Federação Ibérica

  • 120 Respostas
  • 25887 Visualizações
*

Templário

  • Membro
  • *
  • 122
  • +0/-0
Re: Federação Ibérica
« Responder #75 em: Novembro 05, 2009, 12:46:57 pm »
Citar
tens razao, fui indelicado ...mas foi so por brincadeira  

mas esse forista "pasionario" tambem nao tem nada que vir para aqui meter veneno ; va la inflamar o pobinho da terra dele .

Ainda bem que aqui o caro legionário se penitenciou, embora eu acho que devia ter pedido perdão de forma mais clara.
Mas sei que o legionário não tinha intenção.

Alguns espanhóis já se referiram noutros foruns - ainda que seja para o insulto - e eu não os confunda com a maioria de espanhóis decentes - ao português como uma língua "tribal" ou "dialecto" ou "espanhol mal falado" de forma ignorante, insultuosa e propositada, por muito que saibam que é outra língua - e mundial, falada em 5 continentes.

O Catalão, apesar do revés da centralização de Filipe V de Espanha, que acentuou a progressiva divisão da língua em dialectos, dentro Catalunha, e em Valência e Aragão também; outros no Roussilhão catalão em França(1652) e noutras partes do sul de França(antes) pela separação dentro do estado francês e ainda em Itália, - foi uma lingua poderosa e culta na Idade Média em vários reinos europeus e um ramo do Occitano. No presente a versão Barceloni viria a ser o motor da reunificação.

O catalão é uma língua hoje falada em três países Europeus: Espanha, França, Itália(parte da Sardenha), mais poderosa e com mais milhões de falantes que outras linguas europeias de estados soberanos, como o Dinamarquês ou outros - e espalhada por mais países europeus que outras línguas europeias.

E sim, foi aqui dito e bem, que é bem mais distante do português na ortografia, como ramo próximo do occitano, que o castelhano(bem mais próximo do português aqui). É verdade, mesmo sabendo que o Galaico e Português medieval foram buscar muitas influências ao Occitano e Provençal de então; mas em muitos casos, na expressão, entuação e ditongos, é mais próximo o catalão do português. Ouçam falar, neste caso.

E sejam muito bem vindos os catalães - e por mim - apesar de não me querer sobrepor á autoridade que pertence aos  Administradores/Moderadores do forum, por mim,  se não puderem arranhar o português ou escrever em português, escrevam no vosso catalão - que nós portugueses até vamos aprendendo e percebendo alguma coisa.
Ensinam estas Quinas que aqui vês,
Que o mar com fim será grego e romano:
O mar sem fim é português
E a Cruz ao alto diz que o que me há na alma
E faz a febre em mim de navegar
Só encontrará de Deus na eterna calma
O porto sempre por achar.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1443
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4411
Re: Federação Ibérica
« Responder #76 em: Novembro 05, 2009, 03:46:25 pm »
Magister dixit !

O caro templario so esqueceu um pais na sua lista : Andorra , cuja lingua oficial é o catalao . Os catalaes nao se podem queixar de nao ter uma patria  :D
 

*

Templário

  • Membro
  • *
  • 122
  • +0/-0
Re: Federação Ibérica
« Responder #77 em: Novembro 05, 2009, 03:58:04 pm »
Citação de: "legionario"
Magister dixit !

O caro templario so esqueceu um pais na sua lista : Andorra , cuja lingua oficial é o catalao . Os catalaes nao se podem queixar de nao ter uma patria :D

Caro Legionário, corrigindo-me e bem, prestou uma homenagem ao catalão e suas variantes e até me dá uma lição a mim - caso tenha sido injusto consigo(contigo se permites o tratamento) na minha mensagem - mas também não tive essa intenção claro.

4 países - exactamente - obrigado pela correcção - e em Andorra que é em si um Estado - com muitos imigrantes portugueses por lá, curiosamente.  :)
Ensinam estas Quinas que aqui vês,
Que o mar com fim será grego e romano:
O mar sem fim é português
E a Cruz ao alto diz que o que me há na alma
E faz a febre em mim de navegar
Só encontrará de Deus na eterna calma
O porto sempre por achar.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1443
  • Recebeu: 319 vez(es)
  • Enviou: 338 vez(es)
  • +224/-4411
Re: Federação Ibérica
« Responder #78 em: Novembro 06, 2009, 10:32:57 am »
Andorra tem o catalao como lingua oficial, mas a maior parte dos seus habitantes  vêm de todas as outras regioes da Ibéria, sendo a "etnia" portuguesa a mais representada . Andorra é um bom exemplo de coabitaçao pacifica e harmoniosa entre todas as tribos iberas :)
 

*

Templário

  • Membro
  • *
  • 122
  • +0/-0
Re: Federação Ibérica
« Responder #79 em: Março 10, 2010, 05:21:53 pm »
De acordo caro Legionário.

Mesmo tendo sido num sentido metafórico e até bem disposto da tua parte - e para que não haja equívocos dos leitores, para a próxima(caso concordes claro) peço-te para que alteres "etnia" portuguesa por etnia portuguesa sem aspas e "tribos ibéras" por nações e pátrias ibéricas.

Nota: os Iberos(genericamente) não habitaram Portugal, mas sim o sul e leste de Espanha e parte do sul de França. Já antiga Hiberae ou Hiberia ou Iberia já entendida mais abrangente para Península pelos antigos(gregos e não só) podes aplicar a todas as nacionalidades Ibéricas - e é correntemente utilizada para designar a nossa Península.
Ensinam estas Quinas que aqui vês,
Que o mar com fim será grego e romano:
O mar sem fim é português
E a Cruz ao alto diz que o que me há na alma
E faz a febre em mim de navegar
Só encontrará de Deus na eterna calma
O porto sempre por achar.
 

*

VICTOR4810

  • Perito
  • **
  • 368
  • +0/-1
Re: Federação Ibérica
« Responder #80 em: Março 20, 2010, 09:03:01 pm »
Yo conozco Andorra muy bien, es mas, tengo familiares andorranos, y hay que decir que efectivamente, el idioma oficial del Principat d´Andorra es el catalán, el mas hablado -desde hace muchos años- es el portugués y despues el español.
Andorra es un pais feudal muy peculiar, todos los ciudadanos andorranos NO tienen los mismos derechos, hay andorranos de primera, de segunda y de tercera.
Es un "totum revolutum" curioso, pero eso sí, un ejemplo de convivencia.
1.492, DESCUBRIMOS EL PARAISO.
"SIN MAS ENEMIGOS QUE LOS DE MI PÁTRIA"
 

*

PCartCast

  • Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re:
« Responder #81 em: Novembro 29, 2010, 06:28:11 pm »
Citação de: "Vicente de Lisboa"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Vicente, ou Portugal é um país independente no seio de uma União Europeia, ou Portugal deixa de ser um país e fica inserida na Espanha que por usa vez está inserida na União Ibérica.
Essa resposta pode ser adequada a outras propostas que estejam nesta thread (não a li toda), mas não percebo o que tem que ver com a minha. A Federação que eu defenderia seria entre os povos ibéricos, não entre Portugal e Espanha como hoje existem. Federações entre 2 membros de forças tão desproporcionais não são federações, são anexações.

Como disse, aliás, uma das principais vantagens que esta solução a meu ver traria é o fim da actual Castela Gigante, essa sim capaz de anexar o seu vizinho, se o quizesse. (se bem que não acho que hoje queira).

Citar
Se essa união acontecer, podes ter a certeza que em duas gerações o Português em Portugal ia tornar-se uma lingua morta, a nossa cultura seria influênciada de tal forma pela Espanhola que de nossa teria pouca.
Exagero. 60 anos estivemos um União e não desapareceu o Português ou os Portugueses. Há ~500 anos que os Catalães estão nessa, e também não desapareceram. Nem os Bascos, nem os Escoceses, nem os Corsos... E estes vivem sob Estados mais ou menos unitários. E no entanto acha que os Portugueses deixam de o ser numa federação? Toma-nos por fraquinhos, Martelo.

Citar
O que tu defendes não resulta no mundo real.
Olha obrigada, isso vejo eu, logo a abrir ninguém está interessado em tal federação!  :wink:  Mas já que há uma thread sobre isso, atiro o meu barro à parede.

Citar
Obviamente. Basta ver o que aconteceu nas nações espanholas. Também basta ver o avatar do Vicente. Qualquer federação lhe serve. Seja europeia seja outra. É com estes “portugueses” de Bruxelas que devemos ter cuidado.
Sou federalista, sim senhor. Tendencialmente estas fortalessem os seus membros em termos de Segurança, Economia e Cultura.

Mas a haver uma federação/confederação Europeia, a ibérica faz menos sentido. Já hoje as capitais regionais das várias nações não-independentes da Europa lutam é por acesso directo a Bruxelas, sem ter de passar por Madrid, Londres, Paris... se Bruxelas se tornar ainda mais importante, não faz grande sentido estar por entre ela e Lisboa a camada Madrid.

Mesmo assim, o Principio da Subsidariedade bem podia incluir um nivel de governação macro-regional, entre o Comunitário e o Nacional, que no nosso caso fosse Ibérico. Em politica estratégica de transportes por exemplo, é ridiculo trabalhar a nivel puramente nacional. E ao contrário do que as aparencias indicam, não há independencia real nenhuma na independencia nominal, quando na pratica Espanha é que decide as ligações à Europa, e nós não somos tidos nem achados nessas decisões.

Peço desculpa por citar 1 post antigo, mas aqui vai.

Em relação as linguas, os castelhanos já fizeram o obséquio de quase extinguir o leonês e o aragonês (não aragonês não é a mesma coisa que catalão). Em 150 anos de administração sobre Olivença praticamente extinguiram o português local, e você vem para aqui dizer que não acontecia nada ao português?? Desculpe, mas num país onde apenas se fala castelhano no parlamento, num país onde alguns pais de filhos têm que pagar do seu próprio bolso para que os seus filhos aprendam a sua língua nativa, é de desconfiar tal afirmação.

Quanto a economia, para além do aumento óbvio do desemprego (Portugal tem neste momento 10% enquanto a Espanha tem 20%) causado principalmente pela eliminação da duplicação de estruturas, parlamentos ministérios institutos públicos entre outros, teria-mos uma desproporção económica equivalente ao que acontece hoje em dia na Alemanha, onde a antiga RDA tem 1 PIB per capita na ordem dos 17 000 €. Refiro também a questão da segurança social, a SS portuguesa actualmente consegue obter lucros através de aplicações financeiras, está previsto que se aguente assim por cerca de mais 20 anos, em contrapartida a SS espanhola tá no buraco a cerca de 10, necessitando de injecções de capital constantes por parte do governo central espanhol. Digam-me agora, em Espanha 1 reformado ganha cerca 400 € mensais, em Portugal o mesmo reformado leva 300 €, vocês pensam que o português passaria imediatamente a ganhar os mesmos 400€ que os espanhois?? Não claro que, não aconteceu com a Alemanha, não iria acontecer com Portugal, mas em contrapartida sria-mos nós a financiar o sistema de SS espanhol, disso não tenham dúvidas.

Poderia ficar aqui a teclar exemplos sem fim, mas simplesmente não tenho paciência para tal.

A minha resposta é obviamente óbvia, não.

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1005
  • Recebeu: 168 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +48/-18
Re: Federação Ibérica
« Responder #82 em: Dezembro 01, 2010, 12:36:45 am »
Ena pá, o que foi desenterrar! Agora é que o Effe se passa comigo!  :mrgreen:

In any case, as questões económicas e administrativas que levanta são perfeitamente válidas, mas também ao lado da questão.
O federalismo (ou o meu pelo menos) é uma posição sobre o Governo de povos diversos com interesses em comum, e discutir se faz sentido os povos ibéricos governarem-se a si mesmos de forma conjunta é diverso de discutir se seria boa ideia, ou de todo positivo, avançar com tais ideias na conjuntura X ou Y, neste caso, hoje. Claro que não seria, nem hoje nem em nenhum futuro previsível.

Outra coisa é que me parece que, como muitos outros foristas, está a pensar em federação entre Portugal e Espanha, e como já expliquei, não é disso que falei.

O argumento linguístico é pertinaz, mas creio já não se aplicar, numa época em que os Catalães até têm universidades livres do Castelhano. O Franco já lá vai, e com ele, espero, o ultimo fôlego do imperialismo linguístico castelhano. De qualquer forma, soluções federais não aceitam tais imperialismos (vede a Suíça por ex.).
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7441
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-861
Re: Federação Ibérica
« Responder #83 em: Dezembro 01, 2010, 10:16:42 pm »
Citação de: "Vicente de Lisboa"
discutir se faz sentido os povos ibéricos governarem-se a si mesmos de forma conjunta é diverso de discutir se seria boa ideia,
Como é que você consegue discutir se uma coisa faz sentido, sem determinar se é uma boa ideia ?
Creio que para determinar se faz sentido, primeiro há que estabelecer porque é uma boa ideia ...

Se forem juntos suficientes argumentos para demonstrar que não faz sentido, então não pode proceder a tese de que é uma boa ideia.

Pessoalmente, já tive ocasião de falar sobre o tema.
A questão de federações ibéricas poderia até nem ser mau negócio, se existisse na peninsula uma situação idêntica ou equivalente à que se vive na Escandinavia.
Os vários países estão conscientes de que têm muito em comum e cooperam em várias áreas, embora como todos sabemos, nem ali se opte por soluções desse tipo. Nem sequer concordam com a adesão à NATO, uns são da NATO mas não da União Europeia, outros são da UE e da NATO mas não estão no Euro, outros estão no Euro e são da UE mas não estão na NATO.

Enfim.
Nem o caso mais próximo do que poderia ser uma federação ibérica, serve de facto de referência.
Além disso, há o problema castelhano e é esse problema que torna essa possibilidade completamente inviável.

Como eu costumo dizer essa Espanha teórica, foi morta pelos castelhanos quando mataram a Espanha e lhe roubaram o nome.
Castela nunca aceitará uma federação.
Nunca aceitou mais nada que não fosse submissão.

Por isso só haveria federalismo com submissão, o que seria um contra-censo pois isso não seria federalismo, mas sim imperialismo.

Conclusão: Para criar a Federação Ibérica, seria necessário matar a Espanha, o que seria corrigir um absurdo histórico do século XVI, mas entraria em conflito com aquilo que a cultura castelhana acredita com todo o fervor nacionalista ser o seu direito: Mandar na peninsula toda.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

cromwell

  • Especialista
  • ****
  • 1100
  • +1/-0
Re: Federação Ibérica
« Responder #84 em: Dezembro 01, 2010, 10:43:15 pm »
Olé! O iberismo é anti-Espanha. Tanto muitos portugueses como muitos "espanhois" não entendem isso.
Isto porque o iberismo é uma ideologia republicana e esquerdista que existe desde o século XIX, por isso, para termos a Ibéria, tinha-se que acabar com a monarquia castelhana à força.

A outra ideia de juntar os dois países e o novo país se chamar "Espanha" é anexação, não é iberismo.
"A Patria não caiu, a Pátria não cairá!"- Cromwell, membro do ForumDefesa
 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1005
  • Recebeu: 168 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +48/-18
Re: Federação Ibérica
« Responder #85 em: Dezembro 02, 2010, 10:51:55 am »
Citação de: "papatango"
Citação de: "Vicente de Lisboa"
discutir se faz sentido os povos ibéricos governarem-se a si mesmos de forma conjunta é diverso de discutir se seria boa ideia,
Como é que você consegue discutir se uma coisa faz sentido, sem determinar se é uma boa ideia ?
Creio que para determinar se faz sentido, primeiro há que estabelecer porque é uma boa ideia ...

Então as frases acabam nas vírgulas? A frase continuava.

Citação de: "Eu"
(...) discutir se faz sentido os povos ibéricos governarem-se a si mesmos de forma conjunta é diverso de discutir se seria boa ideia, ou de todo positivo, avançar com tais ideias na conjuntura X ou Y, neste caso, hoje.

Ou, para ser ainda mais simples, sem vírgulas:

Citar
(...) discutir se faz sentido os povos ibéricos governarem-se a si mesmos de forma conjunta é diverso de discutir se seria boa ideia avançar com tais ideias hoje.

Citação de: "papatango"
Pessoalmente, já tive ocasião de falar sobre o tema.
A questão de federações ibéricas poderia até nem ser mau negócio, se existisse na peninsula uma situação idêntica ou equivalente à que se vive na Escandinavia.
Os vários países estão conscientes de que têm muito em comum e cooperam em várias áreas, embora como todos sabemos, nem ali se opte por soluções desse tipo. Nem sequer concordam com a adesão à NATO, uns são da NATO mas não da União Europeia, outros são da UE e da NATO mas não estão no Euro, outros estão no Euro e são da UE mas não estão na NATO.
Good point. Eles por lá arranjaram formas de Governação conjunta que dispensam uma Federação formal, mas têm-nas. Já tinham um espaço de fronteiras abertas antes mesmo do Acordo Schengen por exemplo, têm um "Conselho Nórdico", já tinham elementos da Mercado Único antes da CEE... Também há por lá quem fale em Federalismos, mas a carga Histórica, as diferentes politicas externas que cada um quer seguir, e até as abordagens a muitas politicas internas divergem demasiado para uma solução desse tipo.

Repare-se, no entanto, que essas diferenças não existem na Península Ibérica. UE, Euro, NATO, Impostos Altos, Rigidez do Mercado Laboral... as politicas externas e internas que se aplicam por toda a Península são as mesmas ou muito parecidas. E apesar disso, e apesar de haver apenas 2 capitais, em vez das 5/6 dos nórdicos, parece que os povos ibéricos cooperam menos e se governam pior que os loirinhos. E, a menos que haja uma pequena revolução algures no quadrado, estas politicas são estruturais, não apenas conjunturais.

Citação de: "papatango"
Como eu costumo dizer essa Espanha teórica, foi morta pelos castelhanos quando mataram a Espanha e lhe roubaram o nome.
Castela nunca aceitará uma federação.
Nunca aceitou mais nada que não fosse submissão.
Temo bem que seja verdade - razão pela qual discuto a questão apenas no campo teórico.

Citação de: "papatango"
Por isso só haveria federalismo com submissão, o que seria um contra-censo pois isso não seria federalismo, mas sim imperialismo.
Not quite. A Alemanha formou-se com o Imperialismo Prussiano mas hoje é federal, sem imperialismos. Agora, efectivamente não se passa dum para o outro de forma evolucionária. Talvez se a GCE tivesse caído para o outro lado ela tivesse sido a Revolução que acabasse com a Grande Castela... mas isso é especulação, admito. E não vejo (nem sei se seria desejável) que tipo de revolução possa hoje mudar o equilíbrio de poder ibérico duma forma radical.

Citação de: "papatango"
Conclusão: Para criar a Federação Ibérica, seria necessário matar a Espanha, o que seria corrigir um absurdo histórico do século XVI, mas entraria em conflito com aquilo que a cultura castelhana acredita com todo o fervor nacionalista ser o seu direito: Mandar na peninsula toda.
Deveras.

Citação de: "cromwell"
Olé! O iberismo é anti-Espanha. Tanto muitos portugueses como muitos "espanhois" não entendem isso.
Isto porque o iberismo é uma ideologia republicana e esquerdista que existe desde o século XIX, por isso, para termos a Ibéria, tinha-se que acabar com a monarquia castelhana à força.

A outra ideia de juntar os dois países e o novo país se chamar "Espanha" é anexação, não é iberismo.
Ora nem mais.  c34x Mas olhe que não tem de ser de Esquerda. Os Liberais (já) não são de esquerda e são muitas vezes federalistas.
 

*

PCartCast

  • Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Federação Ibérica
« Responder #86 em: Dezembro 02, 2010, 01:25:39 pm »
Citação de: "Vicente de Lisboa"
Ena pá, o que foi desenterrar! Agora é que o Effe se passa comigo!  :lol: ). Em Portugal temos a saudade.

Em suma, somos povos completamente antagónicos.

Para finalizar, devo confessar que o futuro, tal como você diz está naturalmente ligado a um federalismo europeu, mas sempre separado do resto da Ibéria. Isto é apenas especulação, mas atrevo-me a dizer que 200/300 anos depois do Federalismo europeu, é bastante mais provável a existência de uma Galiza, ou Catalunha e certamente de um país Basco como estados directamente associados a possível União Federal da Europa ao invés de os ver-mos associados com Castela.

Editado: retirei comentário impróprio.
« Última modificação: Dezembro 03, 2010, 12:26:49 am por PCartCast »
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: Federação Ibérica
« Responder #87 em: Dezembro 03, 2010, 12:46:59 am »
Citação de: "PCartCast"
Citação de: "Vicente de Lisboa"
Ena pá, o que foi desenterrar! Agora é que o Effe se passa comigo!  :lol: ). Em Portugal temos a saudade.

Em suma, somos povos completamente antagónicos.

Para finalizar, devo confessar que o futuro, tal como você diz está naturalmente ligado a um federalismo europeu, mas sempre separado do resto da Ibéria. Isto é apenas especulação, mas atrevo-me a dizer que 200/300 anos depois do Federalismo europeu, é bastante mais provável a existência de uma Galiza, ou Catalunha e certamente de um país Basco como estados directamente associados a possível União Federal da Europa ao invés de os ver-mos associados com Castela.

Caro Pcartcast.

Pelos vistos você é dos bravos, é disso que precisamos aqui, de gente que defenda anação do perigo da castelhanização, que no fundo é o que é o iberismo.

Em relação ao Vicente de Lisboa, logo nos meus primódios aqui no fórum o meu iber-radar acusou e fiquei com a ideia que por detras do europeismo disfarçado de patristismo que emana do seu avatar estava na verdade um iberismo refinado.

É que esta gente percebeu que é a UE é uma espécie de guarda chuva sob o qual tudo é possivel, e assim ao longo dos anos portugal esta a ser castelhanizado e iberizado.

É  nossa economia que esta ser canibalizada por castela, ao abrigo de leis europeis feitas à imagem e semelhança do directório europeu de modo a permitir que os grandes da europa canibalizem os pequenos.

É o iberismo desportivo que esta ai em força, e só não ve quem não quer, convido-o a ir a este tópico:

- Iberismo desportivo -  Reflexo do iberismo politico, em portugal-geo-estratégia para ver o que castela e estes socialistas iberistas tem feito ao desporto nacional desde 2005.

Acha que isto algum dia seria possivel se não estivessemos metidos na UE?

Nunca, por isso é que se ve aqui alguns individuos a defender a UE com unhas e dentes porque vêm nisso um Free-pass para a ibéria.

Sendo assim, e voltando ao vicente, se nos meus primórdios no forum fiquei logo na desconfinaça quanto as suas ideologias, agora elas passaram a certezas, quando o próprio se declara iberista, veja bem o que ele escreveu na pág 3 deste mesmo tópico.

Citação de: "Vicente de Lisboa"
Não tenho cá medo de deixar de falar a minha lingua, deixar de comer bacalhau, escarrar para o chão e ouvir fado lá porque o regime se chama República Portuguesa, Reino de Portugal, Cavaquistão ou Federação dos Povos Ibéricos.

Digo mais, aliás. Os Portugueses teriam a sua cultura e economia mais seguras numa federação com os restantes povos da peninsula, do que alguma vez terão com uma super-castela como unico vizinho.

(verdade seja dita, a Espanha de hoje também não mete medo a niguém, pelo contrário)

Bem isto, não deixa duvidas a ninguem, é o próprio qeu se confessa.

Infelizmente o vicente não é caso unico e há por aqui mais disto.

Em relação a este tema, na minha opinião este tópico devia ser bloqueado ou apagado.

Não há nada para discutir em relação a isto, Castela que de independencia ás nações que tem colonizadas, Catalunha, Pais Basco e Galiza, e mais nada para que os povos peninsulares possam viver em paz.

Com um jeito ainda trazemos os Galegos para o nosso lado, e criamos um grande Portugal de Ferrol à ponta de Sagres.

Cumprimentos.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

Canachi

  • 28
  • +0/-0
Re: Federação Ibérica
« Responder #88 em: Dezembro 03, 2010, 09:38:14 am »
Qué cosas hay que leer.... :shock:
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7441
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-861
Re: Federação Ibérica
« Responder #89 em: Dezembro 07, 2010, 10:55:46 pm »
Citar
Not quite. A Alemanha formou-se com o Imperialismo Prussiano mas hoje é federal, sem imperialismos. Agora, efectivamente não se passa dum para o outro de forma evolucionária. Talvez se a GCE tivesse caído para o outro lado ela tivesse sido a Revolução que acabasse com a Grande Castela... mas isso é especulação, admito. E não vejo (nem sei se seria desejável) que tipo de revolução possa hoje mudar o equilíbrio de poder ibérico duma forma radical.

Curiosa analogia entre a Alemanha Federal e a Espanha castelhana.

Curiosamente vem de encontro ao que penso também sobre a Alemanha.

O Grande Reich alemão, é em grande medida uma construção da Prussia. Ora, ao contrário do que aconteceu em Espanha, onde na prática a velha Castela ganhou a guerra, na Alemanha , a velha Prussia foi derrotada e praticamente destruida.

A Prussia Oriental ficou nas mãos da Polónia e da Russia (Koenigsberg/Kaliningrad). A Prussia ocidental ficou controlada por um estado comunista, que foi onde ainda se mantiveram as tradições militaristas prussianas (o exército da RDA era o mais poderoso do bloco de leste depois do soviético).
A Alemanha Federal, é uma construção completamente des-prussianizada (acabei de inventar o termo).
Ou seja:
A actual Alemanha federal é uma Alemanha sem Prussia. E provavelmente é por isso que conseguiu transformar-se num estado muito mais aberto e liberal.

Mas seria possível uma Espanha sem Castela ?
Mesmo que a República tivesse triunfado, dificilmente isso implicaria uma derrota da Espanha castelhana, principalmente porque quase de certeza a Alemanha atacaria essa Espanha, o que provocaria novamente uma onda de nacionalismo (independentemente de a Alemanha ganhar facilmente) que acabaria por tornar o país mais unido (como o que aconteceu durante as guerras napoleonicas).

E mesmo que houvesse uma Espanha sem Castela, isso poderia não implicar qualquer união ibérica. Afinal, mesmo numa Alemanha sem Prússia, a Áustria continuou independente, quando se poderia ter transformado num estado da federação (admito que isso seria impossível por imposição soviética e mesmo americana).

A somar a tudo isto, há uma questão de que não podemos deixar de considerar. Na peninsula existem povos muito mais distintos, diversos e diferentes que na «Germania». Exemplo disso, são as línguas que se falam.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...