LM, eu escrevi só aeronaves.......o simulador é outra rubrica com um custo próprio, e está orçamentado juntamente com a sustentação logistica dos 390 que é de cerca de cento e poucos milhões.

Abraços 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1016 em: Novembro 18, 2020, 11:37:16 am »
Tenente, acho que o LM tem razão. O custo das aeronaves inclui o simulador e na sustentação também está incluído o binómio aeronaves/simulador.

Citar
- aquisição de cinco aeronaves KC-390 e de um simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A.:  (euro) 606.158.571,00;

- serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Netherlands B. V.,: (euro) 109.817.204,00;
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1017 em: Novembro 18, 2020, 11:49:55 am »
Tenente, acho que o LM tem razão. O custo das aeronaves inclui o simulador e na sustentação também está incluído o binómio aeronaves/simulador.

Citar
- aquisição de cinco aeronaves KC-390 e de um simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A.:  (euro) 606.158.571,00;

- serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Netherlands B. V.,: (euro) 109.817.204,00;

Tens razao o simulador está incluido no custo total dos cinco acft, erro meu, o que baixa ainda um pouco o custo/aeronave para uns 110/115 milhoes.

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1018 em: Novembro 18, 2020, 11:52:10 am »
Os C17 não são de um concorcio de 10 nações mas baseados na Hungria (só vejo como aeronaves próprias o 319 e Falcon ?

https://www.airforcemag.com/article/1011c-17s/

Citar
An experiment in military airlift, playing out at a former Warsaw Pact base in central Hungary, is being watched with great interest by many members of NATO.

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So far—and to the surprise of many—the experiment seems to be a success. The arrangement, called the Strategic Airlift Capability (SAC), is unique. The consortium comprises 10 NATO members and two other countries.

The US contributed one of three C-17s, a third of the personnel, and a third of the cost. Hungary offered Papa—an underused base fairly central to member countries in Eastern Europe—as the unit headquarters and operating location. Most participants provide aircrews; some of the less affluent countries provide security forces and other personnel for the base. The three C-17s bear the markings of Hungary and the minimalist identifier “SAC.”

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 Não foi isso que eu disse, meu caro. O que foi referido é que as aeronaves estavam ao serviço da Hungria. Qualquer pessoa minimamente informada sabe que as 3 aeronaves pertencem ao SAC. A Hungria e os outros países têm direito a um x nº de horas vôo anuais de utilização. Por isso pode não fazer formalmente parte do inventário, mas tem a aeronave à disposição para efectuar as suas missões. Isto para não mencionar que esses C-17 ostentam o "roundel" da Força Aérea Húngara.

É como os A330MRTT do Multinational Multi-Role Tanker Transport Fleet (MMF) da NATO. Não fazem parte formal dos inventários das FA's dos países membros mas estão ao serviço e executam missões para esses países.

Correcto. Possivelmente os húngaros até terão mais algumas horas que outros parceiros pois cedem a base e suas infraestruturas (para não falar dos dois 319 seus, que pelo menos tropas podem levar). O que nos leva a outra pergunta: O porque de Portugal não fazer parte do Sac e ter o seu número de horas disponível?



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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1019 em: Novembro 18, 2020, 01:41:25 pm »
Podíamos e devíamos fazer parte de um desses "consórcios" com aeronaves de transporte estratégico, arrumar 2 dos 5 KC, e no seu lugar ter 2 MRTT. Queriam uma capacidade logística melhor que esta?