Substituição dos Alpha-jet

  • 1890 Respostas
  • 345364 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1485 em: Janeiro 26, 2023, 02:55:31 pm »
Simplesmente se o piloto do F-16 abatesse a avioneta corria o serio risco de ser preso por homicídio, se um polícia não pode sacar da pistola e abater um traficante de droga na rua, a Força Aérea também não pode abater/matar traficantes numa avioneta, tem que os forçar a aterrar para serem presos.

Alguns membros do forum antes de quererem que a Força Aérea ande aos tiros, deviam querer mudar a legislação.
« Última modificação: Janeiro 26, 2023, 07:40:20 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Charlie Jaguar, dc, Pescador

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8680
  • Recebeu: 3259 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1486 em: Janeiro 26, 2023, 03:23:26 pm »
Não sei porque veio me à memoria aquele celebre relatório do Lemos Ferreira sobre o tal encontro com Ovnis. Toda a gente falava no assunto, inclusive o próprio mas oficialmente, nicles... :mrgreen:

Só um de muitos exemplos...  :-P

Saudações  :mrgreen:



 
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8544
  • Recebeu: 3900 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1487 em: Janeiro 26, 2023, 03:51:44 pm »
O objetivo foi voltar a trazer à conversa a ideia ocorrida neste tópico há uns meses/anos, onde foi discutido caso se escolhesse os ST ou os PC-21 a vantagens que estes podiam ter face aos F-16 na interceção de avionetas.

Para mim faz mais sentido aproveitar (uma vez adquiridos para treinos) o meio para ter uma parelha de ST/PC-21 para estas interseções do que a conversa de enviar para a RCA.

O F-16 consegue com algum "custo" "acompanhar" uma avioneta (ver vídeo do link), mas o acompanhamento pode não ser feito em segurança e nas melhores condições. (daí provavelmente terem feito descolar um P3 para este caso) Para não falarmos da diferença do custo das horas de voo, ... e sei que ter QRA sai caro e é complicado para quantidade de meios que temos, mas secalhar tal como se usou o P3 pk estava disponível podia o mesmo ser feito para os ST/PC-21
https://fb.watch/ii6Y3s1pH7/

PS: Até agora só houve um membro (do forum) a falar sobre abater avionetas na Europa, (apesar de que acho quando houve o problema com o Embraer que saiu de Alverca e andou a "voar" por Lisboa isso foi falado nessa possibilidade por alto).

Estas ideias vem já de uma longa linha de ideias para tentar fazer do ST o pau para toda a obra. Já se ouviu coisas como vigilância aos fogos florestais (quando UAVs são mais baratos para isso), COIN na RCA (quando helicópteros serviam perfeitamente), CAS no teatro europeu (lol) e ASuW equipando-os com Harpoon (LOL, quando devíamos era integrar Harpoon nos F-16).

O P-3 terá sido usado, não para acompanhar a avioneta lado a lado, mas mais certamente para usar o seu radar mais poderoso que o dos F-16, para detectar a aeronave enquanto voasse a baixa altitude. Servindo praticamente de AWACS. Com o ST ou PC-21, não seria diferente, já que nenhum possui radar. O P-3 se calhar está num estado parecido a QRA, mas não é por causa das avionetas, é fazer parte da nossa primeira linha de defesa, e por ser o nosso único meio de reacção rápida para ameaças ASW e ASuW (sendo os navios da Marinha demasiado lentos, e os F-16 não possuem armamento adequado para ASuW).

Depois vamos às questões práticas. Em termos de custos, sim, o ST custa menos por h/voo. Mas quantas avionetas interceptamos por ano, ao ponto de justificar o investimento de se ter um segundo QRA 24/7, com 2 aeronaves mantidas prontas para descolar, mais 2 pilotos disponíveis a tempo inteiro, o ano todo? Agora com isto, então numa compra de 10/12 aeronaves, 2 em QRA, pelo menos 2 destacadas lá fora, e as restantes entre aeronaves paradas para manutenção e dedicadas a treino, mais os pilotos necessários para isto tudo? Da última vez que vi, estávamos com falta de pilotos, e ainda querem atirar tudo para a frota de ST, para conseguir realizar todas estas missões, ficando as restantes frotas com ainda menos?

O mais engraçado, é que a existência do ST ou qualquer outro turboprop armado, não vai impedir a largada da droga pela avioneta de forma alguma. Havendo sim um helicóptero militar, mais pequeno e barato que o Merlin, e mais rápido, robusto e com mais capacidade de transporte de pessoal que o Koala, a droga lançada pela avioneta podia ser interceptada.  ::)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 765
  • Recebeu: 342 vez(es)
  • Enviou: 1646 vez(es)
  • +994/-189
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1488 em: Janeiro 26, 2023, 04:04:13 pm »
A leitura que faço, que estou de fora é que tamos bem lixados com F

Não sei se é incompetência, se é falta de meios ou é mesmo o fado português. Mas estamos a passos largos de sermos um país da américa do sul.... na europa.

Talvez dai façam tanta questão de falar dos ST.

Feito o desabafo.....
Para mim a questão é simples, existe uma aeronave que não se identifica e/ou não tem plano de voo e que não respeita a ordem para aterrar.
Esta aeronave é por isso (na minha leitura simplista) hostil.
Na minha leitura também simplista a aeronave tem que ser abatida.

Isto revela uma falha de segurança GRAVE e que devia envergonhar todos!
Além do facto ser frequente e nas barbas da BA11

Penso que os ST não sejam solução. A solução deverá passar por uma mudança de procedimentos e passar uma mensagem forte (abate).
Talvez ter alguns helicópteros ajudasse também.

Seja como for algo tem que ser revisto e mudar.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8680
  • Recebeu: 3259 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1489 em: Janeiro 27, 2023, 10:27:09 am »
A leitura que faço, que estou de fora é que tamos bem lixados com F

Não sei se é incompetência, se é falta de meios ou é mesmo o fado português. Mas estamos a passos largos de sermos um país da américa do sul.... na europa.

Talvez dai façam tanta questão de falar dos ST.

Feito o desabafo.....
Para mim a questão é simples, existe uma aeronave que não se identifica e/ou não tem plano de voo e que não respeita a ordem para aterrar.
Esta aeronave é por isso (na minha leitura simplista) hostil.
Na minha leitura também simplista a aeronave tem que ser abatida.

Isto revela uma falha de segurança GRAVE e que devia envergonhar todos!
Além do facto ser frequente e nas barbas da BA11

Penso que os ST não sejam solução. A solução deverá passar por uma mudança de procedimentos e passar uma mensagem forte (abate).
Talvez ter alguns helicópteros ajudasse também.

Seja como for algo tem que ser revisto e mudar.
Nos países da América do Sul os abates estão autorizados até pela AR do sítio. Mas eles também não têm problemas em abater com treinadores armados. E é só...  :mrgreen:

https://www.theguardian.com/world/2015/aug/21/peru-authorises-military-to-shoot-down-cocaine-smuggling-planes





Citar
The Peruvian congress voted unanimously on Thursday to authorise military planes to shoot down suspected drug flights, which police say smuggle more than a tonne of cocaine to Bolivia daily.

The legislation passed 89-0 and President Ollanta Humala is expected to sign it into law.

Neighbouring drug-producing and transit nations, including Colombia, Brazil, Venezuela and, most recently, Bolivia, already permit planes suspected of carrying drugs to be shot down. But with the exception of Venezuela and Honduras, such events have been rare in recent years and tend to follow strict guidelines.

Saudações  :mrgreen:

P.S.
Simplesmente se o piloto do F-16 abatesse a avioneta corria o serio risco de ser preso por homicídio, se um polícia não pode sacar da pistola e abater um traficante de droga na rua, a Força Aérea também não pode abater/matar traficantes numa avioneta, tem que os forçar a aterrar para serem presos.

Alguns membros do forum antes de quererem que a Força Aérea ande aos tiros, deviam querer mudar a legislação.

Não sei porque veio me à memória 2 incidentes/Acidentes com o F16,  um sobre o Adriático, outro em MR. Resmas de relatórios colocados cá fora e resmas de legislação aprovada. Diria que tudo ou quase tudo está na mesma como a lesma...  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8544
  • Recebeu: 3900 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1490 em: Janeiro 27, 2023, 11:33:55 am »
Devemos ser como os países da América Latina, é isso?

Bom, a corrupção já deve estar ao mesmo nível, tal como a incompetência.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8680
  • Recebeu: 3259 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1491 em: Janeiro 27, 2023, 11:46:59 am »
Devemos ser como os países da América Latina, é isso?

Bom, a corrupção já deve estar ao mesmo nível, tal como a incompetência.

Não só mas também. Existe quem tenha uns brinquedos que quem nos dera a nos (só dois para não ser extenso).  :mrgreen:

Chile







Peru







Saudações

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8544
  • Recebeu: 3900 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1492 em: Janeiro 27, 2023, 12:19:35 pm »
Miraje 2000 e C-27J? Quando já tens F-16 e C-295?  ???

E porque não comparar com... países europeus, já que estamos na Europa? Que tal ser mais como a Holanda, Espanha, e por aí fora?

Há com cada coisa aqui. Como se a realidade geopolítica, geográfica e de ameaças fosse a mesma para Portugal, como é nos países da América Latina.

Quero ver é o que dizem os advogados de defesa das avionetas armadas, quando da sua compra resultar um corte na frota de F-16, o não investimento em armamento para os ditos, ou o desvio de pilotos e mecânicos destes para os novos brinquedos dos Caracóis.

Ele é RCA, combate aos fogos, patrulha marítima, intercepção de avionetas. Isto terá consequências.

Mas o melhor que posso fazer agora, é pedir que se questionem porque é que a França, que tem mais dinheiro que nós e a casa arrumada no que respeita às suas FA, não compra estas aeronaves para COIN em África, e temos de ser nós a fazê-lo, quando estamos muitíssimo pior, e temos muito menos dinheiro?

Isto é como um puzzle. O ST ou qualquer outra aeronave COIN caía bem, como a última peça de um bonito puzzle já quase concluído. Não cai bem quando o puzzle está todo desfeito, faltam peças, e o ST é uma peça que nem pertence a este puzzle.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4057
  • Recebeu: 2636 vez(es)
  • Enviou: 2182 vez(es)
  • +5703/-2808
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1493 em: Janeiro 27, 2023, 12:37:20 pm »
Essa do abater a avioneta é mesmo....................................estar a leste ou não ter noção do enquadramento legal.
À luz do código penal, o transporte de droga, ou suspeita de transporte/tráfico de droga dá direito a abater alguma coisa ou alguém?
Nem de droga nem de armas, nem coisa alguma, somente se estivesse em risco vidas. Por exemplo terrorismo numa situação de atentado usando a avioneta. Ai o F16 dava-lhe umas amêndoas de 20mm e resolvia.

Agora vir alegar os Tucas para isso é estranho, ou não, se for para tentar justificar a sua compra aos olhos com remelas da malta

A única coisa a fazer seria acompanhar as ditas por radar, usando aviões como por exemplo o tal modelo do C295, que devia haver para muita outras operações de seguimento, e depois interceptar com uma equipa em helicóptero onde a avioneta poisar, que o pode fazer numa simples estrada no interior.

Isso sim é pensar fora da caixa habitual de terceiro mundinho

Quando custa modificar 2 C295 não usados para usar um radar? E quais as compensações alargadas da sua disponibilidade e uso em diversas situações.

Até o Chile tem. Essa potencia mundial
« Última modificação: Janeiro 27, 2023, 12:44:50 pm por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, Drecas

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8680
  • Recebeu: 3259 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1494 em: Janeiro 27, 2023, 12:44:45 pm »
Miraje 2000 e C-27J? Quando já tens F-16 e C-295?  ???

E porque não comparar com... países europeus, já que estamos na Europa? Que tal ser mais como a Holanda, Espanha, e por aí fora?

Há com cada coisa aqui. Como se a realidade geopolítica, geográfica e de ameaças fosse a mesma para Portugal, como é nos países da América Latina.

Quero ver é o que dizem os advogados de defesa das avionetas armadas, quando da sua compra resultar um corte na frota de F-16, o não investimento em armamento para os ditos, ou o desvio de pilotos e mecânicos destes para os novos brinquedos dos Caracóis.

Ele é RCA, combate aos fogos, patrulha marítima, intercepção de avionetas. Isto terá consequências.

Mas o melhor que posso fazer agora, é pedir que se questionem porque é que a França, que tem mais dinheiro que nós e a casa arrumada no que respeita às suas FA, não compra estas aeronaves para COIN em África, e temos de ser nós a fazê-lo, quando estamos muitíssimo pior, e temos muito menos dinheiro?

Isto é como um puzzle. O ST ou qualquer outra aeronave COIN caía bem, como a última peça de um bonito puzzle já quase concluído. Não cai bem quando o puzzle está todo desfeito, faltam peças, e o ST é uma peça que nem pertence a este puzzle.

França



Citar
Armament

    Hardpoints: Provisions provided for 4× under-wing and 1× centerline external store stations, capable of mounting up to 1,150 kg (2,540 lb) of payload of air-to-ground weapons to operate in the counter-insurgency role.[

Grécia







Polónia



https://www.blogbeforeflight.net/2021/03/poland-appears-to-be-attracted-to-c-27j.html

Saudações

P.S. Os Tucas como os Pc21, como os Epsilon servem para treino avançado/Treino. A questão fulcral é que não temos aviões para os caracóis que voam secretárias desde o fim do Alpha. Se depois os modelos são Armados para ir para a RCA, abater aviões ou pequenos aviões com motores de baixa potência, ou irem para CTA fazer tiro aos patos, já é outra historia. Por exemplo, por cá os Epsilon nunca foram armados, ao contrario de outras nações. ;)



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4057
  • Recebeu: 2636 vez(es)
  • Enviou: 2182 vez(es)
  • +5703/-2808
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1495 em: Janeiro 27, 2023, 12:46:56 pm »
Pois. Para quando se puder abater, na nova revisão da lei, usem os epsilon. Aliás esses até lá para os expedicionárias serviam
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 765
  • Recebeu: 342 vez(es)
  • Enviou: 1646 vez(es)
  • +994/-189
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1496 em: Janeiro 27, 2023, 02:05:27 pm »
Essa do abater a avioneta é mesmo....................................estar a leste ou não ter noção do enquadramento legal.
À luz do código penal, o transporte de droga, ou suspeita de transporte/tráfico de droga dá direito a abater alguma coisa ou alguém?
Nem de droga nem de armas, nem coisa alguma, somente se estivesse em risco vidas. Por exemplo terrorismo numa situação de atentado usando a avioneta. Ai o F16 dava-lhe umas amêndoas de 20mm e resolvia.


Por desconhecimento de causa, qual o enquadramento legal para abater um avião hostil em território nacional?

E como se sabe à priori que o objetivo é um atentado ou largar uns fardos de palha, se a aeronave não responde às solicitações que lhe são feitas?

O que impede que amanha entrem 5 avionetas para largar droga em território nacional, sabendo que no máximo serão intercetadas e que nada irá acontecer?
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8680
  • Recebeu: 3259 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1497 em: Janeiro 27, 2023, 02:34:48 pm »
https://expresso.pt/internacional/2015-11-25-Sabia-que-o-primeiro-ministro-pode-mandar-abater-um-aviao-

Citar
No caso de invasão do espaço aéreo português, os generais podem mandar abater aviões militares mas, caso se trate de uma aeronave civil, só o primeiro-ministro poderá fazê-lo. Como todas as regras, também as de empenhamento de força têm exceções.

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, PTWolf

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8544
  • Recebeu: 3900 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1498 em: Janeiro 27, 2023, 02:36:14 pm »
França



Citar
Armament

    Hardpoints: Provisions provided for 4× under-wing and 1× centerline external store stations, capable of mounting up to 1,150 kg (2,540 lb) of payload of air-to-ground weapons to operate in the counter-insurgency role.[

Grécia







Polónia



https://www.blogbeforeflight.net/2021/03/poland-appears-to-be-attracted-to-c-27j.html

Saudações

P.S. Os Tucas como os Pc21, como os Epsilon servem para treino avançado/Treino. A questão fulcral é que não temos aviões para os caracóis que voam secretárias desde o fim do Alpha. Se depois os modelos são Armados para ir para a RCA, abater aviões ou pequenos aviões com motores de baixa potência, ou irem para CTA fazer tiro aos patos, já é outra historia. Por exemplo, por cá os Epsilon nunca foram armados, ao contrario de outras nações. ;)



Sim, a França tem PC-21 para treino, o tal avião que novo, consegue ser mais barato que o ST, e que num concurso, para aeronaves de treino, e sem invenções de guerrinhas em África, seria o vencedor sem a mínima dúvida.  ::)

O que tens com o Mirage e C-27J? É fetiche, ou apenas espasmo de ter que meter aqui alguma coisa a desviar a conversa? Estás a propor substituir os F-16 pelos Mirage e C-295 pelos C-27, ou que se opere tudo junto, vá-se lá saber porquê? Não entendo.

A questão fulcral é que não há orçamento previsto para a compra das ditas aeronaves, nem haverá orçamento para as manter se o orçamento da FAP para este fim se mantiver o actual (e com o orçamento actual, já vimos como estão as coisas).
A questão fulcral, é que se vão tirar da cartola mais de 100 milhões, e continua a ser um mistério de onde vêm, o que normalmente significa que é cortado de algum lado.
A questão fulcral é que andamos a comprar mísseis para os F-16 às mijinhas, e não extraímos o seu potencial ao máximo porque não há vontade de lhes instalar Harpoon, ou adquirir SDB e outro armamento que os colocaria num patamar acima do actual, e com a vinda do ST, passaríamos a ter que investir dinheiro para os armar, e ainda horas de voo para andar a certificar os seus pilotos de propósito para cenários supérfluos (como o abate de avionetas e COIN em África), passando os F-16 para segundo-plano.

A realidade é esta, se não fosse para armar os ST, não seria feito um ajuste directo às três pancadas, porque já entrariam outros requisitos bem mais pertinentes, como custo de aquisição, custo h/voo, adequabilidade para as diversas etapas de treino e uniformização com países parceiros.
Ao vir o ST, será certamente armado com o pretexto das missões em África, e corre-se o risco da redução da frota de F-16, de nunca virmos a ter um helicóptero médio militar e ainda abortar qualquer intenção de um dia vir a ter UCAVs, porque na cabecinha de muitos o ST vai fazer tudo.

E agora pergunto, tirar os Caracóis da secretária, vale isto tudo?
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8680
  • Recebeu: 3259 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1499 em: Janeiro 27, 2023, 02:48:25 pm »
Meu caro, tirar os caracóis das secretárias vale, para mim, ST ou Pilatus ou Leonardo. Se depois são armados, seja para ir ao CTA ou para RCA, já é outra história.  ;)



 Para Helis, nomeadamente o BH, é só converter a unidade e faz-se treino avançado lá fora. Simples  :mrgreen:



Para desviar a conversa:  :mrgreen:






 Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/