Russia invade Geórgia

  • 608 Respostas
  • 129212 Visualizações
*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1837
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +332/-6249
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #555 em: Março 19, 2010, 07:40:24 pm »
Citar
A experiência que tenho e os dados que tenho acessíveis, dizem-me que as forças especiais russas são forças especiais na medida em que os «Kamikaze» também eram forças especiais japonesas.
Forças especiais, com organização método e planificação, é coisa que os russos tentaram ter, mas nunca conseguiram. Em todas as operações militares em que estiveram envolvidos, resolveram sempre as coisas com o numero e não com golpes de mão.
Os russos poderiam ter dado «golpes de mão» contra a Hungria ou contra a Checoslováquia, mas não o fizeram, porque as «forças especiais» deles, não tinham capacidade para o fazer. Sem esse tipo de força, eles recorrem ao mais barato que se segue, forças Kamikaze, que nada têm a perder.
É claro que têm uma grande capacidade de concentração mental. Toda a força suicida tem que a ter. Tem que ser treinada para morrer, sabendo que se não cumprir a sua missão será morto na mesma

Então reveja ou actualize os seus dados. As unidades especiais do GRU estão classificadas como entre a elite das elites no que refere a forças especiais mundiais e pouco ou nada têm a ver com as unidades do Ministerio do Interior ou do FSB essas sim dentro do que o Sr. afirma. Quanto à suposta falta de capacidade para golpes de mão então nem sei como conseguiram tomar tanto ponto estratégico na invasão do Afeganistão (bem avante das unidades de linha). Também há-de perguntar aos israelitas como é que esses "suicidas" sem planeamento,conseguiram ocupar uma base aerea a menos de 20km's de Tblissi, manietar os "observadores militares" israelitas e levar os drones e restante equipamento de alta tecnologia que estava na base e isto sem baixas nenhumas. (devia ser a hora da oração e os israelitas estavam todos encostados a um muro a rezar. Ou então o celebre caso dos Hummves americanos cheios de tecnologia de encriptação e comunicações via satelite apanhados bem atrás da linha de batalha,embora aí os americanos tivessem sido "limpos".


Citar
Tente pesquisar como funcionavam as unidades correccionais de Estaline, e ficará a entender melhor porque é que os russos tiveram tantos mortos durante a II guerra mundial. Verificará que as razõe são mais ou menos as mesmas que explicam o grande numero de mortos dos iranianos na guerra contra o Iraque.
Infantaria anti-minas, enviada para a frente armada com um só carregador ou mesmo sem armas, com o objectivo único de gastar as munições do inimigo e fazer explodir as minas

Sei perfeitamente da existencia desses "batalhões correcionais" que existiram em quase todos os exercitos envolvidos na guerra, embora o grau de brutalidade dos batalhões russos apenas fosse parcialmente igualado pelos regimentos disciplinares alemães.


Citar
Quanto à comparação entre Portugal e as antigas colonias do império russo, que foram transformadas em Repúblicas, para continuar a manter o poder imperial sobre essas terras, acho que você nos apresenta uma visão muito limitada da realidade da Russia.
Essa visão é a visão que normalmente nos é vendida pelos neo-soviéticos.
O império russo, é uma realidade do século XVI (século 16). Já os portugueses tinham chegado à India e ao Japão, quando o que conhecemos como Russia começou a ter significado na Europa de leste. Até ao século XIX, não havia russos a sul das montanhas do Caucaso.

A grande potência da região, até ao século XIX não era sequer a Russia, era o Império Otomano. As potências europeias (França e Inglaterra) aliaram-se aos russos para reduzir a importância e poder dos turcos.
No caso da Georgia, já o Brasil era independente, quando os russos chegaram a Tbilisi.
Os russos não têm qualquer direito, nem histórico nem moral, nem legal a qualquer parcela de território da Georgia.

Nem eu reconheço qualquer direito russo sobre essas republicas. O que eu afirmei foi que a mentalidade desses povos não tem comparação com a nossa. A nossa "espinha nacionalista" nunca foi quebrada e isto apesar de 900 anos de tentativas de anexação e invasões criminosas. Se eles são pequenos perante a grande Russia então o que somos nós que desafiamos e resistimos à poderosa Castela desde a nossa fundação?!!!!


Citar
De forma conveniente, a barbárie dos russos durante a invasão da Georgia foi escondida por detras de um massacre inventado por esses mesmos russos para justificar a invasão da Georgia.

O tal massacre de Tskhinvali, onde 2000 pessoas morreram vítimas da artilharia georgiana (que tinha seis sistemas lançadores de mísseis) e que justificou a actuação dos russos contra um país vizinho

Meu caro, quer parecer-me que são os relatórios de várias instituições que o afirmam. Desde o relatorio da OCDE ao da UE todos apontam o dedo a Tblissi e responsabilizam a Georgia pelo inicio das hostilidades. Quanto a essa afirmação de serem apenas seis lançadores o Sr. sabe que é falso e demostra má fé numa troca de pontos de vista, e mesmo que fossem apenas seis, dispará-los de noite contra alvos civis sem pré-aviso é crime em qualquer lugar do mundo. Por bem menos já muitos responderam em Haia.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7443
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-862
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #556 em: Março 19, 2010, 08:54:58 pm »
Citar
Então reveja ou actualize os seus dados. As unidades especiais do GRU estão classificadas como entre a elite das elites no que refere a forças especiais mundiais e pouco ou nada têm a ver com as unidades do Ministério do Interior ou do FSB essas sim dentro do que o Sr. afirma.

Eu já revi os dados, aliás tenho sido obrigado a rever todos os dados sobre sistemas e equipamentos russos ao longo dos últimos anos e tenho ficado surpreendido para lá do que poderia imaginar. As forças de que fala, são uma sombra do que foram, e quando foram nunca foram nada de mais (não me venha dizer que é preciso forças especiais para tomar postos avançados no Afeganistão e ainda mais em 1979).

A esmagadora maioria das forças que estavam em unidades especiais, com o fim da URSS passou a fazer parte de exércitos privados das miríades de Máfias que surgiram após o colapso da URSS.
Essas Máfias apareceram em grande parte dos países do bloco de leste, desde a Roménia à Kirguizia e foram formadas pelos homens-de-mão dessas tropas ditas especiais.
Putin por exemplo capitaneou uma dessas Máfias e conhecia os mecanismos que explicavam o seu funcionamento. Foi por isso que durante a 2ª guerra da Chechénia (a primeira os russos perderam) Putin recorreu aos únicos exércitos que conhecia, os das Máfias.

E naturalmente qualquer grupo de criminosos com um pouco de treino pode tomar uma base aérea. Desde que o premio e a recompensa seja boa. Não é por acaso que os oficiais do exército russo se queixaram que os gangsters de Putin ganhavam mais que um general.

Citar
Sei perfeitamente da existência desses "batalhões correcionais" que existiram em quase todos os exércitos envolvidos na guerra, embora o grau de brutalidade dos batalhões russos apenas fosse parcialmente igualado pelos regimentos disciplinares alemães.
Creio que esta afirmação demonstra bastante sobre as suas fontes.

Do lado alemão houve divisões e  exércitos inteiros de russos, muitos deles com medo do que os seus próprios conterrâneos lhes poderiam fazer.
Quantas divisões de alemães combateram do lado russo ?

Por amor de Deus …
Citar
A nossa "espinha nacionalista" nunca foi quebrada e isto apesar de 900 anos de tentativas de anexação

Mas que espinha é essa ?
Os georgianos também têm uma identidade milenar que se encontra antes do império romano. A nossa identidade não foi defendida apenas pela nossa «espinha nacionalista», mas sim pelas divisões na península e acima de tudo pelo Oceano Atlântico.
Se estivéssemos entre impérios como os georgianos, (otomanos/árabes, russos e persas)  o que teria sido da nossa «espinha nacionalista» ?
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1837
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +332/-6249
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #557 em: Março 19, 2010, 10:44:41 pm »
Mais uma vez má fé. Qualquer bandido pode ocupar um aerodromo!!!!! Sim senhor, pode. Todos os dias acontece entrarem em aerodromos controlados pelo melhor que a IDF tem para oferecer. E isto de tal modo que os defensores nem têm tempo para reagir. Sim senhor.... 5 (cinco) anos é o tempo de um operacional desses demora a ser treinado e as estimativas mais conservadoras dão um racio de 1:200 em combate na Tchechenia. Uma baixa por cada 200 infringidas aos resistentes tchechenos e isto feito por bandidos, sem o apoio tecnologico e logistico que por aqui dispomos. Imagino se fossem SF's ocidentais. Deve ser por isso que alguns desses bandidos estão a operar com as SF's ocidentais no Afeganistão e têm sido uma enorme mais valia nessas missões.....
O que um gajo ouve.......

Citar
Do lado alemão houve divisões e exércitos inteiros de russos, muitos deles com medo do que os seus próprios conterrâneos lhes poderiam fazer.
Quantas divisões de alemães combateram do lado russo ?
Por amor de Deus

Isso digo eu. Se calhar, mas só se calhar a esmagadora maioria dessas tropas eram sim ucranianos. Tropas essas que lutaram de forma selvatica e criminosa contra a URSS porque sabiam que a sua sorte estava traçada. Porque sabiam que o que os esperava era uma bala de Nagant na nuca. Porque só tinham um caminho ente dois que era ou uma morte incerta a lutar contra o exercito vermelho ou a morte certa destinada aos traidores. Ostlegionen só tinha uma saida. Lutar.

Mas de toda a maneira, fale com qualquer operacional (e devem existir alguns por aqui no forum) e verá o respeito nutrido perante os tais "bandidos" como o Sr. diz. Porque o que o Sr. está a fazer é a tomar pelo todo o que uma boa parte dos operacionais dessas unidades faz depois de sair que é tornar-se mercenário. E acontece com eles mais do que com os ocidentais porque na sociedade civil o nivel de vida é completamente diferente do nosso e essa é a opção mais tentadora para muitos. Nesse campo, podemos então considerar que o pessoal das SAS, SF, Rangers, etc, etc, são a mesma súcia pois uma boa parte deles vai parar às PMC, esses rapazinhos simpaticos tão acarinhados por todos nós
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7443
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-862
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #558 em: Março 19, 2010, 11:28:36 pm »
Citar
Mais uma vez má fé. Qualquer bandido pode ocupar um aerodromo!!!!! Sim senhor, pode. Todos os dias acontece entrarem em aerodromos controlados pelo melhor que a IDF tem para oferecer.

Mas que melhor é que a IDF tem para oferecer ?
Isso é invenção dos russos !  !  !
O melhor que os georgianos tinham para oferecer era armamento russo e ucraniano.
Os russos inicialmente PARA JUSTIFICAR A PERDA DE AERONAVES afirmaram que havia super-hiper-mega-sofisticados mísseis de Israel, mas recentemente ficou-se a saber que os russos não abateram um único avião georgiano e que a maior parte dos aviões que os russos perderam na Georgia foram de facto aviões russos abatidos por engano pelos próprios.

Qualquer grupo de operacionais do Bairro da Bela Vista, tem capacidade para tomar um aeroporto e equipamentos operados por engenheiros de um país estrangeiro.
Se o pagamento for em pó branco, garanto que a qualidade do trabalho será hiper-mega-eficiente !
E A RÚSSIA PAGOU EM PÓ BRANCO ! ! ! ! ! !

Você acha que eventuais conselheiros de Israel poderiam de alguma forma disparar um só tiro ?
Tem ideias das consequências que isso teria ?
As tropas especiais russas foram constituídas por criminosos das unidades especiais de assassinos organizadas pelos clãs de mafiosos da Chechénia, aliados de Vladimir Putin e que lhe ganharam a guerra na Chechénia para Putin, a troco de interesses na industria da prostituiçao e no tráfico de droga.
As tropas de elite russas na Georgia, foram constituidas por grupos de assassinos do clã Yamadaev, alugadas por Putin em 2008, dando como contra-partida uma parte da lucrativa  industria do jogo na Rússia, porque eles queriam expandir-se para a área dos negócios do jogo.
Mas Putin traiu os amigos (negócios entre criminosos) quando anunciou a proibição do jogo em toda a Rússia e a concentração dos casinos em apenas três cidades, dando o controlo do jogo a clãs russos que entretanto lhe pagaram melhor.
É por causa disso que voltou a haver problemas na Chechénia. São guerras entre clãs de mafiosos e de traficantes de droga e exploradores de redes de prostituição, que têm SEMPRE na sua origem um grupo de ex-militares das famosas forças especiais russas. E até generais russos são assassinados nas ruas de Moscovo, nas lutas entre clãs.

É natural que sabendo estar na presença de um exército de generais pedófilos, assassinos, violadores e traficantes, um programa de televisão ponha as pessoas em pânico (de forma irresponsável diga-se)

= = = =

O massacre de Tskhinvali É UMA MENTIRA GIGANTESCA DE PUTIN e nunca aconteceu, porque o numero de vitimas anunciado pela Czarina Medvedeva para justificar a invasão foi de 2.000 DOIS MIL
Houve de facto um ataque georgiano no qual se confirmou um numero de mortos inferior a 50. Os outros 1950 mortos ainda estão por encontrar, e as notícias sobre o caso foram completamente esquecidas.

E ISSO SIM, É DESONESTIDADE INTELECTUAL.

= = =

Os georgianos tinham 6 SEIS sistemas lançadores de foguetes de artilharia do tipo Katyusha modelo RM-70 baseados no chassis da viatura táctica TATRA T-813 que foram utilizados contra Tshkinvali e que foram fornecidos pela República Checa ! ! !
A maior parte das viaturas utilizadas foram veículos MTLB e foram utilizados velhos tanques T-72 russos, parte deles fornecidos pela Ucrânia e que foram facilmente destruidos pelos Chechenos, que já estavam habituados a destruir sucata (eles destruiram centenas de tanques T-62, T-72 e veículos BTR e BMP na Chechénia).

= = = =

Citar
mas só se calhar a esmagadora maioria dessas tropas eram sim ucranianos. Tropas essas que lutaram de forma selvatica e criminosa contra a URSS porque sabiam que a sua sorte estava traçada. Porque sabiam que o que os esperava era uma bala de Nagant na nuca. Porque só tinham um caminho ente dois que era ou uma morte incerta a lutar contra o exercito vermelho ou a morte certa destinada aos traidores

Os russos brancos não deixam de ser russos brancos... É engraçado como as coisas mudam quando convém.
Os soldados soviéticos ao serviço dos nazis eram das mais diversas proveniências e isso ficou claro quando muitos deles foram aprisionados pelos americanos, britânicos e canadianos na frente ocidental. Havia Russos, Kalmukes, Shuvakes, Ossetios, Georgianos, Ucranianos e segundo rezam as criticas até um coreano apanharam. Os alemães, com a paranoia da organização, emitiam passaportes para cada etnia e só assim é que os americanos perceberam o que se passava, quando os interpretes não conseguiam interrogar os prisioneiros.

Que os russos lhes destinavam uma bala na cabeça é evidente, mas isso apenas vem confirmar o que eu disse. O exército russo era na altura como é hoje, um exército medieval comandado por assassinos e de criminosos, que conseguia ser tão cruel e tão brutal, que até os racistas nazis alemães conseguiam ser melhores que eles.

Será que isto não quer dizer nada ?

Forças especiais são por natureza muito duras e mesmo cruéis, ninguém é santo. O problema é que os russos não têm nem regras nem disciplina. A disciplina deles é a Vodka e a Regra é o assassinato. Logo, não há forças especiais russas, há kamikazes embriagados, nunca passaram disso.

O exército russo, como todos os exércitos imperiais, é um exército criminoso, que assassina os seus próprios soldados e que os brutaliza de tal forma que eles preferem juntar-se ao inimigo. É uma força militar que ainda vive na idade média.
Todos os anos uma média de 3000 recrutas são assassinados nos quartéis russos. Os abusos sexuais são uma prática comum e aceite pelos comandos, o roubo é normal e os oficiais roubam os recrutas e aceitam favores e subornos.
As familias juntam dinheiro para poderem subornar os oficiais para tentarem salvar os filhos.
E claro, os russos ricos, hoje como no tempo dos comunistas como no tempo dos czares, as elites não passam por este tipo de problemas.

Ena que exemplo...

O que um tipo tem que ouvir...




PS:
FoxTroop -> Note que nada do que eu escrevi pode ser considerado como uma critica pessoal. Eu tenho todo o respeito pelas pessoas, ainda que esteja em completa oposição às ideias delas.
Mas a verdade, é que tenho cologido milhares de páginas de informação sobre temas relacionados com o exército russo e soviético e por isso quando vejo certas coisas fico (às vezes) incomodado.
Eu também já fui um russófilo :mrgreen: - e atenção que não estou a dizer que você seja - que achava que os equipamentos russos era super hiper mega superiores a tudo o que os marcianos tinham. A minha mudança gradual de posição, decorre única e exclusivamente da decepção que foi resultado do estudo. E os estudo levou a que me deparasse com o comportamento dos russos em guerras, que infelizmente, desde a guerra na Crimeia até à guerra na Georgia, parece não ter mudado nem um milimetro.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20058
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1225/-3447
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #559 em: Março 20, 2010, 05:24:27 pm »

A tropa mais efectiva do mundo, matam os terroristas, matam os refens, matam-se a si próprios... :lol:

Agora a falar a sério, nunca estive com militares russos no meu tempo de tropa, mas falei com alguém que fez um exercicio com as VDV. Segundo ele, os Páras Russos são rubostos como poucos, o problema está na hierarquia, há os oficiais que mandam e depois tudo o resto. Ou seja, os sargentos e os cabos só lá estão para dizer que estão, porque quem decide tudo são os oficiais que não delegam o poder para ninguém. O resultado são unidades em que há pouca autonomia e pouca capacidade de decisão.

Esta é uma opinião e como tudo na vida deve ser vista de um ponto de vista critico. Isto já foi à uns anos valentes e entretanto muito pode ter mudado.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

sergio21699

  • Especialista
  • ****
  • 970
  • Recebeu: 29 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +21/-22
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #560 em: Março 20, 2010, 06:11:46 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"

A tropa mais efectiva do mundo, matam os terroristas, matam os refens, matam-se a si próprios... :lol:  :lol:
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7443
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-862
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #561 em: Março 20, 2010, 09:10:36 pm »
Faltariam imagens sobre a eficácia das tropas especiais russas no musical Nord-Ost e do famoso episódio do gás para dormir que matou os refens, ou do massacre na escola de Beslan, para mostrar a qualidade das ditas tropas especiais.

Elas pura e simplesmente não existem.
Uma tropa especial é aquela que tem treino para agir de forma «ESPECIAL», ou seja, maximizar o dano no inimigo com o minimo de danos próprios possiveis.

Os russos pura e simplesmente não desenvolveram essa capacidade e por isso sempre que vemos as tropas especiais russas a actuar, há imensos mortos.
É por isso que eu digo que as tropas «especiais» russas são o mais próximo que há dos Kamikaze.
Aparentemente para os russos as tropas «especiais» são aquelas que estão dispostas a morrer e não as que estão dispostas a lutar utilizando todas as capacidades dadas pelo treino e pelo material.

E não há grande coisa a dizer sobre isso. Os factos são conhecidos de todo o mundo.


- - - -

Mas a questão da disciplina, é de facto um dos factores mais curiosos quando se estuda o comportamento das tropas russas. Desde o tempo dos Czares, até ao periodo soviético.
Mesmo durante a II Guerra, havia dentro das linhas russas uma incrivel indisciplina.
É dificil de entender porque é que continua nos dias de hoje a ser exactamente igual ao que era.
O que vimos na Georgia em 2008, demonstrou exactamente isso.

Não tendo forças especiais, mas sim forças «Kamikaze» é por isso perfeitamente natural que as pessoas se atemorizem.


Digam-me uma coisa e respondam-me honestamente :

Se amanhã algum membro do fórum for raptado e souber que as tropas especiais russas se preparam para o salvar, vai fazer o quê ?

1 . Ficar todo contente ?
2 . Encomendar a alma ?
3 . Pedir por favor aos raptores para que o protejam ?
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

sergio21699

  • Especialista
  • ****
  • 970
  • Recebeu: 29 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +21/-22
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #562 em: Março 20, 2010, 09:24:07 pm »
pois, quando vejo mandar tanques para uma situação de refens e a forma como as forças "especiais" actuam tambem fico de pé atras... :lol: protecção
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2341
  • Recebeu: 144 vez(es)
  • Enviou: 424 vez(es)
  • +572/-320
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #563 em: Março 22, 2010, 03:19:11 pm »
Citação de: "papatango"
Se a Georgia tivesse sido atacada pelos americanos, todas as viuvas do Cunhal e dos restantes bastardos estavam aqui a chorar lágrimas de crocodilo pelo Sakashvili e a morder gravatas em acto de solidariedade.
Mas como tiveram a pouca sorte de estar do lado errado, passaram a canalhas vendidos aos americanos.
O problema para as viuvas de Estaline não é a Georgia. O problema é o Ódio que essa canalha tem à Democracia, aproveitando todos os seus defeitos (que são muitos) para defender os regimes assassinos.

Viúvas do Cunhal?
 :mrgreen:
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1837
  • Recebeu: 667 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +332/-6249
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #564 em: Abril 01, 2010, 05:20:58 pm »
Citar
Eu também já fui um russófilo  - e atenção que não estou a dizer que você seja - que achava que os equipamentos russos era super hiper mega superiores a tudo o que os marcianos tinham.

Meu caro PT. Não sou russófilo mas também não sou russófobo. Foi com o tempo e o intercambio de conhecimentos e experiencias que fui fundamentando os meus pontos de vista. Nunca achei o material e homens russos superiores ou hiper-qualquer-coisa assim como sempre desconfiei da suposta superioridade do militar e material "made in USA" e poderia fornecer-lhe aqui pilhas de exemplos. Desde o espanto com que os alemães descobriram a real capacidade dos sistemas de armas sovieticos quando ficaram com eles após a retirada da antiga RDA e que levou muito analista ocidental a rever a sua perspectiva e a reconhecer que o material fornecido pela antiga URSS aos seus aliados era geralmente material de 3ª linha ou sem os sistemas avançados usados pelos sovieticos (os Mig-29 por exemplo, era fornecido sem os equipamentos mais sofisticados)

Quanto à questão do resgate do teatro, estou em condições de afirmar que apesar de não ter corrido pelo melhor, pode-se considerar a missão um sucesso. Num cenário daqueles não seria possivel fazer muito melhor e as imagens que depois correram o mundo de suicidas mortos ainda com os explosivos na cintura foi de um impacto extremo para quem tentasse repetir uma coisa daquelas num espaço fechado. Lembro também a apreenção com que aqui no ocidente foi descoberto a existencia desse gás e a aplicação que poderia ter em futuros cenarios de conflito.

Mais uma vez lhe digo e pode ser confirmado por qualquer operacional, uma missão de resgate é uma lotaria, na qual a força de resgate tenta minimizar os riscos ao máximo e que um simples pormenor pode descambar num "efeito borboleta" de consequencias trágicas para refens e força de resgate. Um bom exemplo foi o caso do BES, em que apesar de tudo ter acabado bem, existiu uma sucessão de graves erros, alguns deles observaveis até por quem não tem a minima experiencia militar/policial.

No meio disso tudo espero nunca ter de ser resgatado, seja por SOF ocidentais seja pelas congeneres do leste. Encomendaria a alma ao Criador em qualquer dos casos.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7443
  • Recebeu: 949 vez(es)
  • +4508/-862
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #565 em: Abril 06, 2010, 01:23:23 am »
Qualquer missão de resgate é uma lotaria, é verdade, mas quando você tem forças treinadas e preparadas pode condicionar o resultado.
Bastaria comparar os ataque em território russo e os reféns feitos, a coisas como a tomada de reféns israelitas no avião que foi para Entebe no Uganda.

Nenhuma força com pés e cabeça, faz o que os russos fizeram, tentando atacar os terroristas com um gás venenoso que não tinha sequer sido testado.
Aliás a questão do gás, é tão estapafurdia, que ela mesmo é uma demonstração da situação de decadência a que os russos chegaram.
Eles estão tão certos da incompetência das suas «forças especiais» que aceitam tentar tudo, mesmo que seja borrifar as pessoas com um produto milagroso.

Não há relato de operações russas deste tipo, sem que isso represente mortos e feridos para lá do aceitável.
Os portugueses efectuaram uma operação de resgate de prisioneiros na Guiné Conakri, por exemplo, e veja quantos reféns morreram...
É a diferença entre o que um pequeno país consegue fazer com organização e método, e um país que utiliza suicidas nas operações especiais.

Não adianta. É uma questão de preparação e condicionamento psicológico. Eles não o têm, e têm uma tradição de considerar que as tropas especiais são por natureza forças suicidas.
É assim desde há muitos, muitos anos. O soldado russo deve matar o máximo possível de inimigos, sabendo-se de antemão que não vai sobreviver.

Quanto aos equipamentos russos que cairam em mãos ocidentais, não entendi o que quis dizer...
Os russos enviavam material de terceira linha para os satélites soviéticos que não os podiam pagar. Os paíse europeus, que deveriam participar na invasão estavam melhor armados. A Checoslováquia e a Polonia tinham as suas próprias industrias militares relativamente desenvolvidas.
Os polacos por exemplo, começaram a produzir localmente o MiG-15 e produziram cópias do T-55 e do T-72 e do BMP-1. Os romenos também fabricaram tanques russos e BMP's.

A RDA não tinha uma industria militar tão desenvolvida, mas tinha mais dinheiro, pelo que comprava equipamentos mais sofisticados, possuindo o exército mais poderoso do Pacto de Varsóvia depois da URSS.
Não é portanto estranho que a RDA, estivesse relativamente bem armada, para os padrões da Europa de Leste.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

HaDeS

  • 223
  • +0/-0
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #566 em: Agosto 08, 2010, 08:50:01 am »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20600
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #567 em: Agosto 09, 2010, 06:05:50 pm »
Medvedev diz não lamentar guerra de 2008 com Geórgia



O líder russo esteve ontem de visita a uma das duas regiões separatistas que há dois anos estiveram na origem de  um violento conflito militar entre as forças de Tbilissi e Moscovo.

Dmitri Medvedev defendeu ontem a decisão de entrar em guerra com a Geórgia em 2008, para defender as regiões separatistas da Abcásia e Ossétia do Sul. 850 pessoas morreram no conflito e cem mil ficaram sem casa.

"Não lamento nada", declarou o chefe do Estado russo em Sukhumi, capital da Abcásia, onde ontem fez uma visita-surpresa. "Não foi uma decisão simples de tomar, mas o tempo demonstrou que foi uma boa decisão", disse na presença de um grupo de turistas russos, constatou a reportagem da AFP.

"Não tivéssemos reconhecido a Abcásia e a Ossétia do Sul e hoje não estaríamos aqui a beber café. Muito provavelmente haveria um conflito longo e sangrento. Nós evitámos um banho de sangue", sublinhou o Presidente, que teve na guerra de há dois anos o seu primeiro teste como líder supremo das Forças Armadas.

Medvedev foi eleito a 7 de Maio de 2008, sucedendo na chefia do Estado russo a Vladimir Putin, que actualmente é primeiro-ministro. Três meses depois os russos entravam em guerra com os georgianos.

Na noite de 7 para 8 de Agosto, a Geórgia lançou uma ofensiva militar para recuperar o controlo sobre a região da Ossétia do Sul. Mas a única coisa que conseguiu foi uma resposta das tropas russas, que estiveram às portas de Tbilissi, a capital do país que ainda hoje é liderado pelo Presidente pró-ocidental Mikhail Saakashvili.

As autoridades da Geórgia, que acusaram os russos de limpeza étnica na justiça internacional, não deixaram de criticar a visita que ontem fez Medvedev. "Acho que o melhor seria o Presidente russo concentrar-se nos seus problemas internos. Deve estar a tentar desviar a atenção deles", declarou à AFP o vice-primeiro-ministro e ministro da Reintegração georgiano, Temur Iakobashvili, referindo-se aos graves incêndios que nas últimas semanas têm assolado a Rússia.

O governante reafirmou que "Ossétia do Sul e Abcásia são territórios ocupados e este tipo de visitas não mudará nada nem trará nada de positivo a esta região [do Caúcaso do Sul]". Até ao momento apenas a Rússia, a Venezuela, a Nicarágua e a República de Nauru, ilha do Pacífico Sul, reconheceram a independência daquelas duas regiões georgianas.

DN
 

*

HaDeS

  • 223
  • +0/-0
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #568 em: Agosto 11, 2010, 10:47:50 pm »
Citar

Rússia instala mísseis na Abkházia e Tbilisi pede intervenção da Otan
MOSCOU, 11 Ago 2010 (AFP) -A Rússia anunciou nesta quarta-feira a instalação de mísseis de defesa antiaérea S-300 na Abkházia, região separatista pró-russa da Geórgia, numa decisão denunciada por Tbilisi, que pediu à Otan que interfira para evitar o que considera uma ameaça ao equilíbrio de forças na área.

Além de uma bateria de mísseis antiaéreos na Abkházia, outros meios de defesa antiaérea foram instalados na Ossétia do Sul, território separatista georgiano vizinho à fronteira russa. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo comandante da força aérea russa, Alexandre Zelin, citado pela agência Itar-Tass.

"O objetivo destes meios de defesa antiaérea é não apenas proteger os territorios da Abkházia e da Ossétia do Sul, e sim destruir qualquer aparato que viole o espaço aéreo, qualquer que seja sua missão", afirmou o general Zeline,

A Geórgia, que assumiu um perfil bastante pró-ocidental desde a chegada ao poder, em 2003, do presidente Mikhail Saakashvili, reagiu imediatamente à notícia, considerando que a atitude russa deveria ser considerada "fonte de preocupação" pela Aliança Atlântica.

"Isso deveria ser uma fonte de preocupação, não apenas para a Geórgia, mas também para outros atores regionais, incluindo a Otan", declarou à AFP Temur Yakobashvili, vice-primeiro-ministro da Geórgia. "Isso muda o equilíbrio de forças na região".

"É evidente que a Rússia utiliza estes territórios ocupados como uma plataforma militar para projetos mais amplos do que apenas para a Geórgia", considerou.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ainda não reagiu ao anúncio de Moscou, mas a cúpula da Aliança já vinha questionando a legalidade de um acordo, assinado em fevereiro entre Moscou e a Abkházia, que definia a instalação de uma base militar russa em seu território.

Os acordos militares firmados pelos russos com as regiões separatistas georgianas permitem que o país mantenha até 3.400 soldados em seus territórios durante um período de 49 anos.

Um acordo de cessar-fogo, negociado sob a égide da União Europeia e assinado em 12 de agosto de 2008 após duas semanas de guerra entre Rússia e Geórgia, previa a retirada das forças russas dentro dos limites anteriores ao conflito.

Segundo Iakobashvili, os mísseis na Abkházia são também "uma resposta assimétrica à instalação de elementos do escudo antimísseis dos Estados Unidos no Leste europeu".

Rússia e Geórgia se enfrentaram há dois anos em um conflito relâmpago pelo controle da Ossétia do Sul, após o qual Moscou reconheceu unilateralmente a independência das repúblicas separatistas - atitude acompanhada no cenário internacional apenas por Venezuela, Nicarágua e pela pequena ilha de Nauru, no oceano Pacífico.


Fonte: G1
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20600
  • Recebeu: 2391 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Russia invade Geórgia
« Responder #569 em: Agosto 13, 2010, 05:47:41 pm »
Moscovo reafirma política face à Abkhásia e Ossétia do Sul


O Presidente russo, Dmitri Medvedev, declarou hoje que o seu país manterá invariável a sua política face às repúblicas caucasianas da Abkhásia e da Ossétia do Sul, comunicou hoje o serviço de imprensa do Kremlin.

“A Rússia não mudará a sua política sobre essas repúblicas e trata-se de uma decisão bem pensada”, expressou Medvedev durante um encontro realizado hoje com Eduard Kokoiti, Presidente da Ossétia do Sul.

Medvedev assinalou que todas as decisões tomadas há dois anos para defender os vizinhos da Ossétia do Sul e da Abkhásia, bem como o posterior reconhecimento da independência dessas repúblicas, foram passos necessários.

“Passaram dois anos e podemos afirmar que todas as decisões tomadas pela Rússia então foram necessárias. Além disso, foram decisões acertadas porque, como resultado, os povos da Abkhásia e da Ossétia do Sul receberam uma oportunidade de se desenvolverem”, disse o Presidente russo.

O dirigente do Kremlin recordou que o Kremlin assinou com a Abkhásia e Ossétia do Sul tratados de amizade, cooperação e segurança referentes, nomeadamente, à presença militar russa nesses territórios.

A partir desses documentos iremos desenvolver as nossas relações e estou convencido de que tudo correrá bem”, acrescentou.

Os dois dirigentes abordaram também o complexo processo de restabelecimento da Ossétia do Sul, no qual a Rússia já gastou mais de 500 milhões de euros.

Os dirigentes da Ossétia do Sul e os representantes do Governo russo nessa região acusam-se mutuamente da criação de esquemas de corrupção.

A 08 de agosto de 2008, a Rússia enviou tropas para a Ossétia do Sul, região separatista da Geórgia, a pretexto de defender os seus cidadãos. Pouco depois, Moscovo reconheceu a independência da Ossétia do Sul e da Abkhásia.

Lusa