Chaimite

  • 340 Respostas
  • 134103 Visualizações
*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Chaimite
« Responder #255 em: Agosto 09, 2010, 10:02:25 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Isto tem de ser visto numa perspectiva de custo-benefício. Se os Chaimite tiverem de ser totalmente reconstruídos, motor, transmissão, comunicações e, eventualmente, blindagem, pode ficar mais caro do que comprar novo...

Por outro lado também deve tido em consideração que o Chaimite/M1117 são demasiado pesados e gastadores de combustíveis para forças policiais, mas provavelmente também têm blindagem insuficiente em termos de guerra convencional (i.e. sistemas anti-carro) para serem operados pelas forças armadas...

Outra eventualidade é fazer essa modernização/reconstrução não nas BRAVIA V-200 Chaimite, que são das décadas de 60/70 remotorizados na década de 80, mas sim nas Cadillac-Gage V-150 Commando, que no caso português foram construídas em 1988/89...Por outro lado, o facto de as V-150 Commando portugueses serem da versão com canhão de 90mm pode implicar que o chassis/estrutura possa estar tão ou mais afectado do que as Chaimite, devido à absorção do recuo da referida peça...Portanto é fazer a tal análise custo-benefício.

Já alguém daqui experimentou andar numa chaimite com frio?
Já alguém daqui experimentou travar uma chaimite?
Já alguém daqui sabe que já nem peças há ?
Já alguém daqui experimentou fechar as escotilhas das actuais chaimites com chuva e ver a agua entrar ?
Já alguém daqui sabe de quantos em quantos kilometros em média elas tem que entrar em oficina ?
Já alguém daqui experimentou tentar advinhar quando mudar de depósito de combustivel ?
Alguém daqui sabe como está o sistema eléctrico das viaturas e o que isso significa em termos de consumo e varias por exemplo de lampadas ?
E pontes traseiras ??? Sabem quanto tempo duram ?
E conduzir, já alguém a conduziu, para sentir o panico de não saber se ela reage quando curva, se trava, se volta a pegar quando se desliga ?

Eu sei !!!!

E por isso digo é tempo da Chaimite passar a ter um local de destaque no museu militar e acompanhada de uma menção honrosa a todos os mecanicos que fazem milagres todos os dias nessas viaturas.

Já agora uma pergunta maldosa  :mrgreen:  Onde se situa a chave de ignição da chaimite ???

Qualquer viatura actual é melhor, seja o que for, basta ser nova !
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20062
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Chaimite
« Responder #256 em: Agosto 10, 2010, 11:21:00 am »
Voador...seu reaccionário, as viaturas ainda vão ser usadas pelos teus netos (se isto continua assim...). :oops:

Só espero que as coisas andem, porque o pessoal já se quaixava das viaturas às 10 anos, nem quero pensar agora.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Chaimite
« Responder #257 em: Agosto 18, 2010, 05:52:30 am »
boas!

meus amigos registei-me no forum so para dizer isto:

ainda nesta semana os bombeiros de viana retiraram do quartel viaturas que ja estavam para museu para apagar fogos por ffalta de material

Que axam de adaptar a chaimite para combate a fogos florestais?

Ficava o lugar do condutor e do "operador de agulheta!" atraz colocava-se o deposito de agua ,em cima uma potente agulheta automatica
Uma viatura de ataque a incendios florestais!
No inicio de cada epoca distribuiam-se ai pelas serras e corporaçoes de bombeiros!

a remodelaçao seria barata era so o tanque de agua mais a agulheta

Ja tou a imaginar uma chaimite pintada de amarelo e vermelho e com o simbolo da proteçao civil!
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Chaimite
« Responder #258 em: Agosto 18, 2010, 12:10:26 pm »
Citação de: "chaimites"
boas!

meus amigos registei-me no forum so para dizer isto:

ainda nesta semana os bombeiros de viana retiraram do quartel viaturas que ja estavam para museu para apagar fogos por ffalta de material

Que axam de adaptar a chaimite para combate a fogos florestais?

Ficava o lugar do condutor e do "operador de agulheta!" atraz colocava-se o deposito de agua ,em cima uma potente agulheta automatica
Uma viatura de ataque a incendios florestais!
No inicio de cada epoca distribuiam-se ai pelas serras e corporaçoes de bombeiros!

a remodelaçao seria barata era so o tanque de agua mais a agulheta

Ja tou a imaginar uma chaimite pintada de amarelo e vermelho e com o simbolo da proteçao civil!

Eu pergunto-me se seria economicamente viável (manutenção e combustível), para as corporações de bombeiros terem esse tipo de equipamentos.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8585
Re: Chaimite
« Responder #259 em: Agosto 18, 2010, 12:22:57 pm »
nelson38899
Citar
Eu pergunto-me se seria economicamente viável (manutenção e combustível), para as corporações de bombeiros terem esse tipo de equipamentos.

E eu pergunto-me que tipo de tanque de agua poderia levar uma chaimite (quantos litros), é que se uma chaimite não tiver capacidade para uns bons litros não serve, claro que não faço idéia de quantos litros deveria levar para ser viável, isso de manutenção não sei se seria assim tão caro, uma vez que existe ainda um bom número de viaturas, quanto ao combustível bebe uma chaimite assim tanto c34x
 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: Chaimite
« Responder #260 em: Agosto 18, 2010, 12:55:08 pm »
Chaimites não digo…até porque são blindados de rodas e acabam por ter as mesmas limitações das viaturas normais dos bombeiros…mas uns M-113 adaptados à função de combate a incêndios, talvez fosse uma forma de contornar o problema da falta de acessos a determinadas zonas.
Vários países utilizam este tipo de viaturas no combate a incêndios e noutras funções.
Talvez um tema para um outro tópico.
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Chaimite
« Responder #261 em: Agosto 18, 2010, 04:32:11 pm »
Citação de: "LuisC"
mas uns M-113 adaptados à função de combate a incêndios, talvez fosse uma forma de contornar o problema da falta de acessos a determinadas zonas.

Penso que seja isto a que te referes..
Na Dinamarca:



 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Chaimite
« Responder #262 em: Agosto 18, 2010, 04:46:36 pm »
A ideia é boa, mas é preciso lembrar o imenso calor que se iria fazer sentir dentro da viatura, isso teria que ter obrigatoriamente um ar condicionado para refrigerar caso contrário ninguém ia resistir muito tempo dentro do forno.
 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: Chaimite
« Responder #263 em: Agosto 19, 2010, 01:04:33 am »
Citação de: "Camuflage"
A ideia é boa, mas é preciso lembrar o imenso calor que se iria fazer sentir dentro da viatura, isso teria que ter obrigatoriamente um ar condicionado para refrigerar caso contrário ninguém ia resistir muito tempo dentro do forno.

Presumo que sejam feitas as alterações no sentido de proteger a tripulação do calor que se possa fazer sentir no interior do veículo.


Citação de: "Crypter"
Penso que seja isto a que te referes..
Na Dinamarca:

Na Dinamarca e não só:

 

*

jonhfx

  • 50
  • +0/-0
Re: Chaimite
« Responder #264 em: Agosto 19, 2010, 11:42:00 am »
Parece ser um "Marder" que tem muito maior capacidade de do que o M 113.
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Chaimite
« Responder #265 em: Agosto 19, 2010, 03:57:52 pm »
boas!

quanto a custos de combustivel pelo que li uma chaimite gasta serca de 36 litros aos 100

UM CANADAIR custa 6500 euros por hora de voo e se nao houver equipas no terreno o seu trabalho nao vale de nada e completamente inutil

ainda esta semana assisti a isso, um efectuou 6 descargas no mesmo local,veio a noite, foi embora e ficou tudo a arder,  tal como quando ele começou a descarregar

 Um dia depois enviaram 4 airtrator AT-1002A-estes avioes para combate ao fogo floretal sao  UMA AUTENTICA ANEDOTA a agua por ser tao pouca  perde-se toda  evapora-se antes de chegar ao chao! (sei do que falo estava no terreno)

 Enviar um AIRTRATOR AT1002A para um fogo florestal e gozar com os impostos dos Portugueses, ou quem compra o material numca esteve no terreno
 
Tal como na guerra um bombardeamento aereo so serve para aterdoar o inimigo  se nao houver tropa em terra.......

sendo a floresta uma riqueza nacional porque nao soam as sirenes por esses quarteis fora  e sai a tropa toda para o monte?
 estao nos quarteis a disparar polvora seca pra que?

em espinho as maquinas devem ganhar ferrugem por falta de uso
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Chaimite
« Responder #266 em: Agosto 19, 2010, 04:15:42 pm »
Citação de: "chaimites"
sendo a floresta uma riqueza nacional porque nao soam as sirenes por esses quarteis fora  e sai a tropa toda para o monte?
 estao nos quarteis a disparar polvora seca pra que?


Até lhe respondia mas duvido que o tópico da Chaimite seja minimamente adequado para esta discussão...
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Chaimite
« Responder #267 em: Agosto 19, 2010, 05:33:15 pm »
Boas!

eu so fiz a pergunta que ouço cada vez que o fogo chega as portas de alguma aldeia perdida na serra

vou lançar o topico

quero ouvir as respostas dos entendidos
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Chaimite
« Responder #268 em: Agosto 19, 2010, 08:55:45 pm »
Citação de: "chaimites"
Boas!

eu so fiz a pergunta que ouço cada vez que o fogo chega as portas de alguma aldeia perdida na serra

vou lançar o topico

quero ouvir as respostas dos entendidos

Sem duvida que a tua pergunta é pertinente, mas as V 200 chaimite estão muito cansadas e seria económicamente inviável transformá-las, mas sim dever-se-ia pensar em dotar uma unidade co meios dos que tu sugeres. Em vez de aeronaves carissimas de eficacia no minimo dubia.
Sabias que no 14 de Julho, dia da França no desfile sob o arco do triunfo, a força "militar" mais aplaudida são os bombeiros !!!!
Aqui é que há demasiados pruridos e quintas e....interesses económicos e as unidades de engenharia militar, o pouco material que teem está em muito mau estado.
O dinheiro que se gasta em horas de voo, de algumas aeronaves- não todas, dava muito bem para equipar este tipo de força, mas assim as empresas de aviação, os comandantes de bombeiros que são socios de empresas de transformação de viaturas de combate a incendios, etc, etc iam perder muito dinheiro  :G-bigun:
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Chaimite
« Responder #269 em: Setembro 27, 2010, 06:17:46 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva