Missões para os Fuzileiros... para quando?

  • 46 Respostas
  • 16666 Visualizações
*

Dead_Corpse

  • 42
  • +0/-0
Missões para os Fuzileiros... para quando?
« em: Dezembro 05, 2008, 07:19:42 pm »
Alguém me consegue explicar o porquê de não haver missões para os Fuzileiros tal como existem para os paraquedistas ou comandos, sendo esta uma das grandes causas do abandono e desmoralização nesta organização?
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Dezembro 05, 2008, 07:36:56 pm »
a questão é a de que as missões a que te referes estão atribuidas ao exército e funcionam ou em rotatividade entre as brigadas ou dentro de uma brigada (e os fuzileiros não estão em ninhuma dessas estruturas).
o problema dos fuzileiros para irem para missões é o de não pertencerem à estrutura do exercito, que tem a responsabilidade de organizar as misões do ambito terestre.
se o coft, cofa e os comandos navais se fundirem, talvez as coisas mudem, de resto, o mais provavel é missões de cooperação com os palops, missões embarcados (tipo pelboard) ou missões especiais como foi o congo (mas a essas quem vai é praticamente só o DAE e uma pequena estrutura de apoio).

outra maneira de os Fuzos começarem a ir para missões é o pessoal começar a mandar batalhões para o Afeganistão e eventualmente iriam batalhões de ou com fuzileiros.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

Dead_Corpse

  • 42
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Dezembro 06, 2008, 09:09:45 am »
obrigado tyr. continua a ser o eterno problema de a Marinha serem só os navios e os nossos comandos não lutarem pelo seu pessoal mas sim só pelas suas carreiras...
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Dezembro 06, 2008, 08:32:51 pm »
Citação de: "Dead_Corpse"
obrigado tyr. continua a ser o eterno problema de a Marinha serem só os navios e os nossos comandos não lutarem pelo seu pessoal mas sim só pelas suas carreiras...




Não será tanto assim. Já foi tornado publico por diversas vezes o descontentamento dos superiores da armada, pelo facto do corpo de fuzileiros ficar sistemáticamente fora das comissões de serviço no exterior, tendo sido mesmo apelidado de desperdício do Estado, já que se trata de uma excelente força de combate, a marinha considera-a  a elite da elite !!!! Será que a sua participação em Timor foi para amenizar um ambiente já demasiado tenso ? Depois disso não houve mais nenhuma acção de monta para este corpo, pode ser que a maré mude !!!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #4 em: Dezembro 06, 2008, 08:43:10 pm »
Citação de: "migbar2"
a marinha considera-a  a elite da elite !!!!


Acho normal, queria que a Marinha dissesse mal dos Fuzileiros? Estão a defender os seus.
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Dezembro 06, 2008, 08:59:16 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "migbar2"
a marinha considera-a  a elite da elite !!!!

Acho normal, queria que a Marinha dissesse mal dos Fuzileiros? Estão a defender os seus.






E eu não acho ? Apenas o assinalei porque a marinha teve a imodestia de o referir, o que não significa que eu não concorde, se calhar em prejuizo dos próprios comandos !!
 

*

Stavares

  • 11
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Dezembro 06, 2008, 11:20:17 pm »
E acha normal que nos estejamos a pagar, para que o corpo de fuzileiros faça apenas serviços e pouco mais? Esta nao é uma questao facil e tera que ser debatida a curto e medio prazo! O corpo de fuzileiros esta a morrer ao poucos, essa é a verdade.[/quote]
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Dezembro 07, 2008, 12:00:44 am »
Camarada Stavares!

Pelo que tenho constatado, tudo hoje gira em torno dos 2500€ mensais que os ditos vão ganhar, alem do pré, é claro!
Mercenários :!:

Um Abraço.
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 359 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +97/-42
(sem assunto)
« Responder #8 em: Dezembro 07, 2008, 12:30:33 am »
Citação de: "Nuno Calhau"
Camarada Stavares!
Pelo que tenho constatado, tudo hoje gira em torno dos 2500€ mensais que os ditos vão ganhar, alem do pré, é claro!
Mercenários :!:
Um Abraço.


Independentemente do valor, se os outros (Exército e Força Aérea) usufruem disso há tanto tempo, porque não dar a hipótese aos fuzos e restante Armada também? Nada contra.
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

migbar2

  • Perito
  • **
  • 334
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Dezembro 07, 2008, 12:46:39 am »
Citação de: "Stavares"
E acha normal que nos estejamos a pagar, para que o corpo de fuzileiros faça apenas serviços e pouco mais? Esta nao é uma questao facil e tera que ser debatida a curto e medio prazo! O corpo de fuzileiros esta a morrer ao poucos, essa é a verdade.






Não acho normal, nem acho uma boa politica de gestão de recursos.
Mas mais importante que isso será conseguirmos que todos os cidadãos como o colega Nuno Calhau se alistem nas nossas F.A. assim iremos poupar uma pipa de dinheiro (nós, a NATO, a U.E., a ONU, etc !!!), pois constato que temos por cá muitos cidadãos contra essa coisa do mercenário e portanto estarão dispostos a ir para locais saudaveis como o Kosovo e o Afeganistão pelo salário minimo...ou quem sabe pela pátria  :twisted: .
 

*

Tilt

  • 85
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Dezembro 07, 2008, 10:37:05 am »
Axo que tudo se resume a duas palavras: logistica e pessoal.
O exercito tem as duas e a armada não. Tem logistica para implementar no terreno pelo periodo que for necessario e a armada não tem essa capacidade.
 O exercito tem paraquedistas,comandos,OE´S, e muito mais pessoal e os FZ´S tem batalhões desfalcados que não lhes permitiria fazer a rotatividade necessaria( em missão,aprontamento,e descansso).
Eu gostava que este cenario muda se mas não estou a ver isso acontecer num futuro proximo.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #11 em: Dezembro 07, 2008, 02:15:28 pm »
A única hopitese dos Fuzileiros tem de participar em missões de manutenção de paz de 6 meses (ao estilo do Exército) é enviar 1 Companhia inserida num Batalhão/Agrupamento do exército, como aconteceu em Timor e na Bosnia.

Enviar 1 Batalhão de Fuzileiros 6 meses é impensável, quer pela logistica que a Marinha não tem como já se referiu, mas também porque a unica força que a Armada pode "dispensar" um longo periodo de tempo é o BF2 pois o BF1 é a unidade de segurança e defesa da Marinha e não pode ser destacada para fora da mesma maneira.

Mas de certeza que a Marinha nunca enviará o BF2 todo 6 meses para fora, pois se durante esse tempo houvesse a necessidade de alguma evacuação de civis por mar como aconteceu na Guiné e no Zaire, não teriamos capacidade de formar o BLD.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #12 em: Dezembro 07, 2008, 02:18:06 pm »
Citação de: "raphael"
Independentemente do valor, se os outros (Exército e Força Aérea) usufruem disso há tanto tempo, porque não dar a hipótese aos fuzos e restante Armada também? Nada contra.


A Armada envia regularmente Fragatas para o SNMG1.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2455
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3090 vez(es)
  • +533/-73
(sem assunto)
« Responder #13 em: Dezembro 07, 2008, 07:43:23 pm »
Citação de: "Lightning"
A única hopitese dos Fuzileiros tem de participar em missões de manutenção de paz de 6 meses (ao estilo do Exército) é enviar 1 Companhia inserida num Batalhão/Agrupamento do exército, como aconteceu em Timor e na Bosnia.

Enviar 1 Batalhão de Fuzileiros 6 meses é impensável, quer pela logistica que a Marinha não tem como já se referiu, mas também porque a unica força que a Armada pode "dispensar" um longo periodo de tempo é o BF2 pois o BF1 é a unidade de segurança e defesa da Marinha e não pode ser destacada para fora da mesma maneira.

Mas de certeza que a Marinha nunca enviará o BF2 todo 6 meses para fora, pois se durante esse tempo houvesse a necessidade de alguma evacuação de civis por mar como aconteceu na Guiné e no Zaire, não teriamos capacidade de formar o BLD.


Pelo que talvez o Afeganistão, com utilização de apenas uma Companhia de tropas elite, tivesse sido a altura ideal para enviar os fuzileiros...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #14 em: Dezembro 07, 2008, 08:23:20 pm »
Citação de: "LM"
Pelo que talvez o Afeganistão, com utilização de apenas uma Companhia de tropas elite, tivesse sido a altura ideal para enviar os fuzileiros...


Ou não...

O Corpo de Fuzileiros tem capacidade de apoiar uma força 6 meses destacada ou teriam que ser apoiados pelos Serviços do Exército?

Eu continuo a pensar que os Fuzileiros tem que ser anexados a forças do Exército nesse tipo de operações longas.

Além disso actualmente, não temos tantas missões de manutenção de paz como à uns anos atrás em que havia simultaneamente Kosovo, Bosnia e Timor( e talvez por isso tenham aparecido missões para os Fuzileiros???) actualmente só há o Kosovo, e só para o Kosovo os Batalhões doExército chegam e até fazem fila de espera para ir.

PS: E no caso do Afeganistão, não fosse só haver 2 Companhias de Comandos e ser preciso uma 3ªcompanhia para as rotações normais, e talvez nem os Pára-quedistas lá tivessem ido.
Não pondo em causa o valor das tropas pára-quedistas que mostraram muito bem que fazem o trabalho tão bem como qualquer outra força do género.