Kosovo celebra amanhã 1º aniversário da independência
O governo kosovar concluiu hoje os preparativos para celebrar amanhã o primeiro aniversário da autoproclamação da independência de Kosovo, ao qual destinou 150 mil euros para festejar com dignidade, apesar do conflito com a minoria sérvia.
"Cada kosovar deverá sentir-se orgulhoso deste aniversário. Fizemos um grande trabalho neste primeiro ano", disse o primeiro-ministro do Kosovo, Hashim Thaci, após instar todos os cidadãos a celebrar o dia de terça-feira de forma digna.
Os líderes do jovem país reconhecido por 54 nações, entre as quais os EUA e a maioria dos membros da União Europeia, como Portugal, mostram-se convencidos de que Belgrado, apoiada pela Rússia recusa a soberania do que considera ainda a sua província, não poderá estragar a festa.
O primeiro ano de independência do Kosovo foi um sucesso, declarou hoje Thaci, numa entrevista à agência noticiosa norte-americana AP.
"O Kosovo tornar-se-á membro da NATO, da União Europeia e das Nações Unidas e será reconhecido pelo mundo inteiro", previu.
Nos dias estonteantes que se seguiram à declaração de independência, Thaci tinha prognosticado o rápido reconhecimento do Kosovo por pelo menos 100 países, embora até agora só 54 nações tenham reconhecido formalmente o novo país europeu e algumas sejam pequenos países como a Micronésia e as Ilhas Marshall que não têm grande influência global.
"Não é o número, mas o valor que representam", considerou Thaci em declarações à AP.
O primeiro-ministro kosovar disse ter recebido mensagens de felicitações pelo aniversário da independência do Presidente norte-americano, Barack Obama, e de outros dirigentes mundiais.
Lusa