LPM 2023-2034

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #90 em: Março 30, 2023, 02:44:56 pm »
Duas das DZP não vão levar o APAR 2, nem os ESSM Block 2.
Talent de ne rien faire
 

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #91 em: Março 30, 2023, 02:45:56 pm »
Faz lembrar o outro com a história dos Arleigh Burke.  :mrgreen:
Quem a começou?  :mrgreen:

Deve ter sido o Red Baron.  :mrgreen:
Talent de ne rien faire
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #92 em: Março 30, 2023, 03:44:34 pm »
Duas das DZP não vão levar o APAR 2, nem os ESSM Block 2.

Sim, mas mesmo assim tenho dúvidas que eles vendam assim ao desbarato, sem garantir substituição. Agora claro que o conceito da Marinha Holandesa poderá alterar-se, para 2 DZP, 2 ASWF e uns Crossover por exemplo. Poderão é tentar usar a possível venda da M e de 2 DZP, para financiar a construção de mais ASWF ou para adiantar o processo de substituição das DZP.
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #93 em: Março 30, 2023, 03:48:58 pm »
Dou o benefício da dúvida porque é o subsea...
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #95 em: Março 30, 2023, 06:09:44 pm »
CH-47 sinceramente se viesse seria melhor reformar os Merlins com eles

E ficavam os helis dos três ramos reduzidos a Blackhawk e as suas versões de SAR, marinha(MH-60R), exército (UH-60M ou melhor) todos com FLIR e integração de Hellfire e pylons para os restantes brinquedos

Não vejo sinceramente a necessidade para 3 helis diferentes

O LPD é sinceramente desnecessário, é um não obrigado
O mesmo para uma terceira BD, já são obsoletas o suficiente

Depois o MQ-9B acho estranho, posso estar enganado, mas esta é a versão MPA certo? Se sim acho estranho ser este ou o TB2
Quanto ao TB2 mantenho que não apoio a compra de seja o que for que venha da Turquia 
 

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dc

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #96 em: Março 30, 2023, 06:18:20 pm »
Não vejo sinceramente a necessidade para 3 helis diferentes

Se o CH-47 fosse realmente incluído, não seria então 3 modelos de helicóptero, seriam 5. Lynx, Koala, UH-60, Merlin e CH-47. Isto sem contar com helicópteros de combate aos fogos. Porventura reduzir-se-ia a 4 modelos, ao substituir o Lynx por MH/SH-60.

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O mesmo para uma terceira BD, já são obsoletas o suficiente

A única vantagem da 3ª M, seria que assim, e se viessem 2 DZP (e isto é um "se" de dimensão galáctica), serviria para manter 5 fragatas operacionais, ao invés de reduzir para 4.

Citar
Depois o MQ-9B acho estranho, posso estar enganado, mas esta é a versão MPA certo? Se sim acho estranho ser este ou o TB2
Quanto ao TB2 mantenho que não apoio a compra de seja o que for que venha da Turquia

Para a realidade (marítima) portuguesa, sempre faz mais sentido o MQ-9B do que o MQ-9A. Agora, em qualquer dos casos, estão numa classe bem diferente do TB-2. O que eu acho, é que fazia mais sentido ter o MQ-9B, como UCAV "high-end", e desenvolver a partir dos modelos nacionais, algo equiparável ao TB-2 (nem que fosse em conjunto com outro aliado).
 

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #97 em: Março 30, 2023, 06:47:36 pm »
Não vejo sinceramente a necessidade para 3 helis diferentes

Se o CH-47 fosse realmente incluído, não seria então 3 modelos de helicóptero, seriam 5. Lynx, Koala, UH-60, Merlin e CH-47. Isto sem contar com helicópteros de combate aos fogos. Porventura reduzir-se-ia a 4 modelos, ao substituir o Lynx por MH/SH-60.

Citar
O mesmo para uma terceira BD, já são obsoletas o suficiente

A única vantagem da 3ª M, seria que assim, e se viessem 2 DZP (e isto é um "se" de dimensão galáctica), serviria para manter 5 fragatas operacionais, ao invés de reduzir para 4.

Citar
Depois o MQ-9B acho estranho, posso estar enganado, mas esta é a versão MPA certo? Se sim acho estranho ser este ou o TB2
Quanto ao TB2 mantenho que não apoio a compra de seja o que for que venha da Turquia

Para a realidade (marítima) portuguesa, sempre faz mais sentido o MQ-9B do que o MQ-9A. Agora, em qualquer dos casos, estão numa classe bem diferente do TB-2. O que eu acho, é que fazia mais sentido ter o MQ-9B, como UCAV "high-end", e desenvolver a partir dos modelos nacionais, algo equiparável ao TB-2 (nem que fosse em conjunto com outro aliado).
Ya nem me lembrei dos Lynx por acaso, o Koala não incluo porque para treino é sempre preciso algo diferente. De qualquer forma parece-me mais benéfico vender os Merlin  se os CH-47 vierem mesmo, porque as diferentes variantes do Blakhawk diria que tomam conta do recado, e faria a logística mais simples.

O MQ-9B sim faria sentido dada a nossa realidade, só achei estranho ser esse ou o TB2.
 

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dc

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #98 em: Março 30, 2023, 09:35:20 pm »
Os Merlin continuam a ser o meio perfeito para SAR. Daí que acaba por fazer muito mais sentido abdicar do sonho de CH-47, e modernizar sim os Merlin e aumentando a frota de UH-60.
 

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #99 em: Março 30, 2023, 09:41:58 pm »
Dou o benefício da dúvida porque é o subsea...

Recordo que são vontades e intenções, no entanto o "bicho" está a mexer.
CPs
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #100 em: Março 30, 2023, 09:49:25 pm »
Os Merlin continuam a ser o meio perfeito para SAR. Daí que acaba por fazer muito mais sentido abdicar do sonho de CH-47, e modernizar sim os Merlin e aumentando a frota de UH-60.
Também acho isso mais sensato, em especial tendo em conta que vamos estar a comprar helis usados

Isto de ser o caixote do lixo da NATO tem de acabar
 

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dc

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #101 em: Março 31, 2023, 01:01:55 am »
No nosso caso, acaba por ser melhor uma solução intermédia, de determinados meios em segunda-mão, do que não ter nada.

Até porque isto permitirá, em teoria, uma melhor gestão das verbas, já que tudo novo, fica extremamente caro. Depois é avaliar caso a caso, porque umas coisas valem a pena ir buscar em segunda-mão, outras nem por isso.
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #102 em: Março 31, 2023, 01:26:01 pm »
Quero só relembrar que até a Suécia andou a tentar adquirir C-130J usados...  :G-beer2:
 

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #103 em: Março 31, 2023, 01:52:23 pm »
Malucos, podiam ter comprado o cargueiro hipersónico como nós.  ::)
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #104 em: Março 31, 2023, 08:49:05 pm »
No nosso caso, acaba por ser melhor uma solução intermédia, de determinados meios em segunda-mão, do que não ter nada.

Até porque isto permitirá, em teoria, uma melhor gestão das verbas, já que tudo novo, fica extremamente caro. Depois é avaliar caso a caso, porque umas coisas valem a pena ir buscar em segunda-mão, outras nem por isso.
Sendo dúvida que é algo bastante necessário para nós

Mas não deixo de ficar com a impressão que ficamos demasiado habituados e mal habituados á prática de ficar com os restos da NATO
E que com isto estamos constantemente complacentes e sem querer saber