Esse tipo de debate é uma vergonha para a instituição militar. Põem dois oficiais um contra o outro. Enquanto um fala o outro ri-se, uma vergonha.
O riso amarelo do Agostinho, não é de rir, é um riso defensivo, quando o homem é contestado com argumentos simples e lógicos.
É o riso da arrogância típica dos ignorantes
E o principal problema do Agostinho, é a demonstrada ignorância, atrapalhação constante, mistura de dados, no meio de uma gaguez que também lhe atrapalha o raciocinio, que já de si, é pouco.
Apenas na primeira intervenção do Agostinho, apanhei duas ou três mentiras e distorções que foram postas a circular pela desinformação russa.
Uma delas foi sobre os caças polacos ...
Os polacos possuiam no inicio do ano passado, dois esquadrões equipados com caças MiG-29. Não são aviões que estão em depósito.
O MiG-29 é relativamente antiquado e disso não há dúvida.
O caça tem vários problemas que não se podem resolver, como o fato de ser um bimotor, que consome muito e que por isso, na prática, levando em consideração todas as regras relativamente ao uso de combustível e combustivel de reserva para chegar a uma base alternativa, não deve atuar a uma distância superior a 180km da sua base.
Mas, em combate aproximado, é superior ao F-16, por ser mais manobrável (ainda que nos dias de hoje já não haja Dogfights) Além disso, o que está em estudo neste momento é a possibilidade de adaptar mísseis AMRAAM aos MiG-29.
É claro que, adaptar um radar de ELTA Systems, desenvolvido para os MiG-29 da India não pode ser feito em tempo util.
O Agostinho utiliza como fonte os dados fornecidos pelos russos...
Mas a mais patética de todas - onde quem tivesse alguma dúvida de que o Agostinho é pouco mais que um palhaço, deixaria de a ter - foi afirmar que chocar contra um UAV americano desarmado no meio de um mar, onde os americanos não têm nem aviões nem navios, é uma demonstração da capacidade da força aérea de Putin...
Um pérola do Agostinho ...

O Agostinho transformou-se numa espécie de atração humoristica da TVI/CNN Portugal.